Como usar um formulário para captação de leads?

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Tempo de leitura: 7 minutos

Como usar um formulário para captação de leads?

O formulário de captação de leads solicita algumas informações para que, em troca delas, o visitante do seu site ou outra rede acesse algum benefício ofertado por sua marca. Os contatos captados se juntam a outros na sua base de leads. 

formulário para captação de leads meets

O cliente é, sem dúvidas, a figura central do mercado atual, sendo, portanto, a peça-chave a partir da qual você deve planejar e executar estratégias com foco no progresso do seu negócio. 

Conquistar cada vez mais clientes, certamente, é um dos seus maiores objetivos. Todavia, antes de estabelecer uma relação estreita com clientes, existe uma etapa anterior, que é justamente conquistar os mesmos

Conquistar eles lá no começo, quando ainda são leads.

Como chegar até eles? Ou melhor, como convertê-los? 

Hoje, uma das maiores dores de cabeça do gestor é a geração e gestão de leads

Muitas empresas não sabem como colocar em práticas estratégias efetivas que garantam o sucesso na captação de leads, o que, consequentemente, interfere negativamente no faturamento. 

Em face disso, emerge a necessidade de um marketing digital cada vez mais eficiente, que consiga ser assertivo no processo de prospecção

Dentre tantas estratégias para captação de leads, o uso de formulários é uma das mais presentes. 

Se a sua marca está no meio virtual, a sua Landing Page deve estar otimizada ao ponto de funcionar como uma verdadeira “rede de pesca” na captação de clientes. 

Mas, dentro da Landing Page, um dos elementos essenciais para gerar leads qualificados é o formulário de cadastro

O formulário é bastante utilizado para a finalidade de captar leads. Porém, não basta apenas criar uma página de captação “bonitinha”, visto que precisa-se deixá-la otimizada. 

E este é justamente o problema.

Você não pode complicar o preenchimento dos formulários, mas, justamente, o inverso. É preciso descomplicar! 

Você usa formulários de captação de leads nas suas páginas? Vem percebendo que a conversão está em níveis baixos? Acredita que o formulário aplicado não vem obtendo o sucesso esperado? 

Possivelmente o formulário de cadastro de leads não esteja otimizado.

Neste artigo, iremos auxiliar você a pensar em formulários utilizados para capturar leads para o seu negócio. Ficou interessado? Continue a leitura! 

Primeiramente, o que é um formulário para captação de leads?

Um formulário para captação de leads é uma das estratégias mais usadas para coletar contatos para uma base de leads. Esta ferramenta é uma das mais utilizadas e importantes em uma landing page, na medida é quem propõe-se a converter visitantes em leads.

Geralmente, os formulários para captação de leads oferecem um benefício em para o usuário em troca dos seus dados, como um e-book, por exemplo. A ideia é que ambas as partes sejam beneficiadas, tanto o visitante, que acessa um material, quanto a sua marca, que recebe dados de alguém que pode vir a se tornar um potencial cliente e, futuramente, um cliente.

Para que serve esse tipo de formulário?

A resposta é simples: transformar a visita à página da sua empresa em conversão.

Você busca despertar o interesse dos usuários na sua marca e nos serviços/produtos ofertados e, para que a visita dele não se limite apenas a um “oi” e “tchau”, disponibiliza algum benefício para ele. 

Porém, em troca desse benefício, o visitante deverá deixar dados, os quais devem ser solicitados de maneira estratégica, visto que tais informações são utilizadas, a posterior, pela sua equipe de vendas e marketing no processo de conversão. 

Para que usar um formulário de captação de leads? 

formulário para captação de leads meets

O formulário de captação de leads coletam dados sobre leads, auxiliando diretamente no fortalecimento do seu funil de vendas e munindo a sua equipe no que diz respeito ao planejamento e a execução de estratégias para conversão e retenção

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Se você não costuma utilizar o formulário como estratégia de marketing saiba que está perdendo muitas oportunidades de negócio, tendo em vista que o recurso traz uma série de vantagens, como: 

Informações do formulário para captação de leads

Na hora de baixar algum conteúdo na internet você já deu de cara com um formulário solicitando dados como CPF?

Pois bem, este é um exemplo de formulário para captação de leads… Porém, um formulário em um formato não recomendado para que você NÃO venha utilizar na sua empresa.

Jamais solicite dados sensíveis aos visitantes, isto irá os afastar. Gera desconfiança. Estranheza

Foque apenas nos dados necessários, como nome, sobrenome, e-mail ou outro meio para contato, além de informações que ficam ao seu critério para identificar dores/necessidades. Contudo, nada em excesso. 

Todavia, não fique apenas em dados superficiais. Se o questionamento inicial do artigo é “Como usar um formulário para captação de leads?”, entenda que você deve utilizá-lo para converter cada vez mais. A intenção é conquistar cada vez mais leads e que estes sejam qualificados. As informações que você busca coletar devem, realmente, auxiliar você e a sua equipe a ser assertivo na gestão de leads. Portanto, o formulário deve ser tomado como parte das suas estratégias, de forma que as questões solicitadas nele estejam relacionadas aos objetivos e metas do seu negócio.

O que é necessário para um bom formulário para captação de leads? 

Lembre-se, estamos falando de um formulário para captação de leads, que são pessoas que você ainda irá aprofundar o contato. Não estamos tratando de uma entrevista ou de um inquérito policial, certo?  Portanto, simplifique e descomplique a vida dos visitantes

Ofereça vantagens atrativas 

Os visitantes deixam seus dados em troca de algum benefício, certo?

Contudo, este benefício deve ser algo que realmente os interesse.

Você possui uma gama muito rica de recursos a oferecer, como por exemplo, e-books, Newsletter, Webinários, Wallpapers, entre outros. 

Esse arquivo ou acesso que você oferecerá em troca de algumas informações precisa ser realmente relevante e não estar facilmente disponível na internet.

O formulário do seu site não vem captando muitos leads? Já parou para refletir se o que você está oferecendo em troca é realmente atrativo? 

Pergunte ao visitante apenas o necessário

Menos é mais. 

Alguns dados sensíveis, como CPF, neste caso não são relevantes, e o seu público tem noção disso. 

Se você solicita CPF ou qualquer outro documento, endereço, celular… repense as suas estratégias, talvez isso explique o porquê do seu formulário não obter tanto sucesso como o esperado.

Os visitantes querem segurança, portanto, nada de solicitar essas informações mais delicadas.

Do mesmo modo, estamos vivendo a era do imediatismo, dessa forma, preze por um preenchimento ágil e prático!  

Para isso, solicite apenas dados indispensáveis, como já mencionamos. 

Pensando na otimização da coleta de dados, saiba bem qual o objetivo que você quer alcançar com o formulário. Sabendo disso, solicite os dados que irão os ajudar, podendo incluir, aqui, informações úteis para alimentar o banco de dados do time de marketing para que, a posteriori, a qualificação de leads seja mais assertiva. 

O design faz diferença 

Pode parecer até algo irrelevante, mas o design do seu formulário faz sim diferença

Portanto, ao adotar o uso de formulários para captação de leads, aposte em designs que ressaltam a identidade visual da sua marca e que isto se alie à aspectos de sites modernos

No entanto, não exagere na extravagância. Preze pela harmonia entre os elementos, cores, fonte… 

No formulário tem o CTA, sigla para Call to Action, que nada mais é do que o botão que deverá ser apertado pelo visitante. Este botão também precisa ser atrativo.

Por que ao invés de você utilizar o tradicional “Enviar”, não opta pelo “Quero baixar o meu e-book gratuitamente agora”, ou qualquer outro material que você oferecer? 

A chamada remete logo a ideia de que o visitante irá ser beneficiado com algo. 

Dê uma resposta imediata aos visitantes 

Após os visitantes preencherem o formulário, não demore, responda-o rapidamente e envie o benefício prometido.  

Salve os dados do formulário de forma segura

formulário para captação de leads meets
Salve os dados coletados no formulário para captação de leads de modo seguro

Os dados que você coleta precisam estar totalmente protegidos. Deixa isso evidente aos usuários. 

A melhor forma de proteger os seus dados e otimizar a geração de leads é utilizando um sistema de CRM de qualidade, como o Meets. Com a nossa solução, você dispõe de uma série de ferramentas para otimizar a captação de leads e todos os dados coletados são armazenados de modo centralizado e seguro em nosso CRM. 

Garanta aos visitantes da sua página que você não irá enviar spam 

Receber uma chuva de e-mails e ter a caixa lotada de lixo digital incomoda bastante.

Por esse motivo, muitas pessoas resistem em mandar os dados, já imaginando que serão frequentemente atordoadas. 

Uma forma de evitar essa dor de cabeça para os potenciais clientes é você realmente não “encher o saco” e deixar isto bem evidente

Portanto, deixe bem claro que não irá enviar spam para os visitantes e, acima de tudo, cumpra com o prometido. Mande apenas e-mails relevantes! 

Não exija muito do usuário

Evite perguntas abertas as quais exigem que os usuários pensem muito e escrevam demais. Otimize o tempo deles

Explore perguntas objetivas com opções bem definidas.

Adicione formulário no seu site ou blog integrado ao Meets

Com o suporte do Meets CRM você pode adicionar um formulário no seu site ou blog para captar leads, os quais serão registrados diretamente no CRM.

Entre as funcionalidades do formulário em um site da sua empresa, destacamos: 

1- Captura de e-mails para enviar uma campanha posteriormente

2- Anúncios integrados a sua página de captura

3- Solicitações de cotações

4- Solicitações de serviços

5- Agendamento e  muito mais

No nosso sistema, é possível gerar um formulário e colar o seu código na sua página na qual acontecerá a captação

Ao final da página, você encontrará um formulário de contato, o qual é um exemplo da ferramenta que tratamos ao longo do texto. O recurso foi inserido no nosso blog justamente através de um link HTML gerado.

Você pode nomear formulários, escolher a ação que será realizada após o cadastro escolher se será criado apenas o cadastro de clientes (essa opção não gera oportunidade) ou se será criado o cadastro do cliente com uma oportunidade (essa opção gera uma oportunidade).

Quer saber mais sobre? Confira as nossas páginas de ajuda abaixo:

Adicionando formulário no seu site ou blog integrado ao Meets

Como criar um formulário e inserir no meu site?

No Meets você pode, também, integrar o Google Forms

Você pode integrar o Meets com a ferramenta de formulários (Google Forms) do Google. Saiba mais sobre a integração do Google Forms ao Meets CRM aqui

Dica de leitura do nosso blog: Como criar e integrar um Google Forms em seu site?

Explore as potencialidades do formulário e otimize a captação de leads com o Meets CRM

Os formulários para a captação de leads é uma excelente ferramenta para você contar na página da sua marca. Com ela, você pode divulgar conteúdos em troca de dados importantíssimos sobre visitantes, que, futuramente, podem vir a se tornar clientes. 

Contudo, como você viu, não basta apenas contar com um formulário.

É preciso que o formulário esteja otimizado!

Você precisa ser certeiro na sua estratégia e solicitar informações que te ajudem a estruturar estratégias eficientes. 

Para ser mais forte nas conversões, é fundamental contar com uma solução como o Meets CRM.

Com o nosso CRM, você consegue criar formulários integrados à nossa plataforma e inserir nas suas páginas. Assim, todos os leads captados serão enviados diretamente ao nosso sistema onde você e sua equipe poderá tratá-los da melhor forma, a partir da diversidade de ferramentas disponíveis em nosso CRM.

Com o suporte do Meets, a geração e gestão de leads nunca mais voltará a ser uma dor de cabeça para o seu negócio.

Ainda não tem uma conta no Meets? Comece agora mesmo e faça um teste na nossa plataforma aqui

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Thomáz Pinho

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