Qual a função de um CRM?

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Tempo de leitura: 6 minutos

Qual a função de um CRM?

Conhece um CRM? Sabe qual a função desse sistema operacional e como ele pode ser eficaz para sua empresa vender mais? Leia mais abaixo e veja como esse software será essencial para aumentar suas conversões e produtividade.  

O CRM (Customer Relationship Management) corresponde, na língua portuguesa, à Gestão do Relacionamento com o Cliente. Conhecido por ser um sistema operacional com aplicações completas para gerenciamento de empresas, o CRM empregará práticas, ferramentas e estratégias que vão automatizar o relacionamento com o seu consumidor e tem como foco principal o cliente e sua satisfação. 

Desse modo, o programa será essencial para reduzir custos, integrar informações, automatizar ações, auxiliar no pós-venda, fidelizar clientes, entre outros benefícios. Através dele, você centraliza e armazena todos os dados e informações das leads/prospects/clientes e interliga-as entre o offline (loja) e o online (e-commerce). Ele pode ser essencial para elaborar estratégias de marketing digital e aplicar técnicas de bom atendimento ao cliente, de acordo com o estágio do funil em que ele se encontra e suas necessidades, por exemplo. 

Segundo um relatório feito pelo LinkedIn, 64% das empresas dizem que as ferramentas de CRM são impactantes ou muito impactantes. Além disso, os times de vendas que utilizam o sistema mostraram uma satisfação no trabalho 17% maior. 

Confira mais abaixo sobre as funcionalidades e importância do software para suas equipes e no gerenciamento. 

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabia que o CRM pode avaliar, em tempo real, seu time de vendas? Clique aqui e leia mais em um texto bem direcionado, disponível no Blog do Meets!

CRM e suas funcionalidades. Meets.
CRM e suas funcionalidades. Reprodução: www.freepik.com

Importância do CRM

Dessa forma, o software será importante nas empresas para facilitar o entendimento sobre os consumidores, suas dores/necessidades e aumentar a chance de fidelizá-los. O CRM fará com que a empresa dispense o registro de clientes em planilhas, tanto pelo benefício da segurança, quanto pela facilidade e centralização de informações para trabalhar as leads que não compraram, por exemplo. 

Dessa forma, você verifica e analisa detalhadamente a jornada de compra do cliente e cria estratégias de marketing e vendas mais assertivas para caso as que você tenha não esteja dando tão certo. Assim, sua empresa irá disponibilizar atendimento personalizado e traçar mais facilmente o perfil de consumidor ideal

Há uma disponibilidade na aplicação de métricas, integrações e automações que também são essenciais no dia a dia de qualquer empresa. Observe mais abaixo e saiba detalhadamente sobre os tópicos que as funcionalidades do CRM são alcançadas.

1. Atendimento ao cliente 

Inicialmente, o atendimento ao cliente pode ser colocado como uma das funções principais do CRM. Com o uso do programa de gestão de relacionamento, sua empresa irá ter integrações de diversos canais de atendimento e comunicação com o cliente (e-mail marketing, redes sociais, SMS, chatbot, ligações, tickets), tópico importante para o consumidor 5.0, além de orientar os processos de relacionamento entre sua empresa e o consumidor, melhorando a qualidade do atendimento e aumentando as chances de fidelização. 

O atendimento ao cliente, portanto, será um dos aspectos necessários para converter e fidelizar o consumidor ao longo da sua jornada. Desse modo, sua empresa além de oferecer um serviço de qualidade para compreender a necessidade do consumidor e engajá-lo, aplica também o sucesso do cliente (Customer Success) para garantir que os serviços prestados realmente tenham um impacto significativo para cada usuário, assegurando que as ofertas da empresa ajudem o cliente a ter sucesso e ajudando-os a crescerem. 

O atendimento será utilizado também como suporte e estará diretamente relacionado à prevenção e resolução de problemas, visto que, o customer success se volta mais para alcançar resultados comerciais à medida que o consumidor avança na sua jornada. 
Por conseguinte, não adianta apenas querer investir em um software de CRM se você não tiver integrado a ele uma central de atendimento qualificada. O Meets, o primeiro CRM com central de vendas e atendimento, engloba o melhor dos dois mundos em um único software.

2. Equipe de vendas 

Outrossim, seu time de vendas será contemplado pela organização e centralização de dados e informações para facilitar o atendimento durante o processo comercial. Conhecendo melhor o seu consumidor e tendo informações valiosas sobre ele, você pode oferecer uma gestão de follow up mais assertiva, um maior controle sobre as propostas que foram emitidas, um registro detalhado sobre os contatos anteriores feitos com a lead/prospect, além de ajudar na comunicação externa para criação de estratégias mais direcionadas. 

Desse modo, sua equipe de vendas fortalece o relacionamento com o cliente, gerencia a comunicação, oferece um atendimento ainda mais personalizado e profissional, contribuindo assim para o aumento da fidelização e na tomada de decisões relacionadas a novas estratégias.

3. Time de marketing 

Outra função do CRM que é bastante aproveitada está diretamente ligada aos benefícios atrelados às ações realizadas pela equipe de marketing. Através do uso do sistema operacional, você irá analisar métricas essenciais para compreensão do público-alvo e persona. Ademais, alinhando-se corretamente a equipe de vendas, o marketing da sua empresa pode garantir ainda mais sucesso por automatizar a entrada de dados e realizar uma tratativa para obter as informações necessárias para personalizar conteúdo e CTAs de acordo com as necessidades específicas, sempre pautando-se na segurança do sistema operacional. 

Do que adianta, por exemplo, sua empresa atrair as leads e elas não chegarem qualificadas ou fora da sua estratégia? Portanto, o marketing será imprescindível no fornecimento de relatórios personalizados, criação de landing pages, acompanhamento do fluxo de nutrição de leads, conhecimento para criação de CTAs e produção de conteúdo para as redes sociais e blog. Assim, elas tornam-se qualificadas mais facilmente e são nutridas com conteúdos de interesse da persona.

4. Redução de custos e aumento da receita 

Uma das principais vantagens ligada às funcionalidades do software está concentrada na redução de custos e no aumento da sua receita. O CRM quando bem implementado e feito corretamente com um onboarding, irá gerar essa redução por facilitar a prospecção de clientes, visto que, haverá uma economia significativa com o marketing e com a questão de contatos e integrações. Você não precisa de diversas plataformas de relacionamento, apenas uma facilitará seu atendimento omnichannel

Além disso, com a gestão do relacionamento com o consumidor e a manutenção do grande volume de negócios, sua empresa alcançará um aumento no lucro por oferecer um maior acompanhamento nas vendas e elevar assim a satisfação do cliente, alavancando as chances de fechamento de novos negócios e indicação da sua marca pelo marketing ‘boca a boca’. 

Aqui no Meets, muitos de nossos clientes afirmam que alcançaram essa redução de custos quando começaram a utilizar o nosso sistema. Dessa forma, eles puderam investir mais recursos em outras ações necessárias para a empresa. Além disso, eles analisam que houve um bom faturamento graças ao serviço total de excelência que foi prestado desde o momento em que o cliente chegou como lead.

5. Organização e centralização 

Outrossim, a função do CRM para organização de processos e centralizar contatos simplifica ainda mais o trabalho da sua equipe. O sistema disponibiliza essa centralização para que todos os seus colaboradores saibam mais sobre a lead/cliente (as tags e a identificação da etapa do funil serão essenciais) e que você, como gestor, possa analisar mais de perto os processos comerciais. Os consultores têm a facilidade para criação de tarefas dentro da agenda, otimizando o trabalho de atendimento e observando seus lembretes. 

Desse modo, a empresa passa a ser comandada de forma organizada, direcionada e interligada.

6. Automação de processos

Com a automação de processos disponível no software, sua equipe passa a esquecer processos manuais e cansativos e trabalha de forma descomplicada. Segundo estatísticas, cerca de 36% da rotina dos vendedores está diretamente ligada ao seu trabalho com as vendas. Os gastos em atividades que não geram receita impactam diretamente na dificuldade da sua equipe de atingir as metas e resultados estipulados, diminuindo a produtividade e o faturamento. 

Sua equipe precisa deixar de lado as atividades manuais e/ou complicadas, como as planilhas, para confiar em um sistema que além de disponibilizar diversas integrações e automações, ainda é seguro e segue à risca as cláusulas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

7. Auxílio no pós-venda e fidelização 

Por fim, o sistema operacional é essencial para ajudar sua empresa no pós-venda e na fidelização de consumidores. Sabemos, é claro, que empresas ignoram essa etapa após o fechamento do negócio, o que é uma falha terrível! Em épocas de concorrência de mercado, aplicar o pós-venda é uma forma de diferenciar sua marca das outras e destacar-se. Por isso, para não gastar cerca de 5 vezes a 7 vezes mais para conquistar um novo cliente, conte com a disponibilidade de um CRM para desenvolver facilmente um acompanhamento pós-venda para fidelizar o consumidor

O pós-venda, portanto, oferecerá um suporte personalizado – caso o cliente necessite – e servirá para mensurar o grau de satisfação do consumidor

Fidelização, pós-venda e CRM. Meets.
Fidelização, pós-venda e CRM. Reprodução: www.freepik.com

Está pronto para aproveitar as funcionalidades do CRM?

Conseguiu compreender mais sobre a função do CRM? Então não perca tempo e leads, automatize processos e organize sua empresa para integrá-la a o sistema. 

Escolha o Meets para ser seu aliado comercial! O nosso sistema operacional, atuante a mais de 9 anos no mercado, já auxiliou diversas empresas de diferentes nichos mercadológicos a alavancarem a conversão e aumentar o faturamento. 

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Carol Rodrigues

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