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Qual a relação entre funil de vendas e CRM?

Conhece o funil de vendas? Você sabe qual a relação entre o funil de vendas e o CRM? Conhece as etapas desse funil e quais as vantagens de tê-lo em sua organização? Descubra mais sobre essa associação e como ela pode ser poderosíssima para alavancar suas estratégias e a experiência do consumidor.

Inicialmente, entendemos que o funil de vendas nada mais é que uma das ferramentas mais importantes do marketing e vendas, muito utilizada para o acompanhamento da jornada do cliente dentro da sua empresa. A jornada nos mostra detalhadamente as etapas de aprendizado e descoberta, reconhecimento de um problema e consideração de uma solução, finalizando com a decisão de compra.

Integração de marketing e vendas no funil. Meets.
Integração de marketing e vendas no funil. Reprodução: www.freepik.com

O CRM, conhecido como Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente na língua portuguesa, refere-se a práticas, ferramentas e estratégias que buscam automatizar o relacionamento com o seu consumidor e tem como foco principal o cliente e sua satisfação. Segundo pesquisas, empresas que utilizam o CRM como plataforma de trabalho e empregam um atendimento excelente, atraem 50% dos clientes que obtiveram uma experiência ruim com uma organização, saltando para até 80% quando a situação se repete.

O funil vem para melhorar a conversão das leads, principalmente na tratativa de informações e dados que estão disponíveis no CRM para entendimento do relacionamento do cliente desde o primeiro contato até o momento de finalização da venda. Através da etapa do funil disponível em um CRM, sua equipe de vendas e atendimento consegue personalizar o acompanhamento para determinado cliente presente na etapa e suas necessidades. 

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Quais as principais vantagens de ter um funil de vendas?

O funil de vendas integrado ao CRM possui vantagens diretamente ligadas a otimização de esforços da sua equipe em geral, como também ao aproveitamento de oportunidades de negócios. Com o funil, suas leads não ficam simplesmente estagnadas em uma planilha de vendas que não rende valor para a sua organização, dificulta a atualização e não traz benefícios e funcionalidades encontrados no software de CRM. 

Os benefícios do funil de vendas são:

  • Diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC): A rapidez e automatização oferecida em um CRM integrado a um funil de vendas diminui os custos referentes a aquisição de clientes, já que não haverá um desperdício de tempo com leads que não estão prontas para fechar negócio ou não são daquele determinado perfil que sua empresa trabalha. Dessa forma, o custo e o ciclo de vendas são diminuídos consideravelmente. 
  • Otimiza o trabalho e relações das equipes de marketing e vendas: O funil também concentra-se na otimização das atividades e da comunicação das equipes de marketing e vendas. Com ele, a equipe de marketing traça estratégias mais assertivas para cada lead em cada estágio do funil, otimizando assim o trabalho da equipe de vendas que já recebe a lead qualificada, aumentando a chance de sucesso e fechamento da compra. 
  • Maior assertividade para as estratégias comerciais e o processo de vendas: A assertividade nas estratégias para qualificação das leads e continuidade no processo de vendas é alcançada com o funil. A nutrição com o marketing de conteúdo servirá para continuar mantendo a relação com os clientes, fidelizando-os e aumentando a identidade da sua marca. 

Estágios de um funil de vendas 

Dividido em 3 etapas diferentes, o funil de vendas apresenta-se dessa forma para facilitar o entendimento de quais são os objetivos e principais ações de cada uma de suas etapas. Atualmente, existem funis de diversos modelos, porém a grande maioria baseia-se no original criado em 1898 por Elias Elmo Lewis. Este funil mais antigo era compreendido através das ações de AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação), utilizadas ainda nos dias atuais. 

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Topo do funil

O topo do funil de vendas, conhecido também como ToFu, estará centrado principalmente na etapa da prospecção, colocando sua empresa a frente de seu público-alvo para impulsionar a imagem e reconhecimento da sua marca, fazendo com que o consumidor reconheça que possui um problema que deve ser solucionado.

No ToFu, as estratégias de inbound, outbound marketing e tráfego (orgânico ou pago) focam mais em fazer com que o consumidor entre no funil e, como a própria simbologia apresenta (topo mais largo), a abordagem será mais ampla, porém é importante ter em mente que nem todos os prospects dessa etapa avançam para as seguintes. 

Meio do funil

O meio do funil de vendas, ou MoFu, será responsável por captar aqueles consumidores que já passaram pelo topo e já reconhecem que possuem um problema/necessidade e seu produto ou serviço pode ser a solução

Dessa forma, o objetivo principal nessa etapa será converter esse tráfego alcançado no primeiro estágio do funil. Para isso, deve-se oferecer uma oferta de qualidade ou uma troca de conteúdo (ebooks, por exemplo) para que a lead preencha um formulário com seus dados e passe a integrar seu banco de dados como oportunidade. 

Use bastante das ferramentas que já integram com automação de marketing, como o Meets, para conseguir enviar e-mails automatizados, SMS e até mesmo chatbot.

Fundo do funil

Por fim, no fundo do funil (ou BoFu), os clientes já reconhecem o seu problema, demonstram interesse na sua marca, foram convertidos em leads cadastrados no seu banco de dados do CRM mas ainda não finalizaram sua decisão de compra. Dessa forma, você precisa fazer com que o cliente em potencial tenha uma motivação final para o fechamento do negócio

Nessa etapa, para convencimento do cliente, indica-se aplicar táticas de vendas assertivas para influenciar a tomada de decisão. Use o senso de urgência, apresente programas de fidelidade ou utilize ações de upsell e cross sell.

Como criar um funil de vendas para sua empresa

Sabemos, é claro, que apesar de ser dividido em três etapas, não será extremamente fácil construir um funil de vendas para sua empresa. Um CRM, como o Meets, pode prestar consultoria especializada para ajudar sua marca a organizar e estruturar o funil que mais se encaixa na sua realidade e nicho, além de oferecer uma gestão mais eficiente para sua organização e construir/modificar seu fluxo de vendas e atendimento. 

Todavia, citaremos abaixo algumas dicas que podem facilitar o entendimento sobre os processos da sua empresa e o funil.

1. Planeje uma estratégia de inbound marketing assertiva

Inicialmente, busque planejar uma estratégia de inbound marketing assertiva para definição de conceitos e ações que serão implementadas. Se questione, por exemplo, quem é a sua persona, quais os objetivos quando se adota o inbound, quais as estratégias que devem ser implementadas e quais conteúdos são planejados para atingir essa persona. 

2. Construa landing pages

Como segunda sugestão, indica-se a construção de landing pages. Elas são páginas de destino que necessitam de um título atrativo, benefícios da sua oferta e um local para que o prospect preencha com seus dados (nome, e-mail e contato).

Dessa forma, sua marca já possuirá informações iniciais da lead, suficientes para iniciar um relacionamento mais próximo e qualificá-las

3. Automatize o máximo de processos possíveis

Não se esqueça de utilizar o CRM junto com seu funil de vendas para automatizar todos os processos disponíveis na plataforma e que auxiliam o dia a dia da sua equipe. Com isso, as ações manuais tornam-se automatizadas, seus colaboradores ganham mais tempo e conseguem obter rapidamente todo o histórico da lead e como anda a negociação, já que os dados encontram-se centralizados.

CRM no funil de vendas 

Como vimos, a utilização de um funil de vendas integrado a um CRM será essencial na sua empresa. Sem ambas as ferramentas, você não consegue fazer um gerenciamento de leads que entram na sua organização, principalmente daquelas oportunidades consideradas frias mas que podem ser reativadas em algum período. 

Funil de vendas e CRM. Meets.
Funil de vendas e CRM. Reprodução: www.freepik.com

Outrossim, você não consegue acompanhar de perto o processo de contato e relacionamento. No CRM, as tags de contatado ou reunião agendada, por exemplo, facilitam o acompanhamento de toda equipe em relação às leads, centralizando-as da melhor maneira. O marketing também produz conteúdos mais direcionados para a qualificação de leads e tráfego orgânico.  

Com essas práticas, você otimiza o relacionamento com clientes e passa a desenvolver estratégias eficientes para nutrição de leads até o momento final da compra. O Meets, um CRM acessível, já ajudou diversas empresas a construírem o funil de vendas e atendimento adequado para cada nicho e cada ciclo de venda. Negócios de energia solar, por exemplo, foram ajustados e adequados a um funil de vendas personalizado para o cliente e sua equipe, já que o processo contratual é um pouco diferente das outras áreas. 

Você pode ser a nossa próxima case de sucesso e integrar junto ao CRM e ao funil de vendas, a nossa central de atendimento conectada ao WhatsApp! Com um número para vários atendentes, você irá dispor de uma maior facilidade e agilidade de atendimento. Faça agora um teste gratuito no nosso sistema e transforme sua empresa em uma máquina de vendas e conversões! 

Pronto para implementar um CRM e um funil de vendas na sua empresa? 

Compreendeu mais um pouco do funil de vendas e seus benefícios de integração com uma plataforma de CRM? Então não perca tempo, inicie agora mesmo uma organização na sua estrutura interna, prepare seus colaboradores e adicione o Meets CRM a sua estratégia de conversão e gerenciamento. 

Além do funil de vendas, nosso CRM dispõe de diversas integrações com ferramentas que automatizam processos, criam formulários personalizados, calculam automaticamente métricas como ROI. Além disso, disponibilizaremos acesso a Webinários especiais e a Academia Meets (consultar planos). 

Sua empresa não alcança as metas de vendas? Você não gerencia suas equipes e leads? Não protege bem os dados e vive preso a planilhas e papéis? Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, então está na hora de modificar sua perspectiva comercial e conhecer o Meets!

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