Chatbot integrado ao CRM: saiba as vantagens

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Chatbot integrado ao CRM: saiba as vantagens 

Você já parou para pensar se o atendimento do seu negócio é realmente eficaz?

Pare agora mesmo e tente se colocar no lugar do seu cliente. Se fosse você sendo atendido pela sua empresa, sentiria-se satisfeito?

Percebe a importância de se investir em um atendimento de qualidade?

No nosso blog, já publicamos diversos textos que citam o quanto o cliente atual possui um perfil diferente. Hoje, ele é tão exigente ao ponto de um produto/serviço de qualidade não ser o suficiente.

Ele necessita de uma experiência satisfatória por completo, o que inclui um atendimento de excelência

Desse modo, em virtude da demanda atual, a qual coloca o cliente no centro de todos os processos de uma organização, um dos pontos obrigatórios de planejamento das empresas é a experiência do cliente. Ao menos deveria ser.

Logo, desenvolver o customer centric, focar no customer success e no customer experience já não é mais opção, mas sim necessidade.

Nisso, alinhar o atendimento ao cliente é um passo inicial e as empresas, atualmente, vem buscando os melhores recursos e as mais eficazes ferramentas e estratégias para alcançar tal finalidade.

Uma das alternativas que vem conquistando cada vez mais espaço é o chatbot.

Mas, você sabe o que é um chatbot? 

Sabe das vantagens do recurso quando integrado a um CRM, como o Meets?

Neste artigo iremos tratar sobre o chatbot integrado ao CRM, compreendendo suas principais vantagens.

Ficou interessado? Continue a leitura! 

O que é um chatbot?

Primeiramente, é importante entendermos o que é um chatbot para conhecer a sua dinâmica.

Sendo objetivo e breve, podemos definir um chatbot como um programa virtual que reproduz o que é pré-definido.

Ou seja, ele é programado para simular uma conversa como se fosse um ser humano.

Contudo, obviamente o diálogo vai acontecer entre um ser humano (o seu cliente) e o bot (o robô).

Chatbot integrado ao CRM Meets

Com o chatbot, você consegue automatizar tarefas que são repetitivas e, sobretudo, complexas (principalmente àquelas que envolvem muitas burocracias). Assim, você otimiza tempo, sobretudo para o seu time, que pode se dedicar a outras demandas que requerem mais energia.

Hoje, diante do poder do chatbot, muitas empresas vêm adotando o recurso para alguns processos, como em vendas, com o chatbot de vendas, respostas de dúvidas frequentes, bem como para o atendimento. Desse modo, é desenvolvido um fluxograma, mensagens automáticas são estruturadas e programadas para o chatbot atuar.

No contexto do atendimento, os chatbots surgem para ajudar o seu cliente e melhorar a experiência, utilizando a inteligência artificial para tal finalidade. 

Inteligência artificial na experiência do cliente!

Portanto, sintetizando tudo, o chatbot atua a partir do uso de interface de conversação, seja para tirar dúvidas, preconizar o atendimento ou realizá-lo por completo, ofertar produtos/serviços, entre outras funcionalidades. Ademais, o recurso pode ainda ser integrado a aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, sites e outros serviços digitais.

Além do chatbot integrado ao CRM, que une o que foi mencionado acima.

Contando com o chatbot aliado ao seu CRM, você potencializa os processos do seu negócio que envolvem diretamente a interação da sua marca com os clientes, tornando, assim, ainda mais satisfatória a experiência do consumidor e, consequentemente, fortalecendo o relacionamento. 

O que faz um chatbot? 

Chatbot integrado ao CRM Meets

O chatbot é um excelente recurso para o seu negócio utilizar na busca por automatizar processos e otimizar trabalho e tempo.

Logo, sua estrutura vai possibilitar o uso para diversas funcionalidades, entre as quais destacamos, neste post, as principais. Confira! 

Geração de leads

Com o chatbot, você pode realizar configurações da ferramenta para conseguir informações de contatos. Logo, o chatbot é uma excelente via para gerar leads e enviar para o Meets CRM sem precisar deslocar uma equipe para isso. Um exemplo são as caixinhas de diálogo que costumam surgir no canto inferior direito de sites quando você os acessa, as quais, geralmente, são bots programados para iniciar e/ou realizar o contato com potenciais clientes. Nesse processo, são pré-definidas ações suficientes para o bot captar novos leads que serão levados ao funil de vendas.

Recomendações personalizadas

Uma vez que o chatbot está fundamentado na inteligência artificial, ele tem poder suficiente para oferecer recomendações personalizadas aos consumidores sobre produtos/serviços específicos que talvez os interessem. Para isso, é importante ter uma base de contatos segmentada e que ações sejam programadas de acordo com essas segmentações.

Preenchimento de formulário 

Por mais que estejamos falando de um robô, o chatbot pode deixar o atendimento da sua marca mais humanizado, na medida em que simula uma conversa entre seres humanos e, assim, possibilita uma maior interação. Um dos exemplos disso é justamente o preenchimento de formulários. Logo, um processo que seria realizado pelo cliente, colocando informações campo por campo, pode ser coletado de maneira mais dinâmica pelo chatbot. 

Envio de documentos 

Você pode utilizar o chatbot também para enviar documentos de maneira simplificada aos seus consumidores. Assim, o cliente ao entrar em contato com sua marca poderá passar pelo bot, o qual irá realizar umas perguntas, reconhecer as informações e enviar documentos solicitados, como, por exemplo, uma nota fiscal. 

Envio de dados com o chatbot integrado ao CRM da Meets

Com o chatbot integrado ao CRM, você não precisa realizar registros manuais das informações no sistema, visto que o chatbot irá realizar a coleta de dados e o preenchimento no sistema.

Estamos falando de inteligência artificial! 

Com isso, entra novamente o ponto de otimização de tempo, permitindo que você e sua equipe se dediquem a outras tarefas, como conversão, por exemplo. 

Por isso é fundamental contar com chatbot integrado ao CRM, a exemplo do que o Meets oferece. Com o nosso CRM, você dispõe de chatbot de atendimento e chatbot de vendas, tornando o cotidiano do seu negócio muito mais assertivo e dinâmico. 

Segmentação de leads

Com o processo de coleta de informações e preenchimento no CRM, o chatbot pode, ainda, segmentar os leads e enviá-los para o time responsável, bem como enviar para a etapa certa do funil de vendas.  

Chatbot integrado ao CRM: como usar um chatbot em seu negócio? 

Como vem sendo tratado, o chatbot tem poder de tornar o dia a dia da sua empresa mais prático. Para isso, automatiza processos e otimiza a experiência do cliente.

Ao utilizar chatbot integrado ao CRM, você une duas forças: o chatbot e uma ferramenta poderosa, o CRM.

Assim, a tendência é de colher resultados ainda melhores!

Unindo duas forças, você consegue realizar diversas ações que irão, sem dúvidas, melhorar a performance do seu negócio no mercado. 

Como mencionado no tópico anterior, o chatbot contribui no processo de geração de leads, inclusive de leads qualificados, os quais podem ser direcionados para o seu time e organizados no funil de vendas.

Contudo, o suporte do chatbot não se restringe à geração de leads, sendo possível destacar outros usos: 

Chatbot para vendas

Se você ainda não utiliza o chatbot para aumentar suas vendas, não perca mais tempo!

Conte com um chatbot integrado ao CRM Meets e programe o robozinho para gerar vendas diretas. Com o recurso, você consegue encurtar o ciclo de vendas e simplificar o processo comercial. 

Dúvidas frequentes

Chatbot integrado ao CRM Meets

No atendimento ao cliente é muito comum surgirem dúvidas, entre as quais muitas são repetidas ou semelhantes. Diante disso, uma das formas de melhorar a experiência do cliente e qualificar o atendimento é se antecipar às demandas.

Nisso, trabalhe sempre considerando as dúvidas mais frequentes e com respostas prontas para elas.

As dúvidas geralmente envolvem questões acerca do produto/serviço, como preços, garantias, envio, características do que está sendo ofertado, etc.

Diante desses questionamentos frequentes, é muito comum as empresas se anteciparem e criarem seções de “dúvidas frequentes” nos sites ou em redes sociais, como nos destaques do Instagram.

Contudo, nem sempre isso é suficiente e as dúvidas podem, ainda permanecer e/ou os consumidores nem sequer acessarem esses materiais.

Logo, outra via tomada por eles é buscar informações com o atendimento.

Assim, para evitar um trabalho desnecessário e repetitivo de sempre elaborar uma resposta manualmente para cada consumidor que chega no chat para perguntar o preço de um determinado produto/serviço, você pode programar mensagens automáticas para serem respondidas pelo chatbot

Assim, ao invés de destinar colaboradores para isso, você usa o bot e esses funcionários irão assumir outras tarefas. 

Além disso, você melhora a experiência do cliente, visto que as respostas serão imediatas e o cliente não ficará esperando

Atendimento 27/7

O chatbot, além de possuir uma interface adaptável e compatível com diferentes dispositivos, fornece suporte ao cliente todos os dias da semana, durante as 24 horas.

Assim, o chatbot está à disposição dos consumidores em qualquer lugar e a qualquer momento.

Chatbot integrado ao CRM Meets: confira como ele pode ajudar a sua empresa

Se você se preocupa com a experiência do cliente e com a qualidade do atendimento da sua marca, jamais deixe o seu lead/cliente esperando para ser atendido.

O tempo que você deixa o seu lead/cliente sem resposta é suficiente para ele fechar com a concorrência e sua empresa ficar para trás.

Portanto, para que isso não ocorra, automatize seus atendimentos com o chatbot do Meets.

Com o chatbot integrado ao CRM Meets, você deixa o robozinho com a cara do seu negócio, promovendo um atendimento personalizado e assertivo.

Atendimento personalizado: dicas para melhorar a experiência do consumidor

Automatize o atendimento 

Chatbot integrado ao CRM Meets
Chatbot integrado ao CRM Meets

Com o chatbot, você pode configurar quantas mensagens você e seu time acharem necessárias.

Por exemplo, você pode deixar pronto uma gama de mensagens para responder às dúvidas frequentes que surgirem. 

Além disso, como mencionamos, o seu cliente jamais ficará sem resposta. Assim, na medida em que o consumidor fizer contato com sua empresa, receberá uma resposta. Caso suas demandas estejam dentro dos disparos automáticos, o consumidor poderá apenas se comunicar com o bot e já solucionar o que precisa.

Caso não, o atendimento poderá ser passado para a equipe humana. 

Chatbot multicanais 

Chatbot integrado ao CRM Meets

Com o chatbot integrado ao CRM Meets, você tem o recurso multicanal, integrado às principais ferramentas de atendimento disponíveis no mercado. 

Assim, você marca presença nesses canais digitais e utiliza o poder da inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente e obter melhores resultados de atendimento para o seu negócio. 

Você pode contar com o chatbot em ferramentas como o WhatsApp, Instagram, Messenger, etc.

Tudo isso vai chegar na central de atendimento e vendas do Meets

Conheça a Central de Atendimento do Meets CRM

Atendimento híbrido

Você pode facilmente transferir o atendimento do bot para um humano, caso for preciso.

Desse modo, o atendimento inicia com o bot, que conduz as primeiras interações. Contudo, nem tudo pode ser solucionado pelo bot, havendo a necessidade, portanto, de encaminhar o atendimento para a equipe de modo que a demanda seja solucionada.

Mas, mesmo assim, o tempo foi otimizado, visto que as primeiras interações são realizadas pelo bot. 

CRM integrado

Chatbot integrado ao CRM Meets

Tudo fica ainda mais poderoso com um CRM robusto, como o Meets, integrado, não é mesmo? 

Com o chatbot integrado ao CRM Meets, você conta com toda a fluidez do bot aliado a um CRM completo, tendo essa união como suporte desde a fase de captação de leads até a última etapa do funil de vendas.

Com o Meets CRM, você faz uso dos nossos gatilhos inteligentes para enviar mensagens personalizadas aos clientes e leads e, ainda, conta os diversos funis, seja de vendas, atendimento ou os personalizáveis, para visualizar e realizar o follow up ideal do lead/cliente. 

Ações automáticas

Chatbot integrado ao CRM Meets

Você pode programar o seu bot para realizar ações automáticas que otimizam o tempo e melhoram o fluxo de trabalho.

Assim, o chatbot já coleta dados de clientes e leads e ainda cria, de modo automático, oportunidades dentro do CRM.

Envio de mídias 

Chatbot integrado ao CRM Meets

Com o chatbot integrado ao CRM você pode, também, enviar mídias de variados formatos ao consumidor.

Assim, o bot não trabalha apenas com texto, mas também com arquivos de áudio, pdf, imagens, etc, tornando o atendimento mais dinâmico, assertivo e, acima de tudo, útil ao cliente. 

Preparado para contar com o chatbot integrado ao CRM da Meets?

Está esperando o que para investir na experiência do cliente e construir ótimos relacionamentos?

Com o chatbot do Meets o seu cliente nunca ficará sem respostas, ao passo que você automatiza processos e otimiza tempo e esforços.

O chatbot do Meets conquista informações valiosas, as quais, dentro do CRM, irão ajudar você e seu time a tomarem decisões assertivas e melhorar os resultados do negócio. 

Conte agora mesmo com o Meets CRM e aproveite os benefícios do nosso chatbot, bem como das nossas demais ferramentas e recursos.

O Meets é o primeiro CRM com central de atendimento integrada, unindo dois mundos em um só: uma central omnichannel e um software de CRM. 

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Thomáz Pinho

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