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Bot: o que é e como funcionam os robozinhos da Internet?

Você já ouviu falar de Bot? Sabe o que é e como funcionam esses robozinhos da Internet? Ficou curioso e quer saber mais? Então não deixe de ler essa publicação até o final!

O que é Bot?

A palavra bot é uma abreviação da palavra inglesa robot, na tradução para o português, são conhecidos como robôs. Esses robozinhos são responsáveis por aplicações autônomas e na realização de atividades pré-determinadas. 

Eles são programados para exercer funções com mais eficiência, podendo ser usado por voz ou texto. Na maioria dos casos, são úteis e inofensivos, porém também podem ser usufruídos por criminosos para praticar crimes cibernéticos. 

Segundo uma pesquisa realizada em 2019, as três maiores finalidades na utilização de bots estão ligadas a 94% no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), 75% nas vendas e 69% para apoio ao backoffice.

Bot e suas finalidades. Meets

Bots e suas finalidades. Reprodução: www.freepik.com

Tipos de Bot

No mundo dos Bots, existem diversos deles que possuem aplicações específicas e até mesmo alguns que são utilitários para o seu negócio.

O primeiro Bot e um dos mais conhecidos é o Chatbot. São os famosos robôs de conversação e muito utilizados por empresas para simular conversas humanas. Eles são subdivididos em: Chatbots otimizadores, Chatbots proativos, Chatbots sociais, Chatbots conversacionais e Chatbots de escudo. 

  • Ficou curioso e quer saber mais sobre Chatbots e como utilizá-los para vendas? Basta clicar aqui e conferir um artigo especial no Blog do Meets. Continue conferindo também nossa publicação, iremos destacar um pouco sobre Chatbot.

O segundo é o Bot Social. Muito usado também como Chatbot, ele auxilia nas operações de mídias sociais. São usados para gerar mensagens automáticas e agir como seguidor de usuários. Com o avanço das redes, é mais difícil produzir um Bot social para criar contas falsas e atrair seguidores.

O terceiro é o Bot de loja. São responsáveis por observar padrões de usuários na navegação de um site e após isso criar uma padronização para o usuário. Eles também filtram locais de vendas online para conseguir identificar o melhor preço do produto que você procura. 

O quarto tipo de Bot a ser destacado é conhecido como Bot de monitoramento. São utilizados para monitorar a saúde de um sistema ou site com o objetivo de fornecer as informações necessárias sobre interrupções ou problemas do seu servidor que se encontra fora do ar.

O quinto tipo está ligado aos Bots transacionais, nada mais são do que bots que completam transações em nome do ser humano. Esse tipo é muito empregado no contexto de conversas com a finalidade de operações.


O sexto e último tipo de Bot que citaremos está relacionado ao Download Bot. Estão especialmente conectados ao download automático de software ou de aplicativos móveis, podendo ser usado para manipular estatísticas e ajudar o aplicativo a aparecer no topo de downloads diários

Como que os Bots funcionam?

Os bots funcionam através de uma rede. Existem alguns Bots que podem se comunicar entre si e utilizarão o serviço baseado na Internet para fazê-los. Eles são feitos através de um conjunto de algoritmos que os auxiliam na prática de atividades pré estabelecidas.

O funcionamento vai de acordo com o tipo específico do Bot, podendo interagir com as pessoas, ser considerado intelectualmente independente (utilizará o aprendizado da máquina para entender atividades humanas) ou ser um Bot IA que são baseados em regras mas também intelectualmente independentes.

Esses tipos são bastante aplicados em Chatbots, tipo de Bot já exemplificado acima.

Os Bots de computadores e Internet são mais rápidos, funcionam 7 dias da semana e 24 horas, além de serem personalizáveis e polivalentes, oferecendo ao usuário uma experiência melhorada.

Quais os benefícios do Bot?

Na busca de alcançar nossos objetivos de forma rápida e exemplar, os Bots vem como benefícios para:

  • Automatizar processos
  • Buscar a comunicação com o visitante do seu site
  • Realizar pesquisas de mercado
  • Impulsionar e qualificar seus leads
  • Personalizar a experiência do usuário
  • Integrar as plataformas de mensagens
  • Reduzir custos

Bot e sua comunicação. Meets

Bots e sua facilidade para a comunicação. Reprodução : www.pixabay.com

Vantagens dos Bots para sua empresa

Você deve estar se perguntando se é mesmo vantagem ter um Bot em sua empresa não é mesmo? Irei exemplificar e detalhar melhor a experiência positiva que um robozinho desses pode trazer para o seu negócio.

De início, é importante salientar que eles podem integrar suas plataformas de mensagens para vender produtos. Mas como isso é possível? O Bot vai interagir com o consumidor através das mensagens automáticas para conseguir auxiliar o comprador a buscar o produto desejado e vender diretamente na interface do Bot.

Ademais, ele consegue extrair dados demográficos e psicográficos dos seus consumidores. Ajudando na obtenção de informações relevantes e estatísticas que irão te auxiliar ainda mais na descoberta do seu público-alvo. 

Além disso, ele consegue atrair os leads qualificados para o seu negócio. O Bot lidará com o processo de atração e busca do produto/serviço perfeito para o consumidor.

Outrossim, eles são extremamente importantes na ajuda para otimização de custos. Seus colaboradores poderão se dedicar mais a atividades que exigem a intervenção humana, deixando as automações para o Bot.

Esse último exemplo também vai de encontro com a perspectiva de organização e desempenho da sua equipe. Com os Bots, as informações correm de forma mais rápida dentro do seu time, facilitando a comunicação entre seus colaboradores e a divisão mais exata de suas funções dentro da empresa. 

O que são Chatbots e sua importância para as empresas

Já que descrevemos bastantes os Bots, que tal falarmos mais um pouco sobre os Chatbots, esse tipo específico de Bot que é bastante qualificado e pode ser adicionado a sua empresa.

Os Chatbots, como citado acima, são Bots que tem a função de trabalhar na otimização da comunicação com o cliente e no envio de mensagens automáticas.

Eles reduzem em até 30% os custos investidos na área de relacionamento com o cliente. A humanização de Chatbots também é peça chave no sucesso da estratégia, otimizando ainda mais a conversação.

Importância dos Chatbots para sua empresa

Uma pesquisa realizada revelou que, até 2020, 85% dos atendimentos ao cliente seriam realizados por Chatbots de vendas. 

O uso dessa ferramenta vem para auxiliar as empresas na integração de um serviço de qualidade para entregar ao cliente, além de desenvolver informações e agilizar os processos de vendas. 

O serviço de Inteligência Artificial também pode ser adicionado ao sistema para garantir a não utilização de mensagens repetitivas que causam repulsa ao consumidor.  

Se você quer saber mais sobre Chatbots e como aplicá-lo no seu funil de vendas, gerando mais leads e aumentando sua receita, é só clicar aqui para conferir um artigo especial do Meets sobre esse assunto importantíssimo.

Como ter um Chatbot mais humanizado

Para desenvolver um Chatbot ainda mais humanizado e sem aquele aspecto muito “robotizado” é necessário a aplicação de algumas dicas, iniciando no desenvolvimento de uma personalidade da sua marca até o uso do tom de voz mais humano.

A primeira dica é apostar em um tom de voz mais personalizado da sua marca. A linguagem que será usada pelo Bot e a maneira particular que ele irá utilizar. Invista em uma linguagem mais natural, amigável e positiva para que o robô consiga se comunicar mais facilmente com seus clientes.

Além disso, aplique palavras que estimulem a interação do seu cliente com o robô. Aposte em respostas curtas, porém interativas, visando a continuação do diálogo e a introspecção, fugindo de respostas frias e limitadas para o consumidor. É ideal e imprescindível, você personalizar e configurar seu Bot para responder de acordo com cada cenário previsto.

Outrossim, busque colocar uma identidade visual no seu robô. A representação visual do seu assistente virtual, entrega para o público um rosto mais humanizado, buscando legitimar a sua aproximação com o cliente.

  • Ficou interessado e deseja saber mais sobre as mensagens automáticas do Bot e como torná-las mais humanizadas? Basta clicar aqui e conferir um artigo incrível no Blog do Meets!

Chatbots de vendas

Alguns fatores tornam os Chatbots de vendas ainda mais necessários, eles se destacam por:

Integrar ainda mais sua equipe na busca de leads, no agendamento de ligações e follow ups, além de conseguir adicionar dados automaticamente ao seu CRM, coletando informações importantes para otimizar resultados. Ele consegue também desenvolver relatórios e simplificar o envio de documentos.

Sistemas de CRM mais profissionais e desenvolvidos, como o Meets, já conseguem entregar Chatbots de vendas integrados à soluções de atendimento e otimização de leads.

Entendeu mais um pouco sobre Bot, como funciona e sua importância?

Agora que você compreendeu mais um pouco sobre Bots, que tal aplicá-lo na sua empresa? Ele é extremamente importante para seus leads e irá ajudar no desenvolvimento comunicacional do seu negócio.

Utilize bem os Chatbots para conseguir alcançar ainda mais consumidores com mensagens automáticas e humanizadas.

Leve em consideração a união de um Chatbot especial, uma plataforma omnichannel com integração do WhatsApp e um CRM profissional e de suporte, como o Meets, para conseguir alavancar suas vendas e desenvolver ainda mais leads, podendo aumentar suas taxas de conversões e melhorando sua comunicação com o cliente.

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