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Quais as etapas da otimização de conversão?

Você já ouviu falar do CRO? Sabe o que é otimização de conversão e quais as suas etapas? Conhece a taxa de conversão e sua relação com a otimização? Confira neste texto os conceitos citados acima e aumente as suas leads e vendas!

Inicialmente, para otimizar sua estratégia de conversão, faz-se necessário o entendimento de marketing digital. O CRO (Conversion Rate Optimization), conhecido no português como otimização de conversão, está relacionado a alta performance do marketing digital que melhora a taxa de conversão da sua empresa, alavancando, consequentemente, os resultados. Ademais, as taxas de CRO devem obter um acompanhamento e análise para que os dados e bases trabalhadas possam estar bem aplicadas ao nicho de mercado e interesses do público-alvo.

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O CRO será imprescindível para ajustar campanhas, sites ou landing page. Dessa forma, compreende-se como conversão toda a ação tomada pelo sua lead ou cliente dentro do seu site e que tem a venda como objetivo comum. Na conversão, você pode utilizar diversas estratégias para convencer e converter aquele prospect a finalizar sua jornada de compra.

Algumas das estratégias de conversão estão ligadas diretamente ao preenchimento de um formulário de contato, o clique de um botão com CTA (Call To Action) ou a realização de um cadastro em uma newsletter. 

Otimização de conversão. Meets
Otimização de conversão. Reprodução: www.freepik.com

Como calcular a métrica de conversão?

A métrica de conversão, ou taxa de conversão, deve ser calculada para melhor compreensão da estrutura de vendas e conversão de sua empresa. Um CRM estruturado, como o Meets, fará isso automaticamente com rapidez e precisão, disponibilizando-o em seu sistema operacional. Se desejar realizar o cálculo de conversão manualmente, você precisará considerar a quantidade de visitantes em um determinado período (um mês, por exemplo), dividido pela quantidade de usuários convertidos. Essa taxa será dada em porcentagem e varia de acordo com o período.

Vamos exemplificar que sua página conseguiu durante um período X 5000 visitantes, mas apenas 50 foram convertidos. Realizando um cálculo básico de divisão, você terá 50/5000, totalizando 0,01 ou 1% de conversão.

Os níveis de conversão variam de acordo com seu mercado de atuação, sendo necessário o nivelamento para compreender se sua empresa está dentro da média desses segmentos. O e-commerce, por exemplo, apresenta uma taxa de conversão média de 1,65%, diferentemente dos setores de alimentação e bebidas, concentrando 4,5% da taxa.

CRO é o mesmo que SEO?

Algumas organizações ainda confundem a otimização de conversão (CRO) com a otimização nos mecanismos de busca (SEO). O CRO vem para focar sua estratégia em resultados ligados à taxa de conversão, objetivando a conversão de um usuário para determinado material, por exemplo, e futuramente torná-lo cliente. Já o SEO, garante um bom posicionamento da sua marca nos mecanismos de busca, trabalhando para que seu site tenha um maior tráfego orgânico e visibilidade de nicho.

De fato, seria interessante para sua organização trabalhar as duas estratégias em conjunto, porém seria necessário um cuidado maior já que se um SEO que direciona o leitor para páginas com uma baixa performance de conversão, você irá ter um baixo alcance e permanência do público, ocasionando, consequentemente, o impacto negativo do SEO. Dessa maneira, poderá ocorrer uma diminuição no tráfego e no CRO também.

Todavia, não pense que será impossível trabalhar os dois conceitos juntos. Se desejar realizar essa ação conjunta, inicie realizando testes A/B, gere tráfego de qualidade para trabalhar nas conversões, otimize a experiência do usuário e alavanque o compartilhamento espontâneo de links. Não se esqueça de criar títulos atraentes, otimizar suas páginas, fazer a CTA e apostar em conteúdo relevante para seu público-alvo.

Etapas da otimização da conversão

As etapas da otimização da conversão devem pautar-se, primeiramente, no uso de dados, números, análises, testes e problemas que necessitam de soluções. Os profissionais de marketing digital juntamente com a participação de outros times devem trabalhar ativamente para que essas ações sejam realizadas da melhor maneira possível, diminuindo os riscos e possíveis falhas.

1. Realize pesquisas e analise de dados

As etapas iniciais de pesquisa e análise de dados são essenciais para conseguir desenvolver bem todo o andamento do processo na otimização de conversão e as demais etapas. Para isso, realize uma pesquisa e faça uma coleta de dados e informações para compreender melhor a experiência do usuário ao entrar na página e como isso afeta, ou não, sua conversão.

A partir daí, você já poderá iniciar o planejamento de estratégias com objetivos reais e iniciar o teste de hipóteses, começando a tratativa de informações, não esquecendo do apoio do armazenamento de dados disponíveis em um CRM, por exemplo.

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Também busque se colocar no lugar do cliente para definir esses planos táticos, trabalhando os possíveis problemas encontrados na pesquisa e as soluções sugeridas pelos clientes.

2. Encontre soluções e defina o que será feito

Após a coleta e análise de dados, a próxima etapa da otimização de conversão deve estar alinhada ao encontro de soluções e ações que deverão ser aplicadas a sua organização. Tendo em mente os problemas coletados na etapa anterior, encontre os melhores caminhos para resolvê-los, realizando um brainstorming de soluções nos departamentos da sua organização, sempre focando no aumento da sua taxa de conversão.

Os testes A/B podem ser seu aliado para comparação de layout e estratégias, principalmente na observação das duas páginas para melhor conversão. Para uma parte do seu público, será apresentada a versão A – que pode ser de controle ou de variação – e, para a outra parte, uma versão B. Elas se modificam por apresentarem cores diferentes, palavras e posicionamentos. Dessa forma, você consegue comparar os resultados, por exemplo, e entender qual página converte mais.

3. Faça remarketing

Após encontrar soluções, definir o que será feito e realizar testes, você também poderá fazer remarketing. O remarketing trata-se de realizar novamente o marketing para a mesma pessoa, visto que, raramente há uma compra logo na primeira pesquisa. Dados do e-commerce já comprovam que apenas 3% dos visitantes realizam uma conversão imediata.

Dessa maneira, o remarketing funciona através da divisão de listas baseadas nas determinadas ações que o visitante tomou. Um exemplo bem básico do remarketing que você pode encontrar no seu dia a dia, estará ligado ao aparecimento de e-mails para conclusão de uma compra, com a oferta aparecendo novamente em anúncios da internet ou até mesmo em suas redes sociais.

Por isso, esta será uma estratégia valiosa na aceleração da decisão de compra e da conversão. Ademais, ele auxilia na geração de leads e no avanço da lead no funil de vendas.

4. Revise os resultados

Por fim, a finalização das etapas de otimização de conversão devem centrar-se na revisão de resultados. Através dessa ação de revisão e análise de resultados, você poderá compreender melhor quais estratégias deram resultados significativos e quais necessitam de modificação ou exclusão.

Revisão de dados para otimização de conversão. Meets.
Revisão de dados para otimização de conversão. Reprodução: www.freepik.com

Essa última etapa é importante para entender a continuidade e andamento do processo de conversão. Lembre-se, ele será contínuo e os insights devem ser analisados periodicamente, havendo uma possível necessidade de testes, por exemplo.

Como um CRM auxilia na otimização de conversão?

O software de CRM pode ajudar ativamente na sua otimização de conversão. A plataforma será essencial para centralizar informações e facilitar a compreensão de quais canais as leads mais utilizam e qual o tempo médio do ciclo de vendas, por exemplo. Além disso, o CRM auxilia na conversão de vendas e de leads, otimizando sua receita e identidade da marca.

O Meets CRM, por exemplo, já conseguiu auxiliar no aumento da otimização de conversão de diversos clientes. Muitos deles, estavam com as taxas de conversão abaixo de seu nicho de mercado e, com a ajuda do nosso software, organizaram suas leads e aumentaram a experiência do consumidor. Outrossim, essas empresas também integraram com nossa central de atendimento pelo WhatsApp – disponível em um número para vários atendentes – alavancando a celeridade no atendimento e transformando organizações em verdadeiras máquinas de vendas.

Pronto para melhorar sua otimização de conversão?

Conseguiu compreender as etapas da otimização de conversão e como o CRM pode ser seu aliado na aplicações de ações assertivas?

Então não perca tempo e inicie a aplicação das práticas descritas acima na sua organização. Não se esqueça de realizar as pesquisas necessárias e criar estratégias assertivas para o remarketing.

Conte também com o Meets para cooperar no crescimento comercial e de nicho da sua empresa. Você poderá ser nossa próxima case de sucesso e ganhar o reconhecimento necessário de marca! O nosso CRM será imprescindível na utilização de um funil de vendas, na centralização de informações e dados, no cálculo da taxa de conversão, ROI e outras métricas.

Sua empresa não consegue converter leads? Sua taxa de conversão está abaixo do nicho? Investe em publicidade e sente que está jogando seu dinheiro no lixo porque não vê retorno? Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, então está na hora de modificar sua perspectiva comercial e conhecer o Meets!

Inicie agora mesmo um teste gratuito na nossa plataforma ou, se preferir, entre em contato com nossos consultores pelo WhatsApp para solicitar uma demonstração. Não deixe de comentar abaixo e siga nossos perfis nas redes sociais.

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