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Landing Page: o que é e qual a sua importância?

Landing Page: o que é e qual a sua importância?

Sem dúvida alguma, a taxa de conversão é uma das principais métricas que mais geram preocupação e atenção por parte dos gestores.

Como atrair cada vez mais pessoas e torná-las leads?

Quais meios utilizar para potencializar as conversões?

São diversos questionamentos.

Em uma jogada de marketing digital, com vista no aumento de conversões, atrair visitantes para uma página do seu negócio não é sempre suficiente.

É preciso muito mais do que visitas.

Ou seja, é essencial que você consiga converter os visitantes da sua página em leads. Assim, você estará gerando oportunidades de negócios.

Nesse processo, as landing pages são instrumentos de grande valor para ajudar o seu negócio a gerar mais leads.

Landing Page Meets

Mas, você sabe o que é uma landing page?

Você conhece as funções dessa ferramenta?

A sua empresa utiliza landing page nas estratégias de marketing?

Neste artigo, você irá conhecer mais sobre as landing pages e entender a sua importância para a geração de leads.

Ficou interessado no conteúdo? Continue a leitura! 

O que são Landing Pages? 

As landing pages são instrumentos bastante conhecidos e, consequentemente, utilizados no marketing digital.

Trata-se de páginas que possuem como objetivo a conversão de visitantes de uma dada página do seu negócio, como o site, por exemplo, em oportunidades de negócios.

Se a análise partir do significado de “landing page”, nota-se que o termo, em inglês, quando traduzido ao português significa “página de aterrissagem”, também entendida, no marketing digital, como “página de captura” ou “página de destino”. Assim, o “aterrissagem” faz referência ao ambiente virtual primeiro na qual um visitante chega. 

Portanto, as landing pages buscam transformar as visitas em leads

Vamos imaginar que a sua empresa possui um blog, o qual oferta conteúdos de valor. Logo, o acesso é significativo. 

Porém, devido à ausência de páginas de captura no blog, poucos visitantes passam por uma etapa posterior, ou seja, entram no funil de vendas.

Obviamente, um número de visitantes elevado significa que a sua página vem atraindo pessoas.

Contudo, de pouco adianta ter uma página atrativa, mas não converter essa atração em leads.  

Diante disso, como forma de buscar essa conversão, entram em cena as landing pages.

Essas páginas, de maneira geral, possuem uma estrutura de formulário, as quais são preenchidas pelos visitantes que desejam trocar alguns dados por conteúdos de valor oferecido pela sua marca. Entre esses conteúdos, destacam-se, por exemplo, os ebooks sobre um assunto do nicho. 

Contudo, uma landing page pode oferecer, também, descontos especiais.

Utilidades de uma landing page 

Landing Page Meets
Uma landing page pode encontrar várias funcionalidades dentro de uma estratégia de marketing digital. Confira!

Uma landing page pode encontrar várias funcionalidades dentro de uma estratégia de marketing digital.

Todavia, um fato a se constatar é que um ponto em comum em que as diversas funcionalidades vão ter é o objetivo de gerar leads

Ou seja, segue-se o processo que já foi mencionado acima, na qual uma pessoa, visitante de uma página da sua marca, preenche uma landing page em troca de algum material de valor ou até mesmo de um desconto especial.

Assim, se o que você oferece através de landing pages em troca de dados de valor sobre potenciais clientes for realmente interessante, as chances de gerar oportunidades são ainda maiores. 

Portanto, as landing pages vão ter como principais funções: aumentar o alcance da sua marca; atrair e converter mais; gerar leads; promover produtos (novos produtos, por exemplo); divulgar materiais, como ebooks e infográficos; compartilhar promoções de datas comemorativas, como ofertas de dia das mães, por exemplo. 

Conheça os principais elementos de uma landing page 

Agora que você já sabe o que é uma landing page e quais suas utilidades, é importante saber como criar landing pages otimizadas para aumentar as conversões.

Contudo, antes disso, cabe entender quais são os principais elementos que devem estar presentes nesses recursos. 

Oferta

Landing Page Meets
Para que você atraia o seu visitante para que ele forneça os seus dados, a sua landing page deve ofertar algo de valor.

Um visitante não vai sair preenchendo formulários de maneira aleatória no seu site, não é mesmo?

Ou seja, para que você atraia o seu visitante para que ele forneça os seus dados, a sua landing page deve ofertar algo… algo de valor. 

A oferta deve ser atrativa o suficiente para estimular os visitantes a quererem o que está sendo ofertado e, em troca disso, deixar informações pessoais e de contatos.

Entre ofertas viáveis, destacam-se materiais com conteúdos de valor, como ebooks, pesquisas, infográficos, entre outros, bem como descontos especiais. 

Sua landing page precisa de um título

Digamos que o título é a porta de entrada da sua landing page. Logo, você precisa deixar claro ao seu visitante o que é aquela landing page e o que está sendo oferecido.

Para isso, é essencial dispor de um título claro e chamativo, que além de atrair o visitante, o faça facilmente entender do que se trata.

Ou seja, se for uma newsletter, deixe claro.

Se for um ebook, deixe claro.

Se for um cupom de desconto, informe.

Afinal, o seu cliente não gostaria de ser enrolado por você.

Calls to Action

Este, sem dúvidas, é um dos elementos mais importantes que devem estar presentes em landing pages: os Calls to Action ou “CTAs”.

Mas, o que são os CTAs?

Simples.

Sabe aqueles botões que nos convidam para realizar alguma ação é uma página?

Como, por exemplo, “baixe agora mesmo” ou “crie a sua conta teste aqui”.

Enfim, os convites com frases no imperativo

Pois bem, esses botões são os CTAs, recursos para a chamada de ações.

Abaixo, por exemplo, você irá encontrar um CTA do Meets CRM, convidando você para criar agora mesmo sua conta teste no nosso sistema e aproveitar todas as vantagens do nosso CRM.

Ao clicar no CTA, você será redirecionado a outra página, tomando uma ação ou ações. 

Descrição clara e objetiva 

Você pode inserir uma descrição na landing page sobre o que se trata o recurso, caso ache necessário. 

No entanto, essa descrição na landing page não deve ser algo longo e de difícil compreensão. Muito pelo contrário!

Uma descrição objetiva, trazendo o principal objetivo da oferta, é suficiente

Caso você julgue que o título e as demais informações já são suficientes para que o visitante entenda do que se trata a landing page, não é preciso inserir uma descrição.

Recursos visuais  

A landing page tem que ser poderosa visualmente.

Obviamente, de que nada adianta ter uma linda landing page, mas o seu visitante não conseguir entender a finalidade do recurso.

Mas, ter uma landing page bem organizada visualmente, trazendo recursos atrativos é fundamental.

Além disso, a depender dos recursos visuais utilizados, as informações podem ficar mais claras do que dito verbalmente. 

Os recursos visuais não são apenas elementos decorativos, vale destacar.

São na verdade, incrementos que vão enriquecer e otimizar uma landing page.

Por exemplo, pode ser um gráfico.

Uma imagem.

Até mesmo um vídeo brevemente explicando do que se trata a oferta.

A ideia, portanto, é tornar a landing page mais atrativa e, ao mesmo tempo, mais fácil de compreensão.

Formulário

O formulário é o elemento principal.

O preenchimento dos campos de um formulário é a confirmação de que o visitante vai receber o que está sendo ofertado (ponto para ele) e que a sua empresa irá receber os dados dele (ponto para você). 

Para ter landing pages otimizadas, todos os campos que devem ser preenchidos do formulário devem estar claros.

Ademais, não adianta exigir diversos campos.

Facilite a vida do seu visitante.

Assim, solicite apenas informações essenciais e dê opções de fácil preenchimento. 

O seu visitante não pode ficar muito tempo preso em uma landing page, isso é um fator de repulsão. 

Os formulário presente nas landing pages são recursos de captação de leads.

Como usar um formulário para captação de leads?

Um exemplo é o formulário que você encontra ao acessar o nosso blog

Landing Page Meets

Você sabe da importância das landing pages nas estratégias de marketing?

Como já foi destacado, as landing pages são recursos bastante utilizados nas estratégias de marketing digital.

Apesar de existirem inúmeras possibilidades, esses recursos ainda estão entre os favoritos das equipes de marketing.

Logo, se isso acontece, é porque as landing pages apresentam grande importância, concorda?

Como também já foi ressaltado, o principal foco das landing pages está na geração de leads. Contudo, suas vantagens para o marketing digital estão além disso. 

Por exemplo, se você estrutura uma boa landing pages, como poderosas perguntas as quais capturam informações valiosas sobre potenciais clientes, fica muito mais fácil realizar uma segmentação dos contatos.

Ou seja, de acordo com diferentes comportamentos do seu público, você pode desenvolver landing pages específicas, as quais ajudam na segmentação e uma posterior comunicação assertiva. 

Ademais, vale destacar que as landing pages são ferramentas que possuem baixo custo.

Assim, estruturando uma boa página de captura, você consegue captar clientes em grande quantidade, gastando menos.

Ou seja, uma boa landing page reduz o CAC do seu negócio. 

O que é Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e como calcular?

Quais métricas você pode analisar a partir de uma página de captura? 

Qualquer estratégia que você adotar no seu negócio deve ser acompanhada.

De nada adianta adotar estratégias e simplesmente deixá-las de lado. Desse modo, você perde tempo, se esforça em vão e joga dinheiro no lixo. 

Como saber se a estratégia X está dando certo?

Basta apenas confiar no potencial da ferramenta usada ou da equipe?

Claro que não!

Do mesmo modo que a estratégia pode funcionar, pode apresentar lacunas, as quais devem ser preenchidas.

Todavia, para que tudo seja alinhado como deveria, é preciso acompanhamento.

Logo, na medida em que há um acompanhamento da operação das estratégias, você consegue identificar os pontos fracos e realizar os ajustes e/ou modificações necessárias.

Pensando nisso, com uma landing page destacam-se alguns indicadores de grande relevância, os quais são de fundamental monitoramento para entender se a estratégia vem surtindo efeito positivo.

Entre as principais métricas, tem-se: taxa de conversão, que avalia o quantitativo de visitantes da sua página que estão sendo convertidos; origem da lead, que possibilita identificar de onde o potencial cliente vem, de modo que a jornada do cliente possa ser desenhada; taxa de rejeição; tempo médio na landing page que um visitante passa, o que pode ser associado, também, à métrica anterior; o CAC, como mencionada, etc. 

Como elaborar uma landing page otimizada? 

Landing Page Meets

De fato, ter uma landing page não significa que suas conversões vão aumentar estrambolicamente. Não, se a sua landing page não for bem estruturada.

Caso for, as chances de capturar mais leads aumentam

Neste tópico, não iremos trazer uma receita de bolo de como criar uma landing page, visto que a estrutura da ferramenta pode variar bastante, de acordo com o seu nicho, com o público, bem como com o que está sendo ofertado em troca dos dados dos visitantes. 

Entretanto, iremos elencar algumas dicas fundamentais para que você tenha uma base para construir uma landing page responsiva.

Ficou interessado? Acompanhe os subtópicos abaixo! 

#1 A sua landing page deve ter um título 

Prenda, logo de cara, o seu visitante com um título atrativo que deixe evidente do que se trata o recurso e o que está sendo ofertado.

A ideia, aqui, é aguçar a curiosidade e chamar o visitante para aterrissar no recurso. 

Contudo, o atrair não significa colocar frases sensacionalistas. Cuidado com isso.

Lógico que você poderá usar frases de impacto. Contudo, seja transparente e não induza o visitante a imaginar que o material ofertado seja algo muito distinto do que realmente é

É importante destacar que é recomendável que a sua landing page conte, também, com um subtítulo, o qual deve trazer informações adicionais para deixar ainda mais claro do que se trata o recurso, bem como incentivar o visitante a clicar. 

#2 Como já mencionado, traga uma descrição

Não é regra, mas é interessante constar: coloque uma descrição nas landing pages.

Assim, você passa uma mensagem ao visitante focada nas vantagens que a landing page está oferecendo.

A descrição, contudo, deve ser estruturada a partir de frases curtas, claras e bem objetivas.  

#3 Trabalhe com modelos de landing pages adequados  

Obviamente, a sua empresa pode trabalhar com um padrão de landing pages, trazendo a identidade da marca.

Contudo, as landing pages precisam ser adequadas aos elementos que estão presentes, evitando uma desconexão e um poluição visual desnecessária.

#4 Escolha os campos do formulário

Digamos que esta é a etapa de estruturação de uma landing page que mais merece cuidado: a escolha dos campos do formulário.

As informações solicitadas para que os seus visitantes preencham dependem do tipo de oferta, da persona do seu negócio, bem como da etapa do funil de vendas que um lead já pode estar inserido. 

Isto é, depende de algumas realidades do processo comercial.

Contar com uma landing page não é sinônimo de sucesso. Isso já foi destacado neste post.

De nada adianta inserir uma página de captura e colocar um grande quantitativo de campos de formulários. O seu visitante não está fazendo uma prova de vestibular, tampouco está sendo interrogado.

Do mesmo modo, de que adianta perguntar pontos que não irão servir de nada para elaborar estratégias de conversão?

Desse modo, busque perguntar apenas o que é essencial.

Ou seja, foque em informações úteis que possam ser utilizadas pelo seu time ao longo do funil de vendas para que aquele visitante, lá na frente, venha a se tornar cliente da sua marca. 

#5 Deixe a landing page com a cara do seu negócio 

Chame a atenção do visitante, também, com a estética da sua landing page.

Logo, além de inserir elementos que agradem e despertem o interesse das pessoas, não se esqueça de associar o recurso à imagem da sua organização.

Para isso, insira logomarca, caso possível, bem como trabalhe com as paletas de cores da sua empresa.

Assim sendo, o visitante ao chegar no seu site e deparar com a landing page, por exemplo, irá rapidamente associá-la como um recurso da sua empresa, não como um anúncio de internet ou vírus. 

Ademais, além de colocar “a cara” do seu negócio na landing page, não esqueça de inserir botão de CTA para levar o seu visitante a realizar alguma ação.

Landing Page Meets
Não esqueça de inserir botão de CTA para levar o seu visitante a realizar alguma ação.

#6 Crie landing pages responsivas

Sabe quando você abre um site ou um formulário pelo celular ou outro dispositivo móvel e as informações da página estão todas bagunçadas?

Ou seja, os conteúdos estão todos desalinhados de modo que fica difícil compreender.

Além disso, ainda tem aqueles formulários que são abertos no celular e você nem sequer consegue respondê-los.

Esses são exemplos de páginas nada responsivas.

Uma página responsiva evita essa dor de cabeça.

Por isso, é fundamental que você crie landing responsivas.

Isto é, a sua página deve abrir corretamente em qualquer dispositivo. 

Se você não elabora essas páginas de maneira otimizada, não esta se pensando, primeiramente, na experiência do cliente, visto que nem todos conseguem acessar essas páginas através de um  computador ou notebook.

Landing pages e a LGPD

Landing Page Meets

Como você sabe, a landing page solicita dados de usuários.

Logo, é preciso estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

LGPD: tudo o que você precisa saber sobre proteção de dados pessoais

Mas, o que fazer?

Basicamente, você deve deixar explícito ao visitante qual é a finalidade da landing page, ou seja, como será o uso dos dados dele, bem como obter consentimento do mesmo para que as informações sejam utilizadas.

Sugestão de leitura do nosso blog: Saiba por que você não deve comprar listas de leads de acordo com a LGPD

Uma maneira de obter o consentimento, por exemplo, é inserindo caixas ao final da landing page para que os visitantes marquem aceitando alguma condição, como o recebimento de e-mails sobre novidades, concordância com as políticas de privacidade, etc. 

Traga a sua landing page para o Meets CRM!

Agora que você conhece a landing page, sabe da sua importância e quais elementos não podem faltar em uma página de captura otimizada, que tal trazer a sua estratégia para o Meets e potencializar os resultados?

Como assim?

Nós explicamos!

As landing pages podem ser integradas com softwares de modo que os dados gerados nas páginas sejam enviados aos sistemas

Assim, você pode integrar a sua landing page ao Meets CRM. Com isso, os dados que são preenchidos pelos visitantes na landing page são enviados diretamente ao CRM como oportunidade. Ao chegar no Meets, as informações, centralizadas e seguras, podem ser organizadas e processadas com toda automatização que o nosso CRM.

Com essa integração, sua marca ganha em tempo e produtividade, bem como na obtenção dos melhores resultados, visto que a estrutura robusta do nosso CRM permite que as informações sejam tratadas de maneira bem alinhada, embasando decisões estratégicas.  

Sendo assim, não perca mais tempo, otimize a captação de leads da sua empresa integrando sua landing page com o Meets.

Com o Meets você tem as melhores soluções em vendas, gestão de leads e atendimento digital, se adequando ao seu negócio, não importa o nicho de mercado e porte da empresa. 

Hoje, sem dúvidas, uma das maiores dores de cabeça dos gestores é a geração e gestão de leads.

Ou seja, poucos leads chegam e quando chegam acabam indo logo embora.

Com o Meets, você tem em mãos toda uma estrutura para realizar um processo mais otimizado de prospecção, assim como qualificar a sua gestão de leads, dispondo de recurso, como funis personalizáveis, para tratar todos os leads dentro do sistema. 

Quer saber mais como utilizar sua landing page no Meets?

Confira o nosso conteúdo: Como usar uma Landing Page dentro do Meets para captar leads?

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A central do Meets possui estrutura omnichannel e garante um melhor alinhamento da comunicação da sua marca com o cliente.

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