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Você precisa conhecer o poder do Marketing de Conteúdo

Você precisa conhecer o poder do Marketing de Conteúdo

Você alguma vez já ouviu falar sobre o poder do marketing de conteúdo e como a estratégia é fundamental para o seu negócio alcançar o sucesso em um mercado bastante acirrado?

Acredite, o marketing de conteúdo é extremamente importante, porém, muitos gestores não percebem isso e simplesmente acreditam que não vale a pena investir.

Mas, deixar de investir na produção de conteúdos é estabelecer um vazio no valor da sua marca e desperdiçar oportunidades de negócio.

Construir um marketing de conteúdo forte e alinhado ajuda o seu negócio a atrair muito mais clientes por intermédio de uma diversidade de conteúdos.

A intenção não é, diretamente, promover a sua marca (não que isso não ocorra), mas disponibilizar conteúdo de valor para que o seu público encontre soluções para suas dores.

Neste post, iremos explorar as várias facetas do marketing de conteúdo e evidenciar o seu poder.

Ficou interessado em conhecer mais desse universo? Continue a leitura! 

Marketing de Conteúdo Meets

Afinal, como podemos definir o marketing de conteúdo?

Como destacamos, ao final da introdução desta publicação, o marketing de conteúdo busca trazer valor para o público da sua empresa. Assim, trata-se de uma estratégia voltada ao engajamento dos consumidores buscando, dessa forma, aumentar sua base de leads e clientes.

Com a estratégia, você atrai, envolve e agrega valor para as pessoas no intuito de construir boas relações. 

Nos dias atuais, em face de um mercado em constante transformações e bastante disputado, é preciso tomar uma postura empresarial muito mais ativa. Isso porque o seu cliente é, sem dúvida, mais ativo. 

Hoje, não existe mais uma dependência de alguns meios para consumir conteúdos. Com a maior facilidade e o volume grande de informações, o cliente tem o poder de buscar e escolher o que consumir.

Logo, se você deseja alcançar o seu público, precisa produzir o que ele deseja. 

Nisso, o marketing de conteúdo não se centra em apenas vender um produto/serviço da sua empresa. A estratégia foca em trazer benefícios aos consumidores dos conteúdos que podem ser ou não seus consumidores (a expectativa é que sejam). 

Em outras palavras, o marketing de conteúdo tem uma ação educativa e a venda torna-se uma consequência dessa estratégia, a partir do momento que você agrega valor ao cliente e também a sua marca. 

Vantagens do marketing de conteúdo 

Mas, por que investir no marketing de conteúdo?

Neste tópico trouxemos as principais vantagens do marketing de conteúdo que justificam os porquês de a sua empresa investir na estratégia.

Ficou interessado? Confira abaixo cada uma delas!

Aumenta o tráfego da sua página 

Marketing de Conteúdo Meets

Como o cliente que está navegando na internet pode encontrar a sua empresa?

Possivelmente você utilize diferentes canais, como as redes sociais, por exemplo.

Contudo, o Google ainda é uma grande porta de entrada, a partir de onde os consumidores encontram o site da sua empresa e o acessam.

Logo, ao encontrar o seu site, os consumidores podem conhecer mais sobre a marca e conferir as soluções, o que aumenta as oportunidades de vendas.

Nesse contexto, ao investir no marketing de conteúdo você tem a possibilidade de colocar o site da sua marca na primeira página do Google e permitir que mais pessoas a encontrem.

Assim, com maior evidência, você aumenta o tráfego e expande as possibilidades de gerar mais oportunidades. 

Potencializa o brand awareness 

Você sabe o que é brand awareness?

De maneira sucinta, podemos definir como o reconhecimento que clientes e potenciais clientes  possuem da sua marca, associado diretamente serviços/produtos à sua empresa.

Assim, investir em conteúdo pode gerar brand awareness.

Isto é, produzir conteúdo de valor ajuda a sua marca a ser reconhecida por mais pessoas, Consequentemente, seus produtos/serviços passam a ter, também, mais reconhecimento. 

E como isso se relaciona com aumento de vendas?

Simples.

Se as pessoas conhecem sua marca, seu produto/serviço e reconhecem o valor, é muito mais fácil procurar seu negócio quando for preciso.

Ou seja, sua marca se torna uma referência.

Educa o seu público 

Como já destacamos, a ideia do marketing de conteúdo não está apenas voltada à vender.

Lógico que você deve sempre ter boas estratégias para extrair vendas de todos os pontos possíveis. Assim, inserir gatilhos ao longo dos conteúdos é muito bem vindo no intuito de gerar oportunidades de negócio.

Todavia, o objetivo principal não é vender, mas agregar valor ao seu cliente.

Nisso, ao falar em agregar valor, estamos falando, também, em educar as pessoas.

Por exemplo, vamos supor que a sua marca atua no mercado de energia solar, comercializando painéis fotovoltaicos.

Muitos de seus clientes podem adquirir as placas por determinados motivos, porém, além de não terem a obrigação de conhecer o mercado, podem não saber de maneira aprofundada ou mais ampla sobre as vantagens da energia solar. 

Assim, além de ofertar produtos/serviços de qualidade, sua marca fornece conteúdo de valor, que atraia os consumidores.

Por isso, investe em tirar dúvidas de clientes, ensinar os caminhos para utilizar serviços/produtos, fala sobre o mercado e o valor daquele produto/serviço comercializado, entre outras medidas. 

Assim, muito mais do que pensar unicamente em vender, você passa a imagem para o cliente que realmente se preocupa em deixá-lo informado para que ele tome a decisão certa. 

Aumenta as vendas 

Marketing de Conteúdo Meets

Você pode até estranhar o fato de trazermos este tópico ao passo que falamos que o principal objetivo do marketing de conteúdos não é vender.

Mas, como já mencionamos, estratégias de vendas sempre devem estar presentes e conteúdos de qualidade são uma excelente forma de gerar oportunidades.

Além disso, estamos falando das principais vantagens e, de fato, vender mais é uma delas

Quando falamos em vender mais, no bojo do marketing de conteúdo, estamos destacando a possibilidade de você guiar seu lead no processo comercial e prepará-lo para tomar decisões.

Ademais, como já destacado, você gera maior brand awareness, que pode ser, também, um grande impulsionador de vendas, e evidencia o valor da sua marca e dos seus produtos/serviços, sempre quando oportuno.

Assim sendo, a soma de todos esses fatores geram mais vendas. 

Potencializa a geração de leads 

Ao elaborar e disponibilizar conteúdos de valor para o público, você pode gerar mais leads.

Inclusive, o marketing de conteúdo é uma das estratégias possíveis na geração de leads.

Assim, por exemplo, ao publicar artigos no blog do seu negócio, pode disponibilizar um formulário de captação de leads, para que aqueles visitantes se tornem oportunidades.

O formulário é um dos exemplos entre vários gatilhos que você pode utilizar para atrair potenciais clientes.

Eleva o LTV e reduz o CAC

A importância do marketing de conteúdo é tão expressiva ao ponto de essa estratégia interferir diretamente em métricas essenciais do seu negócio.

Entre essas métricas, tem-se o LTV e o CAC.

Em relação a primeira, LTV é a sigla para Lifetime-value, ou seja, valor de ciclo de vida do seu cliente na empresa.

Logo, a ideia é sempre manter o LTV de um cliente elevado, ao ponto de que ele gaste cada vez mais com sua marca.

Nesse cenário, o marketing de conteúdo agrega valor para a experiência do cliente na sua marca, ao ponto de impulsionar a fidelização do consumidor e estimular novas compras. 

Já o CAC, sigla para Custo de Aquisição de Cliente, indica o valor que sua empresa investe em áreas como marketing e vendas para captar clientes.

Logo, um CAC baixo é o ideal, visto que você estaria gastando menos para conquistar clientes.

Assim, na busca por economizar na captação de clientes, investir em conteúdos de valor é uma excelente opção.

Muitas empresas gastam rios de dinheiro na captação de clientes e acabam deixando de lado algumas estratégias mais baratas e que em alguns momentos dão mais resultados, como o marketing de conteúdo.

Ao desenvolver o marketing de conteúdo no seu negócio, você reduz o CAC na medida em que fornece materiais de grande valor para ajudar na experiência do consumidor.

Assim, você mune a sua equipe com uma variedade de recursos, como artigos de blog, post de rede social, ebook, etc.  

Planejamento, produção e divulgação

 

O marketing de conteúdo, assim como qualquer outra estratégia, precisa ser encarada com seriedade. Desse modo, é preciso elaborar todo o seu desenvolvimento de maneira alinhada para que resultados satisfatórios sejam colhidos.

Portanto, resumidamente: o marketing de conteúdo DEVE tomar como base um conjunto de estratégias para gerar bons resultados.

Contudo, muitas empresas negligenciam o marketing de conteúdo, seja não inserindo a estratégia, ou realizando-o de qualquer modo.

Marketing de conteúdo não deve ser feito de qualquer forma.

De maneira geral, o marketing de conteúdo acontece em três momentos, sendo estes: 

1- Planejamento

2- Execução

3- Mensuração

A partir de agora, iremos fazer algumas considerações sobre o desenvolvimento do marketing de conteúdo ao longo desses diferentes momentos.

1 – Planejamento do conteúdo 

Não basta apenas escrever.

O marketing de conteúdo exige planejamento.

Assim, você precisa, primeiramente, definir objetivos que deseja alcançar com a estratégia (Ex.: será para gerar leads? divulgar um produto?).

Posteriormente, quais estratégias serão colocadas em prática?

Por fim, quais métricas você irá avaliar? Até porque é preciso mensurar os resultados para saber se os objetivos foram alcançados, não é mesmo? 

1.1 Defina objetivos e KPIs

Marketing de Conteúdo Meets

A definição de objetivos claros e alinhados auxilia o seu time a entender quais métricas alcançar e mensurar.

Assim, torna-se mais fácil estabelecer quais estratégias tomar.

Não adianta você sair atirando no escuro, persiga objetivos! 

Acima, trouxemos algumas das principais vantagens do marketing de conteúdo. Todas aquelas vantagens podem ser objetivos traçados pelo seu negócio, como a geração de leads, o aumento de vendas, a diminuição do CAC, o maior reconhecimento da marca, etc. 

Definindo objetivos, você define quais indicadores-chave de performance, os KPIs, serão acompanhados.

Aqui, você não pode cometer o erro de deixar de mensurar os resultados, correndo o risco de não saber se o desempenho da estratégia está positivo ou negativo. 

Com os indicadores, você pode acompanhar diversos pontos, como engajamento da marca, número de visitas no site, a taxa de conversão em landing pages, captação de contatos, número de vendas, CAC, LTV, entre outros. 

1.2 Definição da persona 

Outro ponto crucial que sua empresa precisa estabelecer no planejamento é a definição de uma persona.

Inclusive, vale destacar que definir persona não é exclusivamente para o marketing de conteúdo, mas para várias outras estratégias dentro de vendas, marketing e atendimento.

Assim, se você deseja ser assertivo nas suas estratégias, aqui com o marketing de conteúdo, você precisa saber quem deseja alcançar. Isto é, quem é o seu cliente ideal?

Tenha isso definido e busque atender às necessidades da sua persona com os conteúdos.

1.3 Funil de vendas

Pensar no funil de vendas também é muito importante.

Assim, você busca entender como o marketing de conteúdo será conduzido ao longo do funil. 

O funil de vendas recebe muitas oportunidades no topo, das quais, ao final, restam poucas. Ou seja, no começo chegam muitas pessoas que não vão fechar uma compra com sua empresa. Logo, no final, apenas uma parcela das pessoas que chegaram no começo acabam se tornando clientes.

Com o funil de vendas, fica muito mais prático ter um controle sobre o processo comercial e entender em qual ponto cada lead se encontra. Assim, você tem a base para definir quais estratégias utilizar para que o potencial cliente avance no funil até chegar à decisão de compra. 

O marketing de conteúdos apresenta relevante influência no funil de vendas, sendo, portanto, uma estratégia mais do que bem-vinda.

O marketing de conteúdo, como você sabe, busca oferecer conteúdos de valor, certo?

Assim, você engaja o seu público.

Inserindo a relação entre marketing de conteúdo e funil de vendas no seu planejamento, você consegue identificar quais conteúdos podem acelerar o avanço de um lead pelas etapas do funil

Assim sendo, se o topo do funil é a fase de aprendizado e descoberta da sua marca, elabore conteúdos de atração para reter a atenção daquela pessoa e levá-la para o processo comercial. De outro modo, se no fundo do funil é o momento de decisão, elabore conteúdos que estimulem o seu potencial cliente a tomar uma escolha, como cases de sucesso. 

O mesmo se aplica para o pós-venda, quando você busca reter e fidelizar clientes. 

1.4 Definição de canais

Marketing de Conteúdo Meets

A fase de planejamento envolve, também, a escolha de quais canais você irá utilizar na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Assim, o foco deve ser nos canais nos quais sua persona se encontra, visando melhores resultados, além daqueles que você irá realmente se dedicar.

Entre os principais canais, temos os seguintes:

  • Blog
  • Redes sociais
  • Vídeos (Youtube e Vimeo, por exemplo)
  • Disponibilização de ebooks 
  • Email 
  • Webinars 

2 – Execução e mensuração do marketing de conteúdo 

Contando com todo um planejamento alinhado, você deve, enfim, colocá-lo em prática e acompanhar os resultados.

2.1 Execução

Aqui, vale citar a importância de você e seu time planejar apenas o que pode ser alcançado.

Logo, partindo de planejamentos viáveis, é a hora de executar a estratégia e lançar conteúdos de grande valor. 

Mas, obviamente, apesar de tomar como referência um planejamento existente, esteja sempre aberto para alterações

Os imprevistos sempre acontecem. 

Abaixo, destacamos dois momentos que estão inclusos no processo de execução do marketing de conteúdo, confira:

  • Produção de conteúdo: saiba o que abordar (planejamento prévio); defina as palavras-chave para rankear seus conteúdos; defina o tamanho, linguagem e formato de conteúdo de modo adequado para cada canal escolhido; se preocupe, também, com o visual, de maneira que o seu conteúdo atraia o público, além, obviamente, de manter a qualidade; revise para evitar erros bestas que podem afetar a autoridade e credibilidade da sua marca; otimize para os motores de busca (SEO); 
  • Divulgação de conteúdo: marque presença onde a sua pessoa está divulgando conteúdo de valor. ]

2.2 Mensuração 

Ao longo da execução do marketing de conteúdo, você precisa realizar todo um acompanhamento junto ao seu time.

Do que adianta lançar estratégias e não acompanhá-las?

Como saber se uma estratégia vem dando sorte se você a coloca em prática e simplesmente a abandona?

Não dá, não é mesmo?

Portanto, monitore os canais e seus conteúdos, mensurando a interação com o público e se os objetivos traçados no começo, juntamente com as métricas, vêm sendo alcançados.

Com a mensuração, você consegue realizar os ajustes necessários ao longo do tempo e se tornar mais assertivo.

Potencialize a sua estratégia de marketing de conteúdo com o Meets CRM

Como foi destacado, a estratégia de marketing de conteúdo precisa ser bem estruturada para gerar bons resultados.

Assim, o seu negócio precisa produzir conteúdos relevantes e de grande valor que acerte em cheio sua persona e consiga solucionar demandas.

Para isso, é importante estar sempre organizado para conhecer o seu público e acolher as oportunidades que são geradas a partir da estratégia trabalhada neste post.

Para isso, você não pode mais ficar preso em práticas obsoletas, é preciso, portanto, investir na automatização de processos e deixar toda a sua empresa alinhada com a tecnologia!

Com um CRM, como o Meets, você organiza informações riquíssimas sobre leads, clientes e negócios de modo centralizado e seguro em um só lugar.

Assim, você conta com dados para tomar as melhores decisões e estabelecer estratégias assertivas, como a de conteúdo, visto que entende mais sobre o seu consumidor para servir materiais de relevância para ele.

Além disso, com o Meets, você conta com toda uma estrutura para nunca mais ter dor de cabeça com a gestão de leads.

Somado a isso, você ainda conta com as melhores soluções em vendas e atendimento digital, dispondo de um central de atendimento integrada ao CRM.

Conheça a Central de Atendimento do Meets CRM

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O Meets conta com isso e muito mais para a sua empresa alavancar as vendas e se destacar no mercado.

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