Sua empresa possui uma central de atendimento e vendas? Você não conta com um CRM estruturado por trás para auxiliar o andamento da sua central? Será que isso é bom para sua empresa ou um problema? Descubra mais sobre neste artigo exclusivo do Meets!
Inicialmente, sabemos que ter uma central de atendimento e vendas é essencial para qualquer empresa. Uma central de atendimento e vendas está sempre em busca de atender, de forma centralizada, todas as demandas do cliente e oferecer serviços de vendas, logística e financeiro. O relacionamento com o cliente e a organização interna são fatores importantíssimos para essas equipes que trabalham com a central.
Na maioria das vezes, disponibilizar uma central com bom atendimento conta ainda mais, principalmente, para cerca de 96% de entrevistados em uma pesquisa sobre atendimento ao cliente e lealdade a uma marca.
Mas como manter sua central organizada, com as leads centralizadas e aplicando um funil de atendimento e vendas? Nesse momento, você precisará de um CRM.
O que CRM e para que serve?
O CRM (Customer Relationship Management), na tradução para o português, refere-se a Gestão de Relacionamento com o Cliente. O software possui um conjunto de estratégias, ferramentas e práticas que buscam automatizar o seu relacionamento com o cliente.
O CRM integra áreas de atendimento, suporte, comercial, vendas, marketing e comunicação em um só lugar para facilitar o dia a dia das empresas. Ele também serve para gerar relatórios personalizados, compreender os gatilhos inteligentes da sua lead, armazenar históricos e informações do cliente, além de calcular métricas de ROI (Retorno Sobre Investimento) e ROAS (Retorno Sobre o Investimento em Publicidade) e melhorar seu Customer Success (CS). Automações, como a de marketing, por exemplo, também são utilizadas no CRM.
DICA DE LEITURA MEETS: Saiba mais sobre CRM em um artigo no Blog do Meets!
O Meets, um CRM acessível e facilitado, oferece aos seus clientes uma central de atendimento e vendas pelo WhatsApp. Com ela, sua empresa consegue gerenciar as leads vindas pelo WhatsApp, distribuí-las, criar Tags e encaixá-las no funil. A Regra de Pareto é muito válida no entendimento da administração das leads ativas pelo WhatsApp, principalmente, quando 80% de sua receita vem de 20% de seus clientes. O MeetsZap é uma arma poderosa de vendas que pode integrar-se ao CRM, otimizando ainda mais o seu faturamento ou podendo ser utilizada separadamente do CRM apenas como central.
A importância de um CRM estruturado
Um CRM estruturado é essencial para qualquer negócio que deseja alavancar as vendas e aumentar seu ticket médio. A organização das suas oportunidades como vendedor, são altamente expressivas e necessárias em um CRM. Com ele, sua empresa terá armazenada as informações dos clientes, facilitando o seu dia a dia. Não há como um vendedor lembrar detalhadamente das informações de 20 leads, como nome, contato, necessidade, compra de produto ou data de realização de um serviço e é nesse momento que o CRM entra para auxiliar.
Outrossim, o CRM não trata-se apenas de um banco de dados. Com essa plataforma sua empresa consegue obter uma gestão completa desses dados, contribuindo nas estratégias de marketing e compreendendo mais o processo comunicacional com o seu público-alvo. A facilidade de contato, o entendimento da jornada do cliente, a visão ampla e estratégica sobre os consumidores e a base de criação da persona também são assegurados com o CRM.
A importância de uma central de atendimento e vendas estruturada
Uma central de atendimento e vendas estruturada é essencial nas empresas para a interação do cliente com a marca ser feita da melhor maneira. Esse momento é importantíssimo para que a empresa entenda, através da comunicação, a dor/necessidade do cliente, consiga coletar as informações necessárias, quais são os desejos/pretensões a partir da utilização daquele determinado produto/serviço e a disponibilidade de uma abertura para sugestões ou reclamações.
Essa melhoria do relacionamento é feita com o conhecimento sobre o seu público, treinamento adequado da sua equipe, disponibilidade para diversos canais de atendimento e entrada das leads, definição de indicadores para mensurar os resultados, demonstração de um real comprometimento com o cliente, além da aplicação da linguagem adequada e da utilização da estratégia omnichannel.
A estratégia Omnichannel é indispensável para o aumento comunicacional das empresas. Ela se baseia na utilização simultânea e interligada de diversos canais de comunicação e busca aprimorar a experiência do cliente. Com ela, sua marca consegue oferecer ao consumidor uma experiência mais complexa de compras, melhorando a fidelização e a imagem do seu negócio. A otimização de processos é um elemento essencial nessa estratégia, visando um ganho a partir de análises construídas.
- O Meets oferece a utilização da estratégia omnichannel para os seus clientes. Se quiser descobrir mais, converse agora com nossos especialistas.
A integração de um CRM para melhorar o atendimento online também é expressiva para sua central. Com ele, a automação com Chats online, integrações, estratégias pós-venda e utilização mobile são alcançadas a partir do uso do software.
Mas qual é realmente o problema de ter uma central de atendimento e vendas, mas não possuir um CRM estruturado por trás?
Unir uma central de atendimento e vendas com um CRM é uma estratégia valiosa, porém ignorada por muitas empresas. Vamos entender a partir de uma lógica.
O que temos no mercado são CRMs e do outro lado as centrais de atendimento. Do lado dos CRMs, temos uma “barra” que você consegue realizar conexões com o WhatsApp, mas não há uma central de atendimento e vendas especializada que o Meets disponibiliza. Por outro lado, as centrais de atendimento montaram um CRM simples e mal feito para atender a demanda que eles tiveram.
O problema das centrais que utilizam esse CRM imperfeito está na medida que as informações dos seus clientes vão chegando e você não consegue fazer o follow up necessário, pois será bombardeado das mesmas.
Que tal exemplificarmos? Se um determinado cliente entrou em contato com sua empresa há 60 dias e você não tem o follow up dele, por ele ser um cliente antigo, você não terá todo o histórico e informações sobre esse cliente. Sabemos que esse registro não é feito pelo WhatsApp da sua central de atendimento. Mesmo que a central de atendimento possua um CRM, ele não será um CRM tão profissional quanto o do Meets.
Mas e se o problema for ter um CRM sem uma central de atendimento e vendas?
É claro que o problema também pode inverter e ser colocado como a falta de uma central de atendimento e vendas, podendo prejudicar o seu negócio. Entenda mais abaixo:
Quando você tem um CRM e não tem uma central, sua lead chega e ela não entrará pelo WhatsApp disponível na central que possui um único contato, ela só chegará pelo individual de cada um dos seus colaboradores. Você não irá divulgar um único número e não conseguirá centralizar todas as suas operações e informações advindas do WhatsApp, Telegram, Instagram, Messenger.
O Meets resolve isso, sua empresa receberá todas as informações em uma única central com um único número e distribuirá de forma automática para todos os seus membros da equipe, seja de vendas ou atendimento.
Outros CRMs não desenvolveram as mesmas utilidades do Meets em uma central de atendimento e vendas, pois, esse é um trabalho ainda maior que decidimos enfrentar. O Meets mostra que não vai pelo caminho mais fácil, nós fomos pelo caminho que é de atender a demanda que você cliente precisa, sua necessidade de mercado no dia a dia da sua empresa.
DICA DE LEITURA MEETS: Saiba como montar sua central de atendimento via WhatsApp em um texto no Blog do Meets!
Compreendeu a importância de ter uma central de atendimento e vendas integrada a um CRM estruturado?
Entendeu um pouco mais sobre a importância de ter uma central de atendimento e vendas estruturada ligada a um CRM de qualidade?
Então prepare sua equipe, explique seus objetivos, trabalhe sua persona, a satisfação do seu cliente e aplique um CRM estruturado com uma central de atendimento e vendas. Atente-se também para traçar uma estratégia e focar em uma gestão de clientes mais assertiva.
O Meets CRM pode ser essa plataforma que sua empresa tanto procura para alavancar as vendas, aumentar a sua taxa de conversão e receita. Além disso, o nosso software irá disponibilizar inúmeras integrações, automações, funil de vendas personalizado, cálculo de ROI e ROAS, treinamentos exclusivos e o gerenciamento de dados e informações.
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Preparamos um vídeo especial para você. Confira!
Sua empresa está perdendo vendas? Ainda não possui uma central de atendimento estruturada? O problema está no seu CRM? Então está na hora de conhecer o Meets e mudar sua maneira de vender! Não perca tempo e vendas, faça agora mesmo um teste gratuito ou converse com nossos colaboradores.
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