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Qual é a real finalidade do marketing digital?

Você conhece o marketing digital? Neste texto, abordaremos suas vantagens, estratégias, real finalidade e como um CRM auxilia no mkt digital da sua empresa.

Inicialmente, é válido salientar que, de acordo com uma pesquisa, 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento, demonstrando que a cada ano ele se dissemina e ganha consistência. Sabemos, é claro, que esse dado só nos confirma outra estatística importante para apontar que mais de 53% da população mundial está nas mídias sociais. Com isso, entendemos que o marketing digital, nada mais é que o conjunto de estratégias de marketing aplicadas no ambiente online (mídias sociais, blogs, sites, e-mail).

O desenvolvimento do modelo para o marketing digital deve ser estruturado em 5 pilares: Posicionamento, Conteúdo, Mídia, Relacionamento e Monitoramento. Esses pilares são pautados no posicionamento que sua empresa terá na Internet, no conteúdo escolhido para engajar e aumentar o relacionamento com o público, nas mídias escolhidas e como esses canais auxiliarão no seu relacionamento, além do monitoramento em tempo real dos indicadores de desempenho, como os de tráfego, engajamento e ROAS (Retorno do Investimento em Publicidade).

8 Ps do marketing digital

Para o brasileiro Conrado Adolpho, o mkt digital pode ser dividido em 8 Ps, conhecidos em seu livro “Os 8 Ps do Marketing Digital: O Guia Estratégico de Marketing Digital”. O empresário e mentor explica na obra, as estratégias precisas para Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.

Conrado Adolpho aumenta o entendimento do empreendedor para a realização de uma pesquisa bem detalhada sobre seu público-alvo e comportamento dos consumidores; um planejamento baseado em dados, estratégias, metas, mensuração de resultados e ROI; na produção de estratégias de comunicação e conteúdo; na publicação do conteúdo planejado que irá atrair sua persona; na promoção da marca em meios digitais; na propagação virtual de campanhas, com o objetivo de se tornarem virais na Internet; na personalização da comunicação com o público-alvo; na precisão para avaliação de resultados e entendimento de métricas do KPI, ROI, ticket médio e taxa de conversão.

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8 Ps do marketing digital. Meets.
8 Ps do Marketing Digital.

Vantagens

O marketing digital traz diversos benefícios a sua empresa, dentre eles:

  • Presença online e autoridade de marca, entregando a identidade da sua marca, informações e interagindo com seu público. A sua autoridade também será importante para esclarecer conceitos, resolver dúvidas e entregar conteúdo através de blogs, sites e mídias;
  • Geração de engajamento, criando relacionamento duradouro com o cliente no oferecimento de conteúdo relevante;
  • Conquistar e fidelizar o cliente, mantendo o contato através das redes e obtendo recomendações digitais. Você também pode continuar nutrindo esse relacionamento com o uso do blog, por exemplo, para entregar conteúdo relevante e despertar para uma possível nova compra;
  • Obtenção de resultados de longa duração e mensuração, oferecendo meios orgânicos e pagos para atração do público-alvo, como o SEO e o marketing de conteúdo. A mensuração poderá ser feita através do rastreio de passos do cliente, algo que não é possível no marketing offline.
  • Ótimo custo-benefício, com investimentos acessíveis e resultados expressivos no seu negócio.

Estratégias

As estratégias de marketing digital estão focadas no estudo do público-alvo e nos resultados das campanhas voltadas para os meios digitais. O inbound marketing, marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, mídia paga e email marketing são as principais estratégias aplicadas no marketing digital.

O inbound marketing está focado no marketing de atração. Com ele, sua empresa atrai clientes para dentro do funil e trabalha para convertê-los em leads. Seus benefícios estão ligados a construção de identidade da sua marca, auxílio para a equipe de vendas na captação de clientes e acompanhamento das vendas, além de impulsionar a visibilidade da marca no ambiente digital. Já o marketing de conteúdo, estuda a criação e compartilhamento de conteúdo relevante para o seu público-alvo, construindo um relacionamento de confiança e passando valor.

O SEO (Search Engine Optimization) é a estratégia para otimizar os mecanismos de busca, posicionando bem o seu site no Google. Com ele, sua página terá um bom ranqueamento e será uma porta de entrada essencial para os clientes que buscam seu produto/serviço. As redes sociais também são excelentes canais de relacionamento, de geração de conteúdo e atração de novos clientes.

As mídias pagas, como Facebook Ads e Google Ads, são essenciais para a mensuração de resultados com estratégias de anúncios em sites.

O email marketing também é utilizado no envio de campanhas via email para criar e manter o relacionamento com o cliente. Ele ajuda a gerar mais vendas, melhora a retenção e possui um alto retorno financeiro, com investimento mais baixo que as outras estratégias e taxa de conversão mais alta.

DICA DE LEITURA MEETS: Saiba como as estratégias de marketing digital otimizam o seu atendimento em um artigo no Blog do Meets!

Real finalidade do marketing digital

Agora que você já conheceu um pouco mais do mkt digital, suas vantagens e estratégias, descubra também a sua real finalidade.

Desde que foi criado, o marketing digital tem como principal finalidade analisar a performance de campanhas em mídias digitais, estudar o resultado e métricas, além de encontrar pessoas no meio que se interessem no seu produto/serviço e o propaguem.

Real finalidade do marketing digital. Meets.
Real finalidade do marketing digital. Reprodução: www.freepik.com

Com esse objetivo, ele passa a compreender a jornada de compra do cliente. Nessa jornada, ele chama inicialmente a atenção do consumidor, podendo ser ativada por um artigo no Blog da sua marca, por exemplo. Após isso, desperta o interesse, gerando visitas ao seu site e aumentando o engajamento de suas publicações, nesse momento é interessante oferecer, por exemplo, um cupom de primeira compra. Conhecendo mais o produto/serviço e a marca, o consumidor passa a desejar ainda mais obtê-lo. Por fim, ele toma uma decisão e parte para a ação da compra e é nessa etapa final da jornada que ele irá gerar vendas online ou visitar sua loja física, aumentando sua rede de contatos. 

É claro que não podemos esquecer do pós-venda para entender mais da experiência do cliente com o produto/serviço, como foi o atendimento, se ele possui sugestões. Não esqueça de continuar comunicando-se por email marketing, por exemplo, para continuar apresentando produtos/serviços oferecidos e fidelizá-lo.

Como vimos, o marketing digital é essencial para sua empresa, desde o entendimento da persona e do mercado de atuação, conversão das leads, passando pela jornada do cliente até o momento do pós-venda.

Como o CRM otimiza as estratégias do marketing digital

O CRM pode ser um grande aliado na hora de otimizar suas estratégias de mkt digital e colocar sua finalidade em prática. Com um CRM acessível e de qualidade, como o Meets, sua empresa conseguirá criar estratégias ainda melhores, se alinhando a equipe de vendas, marketing e comunicação, além de empregar a automação de marketing, facilitando todo o processo e automatizando tarefas.

O CRM também ajuda a entender sua persona, gerar leads qualificadas e atender os consumidores em toda sua jornada de compra. Além disso, as métricas de ROI (Retorno Sobre Investimento) e ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade) também podem ser analisadas e medidas no próprio CRM, facilitando o entendimento dos investimentos da sua empresa.

Os relatórios personalizados gerados pelo CRM e o histórico e informações das leads também são extremamente úteis para sua empresa.

Compreendeu mais sobre marketing digital e sua finalidade?

Conseguiu entender mais do marketing digital, seus 8Ps, suas vantagens, estratégias e finalidade?

Então não perca tempo e estude sua persona, defina suas estratégias, mensure os resultados e busque investir mais em suas mídias. Converse com seus colaboradores para trabalhar mais conteúdo em suas redes, propagá-los e atrair mais leads específicas para sua empresa.

Não esqueça de estudar mais sobre seu marketing de conteúdo, SEO, email marketing, mídias pagas e redes sociais. Acompanhe sempre o que mais viraliza na Internet, use sua criatividade e melhore sua comunicação com o cliente.

Outrossim, não deixe, é claro, de contar com um CRM para ajudá-lo no marketing digital e estratégias da sua empresa. Com um CRM qualificado, como o Meets, sua empresa conseguirá obter mais assertividade e sucesso nas abordagens dos consumidores, automatizar processos de marketing e vendas, acompanhar o ciclo de vendas e integrar-se com diversos servidores. Só no Meets, sua empresa também consegue integrar um WhatsApp com um número e vários atendentes, aumentando sua comunicabilidade com as leads e alavancando vendas.

Sua empresa está perdendo vendas? Perde tempo em processos que poderiam ser automatizados? Sua estratégia de marketing digital não está indo bem? Então está na hora de conhecer o Meets! Faça agora mesmo um teste gratuito ou converse com nossos colaboradores.

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