WhatsApp para e-commerce: moda ou algo definitivo?

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Tempo de leitura: 6 minutos
WhatsApp para e-commerce: moda ou algo definitivo?

Você sabe para quê serve o WhatsApp para e-commerce? Será que essa utilidade será apenas uma moda ou algo definitivo? Quais as vantagens da integração desse novo modelo de WhatsApp na sua empresa e como pode haver um aumento nas vendas? Confira mais abaixo e saiba como aplicá-lo no seu negócio para otimizar resultados. 

Sabe-se, é claro, que o WhatsApp facilita o dia a dia de diversas pessoas e empresas, principalmente no que diz respeito à aproximação e comunicação. No Brasil, cerca de 130 milhões de usuários fazem uso do App de mensagens e, por suas funcionalidades e popularidade, as marcas decidem integrar com o WhatsApp Business API. Esse WhatsApp voltado para o mundo comercial, busca alavancar o serviço de atendimento e comunicação com o cliente, disponibilizando também a automação de mensagens, como por exemplo, as mensagens de boas-vindas e de resposta automática.

Todavia, surge agora uma nova tipificação do aplicativo que promete facilitar ainda mais o dia a dia das empresas de comércio eletrônico: o WhatsApp para e-commerce. Essa nova funcionalidade do WhatsApp deve favorecer ainda mais as marcas que precisam de um serviço prático, acessível e rápido. Dessa forma, o WhatsApp para e-commerce vem para aumentar a eficiência da sua equipe e alavancar os resultados de vendas.  

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabe quais foram as novas modificações aplicadas ao WhatsApp Business em fevereiro de 2022? Como essas alterações impactam diretamente nas conversas da sua empresa? Clique aqui e descubra mais em um texto direcionado, disponível no Blog do Meets!

WhatsApp para e-commerce e vendas. Meets.
WhatsApp para e-commerce e vendas. Reprodução: www.freepik.com

Quais as vantagens do WhatsApp para e-commerce?

Atualmente, a sociedade moderna vive na era do imediatismo. As pessoas buscam a todo custo obter respostas ou informações da maneira mais rápida possível. Diante dessa situação, nota-se que as empresas necessitam se encaixar e adaptar-se cada vez mais às necessidades do seu consumidor, pois geralmente eles não estão dispostos a esperar mais que 15 minutos por um retorno. 

Dessa forma, o WhatsApp para e-commerce vem como contribuição para atender as necessidades do seu cliente. Através dele, sua empresa disponibiliza automaticamente um catálogo de produtos disponíveis (preço, descrição, código) e facilita a realização da compra pelo próprio aplicativo ou por um link direcionado do App para pagamento. Com isso, as empresas de comércio eletrônico conseguem gerar mais leads, realizar vendas mais rápidas e práticas, gerenciar pedidos, automatizar ações, aumentar a receita e cadastrar produtos e/ou vendedores.

DICA DE LEITURA MEETS: WhatsApp Web ou WhatsApp Business? Conheça mais e saiba os benefícios de cada um no nosso artigo disponível no Blog do Meets!

Quais as ações alcançadas no WhatsApp para e-commerce?

Com o aplicativo de mensagens voltado para o e-commerce, sua empresa obtém algumas ações e funcionalidades citadas abaixo. Confira:

1. Chatbots e envio de mensagens rápidas

Os chatbots são os famosos ‘robozinhos’ responsáveis por praticar atividades pré-estabelecidas pela sua equipe. Essas tarefas relacionam-se, geralmente, a automação de processos ligados a comunicação com o cliente e a integração com plataformas de envio de mensagens, como o WhatsApp para e-commerce. 

Com isso, será estabelecido o envio de mensagens rápidas para vender produtos. Uma pesquisa feita em 2018, revelou que, até 2020, 85% dos atendimentos ao cliente seriam realizados por chatbots de vendas. Ou seja, essa tificação de chatbot atrelada ao setor de vendas vem para auxiliar as empresas na integração de um serviço de qualidade para entregar aos clientes, além do desenvolvimento de informações e agilidade nos processos de vendas.

No WhatsApp para e-commerce, há a possibilidade de configurar quais as mensagens/respostas que devem ser aplicadas e como o chatbot trabalhará para otimizar os resultados e aumentar sua conversão.

2. Catálogos de produtos

Através do WhatsApp para e-commerce, você disponibiliza todo seu catálogo de produtos com preços e descrição, adicionando, se desejar, ao seu carrinho do próprio WhatsApp. Além disso, ele gera um link para pagamento pelo próprio App ou um link à parte para fechamento do negócio

Dessa maneira, há uma maior celeridade nos processos de vendas e de conversão, além da praticidade nas vendas e maior produtividade da equipe, visto que, a automatização já realizará essa ação. 

3. Cadastro dos profissionais

Ademais, na integração com a plataforma de mensagens, você conseguirá realizar o cadastro dos profissionais que irão atuar no atendimento do WhatsApp e-commerce. Para isso, faz-se necessário uma central de atendimento pelo aplicativo que trabalha diretamente no armazenamento de dados e históricos, além da aplicação de gatilhos inteligentes nas conversas, baseando-se nas etapas do funil de atendimento da lead. Com ela, você gerencia os processos e ações dos profissionais independente de onde esteja. 

4. Botões personalizados de acordo com a necessidade da sua empresa

Por fim, uma das funcionalidades encontradas no WhatsApp para e-commerce está atrelada a personalização de botões de acordo com a necessidade da sua empresa. Algumas marcas, por exemplo, adicionam botões de ‘sobre a marca’, ‘compre agora’ e ‘fale conosco’. A partir daí, o consumidor é direcionado para realizar determinadas ações que ajudam sua marca a converter leads e oferecer atendimento rápido, se necessário.

Será apenas moda ou algo definitivo nas empresas? 

Após a descrição das funcionalidades do WhatsApp para e-commerce, nota-se que ele não será apenas uma “modinha” ou algo passageiro. Como já citado acima, as pessoas atualmente desejam mais praticidade e facilidade nas ações, principalmente aquelas ligadas a atendimento e compras. O WhatsApp é atualmente o aplicativo utilizado por mais de 2 bilhões de usuários em todo mundo e, consequentemente, grande parte deles conhecem muito bem as aplicações do aplicativo. Ou seja, já há um domínio das funcionalidades do software por grande parte da população.  

Outrossim, além da compreensão de utilização do aplicativo, há uma questão de otimização de tempo tanto dos consumidores quanto dos profissionais de atendimento. Para os alguns clientes, há um certo “alongamento” da compra quando se faz necessário entrar em diversas páginas, causando até um aborrecimento ou preguiça. Com o WhatsApp disponível para e-commerce, eles conseguem realizar compras e entrar em contato com a empresa utilizando apenas o aplicativo de mensagens que eles já estão acostumados. As equipes de atendimento, conectadas ao uso da central de atendimento desenvolvida pelo Meets, já obtém todo o histórico do prospect, personalizando o atendimento e as táticas de vendas, além de responder/retornar a solicitação com rapidez.

Central de WhatsApp integrada ao e-commerce

Uma central de atendimento bem estruturada atrelada ao e-commerce vem para propiciar a interação do cliente com a marca, pautando-se na centralização das mensagens e informações e no contato direto com a lead. Analisando dados disponíveis na sua central, você consegue entender mais da persona e criar estratégias de marketing mais assertivas. Integrada a um CRM, como disponibilizado no Meets, você gerencia todos os processos ligados ao relacionamento com cliente, desde a questão financeira (contratos, pagamentos) até a separação e organização por tags que facilitam o trabalho e a comunicação interna da sua equipe de vendas. 

A partir daí, você compreende mais sobre a dor/necessidade do cliente, qual o meio de comunicação mais utilizado por ele e quais são os desejos/pretensões a partir da utilização daquele determinado produto/serviço. Outrossim, a central de atendimento pode ser trabalhada para a divulgação e usada também como um canal para a abertura de sugestões ou reclamações.

Destarte, você obtém a disponibilidade para diversos canais de atendimento e entrada das leads, definição de indicadores para mensurar os resultados, demonstração de um real comprometimento com o cliente, além da aplicação da linguagem adequada e da utilização da estratégia omnichannel.

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabe que tipos de dados são tratados e cruzados por uma plataforma de CRM? Sabe como esse fator influencia diretamente na produtividade da sua equipe e na comunicação com o público? Clique aqui e conheça mais em um texto disponível no Blog do Meets!

WhatsApp para e-commerce e central de atendimento. Meets.
WhatsApp para e-commerce e central de atendimento. Reprodução: www.pixabay.com

Pronto para integrar com o WhatsApp e-commerce?

Compreendeu mais sobre WhatsApp e-commerce e suas vantagens? Já está pronto para adaptá-lo ao seu e-commerce? 

Como visto, essa tipificação não será apenas algo passageiro. Atualmente, tudo que é prático e rápido perdura por mais tempo. Dessa forma, ter um WhatsApp Commerce integrado a uma central e um CRM só facilitará a gestão das leads, a comunicação com o cliente e o aumento das conversões. 

Nosso CRM integrado à central já auxiliou mais de 2000 empresas a alavancarem suas vendas e produzirem mais. Antes da integração com o Meets, as taxas de conversão de algumas marcas estavam abaixo do nível de mercado e as equipes trabalhavam em uma planilha sem resgate de leads ou histórico detalhado. Após o Meets, elas já conseguem alavancar a produtividade das equipes, trabalhar com informações centralizadas e dispor de uma estratégia omnichannel. 

A solução de WhatsApp para e-commerce já se encontra disponível no Meets e também está integrada à central e ao CRM. Agora ficou ainda mais fácil potencializar suas vendas e converter leads! Não perca tempo e faça agora mesmo um teste gratuito da nossa plataforma ou, se preferir, converse com nossos especialistas diretamente pelo WhatsApp. Não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais e de comentar abaixo!

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Carol Rodrigues

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