Você conhece o sistema SaaS? Sabe as 3 maneiras de fazer seu negócio aumentar com o sucesso do cliente? Ficou curioso e quer descobrir mais? Então continue acompanhando essa postagem para desenvolver na sua empresa da melhor forma possível!
O que é SaaS?
Você deve estar se questionando o que finalmente é SaaS, não é mesmo? SaaS, ou Software as a Service, é um modelo de software que serve para disponibilizar um espaço com soluções tecnológicas por meio da internet, trabalhando principalmente com o armazenamento de dados na rede. As empresas SaaS são organizações que desenvolvem e comercializam esses softwares, vendendo como serviços.
Elas desenvolvem responsabilidades de manter as estruturas dos sistemas e deixar o ambiente de segurança de dados ainda mais confiável.
Os principais segmentos que utilizam o sistema SaaS estão ligados ao Marketing Digital, em que empresas desenvolvem automação e gestão de conteúdo. O setor financeiro também é um heavy user do sistema, principalmente para bancos digitais. Por fim, setores de delivery, e-commerce e os de cobrança que viabilizam para melhor organizar suas atividades.
Quais os benefícios do sistema SaaS?
- Disponibilidade de um fornecedor para atender a demanda de toda a empresa
As otimizações de recursos de TI que o sistema SaaS disponibiliza consegue suprir a demanda de toda a empresa. Ele não necessita de toda uma aparelhagem interna mais robusta para funcionar, você consegue interromper seu funcionamento interno e manter as aplicações indisponíveis.
- Acessibilidade
O sistema SaaS consegue ser utilizado em qualquer dispositivo conectado à Internet, mesmo longe da empresa. Isso garante uma mobilidade maior aos colaboradores que podem acessar o programa, seja qual for o lugar.
- Customização e integração
É possível customizar o software da sua maneira, aplicando as necessidades da sua empresa. Diante disso, fica melhor aplicar um modelo mais integrado de acordo com as funcionalidades e unificação de sistemas.
- Não necessita de grande infraestrutura
Ele dispensa a necessidade de grande infraestrutura ou de equipe internas dedicadas a seu funcionamento.
- Atualizações integradas ao sistema
As atualizações são automáticas, dispensando um custo extra para instalação de uma nova. Isso auxilia o SaaS a ser considerado mais custo benefício.
Sistema SaaS. Reprodução: www.freepik.com
Quais as desvantagens do sistema SaaS?
- Riscos de falhas
O modelo é baseado no uso das conexões da Internet, no momento em que a Internet falhar, sua empresa ficará sem acesso ao software e aos dados.
- Falta de controle
A empresa terá maior grau de controle em softwares internos, não os externos como o SaaS. Não se pode adiar atualizações ou alterações, tudo estará sob o controle de terceiros.
- Segurança na mão de terceiros
A segurança do seu sistema não caberá a sua equipe de TI e sim a da empresa de software responsável. Pode afetar a segurança de dados principalmente de grandes empresas que possuem normas de segurança mais rígidas.
Como funciona o sistema SaaS?
Antigamente, você precisava instalar um software a partir de um CD ou de um download e após isso acessava o programa e salvava no seu HD.
Atualmente, com a evolução da tecnologia e da Internet, você não precisa instalá-lo, irá utilizar apenas o servidor da Internet, entrando a partir dele com seu usuário e senha. Além disso, os seus arquivos ficam salvos nesse servidor e não é necessário a realização de backups.
Métricas utilizadas em um SaaS
- Churn rate, conhecido como o índice de cancelamento e responsável por mostrar quantos clientes cancelaram sua assinatura
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes), utilizado para medir o investimento necessário para conquistar um cliente
- MRR (Monthly Recurring Revenue), receita mensal recorrente
- Arpa (Average Revenue per Account), receita média gerada pelo cliente
O que é o Sucesso do Cliente?
Você conhece o Sucesso do Cliente? Trabalhar com sucesso do cliente é investir para que o seu cliente alcance os resultados desejados através dos pontos que integram com sua empresa. Estamos sempre focados no que ele precisa e em sua experiência vivenciada nos pontos de integração de seu negócio.
É necessário você construir uma cultura de sucesso do seu cliente. Aplique estratégias que consigam alinhar bem o discurso da sua equipe de Vendas e Marketing, trabalhando esse ponto também em qualquer parte da comunicação da sua empresa. Estude seu cliente, seu mercado e os erros cometidos para melhorar cada vez mais sua maneira de trabalhar.
Obtenha também formas de medir o sucesso do cliente. Se você investe em Marketing Digital, por exemplo, utilize o Google Analytics e outras ferramentas que podem te ajudar a medir esses resultados periodicamente.
Ademais, acompanhe sua trajetória para conseguir mapear pontos em comum e encaixá-los da melhor forma em uma estratégia base do seu negócio.
Lembre-se sempre que investir no Customer Success não vem apenas para fidelizar, mas também para alavancar suas vendas e melhorar sua receita.
Sucesso do Cliente. Reprodução: www.freepik.com
Com a ajuda de um ótimo CRM, como o Meets, você consegue unir os setores, desenvolver um software que trabalhe com uma única integração e acompanhar da melhor forma o percurso do seu consumidor ao longo do funil de vendas, ajudando a desenvolver melhores estratégias para seu Sucesso do Cliente e definir métricas ainda mais certeiras para o seu negócio. Faça já um teste gratuito e venha conhecer nossa empresa.
Métricas do Customer Success
Algumas ferramentas que promovem ainda mais o sucesso do cliente são conhecidas por métricas. Elas ajudam a verificar como está a relação do cliente com seu produto/serviço, o que pode ser analisado e melhorado. As mais comuns são a NPS (Net Promot Score) e Health Score, ambas auxiliando, respectivamente, no grau de satisfação e retenção do cliente, além de informar quais os consumidores de maior risco, os que necessitam de mais atenção e o mais engajado no seu produto/serviço.
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3 maneiras que o sucesso do cliente pode trabalhar para sua empresa SaaS
Agora que já definimos um pouco o que é SaaS e Sucesso do Cliente, irei te dar 3 formas de como esse Customer Success pode trabalhar para sua empresa SaaS.
A primeira maneira está ligada ao valor estratégico de indicações. Isso significa que você pode utilizar o sucesso do cliente para conseguir trazer para sua empresa indicações de consumidores, inspirando a confiança de novos leads para seu negócio e aumentando seu grau de confiabilidade e qualificação.
A segunda está relacionada a difusão de serviços sob demanda. É ligado à motivação do cliente para descobrir novas funcionalidades no seu sistema, a fim de expandir a venda inicial. O consumidor vem com o objetivo de ampliação e adesão dos produtos/serviços desde o início do seu relacionamento.
A terceira maneira relaciona-se com a fidelização do cliente. O sucesso do cliente pode filtrar seus consumidores para aprimorar ferramentas e oferecer condições e oportunidades melhores, isso auxilia na fidelização do cliente e na indicação para outros possíveis leads, aumentando ainda mais sua receita.
Conseguir um bom CRM para sua empresa pode facilitar ainda mais o mapeamento da jornada do cliente, a automação, o onboarding, a segmentação e a estratégia. Além de conseguir empregar bons KPIs que influenciam diretamente na tomada de decisões da sua equipe.
A importância de um CRM para sua empresa SaaS
Já vimos como podemos aplicar o Sucesso do Cliente na sua empresa SaaS, mas que tal explicarmos melhor a importância de um CRM para seu negócio SaaS, que vai ajudar ainda mais sua base de Customer Success.
É comum que os CRM venham a contribuir para fortalecer seu relacionamento com o cliente e consequentemente trabalhar melhor com o seu Customer Success, otimizando o gerenciamento de dados e métricas.
Além disso, ele fornece as melhores informações sobre leads, vendas e automatiza inúmeras tarefas relacionadas ao atendimento do consumidor e suporte.
No CRM para uma empresa SaaS, ele deve vir preparado para tudo isso e oferecendo algumas metodologias de vendas consultivas, como é o caso da SPIN Selling ou Solution Selling, importante para a área comercial no quesito de produtividade e eficiência.
Essas metodologias ajudam o vendedor a entender melhor as dores, as necessidades ou problemas que o cliente está passando para oferecer a solução mais adequada para o momento.
Ainda não possui um CRM moderno e otimizado que qualifica suas métricas e leads, te auxilia no suporte e na qualificação da sua equipe de Marketing e atendimento ao cliente? Que tal testar o Meets?
Compreendeu melhor sobre SaaS e o Sucesso do Cliente?
Conseguiu entender melhor sobre sistema SaaS, Sucesso do Cliente e como você pode utilizar o Customer Success para trabalhar para seu negócio SaaS? Lembre-se de conseguir um CRM que possa te ajudar a trabalhar com mais fluidez e integração.
Invista em bons profissionais de sucesso com clientes e adapte sua empresa para oferecer acessibilidade e disponibilidade. A obtenção de um CRM é imprescindível para seu negócio.
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