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O que é SEO e como ele pode melhorar seu site?

O que é SEO e como ele pode melhorar seu site?

Você conhece ou já ouviu falar sobre SEO? Sabe quais são as vantagens de aplicá-lo no seu site e conseguir um bom ranqueamento? E quais são as melhores práticas para chegar ao topo? Confira mais abaixo e ganhe destaque na sua empresa.

O SEO (Search Engine Optimization), ou a otimização para mecanismos de busca, refere-se ao conjunto de técnicas e estratégias que são desenvolvidas para otimizar sites e blogs. Ele será essencial para alavancar seu site nos rankings de busca, elevando sua autoridade e tráfego. Dessa forma, você consegue gerar mais visibilidade para sua empresa, aumentar a geração de leads e vendas.

Segundo estatísticas da Conversion, 57% dos profissionais de marketing focados em negócios B2B (Business to Business) afirmam que o SEO gera mais leads do que qualquer outra ação de marketing. Destarte, os motores de busca ou buscadores (sistemas formados por algoritmos que são responsáveis por rastrear, indexar e rankear os conteúdos da web) são necessários para organização dos conteúdos que correspondem a uma determinada palavra-chave e a um conjunto de fatores levados em conta pelo algoritmo para que sua página possa oferecer uma melhor experiência para o consumidor

É através da palavra-chave que sua lead consegue achar seu texto no Google, o principal buscador. Para selecionar uma boa palavra-chave, busque compreender mais sobre o volume de busca para determinado assunto, a dificuldade de ranqueamento e as necessidades/desejos da sua persona.

SEO e palavras-chave. Meets.
SEO e palavras-chave. Reprodução: www.freepik.com

SEO é o mesmo que CRO?

Algumas pessoas ainda confundem os conceitos de CRO e SEO. O SEO, como foi visto acima, garante um bom posicionamento da sua marca nos mecanismos de busca, trabalhando para que seu site tenha um maior tráfego orgânico e visibilidade de nicho. Já o CRO (Conversion Rate Optimization), ou otimização da conversão,  vem para conectar sua estratégia em resultados que possam alavancar sua taxa de conversão, trabalhando com marketing digital, por exemplo. 

Ambas as concepções podem ser trabalhadas juntas, porém faz-se necessário um cuidado maior já que o SEO pode direcionar o leitor para páginas com uma baixa performance de conversão. Com isso, você terá um baixo alcance e permanência do público, ocasionando, consequentemente, o impacto negativo do SEO. Dessa maneira, poderá ocorrer uma diminuição no tráfego e no CRO também.

Contudo, se sua empresa desejar trabalhar os conceitos de forma conjunta, você precisará realizar testes A/B para observar a conversão das páginas e aplicar títulos e CTA atraentes. Não esqueça de otimizar suas páginas e apostar em conteúdo relevante e atrativo para seu público

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabe qual a real finalidade do marketing digital? Conhece suas vantagens e os 8Ps? Clique aqui e confira um texto bem detalhado sobre esse assunto, disponível no Blog do Meets!

SEO em marketing digital 

O SEO para marketing digital, ou SEO marketing, é um conceito conhecido devido a integração com conceitos de otimização e marketing para alavancar o destaque e relevância da sua página nos buscadores

Dessa forma, o SEO em marketing digital deve ser trabalhado para garantir um aumento no tráfego orgânico da sua página, gerando até 30% a mais de tráfego diário, além de focar na redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e geração de novas leads. Com isso, você aplica requisitos ligados a qualidade do conteúdo, o título interno, a URL assertiva, as heading tags, o bom uso da palavra-chave, a meta descrição e o design responsivo. 

Disarte, utilizando essa estratégia em seu marketing digital, você obtém maior credibilidade para sua marca e gera mais vendas. 

Quais práticas são essenciais para aparecer nos mecanismos de busca?

Para ganhar destaque nos mecanismos de busca, faz-se necessária algumas práticas indispensáveis para você alcançar o topo. Confira abaixo. 

1. Otimize seu site

Inicie pela otimização do seu site para garantir um bom SEO. Com isso, você trabalha para que sua empresa não perca visitantes por não apresentar uma correspondência adequada para convertê-los. Para isso, busque observar qual a experiência do usuário quando acessar seu site. 

Leve em conta se a estrutura do seu site está clara e intuitiva, lembre-se de não empilhar um monte de subcategorias e encher seu site com tudo o que você pode dizer sobre seu produto/serviço, atentando-se apenas ao essencial. Dessa maneira, você leva o visitante a uma conversão mais coerente

Também disponibilize um site moderno utilizando-se de codificação e desenvolvimento para que ele seja limpo, leve e rápido. Pense em estratégias que se encaixem nas versões mobile, se elas são compartilháveis e se estão orientadas para as vendas e conversões. 

2. Defina quais os objetivos do SEO e quem é sua persona

Complementando o tópico acima, torna-se essencial definir seus objetivos a partir da otimização do seu site. Alinhe seus objetivos em SEO com o que sua marca busca, já que o mesmo poderá oferecer uma maior geração de leads e vendas, um aumento no tráfego orgânico da sua empresa, uma forma de educar o mercado ou alavancar a autoridade da marca. 

Deixe claro no seu planejamento estratégico de SEO quem é sua persona. A partir daí, você traça estratégias mais assertivas que definem quais serão os canais de comunicação a serem utilizados, quais as possíveis dores/necessidades e quais dúvidas podem aparecer no meio do processo de venda. 

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabe como definir a persona da sua empresa? Conhece os tipos de persona e a diferença para o conceito de público-alvo? Para ler mais, clique aqui e confira um texto bem direcionado disponível no Blog do Meets!

3. Compreenda conceitos ligados ao SEO

Alguns conceitos ligados especialmente ao SEO devem ser bem entendidos. Entre eles, destaca-se:

  1. Palavras-chave: Define a maneira que o usuário escreve sua dúvida no motor de busca. Desde então, ele encontra as páginas que estão indexadas sobre aquele determinado assunto/problema no buscador;
  1. Title tag ou SEO Title: Está presente no título da página que você vê na aba do navegador ou no link de compartilhamento. Geralmente, o SEO Title possui a palavra-chave e deve ser atrativo para “convidar” o usuário a acessar aquele conteúdo;
  1. Meta descrição: Refere-se a breve descrição do conteúdo presente abaixo do SEO Title;
  1. URLs para SEO: Seu endereço eletrônico também deve estar adaptado para a busca e ranqueamento. Ele deve conter qual o seu foco central (palavra-chave), ser de fácil interpretação e combinado com o título;
  1. Links internos: A aplicação de linkagem interna para outros conteúdos que podem ser de interesse do usuário, deve fazer parte da sua estratégia SEO para fortalecer sua autoridade e aumentar o tempo de interesse do consumidor no seu site;
  1. EAT: Três fatores essenciais que levam ao bom posicionamento. EAT significa “Expertise, Authoritativeness and Trust”, ou seja, expertise, autoridade e credibilidade. Para ter um bom EAT, leva-se em consideração uma avaliação do Google a respeito da reputação do site, o nível de conhecimento do autor e a quantidade de conteúdo considerado relevante.

4. Tenha um CRM para gerenciar suas leads

Não se esqueça de escolher um CRM acessível, como o Meets, para gerenciar suas leads, fazer uma excelente gestão de clientes e integrar com uma central de atendimento pelo WhatsApp. Dessa maneira, você trabalha assertivamente com um funil de atendimento e vendas, impedindo a formação de gargalos que possam ocorrer e atrapalhar sua estratégia, comprometendo o desempenho do seu processo comercial. 

Outrossim, como a aplicação do software, você consegue se conectar mais facilmente a diversos canais de comunicação que sua persona utiliza, convertendo-a e fortalecendo o relacionamento. Com o Meets, você concentra as leads advindas do WhatsApp em uma central preparada e descomplicada, fornecendo apenas um número para vários atendentes. 

Ademais, há a integração com diversas integrações nativas e por API que facilitam o dia a dia da sua equipe. Seja nas necessidades do marketing (integrado a uma automação de envio de e-mails, por exemplo), nas dificuldades de vendas (centralização de informações e dados) ou nas dores que o financeiro possui (elaboração de contratos automatizados e histórico de pagamento). 

5. Monitore o posicionamento e os resultados

Por fim, não deixe de monitorar sua performance acompanhando os indicadores-chave de desempenho (KPIs) e observe seu posicionamento. Também não deixe de corrigir e melhorar estratégias que possam ter falhado e utilizar as métricas para assim criar novas metas de SEO mais assertivas. 

As técnicas de SEO devem ser revisadas e aplicadas para que sua empresa obtenha um melhor posicionamento e indexação. 

SEO e monitoramento. Meets.
SEO e monitoramento. Reprodução: www.freepik.com

Pronto para fazer SEO?

Compreendeu melhor o que é SEO e como otimizá-lo para gerar tráfego orgânico no seu site? Então não perca tempo, observe os pontos da sua página que devem ser organizados e modificados, defina seus objetivos e persona e estude um pouco de SEO. 

Não deixe de contar com um CRM bem desenvolvido, como o Meets, para auxiliá-lo na organização e gerenciamento das leads que devem surgir ou que já estão no sistema. O Meets já auxiliou mais de 2000 empresas a otimizarem a conversão das leads e reduzirem seu CAC. Com o uso do nosso software, você deixa as planilhas de lado e passa a produzir mais, convertendo leads e ganhando destaque no mercado.  

Sua empresa não consegue converter leads e ter visibilidade desejada no mercado de atuação? Não consegue armazenar bem as informações dos prospects e o histórico? Suas leads estão paradas em uma planilha que não as resgata e torna apenas um emaranhado de informações? 

Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, está na hora de conhecer o Meets e mudar sua perspectiva comercial. Não perca vendas, inicie agora mesmo um teste gratuito na nossa plataforma ou, se preferir, converse diretamente com nossos consultores pelo WhatsApp. Não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais e de comentar abaixo!

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