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11 dicas para fidelizar mais clientes em 2023

11 dicas para fidelizar mais clientes em 2023

Você já ouviu falar que manter um cliente na sua empresa é muito mais barato do que conquistar um novo

Ouvindo ou não, saiba que isto é verdade.

Contudo, obviamente, isso não significa que a sua empresa vai abrir mão das estratégias de captação de clientes e focar apenas na manutenção daqueles já existentes na base de clientes.

12 erros na captação de clientes que você jamais deve cometer

 fidelizar mais clientes Meets

Não, nada disso.

Mas, essa ideia, defendida por Philip Kotler, que especificamente disse que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”, deve ser levada muito em conta e servir de alerta para o seu negócio focar, também, em meios para fidelizar cada vez mais consumidores.

Philip trouxe essa ideia em vista  do fato de muitos negócios ficarem bastante em captar mais clientes sem, ao mesmo tempo, balancear as estratégias com a fidelização de clientes, de modo que os clientes já existentes acabam sendo esquecidos. Dessa forma, tornam-se presas fáceis para a concorrência. 

Para obter sucesso, qualquer negócio deve focar em estratégias voltadas à centralidade do cliente, porém não unicamente à conquista de novos, mas também à fidelização dos já presentes. 

Essa necessidade torna-se ainda mais acentuada quando paramos para analisar o mercado atual, em virtude da grande concorrência, a qual vem impondo uma série de desafios às empresas, que necessitam investir cada vez mais na experiência do cliente.

Assim, diante de um mercado acirrado, sua empresa não pode dar bobeira e perder clientes que já conhecem a marca. Muito pelo contrário, precisa investir em estratégias para torná-los consumidores fiéis.

O ano de 2023 vem chegando e, nesse momento, o empreendedor faz muitos planos para o ano novo. 

O que esperar do novo ano?

Mas, acima de tudo, o que priorizar?

Sem dúvidas, um dos pontos que você deve priorizar é a experiência do cliente e, nisso, está inserida diretamente a importância de fidelizar seus consumidores.

Experiência do cliente: dicas do que NÃO fazer

Conquistar bons resultados depende, também, do quanto você fideliza clientes.

Portanto, se você não colocou “fidelizar mais clientes” como objetivo do seu negócio para 2023, não perca mais tempo, coloque agora mesmo!

Para ajudar você, neste artigo trouxemos 11 dicas para a sua empresa fidelizar mais clientes em 2023. Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura e aproveite o nosso conteúdo! 

O que se entende por fidelização de clientes? 

De maneira objetiva, fidelização de clientes é o processo no qual a sua marca consegue fazer com que consumidores continuem comprando produtos/serviços

Assim, o cliente fiel é aquele que se sente satisfeito com o serviço prestado pela sua empresa e/ou com aquilo que é ofertado e se sente motivado a comprar outras vezes o mesmo produto/serviço ou até mesmo outros.

Mas, como fica notável, para fidelizar clientes é preciso investir na experiência do cliente, de modo que a jornada do consumidor na sua marca seja positiva ao ponto de mantê-lo por perto.

Um cliente fiel, portanto, traz diversos benefícios, desde a redução de custos, visto que manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo, ajuda no processo de divulgação da marca, através do marketing boca a boca, bem como na defesa da imagem do seu negócio.

Vamos conhecer mais das vantagens da fidelização de clientes? 

Continue a leitura! 

 fidelizar mais clientes Meets

Saiba porque o seu neu negócio precisa fidelizar mais clientes em 2023 

Fidelizar clientes, como já mencionamos, deve estar incluído entre os objetivos da sua empresa para o ano de 2023. E isso não é por menos, visto que fidelizar mais clientes traz uma série de vantagens para o seu negócio.

Entre as principais vantagens, podemos destacar as seguintes:

Melhora o seu negócio no quesito competitividade

Ao passo em que a sua empresa conta com uma base mais expressiva de clientes fidelizados, sua marca ganha mais autoridade e reconhecimento no mercado, sendo, portanto, a primeira opção de consumo para o cliente. Logo, se ele se sente satisfeito com sua empresa, a concorrência precisará se esforçar ainda mais para tomar ele de você. 

Mais oportunidades de vendas

Vamos imaginar uma situação hipotética:

Um cliente está buscando um serviço X e decide consumir o ofertado pela sua empresa. Nesse processo, a experiência do cliente é positiva, ao ponto de ele sair satisfeito. Posteriormente, além de o cliente voltar a adquirir o mesmo serviço, haverá mais chances de experimentar outros que estão presentes no catálogo. 

Portanto, além de mais vendas através de recompras, os clientes fiéis poderão experimentar outros produtos/serviços do seu negócio, em virtude da confiança que eles têm na sua marca, além de facilitar que você invista em estratégias de cross selling, ou seja, oferecendo serviços/produtos complementares. 

Marketing boca a boca 

 fidelizar mais clientes Meets

Você já ouviu falar no marketing boca a boca?

Pois bem, esse tipo de marketing é a divulgação da sua marca feita por clientes fidelizados, que diante da experiência satisfatória indica a sua empresa para outras pessoas.

Assim, o marketing boca a boca auxilia na atração de novos clientes e a reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Inclusive, a redução do CAC é mais um dos elementos.

O CAC é uma métrica importantíssima que nos diz o quanto a sua empresa gasta para conquistar um novo cliente.

Logo, se a sua empresa só se dedica em conquistar novos clientes, deixando de lado as estratégias de fidelização, o CAC tende a ser maior. 

Todavia, ao equilibrar o CAC e LTV (Lifetime Value), isto é, o tempo de vida do cliente, que significa a  receita gerada por ele enquanto cliente da sua empresa, você consegue melhorar os resultados do seu negócio e conquistar mais clientes, sejam novos ou já existentes.

Essas foram algumas vantagens, entre tantas outras, a exemplo da maior lucratividade, com consumidores que compram mais, bem como a retenção de clientes.

Agora, vamos trazer 11 dicas de como fidelizar mais clientes para um 2023 de sucesso na sua empresa!

11 dicas para o seu negócio fidelizar mais clientes em 2023

Agora que você sabe o que é fidelização de clientes e como isso é importante para o seu negócio, chegou o momento de conferir algumas dicas para a sua empresa fidelizar mais clientes em 2023 e se destacar ainda mais no mercado.

Ficou interessado?

Confira 11 dicas e saiba como conquistar consumidores fiéis. 

#1 Cuide da experiência do consumidor

 fidelizar mais clientes Meets

Sem dúvida alguma a primeira das 11 dicas tem que estar relacionada à experiência do cliente.

Muito se fala, inclusive, que 2023 será o ano da experiência do cliente.

Contudo, na verdade, a experiência do consumidor já é um dos principais elementos do mercado.

Hoje, com o cliente mais exigente, o seu negócio precisa promover experiências satisfatórias para atraí-lo e cativá-lo.

Logo, uma das peças-chaves é oferecer um serviço de atendimento e de suporte de qualidade, de maneira em que o cliente encontre facilidade e rapidez para conseguir informações e solucionar problemas.

Além disso, o cliente quer ter suas necessidades e dores atendidas, o que exige conhecimento acerca dele. Logo, conhecer o seu cliente não é mais um diferencial, mas algo essencial para a sua empresa elaborar e executar estratégias em marketing e vendas de modo assertivo.

Para isso, contar com um CRM, como o Meets, é indispensável para armazenar e organizar dados de leads e clientes, os quais estão disponíveis para você e seu time tomar as melhores iniciativas e decisões.

O que é CRM e para que serve?

Qual a função de um CRM?

Como implantar um sistema de CRM?

Portanto, a partir do momento em que o cliente se sente satisfeito com a experiência vivenciada ao consumir um produto/serviço da sua marca, ele tende a ficar. O inverso acontece se a experiência de marca não é positiva e o cliente, além de não retornar, tece comentários negativos sobre sua empresa.

Assim, invista no customer experience do seu negócio e veja que a retenção de clientes irá aumentar

Como melhorar o seu Customer Experience com o Meets?

#2 Preste um atendimento personalizado

No processo de investimento na experiência do cliente, um dos pontos-chave é o atendimento. 

O serviço de atendimento ao cliente é a porta de entrada do seu negócio em muitas situações. Logo, precisa ser impecável!

Em vista de promover ótimas experiências, a sua empresa precisa focar na oferta de um atendimento personalizado e humanizado, o qual consiga atender as demandas dos consumidores e cativá-los. 

Mas, um atendimento personalizado requer conhecimento acerca do seu cliente. Portanto, do mesmo modo que mencionamos acima, tenha dados sobre seus consumidores para assim realizar as personalizações necessárias e ofertar ao seu cliente o que ele precisa. 

Para isso, é essencial definir a persona do seu negócio e entender como sanar as dores dos clientes e superar suas expectativas.

Ao passo que você demonstra conhecimento sobre o seu cliente e domínio sobre suas necessidades,  fica mais fácil fidelizá-lo.

Atendimento personalizado: dicas para melhorar a experiência do consumidor

Ferramenta de atendimento: uma forma eficaz de fidelizar o cliente

#3 Acredite no que você oferece  

Um ponto básico para se vender algo como uma solução que o cliente necessita é conhecê-la e, acima de tudo, acreditar no seu poder de solucionar algo.

Logo, se você demonstra não conhecer ou confiar naquilo que está oferecendo, isso pode ser suficiente para o próprio público não consumir, pois como ele irá confiar em algo que parece duvidoso?

Todavia, a partir do momento que você domina o que vende e, sobretudo, tem plena confiança de que a sua solução é a solução ideal para resolver demandas do cliente, é criado um clima de confiança que ajuda no convencimento. Agora, é importante prometer e cumprir, visto que se o seu cliente se frustrar, tudo pode ir por água abaixo.

Mas, se você prometer e entregar, o cliente irá perceber que tomou uma decisão certa, o que ajuda na construção de um relacionamento movido pela confiança na sua marca.

Portanto, essa confiança ajuda a fidelizar mais clientes.

#4 Agregue valor ao seu produto ou serviço

Digamos que este tópico tem ligação ao anterior, visto que envolve conhecimento, confiança e segurança acerca do produto/serviço que a sua empresa comercializa. 

Primeiramente, vale destacar que preço é diferente de valor.

Assim, agregar valor significa mostrar o poder que a solução que o seu negócio oferece vai conseguir suprir as necessidades e/ou sanar a dor dos clientes.

O principal a se considerar é que o cliente precisa enxergar esse valor e essa percepção ajuda a fortalecer o relacionamento do cliente com sua marca.

#5 Conte com um programa de fidelidade ou ofereça cashback

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Uma das estratégias para fidelizar mais clientes que a sua empresa pode utilizar em 2023 é oferecer alguma forma de recompensa ao cliente para que ele continue comprando serviços/produtos da sua empresa, não somente aquilo que ele já consumiu, mas outros. 

Uma das recompensas são os programas de fidelidades, dando benefícios aos clientes que se destacam. Tais programas podem operar de diferentes formatos, como acúmulo de pontos, carimbos em cartões, sorteios, etc. 

Além dos programas de fidelidade, as recompensas podem vir a partir de cashbacks, que são bastante utilizados, dando retorno imediato aos consumidores, bem como cupons de descontos, seja em qualquer produto ou em produtos/serviços específicos, estimulando, assim, recompras. 

#6 Otimize a jornada de compra

Você sente dificuldades para fidelizar clientes?

Acha que sua empresa deveria fidelizar mais clientes para obter melhores resultados?

Já parou para pensar se essa dificuldade não está relacionada aos obstáculos na jornada do cliente na sua empresa?

Sabe por que esses questionamentos?

Simplesmente, uma das maiores dificuldades que as organizações sentem ao tentarem fidelizar mais clientes são originadas na própria organização, isto é, nas condições ofertadas ao longo da jornada do consumidor.

Pode ser, por exemplo, um atendimento desalinhado; uma burocracia excessiva; dificuldades na tomada de ações no processo de compra; a cultura organizacional do negócio; poucos canais de comunicação; entre outros. 

Tudo isso pode dificultar a fidelização de clientes, visto que trazem impactos à experiência do consumidor com sua marca.

Em face disso, se o mercado está acirrado ao mesmo tempo em que o cliente está muito mais exigente, sua empresa não pode continuar dando mole no tocante à experiência do cliente.

Assim, busque otimizar a jornada de compra do cliente, focando na evolução do customer centric e do customer success.

Para isso, conheça o seu público. Mais uma vez falamos disso. Ao conhecer seu público, torna-se mais fácil promover ações focadas e assertivas que irão gerar resultados.

Além disso, desprenda-se de práticas obsoletas, automatizando, assim, processos. Desse modo, você traz mais agilidade, segurança, praticidade e transparência para os seus clientes.

Portanto, conte com a tecnologia como aliada, invista, por exemplo, no CRM da Meets, o qual ajuda o seu negócio a otimizar o processo comercial e tornar a experiência do cliente muito mais satisfatória. 

O Meets conta com uma variedade de recursos e de ferramentas que irão fornecer grandes diferenciais competitivos para o seu negócio se destacar no mercado.

 #7 Flexibilize os meios de pagamento

Se o foco é a experiência do cliente, você não deve impor dificuldades a ele. Muito pelo contrário, busque a liberdade do consumidor e ofereça diferentes possibilidades.

Quando falamos de diferentes possibilidades, porém, não nos referimos unicamente a múltiplos canais de comunicação, mas também a diferentes formas de pagamento.

Tudo bem que o seu negócio, atualmente, possa encontrar certas dificuldades de ampliar os garotos de pagamentos, mas é algo que pode ser adequado e você precisa realizar isso o mais breve possível.

Para o seu negócio, podem existir vários meios de receber um pagamento. Para o cliente, naquele momento, pode existir apenas uma forma de ele realizar o pagamento. Logo, se a sua empresa não aceitar, a concorrência pode aceitar. 

Limitar os meios de pagamentos trata-se de uma restrição à liberdade do cliente.

Assim, não cometa esse erro e busque flexibilizar os meios de pagamentos, seja a vista em dinheiro, cartão ou pix, boleto bancário, crédito, etc.

Resumindo: facilite a vida do cliente! 

#8 Ofereça um suporte de qualidade

 fidelizar mais clientes Meets

O processo comercial não se resume ao momento de fechar uma negociação e o cliente pagar pelo produto/serviço.

Na verdade, envolve desde o momento de pré-venda até o pós-venda.

No pós-venda, você não deve esquecer o consumidor.

Na verdade, se o seu desejo é fidelizar mais clientes, você precisa mantê-lo por perto.

Portanto, conte com um time afiado para garantir o melhor suporte ao consumidor caso ele precise tirar dúvidas sobre produtos/serviços que adquiriu. Muito mais do que tirar dúvidas, mantenha uma comunicação ativa para que isso incentivo a recompra. 

Pós-venda: como fazer e fidelizar clientes

#9 Treine a sua equipe

Ao longo de todo o processo comercial, você precisa contar com um time qualificado que coloque em prática uma excelente comunicação para garantir uma ótima experiência aos seus clientes. 

Em muitas oportunidades quando se fala em estratégias para fidelizar mais clientes, costuma-se deixar de fora a importância de preparar a sua equipe.

Contudo, lembre que nem sempre a qualidade do serviço/produto é suficiente para fidelizar o cliente, visto que o grau de exigência do consumidor atual quer muito mais do que isso, quer uma experiência por completo.

Logo, essa experiência completa envolve um atendimento humanizado e descomplicado, no qual o cliente consegue ter todas as suas dúvidas sanadas e se sinta satisfeito. 

No pós-venda, sua equipe também estará em contato com o consumidor, na busca por fortalecer o relacionamento e estimular novas compras.

Para que tudo isso ocorra bem, é preciso treinar seu time, de modo que seus colaboradores dominem as soluções, acreditem nela, saibam como atender o público de forma humanizada e consiga tomar decisões imediatas, vencendo as objeções de vendas e contanto com um discurso persuasivo.

Tudo isso é importante na hora de manter o seu cliente por perto. 

Além disso, de nada adianta contar com um time especializado, mas não possuir um sistema adequado para otimizar tempo e trabalho.

Por isso, é importante melhorar a qualidade de vida dos seus profissionais e contar com um CRM. O sistema de CRM da Meets é a solução ideal para aumentar a produtividade na sua empresa e tornar as ações mais práticas e rápidas. 

#10  Fique por dentro das métricas

Do que adianta investir em estratégias, gastar dinheiro e não acompanhar se estão dando resultado ou não?

Inclusive, podem estar dando prejuízo e você não sabe pelo fato de NÃO ACOMPANHAR MÉTRICAS.

O não acompanhamento de métricas é um dos maiores erros que você não deve cometer.

Se você coloca em prática estratégias de fidelização de clientes, as acompanhe. Veja se vem dando certo ou não e o que precisa ser mudado ou ajustado.

Existem diferentes formas de mensurar se a sua empresa está obtendo sucesso na fidelização de clientes, seja a partir das métricas e de outros meios, como pesquisas em redes sociais, Net Promoter Score (NPS), índice de clientes recorrentes, quantitativos de clientes que chegam por indicação, etc.

#11 Contar com um CRM 

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A última dica, porém não menos importante, é contar com um CRM, como o Meets.

Aliás, diria que é a dica principal, visto que ao contar com um CRM fica muito mais fácil aplicar todas as dicas acima.

Com o CRM da Meets você melhora o relacionamento da sua marca com o cliente, promovendo experiências personalizadas que atraem e cativam mais o consumir; conta com informações valiosas para rezar segmentações e tomar decisões mais assertivas as quais solucionam diretamente as necessidades do cliente, o que também é um ganho na experiência; otimiza a gestão de clientes e a jornada do consumidor, tornando tudo muito mais rápido e prático; acompanha métricas valiosas; e muito mais.

Com o Meets CRM, a sua empresa tem as melhores soluções em gestão de leads, vendas e atendimento digital, tornando a experiência da sua marca muito mais satisfatória.

O Meets é o CRM adequado para todas as empresas, seja de qual segmento for.

O CRM vai auxiliar a sua empresa a melhorar o relacionamento com o cliente e, consequentemente, a fidelizar mais, na medida em que a performance do seu negócio será muito mais assertiva.

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