5 tecnologias para melhorar a experiência do cliente

tecnologias para melhorar a experiência do cliente Meets

5 tecnologias para melhorar a experiência do cliente

A digitalização dos processos e ações dentro da sua empresa é, sem dúvidas, um dos principais caminhos para melhorar a experiência do cliente.

Hoje, o customer experience vem chamando ainda mais atenção, ao passo que impõe ainda mais responsabilidades aos negócios. Isso porque a dinâmica do mercado atual tem o seu ritmo ditado pelo consumidor, visto que este não possui um papel mais passivo, muito pelo contrário.

Nesse cenário, em uma posição mais ativa, o cliente está no centro do mercado e o customer experience tem como objetivo justamente essa centralidade no consumidor.

Mas, colocar em prática estratégias e ações que resultem em boas experiências ao seu cliente nem sempre é fácil. Sabemos disso.

Seja por conta de um mercado cada dia mais acirrado, independentemente de segmento, ou pela ausência de infraestrutura adequada, como uso excessivo de práticas manuais, muitas empresas ainda encontram obstáculos na experiência do cliente e cometem uma série de falhas

Mas, hoje, não há mais escolha: é preciso melhorar a experiência do cliente.

melhorar a experiência do cliente Meets

Planejar e executar estratégias focadas na experiência do cliente não é mais um diferencial de mercado, mas sim uma necessidade.

Se a sua empresa promove boas experiências, tenha certeza que esse é um caminho muito bem pavimentado para manter o consumidor com você e ainda incentivá-lo a pagar mais por produtos/serviços.

Agora, se a sua empresa não promove boas experiências, talvez ele busque a concorrência.

Portanto, conhecer e executar boas práticas de customer experience e investir em um atendimento de qualidade devem ser prioridades para o seu negócio.

Satisfazer o cliente é a principal demanda atual e, consequentemente, um dos maiores desafios impostos às organizações.

Nisso, em um mundo cada vez mais digital, existe uma gama de tecnologias que auxiliam a sua empresa a melhorar a experiência do cliente e devem ser levadas em consideração no momento de planejar as estratégias. 

Neste artigo, trouxemos 5 tecnologias para a sua empresa investir e melhorar a experiência do cliente, visando melhores resultados.

Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura e aproveite o nosso conteúdo! 

O que é experiência do cliente e por que é preciso manter o foco no consumidor? 

Mas, afinal, o que é “experiência do cliente” e qual a importância de ter o cliente no centro?

Primeiramente, de maneira direta, podemos definir a experiência do cliente como o conjunto de interações que um consumidor tem com a sua marca, desde o primeiro contato realizado, e as percepções que ele carrega dessas vivências.

Se as interações com sua empresa tiverem sido satisfatórias, as chances de retenção e fidelização são altas. Mas, se as interações tiverem causado dor de cabeça e sido acompanhadas por muitos obstáculos, certamente o cliente não voltará a fazer negócio com sua empresa.

Para promover boas experiências é preciso, a princípio, colocar o cliente no centro.

Ao passo em que as estratégias da sua empresa focam no customer experience, customer centric e customer success, você atribui valor a sua marca e impulsiona os processos de captação e fidelização de clientes.

O foco no cliente, portanto, permite uma experiência diferenciada, na qual o seu consumidor vai se sentir único e satisfeito com as interações, seja no atendimento ou no suporte. 

Diante disso, os resultados tendem a melhorar, visto que investindo no relacionamento com o  cliente sua empresa fideliza mais clientes, que é mais barato do que conquistar um novo, diga-se de passagem, potencializa o marketing boca a boca, resgata cliente inativos, além de, obviamente, tornar mais efetivas as estratégias de captação de clientes novos.

melhorar a experiência do cliente Meets

Como a tecnologia pode ser uma aliada para melhorar a experiência do cliente?

Em um mundo tecnológico a sua empresa não pode dar às costas para a realidade e ficar presa em práticas obsoletas, não é mesmo?

Utilizar a tecnologia como aliada do seu negócio não serve apenas para otimizar tarefas e tempo e melhorar a qualidade de vida do seu time. Além desses pontos, o suporte da tecnologia auxilia o seu negócio a melhorar a experiência do cliente

Hoje, os avanços tecnológicos estão forçando que as empresas se adequem ao mundo digital, visto que o contrário é suficiente para manter um negócio estagnado e passos largos atrás da concorrência. 

Assim, os gestores vêm percebendo a necessidade de inovar e automatizar processos, ainda mais pelo fato de o uso da tecnologia auxiliar na promoção de experiências satisfatórias aos consumidores, estes que estão cada vez mais exigentes.

A tecnologia, de fato, transformou o consumidor.

Os hábitos atuais dos clientes dizem respeito à realidade de um mundo tecnológico.

O cliente, hoje, é muito imediatista e muito mais crítico, visto que consegue reunir uma volumosa quantidade de informações rapidamente, o que interfere diretamente na tomada de decisão acerca de uma compra.

Logo, em face de um perfil mais rígido, a sua empresa necessita focar em uma experiência mais personalizada, a qual permita que a sua marca se comunique diretamente com o cliente e deixe claro para ele que a sua empresa oferece a solução ideal para sanar suas dores.

Para isso, o mercado dispõe de uma variedade de opções de suportes tecnológicos para tornar o cotidiano da sua empresa mais prático e otimizado e, concomitantemente, melhorar a experiência do cliente.

5 tecnologias para melhorar a experiência do cliente 

No nosso blog, estamos sempre lançando conteúdos que ressaltam a importância de investir na experiência do consumidor. Com os nossos artigos, você encontra dicas valiosas para melhorar a experiência do cliente e potencializar os resultados da sua empresa. 

Confira nossos principais conteúdos sobre experiência do cliente:

2023 será o ano da experiência do cliente?

Experiência do cliente: dicas do que NÃO fazer

O que é gestão da experiência do cliente?

Inteligência artificial na experiência do cliente!

Neste post, trouxemos mais dicas para a sua empresa tornar a interação do cliente com sua marca mais satisfatórias.

Para isso, listamos CINCO tecnologias que o seu negócio pode investir para melhorar a experiência do cliente. Vamos conhecê-las? 

Continue a leitura!

#1 Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML)

melhorar a experiência do cliente Meets

O volume de informações que as empresas recebem atualmente é tão expressivo que não dá para processá-los apenas com a força humana.

Inclusive, optar pelo trabalho unicamente manual é arriscado, visto que falhas podem acontecer.

Diante dessa nova realidade, as empresas passaram a recorrer à Inteligência Artificial (IA) para armazenar, mensurar e qualificar os dados, os quais são importantíssimos para a promoção de excelentes experiências ao cliente.

A IA não permite apenas registrar e armazenar dados, mas auxilia na interpretação das informações e na tomada de decisões assertivas. 

Outro meio é a Machine Learning (ML), ou o aprendizado de máquina, que nada mais é do que um método de análise das informações que automatiza a elaboração de modelos analíticos

Assim, o ML atua mediante um sistema de algoritmos que identifica padrões de comportamento e ajuda na previsão das necessidades do cliente. Portanto, tendo base nessas informações, o seu negócio consegue se antecipar e caprichar na experiência do consumidor.

Inteligência artificial na experiência do cliente!

#2 Realidade Virtual e Realidade Aumentada 

melhorar a experiência do cliente Meets

A cada dia a realidade virtual vem se tornando mais presente no “mundo real”.

Hoje, sem dúvida alguma, a realidade virtual é um meio eficaz para melhorar a experiência do cliente, ainda mais por se tratar de um diferencial de mercado

Do mesmo modo, a realidade aumentada vem para criar pontes entre os mundos físico e digital, fazendo com que os clientes sintam os desejos e emoções sobre produtos/serviços comercializados por um negócio. 

Um exemplo é uma loja de roupas que possui um provador virtual, que permite visualizar como a peça ficará em você sem necessariamente vesti-la. Ou até mesmo uma loja de móveis, que permite visualizar uma cômoda em um dado espaço.

Imagina o cliente ter essa comodidade para “provar” produtos/serviços? 

#3 Tecnologia Blockchain

melhorar a experiência do cliente Meets

A Tecnologia Blockchain é um meio de garantir mais segurança, praticidade e transparência nas informações.

Logo de começo, já é um passo importantíssimo, visto que passa confiança ao consumidor. 

Com a Tecnologia Blockchain, a gestão das informações da sua empresa torna-se muito mais confiável. Além disso, permite maior transparência nas transações financeiras, além de possuir uma eficiência inquestionável.

A tecnologia possui um sistema descentralizado, de modo que deixa de lado a necessidade de contar com intermediários, os quais tomariam mais tempo, exigiriam mais gastos e assumiriam maiores riscos.

#4 Redes sociais e dispositivos móveis

melhorar a experiência do cliente Meets

As redes sociais e os dispositivos móveis não poderiam estar fora desta lista, não é mesmo? 

No mundo digital, as redes sociais e a transposição da realidade para os dispositivos móveis são, sem dúvida, uns dos maiores marcos.

Primeiramente, com as redes sociais, sua empresa passa a marcar presença onde os clientes estão.

A intenção não é promover boas experiências aos consumidores?

Não é necessário captar mais clientes?

Pois bem, para se conectar com o consumidor, é preciso estar nos mesmos espaços que ele, e as redes sociais são uns desses espaços.

Com a presença nas redes, você se conecta mais com os clientes e tem a chance de criar vínculos mais consistentes.

Mas, é preciso oferecer uma boa estrutura. Aqui que entra os dispositivos móveis.

Hoje, os usuários das redes estão massivamente acessando-as através de dispositivos móveis.

Logo, a sua empresa precisa fornecer uma estrutura responsiva de sites, canais, entre outras redes, para que o seu consumidor não encontre dificuldades na utilização, pois se ele encontrar, possivelmente irá fechar a página.

#5 Chatbots e assistentes virtuais

melhorar a experiência do cliente Meets

Por último, mas não menos importante, para fechar a nossa lista trouxemos os chatbots e assistentes virtuais.

Hoje, os clientes desejam respostas imediatas.

Pode estar fora do horário de atendimento da sua empresa, mas o cliente vai querer uma resposta imediata.

Com o chatbot você consegue dar esse suporte.

Os robozinhos estão disponíveis 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Com o chatbot, você consegue dar respostas a perguntas genéricas ou dúvidas frequentes dos clientes, de maneira automática, rápida e eficiente.

Obviamente, nem tudo será respondido, sobretudo tratando-se de algo específico. Mas, até isso, o chatbot dá um direcionamento, ou repassando o atendimento ou deixando alguma outra mensagem, sinalizando um atendimento humano.

Além disso, sem resposta o cliente não ficará. 

As/os assistentes virtuais, por sua vez, vão além.

A sua atuação se dá por meio do processamento de linguagem natural, ou seja, imitam a linguagem humana.

Para isso, reconhecem diferentes idiomas, gírias, jargões e muito mais.

Ademais, além do atendimento, podem vender produtos. Não é muito interessante? 

Por mais que se tratem de máquinas, hoje as empresas estão buscando cada vez mais humanizar o atendimento, para que pareçam seres humanos reais por trás da tela. Para isso, uma das maneiras mais utilizadas é o atendimento personalizado, de modo que o cliente se sinta único naquele experiência e reconhecido pela marca. 

O Meets é um sistema de CRM integrado a Central de Atendimento Omnichannel e chatbot, disponibilizando o robozinho para que os clientes otimizem o atendimento e possam melhorar a experiência do cliente.

Assim, com o suporte do nosso CRM, você une dois mundos em um só: o CRM e uma central com chatbot.

Chatbot integrado ao CRM: saiba as vantagens

Conheça a Central de Atendimento do Meets CRM

Já sabe por onde começar? Comece pelo Meets! 

A experiência do cliente vem se tornando uma pauta cada vez mais presente.

Não se tem dúvidas que 2023 será o ano da experiência do cliente.

As empresas vêm entendendo a importância de melhorar a experiência do cliente, visto que isto interfere diretamente nos resultados dos negócios.

Um passo essencial e inicial para melhorar a experiência do cliente é reunir informações sobre o seu público.

Sem dados sobre leads e clientes, fica difícil promover um atendimento e suporte adequado, que realmente se conecte com o consumidor e possua a eficácia necessária.

Neste post, trouxemos dicas de tecnologias que a sua empresa pode investir para melhorar a experiência do cliente, mas, sem dúvida alguma, um pontapé inicial é contar com o suporte do Meets CRM e aglutinar uma gama de tecnologias em um único sistema.

O Meets é o sistema de CRM integrado a Central de Atendimento Omnichannel e chatbot, o qual permite que você tenha toda a gestão de leads em um só lugar.

O nosso CRM une a versatilidade e adaptabilidade para servir para qualquer tipo e volume de negócio, independente de nicho de mercado.

Com o Meets, você tem as melhores soluções em vendas, gestão de leads e atendimento digital, reunindo informações de maneira segura e centralizada, as quais são muito úteis para a tomada de decisões.

Está esperando o que para crescer? Conte agora mesmo com o Meets CRM!

Ainda não tem conta no Meets? Comece agora mesmo clicando aqui.

Deseja falar com o nosso time de especialistas? Entre em contato conosco através do WhatsApp ou preencha o formulário abaixo com seus dados: 

Thomáz Pinho

Thomáz Pinho

Deixe seu comentário

Posts Recentes

Sobre nós

O Meets foi concebido para tornar as coisas simples e práticas. Ao permitir que você visualize todo o seu processo de vendas acompanhando as atividades certas a serem realizadas.

Siga-nos

Vídeo Tutorial

Comece com conta GRATUITA!

Nenhum cartão de crédito é necessário.
Ao clicar em “Cadastre-se”, você concorda com a nossa Política de Privacidade