spot_img
HomeGestãoCiclo de vendas: o que é e como ele melhora sua estratégia

Ciclo de vendas: o que é e como ele melhora sua estratégia

Ciclo de vendas: o que é e como ele melhora sua estratégia

Você sabe o que é o ciclo de vendas? Sabe como ele pode otimizar sua estratégia comercial e ajudar sua empresa a fechar negócios mais rapidamente? Confira mais abaixo e alavanque sua receita. 

O ciclo de vendas é definido pelas etapas de um processo que tem o objetivo de vender um produto/serviço, desde o primeiro contato com o cliente para prospecção, passando pelo estágio de propostas e gestão de relacionamento até chegar no pós-venda e na fidelização do consumidor. 

Com a aplicação desse ciclo comercial, sua empresa garante uma facilidade e diminuição em ciclos mais longos, além da otimização para criar um processo mais natural, fluido e agradável. Assim, trabalhando cada etapa de maneira assertiva e direcionada, você consegue alavancar a produtividade da sua equipe, melhorar a satisfação de compra do cliente e compreender mais sobre a aplicação das suas metas de vendas

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabe o que fazer para bater metas de vendas? Conhece como traçar os objetivos para alcançá-las? Clique aqui e leia mais em um texto bem direcionado disponível no Blog do Meets!

ciclo de vendas e estratégias. Meets.
Ciclo de vendas e estratégias. Reprodução: www.freepik.com

As 7 etapas do ciclo de vendas

 

Para dar andamento ao ciclo de vendas, observe as 7 etapas essenciais, que podem funcionar de maneira diferente dependendo da complexidade do seu negócio. Inclusive, elas podem ser elaboradas e alinhadas de acordo com os objetivos e metas da sua empresa, porém as mostradas abaixo seguem um “padrão” em grande parte das marcas. 

1. Prospecção

Inicialmente, a etapa de prospecção vem para encontrar o seu cliente em potencial. Nessa fase, há um contato inicial para compreender se esse consumidor é uma lead qualificada (detalhe importante para o setor de marketing e venda) e em qual estágio do funil ele se encontra. Aqui, faz-se necessário a criação de um perfil de buyer persona para entender mais sobre quem é o cliente que sua empresa busca. 

2. Contato inicial

Ademais, a segunda etapa do ciclo de vendas baseia-se no contato inicial que sua marca deve ter com o cliente. Esse contato deve acontecer através de um e-mail, ligação ou via WhatsApp (você conseguirá integrar esses canais se obtiver uma estratégia omnichannel) e seu prospect deve compreender, de maneira objetiva e direta, o que sua empresa oferece

3. Qualificação

Na etapa de qualificação, você deve separar as leads que estão mais maduras e que possuem um real interesse de compra para seguir o processo. Nesse estágio, seu time pode questioná-las e descobrir quais são suas dores, necessidades e desejos. 

Aquelas leads que não avançarem no ciclo por não estarem prontas, devem ser colocadas em segundo plano até atingirem uma maturidade e demonstrarem que estão prontas para receber uma proposta. 

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabe como fazer uma geração de leads assertiva e aplicar a automação no WhatsApp? Clique aqui e leia mais em um texto bem direcionado, disponível no Blog do Meets! 

4. Apresentação

Na quarta etapa do ciclo de vendas, observa-se a necessidade de trabalhar com uma apresentação completa para demonstrar as utilidades do seu produto/serviço as leads que foram qualificadas na fase anterior. Aqui, você já pode trabalhar algumas técnicas de vendas para passar confiança e argumentar a favor da sua proposta comercial, mostrada nessa etapa. Também use o seu produto/serviço como solução para as necessidades indicadas anteriormente. 

5. Avaliação

Ademais, a etapa de avaliação é voltada para as negociações. Após a proposta comercial ser avaliada pelo consumidor, sua equipe precisa escutar o cliente e ter uma comunicação clara e objetiva para contornar as possíveis objeções de vendas e garantir que ele passe para a próxima etapa (fechamento). Esse estágio é determinante no ciclo de vendas, pois é através dele que há uma influência na tomada de decisões

6. Fechamento

Antes de finalizar o ciclo de vendas, você precisa ter certeza que houve a efetivação da compra. Através da formalização do negócio, você deve esclarecer os termos para que ambas as partes não tenham questionamentos e trabalhar bem o bom atendimento ao cliente e o follow-up.

7. Pós-venda

Por fim, há a necessidade de aplicar o pós-venda. Essa etapa é esquecida por muitas empresas, como já mostrou uma pesquisa realizada em 2019, baseada em dados que revelam que cerca de 85% das empresas brasileiras nunca realizaram o pós-venda. 

Todavia, essa etapa é fundamental para fidelizar o cliente conquistado e estimular compras recorrentes. Outrossim, você melhora a experiência do cliente, gera mais confiança e fortalece o relacionamento da marca com o consumidor. 

Nessa fase, você também pode realizar a coleta do feedback para avaliar o nível de satisfação do cliente em relação ao produto/serviço oferecido pela sua empresa. O NPS (Net Promoter Score), por exemplo, é um Indicador Chave de Performance (KPI) muito utilizado para calcular qual a porcentagem dos seus consumidores que são detratores, neutros ou promotores de sua marca. 

Assim, você percebe através do dado gerado no cálculo se há necessidade urgente de identificar e corrigir problemas graves (processos, produtos/serviços), se precisa identificar formas de impactar seus clientes, oferecendo uma experiência diferenciada na jornada ou, por fim, se você já possui uma estratégia de alto impacto e pode apenas encontrar formas de potencializá-la para alavancar seu alcance.

Como o ciclo de vendas melhora sua estratégia comercial?

O ciclo de vendas deve trabalhar de acordo com as metas, objetivos e estratégias da sua marca, além de alinhar-se ao processo de compra do consumidor. Dessa forma, sua estratégia comercial passa a obter uma abordagem inicial mais natural, você consegue segmentar suas leads, define se utilizará estratégia inbound ou outbound e aplica ferramentas de auxílio, como um CRM, para ajudar nas aplicações de marketing, no armazenamento de dados e no follow-up

Ademais, há a aplicação de uma comunicação mais adequada/personalizada para cada etapa, o conhecimento do comportamento do potencial e o aumento do número de leads captadas. 

Contudo, não basta apenas ter um ciclo de vendas se ele é muito extenso e demorado. Para que isso não ocorra, busque investir na qualificação de leads assertiva e, assim que observar quais são as leads quentes e qualificadas, entre em contato imediatamente. Também treine sua equipe para gerar valor sobre a marca e o produto/serviço no início do funil, oferecendo materiais informativos que ajudem a quebrar possíveis dúvidas ou objeções que possam surgir na frente. Fique de olho na sua concorrência para observar se o seu público interessado enfrenta as mesmas objeções ou se elas estão mais ágeis no relacionamento com a lead. 

Detalhe extra: Em média, um ciclo de vendas bem trabalhado e com pequenos avanços e vitórias deve durar de 30 a 90 dias, dependendo de qual a aplicação do seu serviço

Como uma plataforma de CRM pode potencializar seu ciclo de vendas 

A utilização de um software de CRM será essencial para encurtar e otimizar seu ciclo de vendas. Com a plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou de Customer Relationship Management, como é conhecida na língua inglesa, você consegue obter o seu histórico de vendas dos últimos anos, armazenar dados e informações das leads e dos clientes, registar e monitorar suas vendas, criar estratégias direcionadas por já ter conhecimento prévio sobre os consumidores e realizar follow-up

O Meets, um CRM atuante a mais de 9 anos no mercado, também disponibiliza uma central de atendimento pelo WhatsApp que facilita ainda mais o contato imediato com as leads e integra sua central a o CRM, implementando o uso de um funil de atendimento e vendas, além da criação de Tags que auxiliam a comunicação interna e a organização. 

O CRM também permite a criação de formulários para captação de leads por dentro da plataforma e disponibiliza integrações que automatizam ações e deixam de lado os papéis e planilhas que não servem para proteger seus dados e melhorar sua organização. Por isso, aplicar um software que trabalhe juntamente com sua equipe para garantir um boa prospecção e andamento comercial é um investimento essencial para as empresas que querem se destacar no mercado e ganhar autoridade.

CRM, equipe comercial e ciclo de vendas. Meets.
CRM, equipe comercial e ciclo de vendas. Reprodução: www.freepik.com

Compreendeu mais sobre ciclo de vendas e como ele otimiza sua estratégia comercial?

Entendeu melhor sobre o ciclo de vendas, suas etapas e como ele será capaz de melhorar suas estratégias e facilitar o andamento das vendas? Então não perca tempo, trabalhe as estratégias de prospecção, observe quais são suas táticas de vendas e se você aplica o pós-venda e o follow up. 

Outrossim, conte com o Meets para alavancar sua taxa de conversão e realizar uma gestão de leads assertiva. Nosso sistema já atuou em empresas de diversos nichos mercadológicos contribuindo para o aumento na produtividade das mesmas e na automatização de ações que demandavam muito tempo. As várias integrações também são essenciais no processo de negociação e fechamento

Sua empresa possui um ciclo de vendas muito extenso e pouco funcional? Não consegue dividir os processos e qualificar as leads? Não emprega atendimento personalizado e célere? 

Se sua resposta foi SIM para algumas dessas perguntas, está na hora de modificar sua perspectiva comercial e conhecer o Meets CRM! Inicie agora um teste gratuito na nossa plataforma ou, se preferir, contate nossos consultores pelo WhatsApp. Também não deixe de comentar abaixo sua opinião sobre ciclo de vendas e seguir nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades do CRM e soluções.

Fale com nossos especialistas:

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Posts Populares

spot_img

Posts Relacionados