Integração vertical: Processo de vendas integrado com distribuição e marketing

Integração vertical: Processo de vendas integrado com distribuição e marketing. Meets

Você conhece o termo Integração vertical? Sabe a importância dele no seu processo de vendas, principalmente quando integrado com áreas de distribuição e marketing? Que tal descobrir um pouco mais e utilizá-lo em conjunto com o seu CRM?

A integração vertical pode ser definida, inicialmente, quando uma empresa ou organização obtém o controle de um ou mais estágios do processo de produção de uma mesma cadeia de valor, ou seja, quando essa instituição obtém total domínio sobre os processos de produção, distribuição e logística. Os negócios que focam na integração vertical, costumam trabalhar integrados ao processo de distribuição e vendas do produto, aplicado, geralmente, em segmentos de indústrias e até mesmo em streamings, como a Netflix.

Ademais, é válido salientar que empresas utilizam da integração vertical para crescimento sustentável, expansão do modelo de negócio e custo de fabricação reduzido. Um estudo revela que alinhada a integração vertical, a indústria 4.0 pode render um aumento de até 52% em média na produtividade da organização.

Já na integração horizontal – que não é o foco do texto, mas será descrita para título de diferenciação – o foco passa a ser tratado dentro de estratégias envolvendo fusões e aquisições empresariais. Essas empresas, por sua vez, pertencem ao mesmo setor de atuação e nível de produção, ampliando o mix de produtos e o crescimento.

Integrações e fusões empresariais. Meets.
Integrações e fusões empresariais. Reprodução: www.freepik.com

Exemplos da integração vertical

As empresas de integração vertical estão mais presentes no nosso dia a dia do que possamos imaginar.

A primeira e mais conhecida prática de integração vertical ocorreu na década de 20, quando o complexo Ford River Rouge, complexo de fábrica de automóveis da Ford Motor Company, iniciou a fabricação de grande parte de seu aço, em vez de comprá-lo de seus fornecedores.

Atualmente, temos o caso da Netflix – distribuidora de streaming que teve, em 2019, cerca de 167 milhões de clientes espalhados pelo mundo – e que hoje funciona por integração vertical. A partir da adoção de conteúdo autorais, a empresa de streaming adotou a estratégia para garantir a integração de processos, maximização de resultados, diminuição de custos e expansão da sua cadeia de valor, benefícios da integração vertical que serão descritos abaixo.

Outrossim, indústrias da área da saúde, diversos hospitais e clínicas aumentaram seu portfólio de produtos através da venda dos seus próprios planos de saúde. Com isso, eles atendem às necessidades do cliente/paciente, garantem maior receita e aumentam a visibilidade da marca. 

A título de curiosidade e diferenciação, citaremos também o principal exemplo de integração horizontal. A Walt Disney, buscando ampliar o seu valor de mercado, comprou, em 2006, a Pixar Animations Studios, reforçando ainda mais seu segmento, principalmente na área de animação. Essa prática é caracterizada como integração horizontal, pois foi baseada na estratégia de adquirir uma empresa da mesma cadeia produtiva da Disney, conseguindo expandir suas operações, ampliar sua capacidade de produção e obter poder de dominação no mercado.

Benefícios da integração vertical

Dentre os benefícios da integração vertical, podemos descrever:

  1. Redução de custos elevados e, consequentemente, maior corte de gastos;
  2. Aumento da produtividade;
  3. Maior eficiência das operações;
  4. Flexibilidade para atender novas demandas;
  5. Controle de prazos e entregas;
  6. Melhoria na qualidade de produtos e serviços;
  7. Melhoria na relação com os fornecedores;
  8. Maior poder de negociação.

DICA DE LEITURA MEETS: Saiba mais sobre “O novo clima organizacional nas empresas”, disponível em um texto aqui no Blog do Meets!

Tipos de integração vertical

Além da diferença entre integração vertical e horizontal (já explicada acima), os subtópicos da integração vertical também são necessários para compreender qual deve ser aplicada na sua empresa.

Integração vertical a montante

A integração vertical a montante pode caracterizar-se quando o controle se inicia na cadeia de valor posterior ou nascente. Podemos observar essa integração, no momento em que uma empresa adquire outras companhias responsáveis pela matéria-prima ou componente do produto final. 

Para exemplificarmos, pensaremos em uma loja de roupas que comprou uma parte da indústria de roupas, na busca de prioridade exclusiva para as peças da sua loja.

Integração vertical a jusante

A integração vertical a jusante pode caracterizar-se quando o controle inicia-se na frente da cadeia de produção, ou seja, a partir da aquisição realizada por empresas maiores, responsáveis pela distribuição ou venda dos produtos.

Para exemplificarmos, pensaremos em um fabricante de roupas que compra uma rede de lojas de roupas. Dessa forma, poderá transformar os produtos que serão distribuídos por essa loja.

Como implantar a estratégia da integração vertical

Agora que entendeu um pouco mais, que tal implantar a integração vertical na sua empresa, independente do setor em que ela atua.

Para conseguir implantá-la, o investimento em tecnologia inteligente é indispensável para iniciar sua aplicação. Ademais, é necessário um planejamento estratégico detalhado, a avaliação da atual realidade do seu mercado, a análise do investimento necessário, um diagnóstico da cadeia de valor e o estudo de seus principais concorrentes.

Estudando e analisando esses pontos necessários, sua empresa estará pronta para adequar-se à estratégia de integração vertical, visando, é claro, o aumento de controle sobre as vendas. Outrossim, haverá a ampliação da competitividade, já que a possibilidade de oferecer ao cliente soluções diversas, reduzirá as chances de perda de venda para a concorrência, aumentando também a fidelização

Como posso associar o processo de vendas integrado com distribuição e marketing

Como já citado, a integração vertical será benéfica para sua empresa. Contudo, essa mesma estratégia pode ser muito útil para ser processo de vendas integrado, principalmente, a distribuição e marketing.

O seu processo de vendas deve ser criado e após isso, conectado ao marketing e distribuição.

No processo de marketing da sua empresa, a integração vertical auxiliará na tomada de decisões necessárias sobre produção ou compra, que podem ser integradas verticalmente ou terceirizadas, tornando-se escolhas estratégicas fundamentais. Isso deve ocorrer pois, a decisão da empresa de utilizar alguns canais de marketing, obterá uma influência duradoura na sua capacidade de distribuir e produzir. Com isso, o produtor será identificado com seus canais de marketing, criando influência sobre sua base de clientes finais e formando a imagem que eles possuem como produtores.   

Ademais, o produtor também ganha parte do entendimento do mercado através de seus canais de marketing e estratégias criadas.

Já no processo de distribuição, vimos que ele é facilitado com a integração vertical, obtendo o controle sobre a qualidade do tipo de serviço prestado ao consumidor.

Estratégias de marketing na integração vertical. Meets.
Estratégias de marketing na integração vertical. Reprodução: www.freepik.com

Como o CRM pode me auxiliar na integração vertical

Que tal integrar o Meets CRM a sua empresa para auxiliar na integração vertical? Falar em integração, é quase descrever CRM. E o Meets, o CRM mais acessível e facilitado do mercado, possui diversas integrações para ajudar sua empresa, seja na área financeira, na área de marketing, em vendas e até mesmo no atendimento, com a utilização do MeetsZap. Nosso CRM possui, até o momento, 35 integrações disponíveis.

Outrossim, com a utilização do Meets CRM, a tomada do controle, aspecto essencial na integração vertical, estará disponível na integração do CRM com sua empresa. 

O processo de marketing e distribuição também serão facilitados com o CRM. A automação de marketing e a criação de estratégias específicas para sua persona (conhecimento adquirido com o software), serão mais fáceis de criar e acompanhar com o uso da plataforma. A distribuição e o controle da mesma, estará disponível no CRM para acompanhamento e informações de todos os colaboradores cadastrados. 

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning), disponível no Meets com integrações na Conta Azul e Bling, auxiliará no planejamento de recursos da sua empresa, conseguindo reduzir custos, ganhar em produtividade, diminuir o prazo de entrega, garantir a segurança de dados, eficácia na gestão de impostos e controle de estoque.

Entendeu mais um pouco sobre integração vertical e seus benefícios em diversas áreas?

Conseguiu compreender um pouco mais sobre integração vertical e os benefícios para sua empresa?

Comece entendendo seu público-alvo, foque nas estratégias necessárias para fortalecer sua cadeia de valor, busque aumentar a presença em seu segmento e qual das integração vertical pode ser utilizada. Outrossim, procure melhorar sua eficiência, aumentar a gama de produtos/serviços e estudar a concorrência.

Ademais, conte com o Meets CRM para alavancar suas vendas, aplicar automações e disponibilizar diversas integrações. Com a nossa plataforma, seu empreendimento conseguirá ter mais controle sobre diversos departamentos – como a entrega – , reduzir custos, aumentar sua produtividade, aplicar um funil de vendas, armazenar históricos e informações da sua persona, além de entender a dor/necessidade da sua lead com gatilhos inteligentes. O cálculo do seu ROI (Retorno Sobre Investimento) e ROAS (Retorno Gerado pelos Gastos em Campanhas Publicitárias) também é feito no Meets CRM.

Sua empresa está perdendo vendas? Está investindo em anúncios e não obtém o retorno necessário? Não conhece sua persona e não sabe sobre gatilhos inteligentes? Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, está na hora de conhecer o Meets! Não perca mais tempo e vendas, faça um teste gratuito agora mesmo ou fale com nossos consultores.

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Carol Rodrigues

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