Quais são as melhores alternativas para gerar leads B2C?

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Quais as melhores alternativas para gerar leads B2C. Meets.
Tempo de leitura: 5 minutos

Você conhece as alternativas para gerar leads B2C? Sabe quais as diferenças da geração de leads B2B? Conheça abaixo a importância de gerar leads e saiba por quê esse aspecto será a grande prioridade dos profissionais de marketing em 2022.

As empresas B2C estão focadas em Business to Consumer, ou seja, elas buscam vender para o consumidor final. Diferentemente da B2B, ou Business to Business na língua inglesa, que está mais direcionada para vender para outras empresas. Por esse motivo de direcionamento de mercado, os modelos de negócios tendem a possuir diferentes padrões nas estratégias de marketing, em vendas e nas transações.

Os negócios B2C incluem estabelecimentos presentes no nosso dia a dia, como restaurantes, mercados, farmácias, lanchonetes e até mesmo o e-commerce varejista. Nesses casos, há um amplo mercado disponível, um processo de venda mais simplificado e uma motivação emocional para compra. Enquanto isso, os negócios B2B – que não é o nosso foco no artigo, mas será citado a título de diferenciação – estão ligados a indústrias que vendem para distribuidores e que possuem um ciclo de vendas mais determinado, vendem em grande volume e possuem um ticket médio maior que os do B2C.

Como já foi falado, para gerar leads e aplicar estratégias de marketing mais assertivas haverá diferenças nos modelos de negócios. Conheça agora as melhores alternativas para a geração de leads B2C.

DICA DE LEITURA MEETS: Que tal aprender como fazer a geração de leads e automação no WhatsApp? Confira agora mesmo um artigo bem estruturado disponível no Blog do Meets!

Alternativas para gerar leads B2C

Após entendermos mais sobre a diferença das empresas B2C e B2B, conheça as melhores alternativas que geram leads B2C.

1. Mídias sociais

Atualmente, as mídias sociais são os locais em que sua lead B2C geralmente procura o que sua empresa oferece. Por isso, elas devem ser pontos estratégicos e essenciais para gerar leads.

O Facebook Marketing, por exemplo, pode ser uma das mídias escolhida para utilizar do inbound marketing e oferecer anúncios on-page e off-page. Os anúncios on-page relacionam-se a captação e geração de leads dentro do próprio Facebook, já os anúncios off-page buscam captar as pessoas para landing pages que convertem em leads.

Os anúncios pagos da própria plataforma podem ser utilizados para atrair as leads e convertê-las. Todavia, sua empresa precisa fazer um investimento constante para conseguir gerar as leads específicas que sua marca procura, atingindo assertivamente a persona. Se desejar trabalhar com anúncios pagos, indicamos o uso de um bom copy e de uma CTA atrativa.

  • Para a geração das leads no Instagram, a plataforma dispõe das mesmas estratégias de anúncios pagos usados pelo Facebook. Se para sua empresa essa for uma boa escolha, indicamos realizar campanhas nas duas plataformas de mídias para entender o comportamento do público e comparar dados.
Mídias sociais para gerar leads B2C. Meets.
Mídias sociais para gerar leads B2C. Reprodução: www.pexels.com

2. Inbound e outbound marketing

As estratégias de inbound e outbound marketing atraem os visitantes, convertem eles em leads e fecham um negócio. Completando o tópico de marketing de conteúdo — que será descrito abaixo — o inbound marketing vem para atrair as leads, objetivando o prospect a ter interesse em se informar mais sobre a empresa após encontrá-la.

Já o outbound marketing é conhecido como o marketing de saída. Nele, sua empresa utiliza-se de anúncios em rádio, comerciais para TVs, banners, panfletos e até mesmo outdoors. Para modelos de negócios B2C, o outbound marketing atua em uma abordagem mais direta, podendo ser até invasivo para algumas leads não qualificadas. Por ser um processo mais rápido, o processo é automatizado e  alcança grande escala.

3. Marketing de conteúdo

Para utilizar estratégias de tráfego orgânico, o marketing de conteúdo pode ser seu aliado. Os blogs, vídeos e geração de conteúdo para as mídias podem gerar novas leads, convertê-las e até mesmo já nutrir as existentes. O marketing de conteúdo irá engajar seu público-alvo entregando conteúdo relevante para resolver algum problema e ajudar na resolução da necessidade daquela pessoa.

Sua equipe de marketing deve estar integrada com a de vendas para conseguir produzir conteúdo qualificado e planejar as estratégias assertivas que atraiam a persona para conversão.

DICA DE LEITURA MEETS: Conheça a importância de integrar suas equipes de marketing e vendas, além das 6 dicas essenciais para fazê-lo. Clique aqui e acesse um texto detalhado disponível no Blog do Meets!

4. Landing pages

As landing pages são as conhecidas páginas de destino que ajudam sua empresa B2C a gerar leads e convertê-las. Com o preenchimento de formulários, sua marca tem acesso a informações iniciais da lead, como nome, número de telefone e e-mail que são suficientes para iniciar um relacionamento mais próximo, aumentar a confiança, compreender um pouco mais das pessoas que acessam seu conteúdo, além do perfil do seu cliente ideal (ICP).

As landing pages trará otimização de processos, melhora a qualificação das leads para o time de vendas e estabelece empatia.

5. E-mail marketing

Inicie campanhas de e-mail marketing para sua lista de contatos, a fim de estabelecer uma comunicação personalizada e alcançar grande parte da população que ainda faz uso deste canal de envio de mensagens. Com a criação de estratégias e campanhas, você poderá segmentar suas leads e nutri-las, enviando conteúdo de valor para cada prospect em determinada etapa do funil. Dessa maneira, as leads também podem gerar novas leads compartilhando conteúdos e aumentando a visibilidade da sua marca.

Esse ponto também será bastante significativo para o pós-venda, já que sua empresa continua nutrindo o consumidor e atualizando-o de novidades e tópicos interessantes.

6. Reciprocidade do Copywriting

No livro “As Armas da Persuasão”, do autor Roberto B. Cialdini, é citado o exemplo de persuasão por reciprocidade. Para gerar leads B2C, utilize-se ativamente do gatilho da reciprocidade, ou seja, gere valor e entregue algo significativo para a persona. Use, por exemplo, alguns formulários para captar dados da lead e a ofereça ebooks gratuitos, webinários online ou planilhas.

Dessa maneira, sua lead terá um produto de entrada interessante para ela e, consequentemente, você possuirá a prescrição de seus dados, podendo ofertar mais benefícios ou realizar um upsell.

7. Oportunidades perdidas

Para essa última alternativa de geração de leads B2C, indicamos a revisão das oportunidades perdidas. Invista em estratégias que revisitem essas leads e oferte postagens do blog, por exemplo, para atendê-las e mostrar que ainda possui interesse em fechar negócio.

Não deixe-a perdida e parada no funil, personalize sua comunicação e tenha uma abordagem mais amigável e calorosa. Lembre-se sempre que essa lead perdida já compreende mais sobre o seu produto/serviço do que as recém-chegadas. Por essa razão, elas são mais fáceis de converter.

Como um CRM auxilia na geração das leads B2C?

O software de CRM, como o Meets, ajuda sua empresa na geração e gestão das leads B2C. Para isso, a plataforma conta com a automação de marketing, a criação de formulários personalizados e uma conexão com o Facebook Leads Ads.

Ademais, para os processos de identificação com o prospect será fundamental traçar uma estratégia de nutrição. O CRM será essencial para identificar os pontos de contato com os prospects e armazenar seus dados em local seguro. A partir daí, o time de vendas e marketing entra em ação para compreender mais sobre aquela persona e criar estratégias mais assertivas que favorecem a conversão e geram propostas comerciais mais consistentes alinhadas aos interesses das leads.

CRM para gerar leads B2C. Meets.
CRM para gerar leads B2C. Reprodução: www.freepik.com

Pronto para gerar leads B2C?

Está preparado para iniciar a geração de leads B2C na sua empresa? Então revise nossas dicas, separe as ferramentas necessárias e converse com sua equipe. Não esqueça de traçar estratégias assertivas, conhecer melhor sua persona e preparar um marketing mais direcionado. Outrossim, construa landing pages persuasivas e trabalhe nas suas mídias sociais.

Por fim, não se esqueça de contar com um CRM para ajudar sua equipe no dia a dia. O Meets, por exemplo, já gerou mais de 1.394.400 leads em 2021. Não deixe sua marca ficar para trás das melhorias e facilidades tecnológicas, conheça mais do nosso CRM e tenha disponível um funil de vendas personalizado, a facilidade no cálculo do ROI (Retorno Sobre o Investimento) e ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade), além de uma central de atendimento integrada com o WhatsApp que permite centralizar mensagens e informações das leads recebidas pelo aplicativo, contando apenas com um número para vários atendentes.

Sua marca não consegue gerar e nutrir leads B2C? Suas vendas estão baixas e sua imagem não anda muito forte em seu nicho? Sua identidade está baixa?

Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, então está na hora de conhecer o Meets CRM. Não perca tempo e vendas, faça agora mesmo um teste gratuito da nossa plataforma ou, se preferir, entre em contato com nossos consultores e solicite uma demonstração. Também não deixe de comentar abaixo e seguir os nossos perfis nas redes sociais.

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Carol Rodrigues

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