Como aumentar a produtividade da equipe de vendas?

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas? Meets

Como anda sua equipe de vendas? Ela consegue ser produtiva? A tecnologia é uma aliada para sua equipe? Que tal conhecer dicas essenciais para auxiliá-la? Se ficou curioso e quer descobrir mais, continue acompanhando esse post que o Meets preparou para você!

Inicialmente, é válido salientar que estatísticas revelam que cerca de 65% dos vendedores ficam, em uma boa parte do tempo, conectados a tarefas que não estão ligadas ao processo de vendas. Mas o que esse dado revela para minha empresa? Através dele, conseguimos entender que sua equipe de vendas realiza outros processos que poderiam aumentar seu faturamento, porém, eles estão conectados a outras atividades que poderiam ser automatizadas, organizadas e flexibilizadas.

Por conta disso, a partir do provérbio citado por Benjamim Franklin em 1748, em que é relatado que tempo é dinheiro (Time is Money), o que podemos dizer do tempo de uma equipe de vendas? Como sabemos que ele é crucial para o sucesso de uma empresa, aumentar a produtividade da equipe de vendas deve ser prioridade.

Uma prioridade, não apenas porque quanto melhor for o desempenho de um vendedor, mais ele vende. Mas também, porque aprender a priorizar é importante, principalmente para os vendedores, os motores de crescimento de uma empresa.

Quando uma equipe de vendas não está batendo suas metas, ou até mesmo, está gastando um tempo desproporcional em atividades não relacionadas às vendas, algo está errado. Muitos gestores acreditam que o que há de errado é preguiça, falta de persistência, profissionalismo e etc. Porém, a atitude da equipe pode não ser o problema. Em vez das pessoas, o trabalho pode ser o grande culpado, ou melhor, o fluxo de trabalho.

O Meets recomenda a leitura do texto “Como motivar a sua equipe de vendas?”, disponível aqui no Blog do Meets!

Por essa razão, quando se trata de permitir que a sua equipe de vendas seja mais produtiva e tenha um melhor desempenho, aqui estão algumas ideias que você precisa considerar.

1. Automatize tarefas repetitivas

Acredita-se que um vendedor acabe gastando apenas 1/3 do seu dia vendendo, metade do seu tempo em tarefas administrativas e/ou outras tarefas que não relacionadas às vendas. Realizando um cálculo rápido, em um dia, um vendedor passa menos de 3 horas realmente vendendo. Embora seja praticamente impossível que um vendedor esteja vendendo 100% do seu tempo, vender apenas em 1/3 do tempo é uma estatística assustadora.

Há espaço para melhorar esse número, e a maneira mais fácil de conseguir isso é automatizar as suas tarefas administrativas básicas.

Por exemplo, é possível automatizar a geração de relatórios, a realização de chamadas telefônicas, a assinatura de contratos, o atendimento de chamadas, as respostas de e-mails e outras tarefas que tomam o seu tempo.

A internet, a tecnologia e os novos serviços podem ajudar – e muito – a aumentar a produtividade de cada vendedor, elevando o seu nível de performance.

Ademais, a aplicação de um CRM, como o Meets, também auxilia e facilita a automatização dessas tarefas presentes no dia a dia da sua equipe de vendas. Nosso CRM consegue automatizar ações voltadas para o Marketing, ações voltadas para o WhatsApp, criar relatórios, aplicar e-mails em massa e utilizar-se de gatilhos inteligentes. Se deseja descobrir mais sobre as automatizações que realizamos, clique aqui e converse com nossos colaboradores.  

Automatização na equipe de vendas.  Meets.
Automatização na equipe de vendas. Reprodução: www.freepik.com/lookstudio

2. Divida suas atividades

Ir e voltar para várias tarefas, exige que nossa mente faça muitas mudanças. É algo cansativo e totalmente improdutivo. No final, nossa cabeça está com a certeza de que gastou muito tempo para realizar poucas coisas.

Por isso, incentive seus vendedores a dividir as tarefas: realizar todas as chamadas telefônicas ao mesmo tempo, sem parar no meio delas, para verificar e-mails ou realizar quaisquer outras chamadas. Ao dividir as tarefas e agrupá-las, além de ter foco total nas atividades a serem realizadas, você ainda divide suas tarefas para garantir que elas sejam executadas da melhor maneira possível.

Podemos fazer um rápido comparativo de agrupar e dividir tarefas com lavar louça. Quando estamos lavando louça, lavamos sempre os mesmos objetos juntos: todos os pratos, todos os talheres, todos os copos, e assim por diante. Mas por que fazemos isso? Simples: porque assim lavamos mais rápido toda a louça.

A partir dessa linha de pensamento, incentive que cada vendedor agrupe suas tarefas em blocos, desta forma, ocorrerá um aumento da produtividade de sua equipe de vendas.

3. Reserve um horário para as reuniões ou fuja delas

As reuniões são uma completa perda de tempo se não são executadas de forma eficiente e dentro de um cronograma. Por isso, reserve um horário regularmente para as reuniões e tenha um propósito claro para cada uma.

Se você não tem um propósito para uma reunião, cancele. Não faz sentido nenhum juntar pessoas ao redor de uma mesa, se não há um objetivo para isso.

Além disso, é melhor manter as reuniões curtas. Essas reuniões encorajam as pessoas a falar rapidamente e não se deixarem distrair. Meia hora deve ser tempo bastante para discutir um tema, decidir e definir os próximos passos, além de esclarecer todas as dúvidas.

4. Combine as estratégias de Marketing e Vendas

A mão direita sabe o que a esquerda está fazendo? Uma parceria íntima entre Marketing e Vendas é importante para a produtividade e para o controle das vendas. No entanto, poucas empresas operam dessa maneira.

As suas equipes de Marketing e Vendas determinam os pontos de dor/necessidade de seus clientes e definem o que é uma lead de alta qualidade em conjunto?

Trabalhar em conjunto no plano geral ajuda os vendedores a se sentirem importantes na geração de leads e os profissionais de marketing importantes na geração de vendas. Isso vai criar um senso de responsabilidade para que ambas as equipes entendam que trabalhar juntos é o melhor que tem a fazer. Embora possa parecer que o Marketing diminui a produtividade de vendas, o que ocorre é justamente o contrário.

5. Forneça ferramentas para flexibilizar o trabalho da sua equipe de vendas

Sua equipe de vendas precisa estar na rua. Afinal, é lá que os verdadeiros contatos e oportunidades de vendas acontecem. Ficar no escritório o dia todo não tem mais sentido. Apesar da popularidade das mídias sociais, as pessoas continuam dando valor às interações reais.

Permita que sua equipe de vendas esteja vendendo em qualquer lugar, mas certifique-se de ter as ferramentas certas para que isso aconteça.

Dependendo do seu segmento, isso significa disponibilizar um tablet, um CRM, um catálogo virtual, ou outras ferramentas úteis para tornar o seu processo de vendas ainda mais eficiente. No que diz respeito aos locais de reunião, às vezes não é conveniente levar o seu potencial cliente ao escritório.

As cafeterias podem ser um ótimo local para um encontro casual e menos formal, mas se você precisar de um local de encontro silencioso e garantido, um escritório virtual pode ser excelente. Lá, além de uma excelente infraestrutura, você encontra toda a tecnologia necessária para uma apresentação profissional para seus clientes.

Os escritórios virtuais, podem ainda, ser uma ótima opção para representantes comerciais receberem potenciais clientes que precisem de um ambiente profissional.

Equipe de vendas. Meets
Equipe de vendas. Reprodução: www.freepik.com/snowing

6. Reconheça um trabalho bem feito

A motivação é uma das chaves da eficiência.

As pessoas que estão motivadas a fazer um bom trabalho, ou simplesmente ganhar reconhecimento, são mais propensas a fazerem o trabalho certo. Por isso, nunca subestime o poder do reconhecimento.

Respeite a sua equipe de vendas, reconheça-os, trabalhe com cada um individualmente, nutra seus talentos, dê espaço para crescerem e se desenvolverem, e você certamente será recompensado com sua produtividade.

Finalmente, não se esqueça de desenvolver uma maneira de medir a produtividade e o sucesso. Sem uma referência, é impossível saber se você realmente fez algum progresso. Para uma equipe de vendas, o número de clientes envolvidos e o número de vendas finalizadas são boas métricas a serem consideradas.

DICA DE LEITURA MEETS: Confira agora as 12 dicas para gestão de equipes de vendas em uma publicação do Meets!

Entendeu mais sobre como aumentar a produtividade da equipe de vendas?

Conseguiu compreender mais um pouco a partir das dicas? Está pronto para aumentar a produtividade da sua equipe de vendas?

Atente-se! Você nunca vai aumentar a produtividade simplesmente dizendo para seus vendedores serem mais produtivos. Ao usar nossas dicas, você deve ajudar os vendedores a orientar o seu tempo e foco no que eles fazem de melhor: vender mais.

Com isso, você irá mudando, aos poucos, o comportamento dos vendedores, e utilizando-os de exemplo para fazer com que se inspirem uns aos outros. Quando os resultados começarem a aparecer, todos estarão engajados em torno de uma rotina mais produtiva. Certamente, aplicar nossas dicas à sua equipe de vendas, vai permitir que, no curto prazo, você consiga aumentar a produtividade da equipe de vendas.

Outrossim, conte com o Meets para auxiliar sua equipe. Na melhoria da produtividade e automação, nosso CRM poderá ser aplicado para facilitar e adaptar suas vendas. Além disso, conseguimos aplicar o funil de vendas e utilizar estratégias omnichannel, melhorando sua comunicação interna e externa.

Não perca mais vendas, converse agora com nossos especialistas ou faça já um teste grátis na nossa plataforma!

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