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Chatbot de vendas: como usar em seu funil

Chatbot de vendas: como usar em seu funil

Hoje, automatizar processos pode ser uma das melhores formas de melhorar a eficiência de sua empresa.

Com o desenvolvimento e constante melhoria de tecnologias como a inteligência artificial e otimização de atendimento, hoje, você pode até mesmo automatizar parte de seu funil de vendas com um chatbot.

Neste conteúdo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre o que são chatbots e como um chatbot para funil de vendas pode ajudá-lo a gerar leads com automação.

O que é chatbot?

Um chatbot nada mais é que um programa desenvolvido com o intuito de automatizar a comunicação com humanos, simulando conversas como se os mesmos estivessem conversando com outra pessoa e não um robô.

Dependendo do seu uso, os chatbots podem ser “abertos” ou “fechados”. Os chatbots abertos são aqueles que usam inteligência artificial para processar a linguagem e aprender com suas interações com os usuários.

Os chatbots fechados são aqueles que executam única e exclusivamente um fluxo de conversação ou script que pode ou não usar inteligência artificial dependendo de como avalia as mensagens do usuário.

Os chatbots abertos podem oferecer suporte a uma maneira mais natural de conversar, no entanto, se eles não tiverem sido treinados adequadamente, há o risco de uma experiência ruim.

Talvez você mesmo já tenha tido a experiência de responder a um chatbot e continuamente receber recomendações incorretas ou que não sejam relevantes para o seu problema.

Isso pode ser significativamente detrimental à experiência ao cliente e, por isso, é importante sempre permitir que seus clientes possam solicitar falar com um humano, caso seus operadores estejam disponíveis, claro.

Por outro lado, os chatbots fechados têm um risco menor de uma experiência do usuário ruim e têm a vantagem de eles podem direcionar uma conversa para um objetivo ou processo específico.

Frequentemente, chatbots fechados permitem que o usuário escolha entre respostas pré-estabelecidas, clicando em botões, de forma a manter o atendimento no roteiro.

O que faz um chatbot para vendas?

Existem diversos tipos de chatbots disponíveis no mercado. No geral, podemos destacar os principais tipos de recursos oferecidos por essa tecnologia quando dedicado à vendas. São eles:

Gerar e qualificar leads

Um dos melhores usos dos chatbots é configurá-lo para coletar informações de contato, ou seja, gerar leads para seu negócio.

Quando você estiver off-line, seu cliente pode deixar sua pergunta e pedir uma ligação, ou um e-mail, por exemplo.

Seu chatbot pode pedir-lhes detalhes de contato para que você possa retornar aos clientes mais tarde. Gerar leads é fundamental para construir sua base de clientes – afinal, é a partir daí que sua equipe de vendas poderá entrar em ação e trabalhar para converter esses leads em clientes e fidelizá-los.

Dessa forma, é importante destacarmos que o chatbot age como apoio à sua equipe de vendas, ele não é capaz de substituir operadores e representantes humanos – seus clientes ainda querem falar com pessoas.

Chatbots podem gerar leads 24/7, mesmo enquanto sua equipe não estiver disponível ou em horário comercial.

Oferecer recomendações personalizadas

Chatbots baseados em inteligência artificial podem oferecer recomendações personalizadas para clientes em busca de produtos ou serviços específicos.

Um visitante em sua loja online, por exemplo, pode perguntar ao chatbot sobre quais são os notebooks com maior espaço de armazenamento em SSD e receber links para páginas de produtos de smartphones mais potentes.

Agendar ligações e follow up

Clientes podem acessar o chat online em seu site, por exemplo, e solicitar uma ligação ou pedir para que sua equipe de vendas entre em contato em determinado momento.

A partir disso, um chatbot de vendas poderá fazer o registro dessa solicitação e, inclusive, enviar um lembrete para seus representantes sobre quando o follow up deve ser realizado.

É possível ainda obter dados como qual é o assunto que o cliente deseja tratar, além, claro, de coletar suas informações de contato diretamente através do chatbot, com ou sem formulários.

Preencher formulários durante uma conversa

Ao invés de simplesmente oferecer um formulário com os campos que você deseja obter de seu consumidor. É possível coletar dados de forma mais interativa através de um chatbot para atendimento.

Você pode, por exemplo, durante uma conversa programar o seu chatbot para fazer perguntas como: “qual é o seu nome?”, “por favor, informe seu endereço de e-mail”, “qual assunto gostaria de tratar?”, entre outros dados.

Todo esse processo interativo o ajuda a coletar dados de forma mais natural, consequentemente melhorando a sua geração de leads, trazendo-os para dentro do funil de vendas de forma segmentada.

Adicionar dados ao seu sistema CRM

Não há porque fazer o cadastro de clientes manualmente em seu sistema CRM se você pode deixar que um chatbot colete todas as informações e preencha os campos pré-estabelecidos.

Dessa forma, sua equipe economiza tempo e pode se concentrar no que importa: converter leads em clientes e claro, vender mais.

Sistemas de CRM profissionais como o Meets, por exemplo, já dispõe de chatbot integrados à soluções de atendimento e chatbots de vendas.

Aproveite essa conveniência para otimizar seus resultados e melhorar o desempenho de sua equipe.

Segmentar leads para a sua equipe de vendas via chatbot de vendas

Através da coleta de dados interativa a partir de uma conversa com um chatbot, o programa é capaz de segmentar leads e direcioná-los para a equipe responsável, assim como determinar em qual etapa de seu funil de vendas os mesmos se encontram.

Clientes que estão ainda querendo conhecer a sua empresa, por exemplo, podem ser alocados no topo do funil, enquanto consumidores procurando descontos ou perguntando sobre formas de pagamento e tempo de entrega podem ser incluídos mais ao fundo do funil.

Esse tipo de segmentação pode ser feito até mesmo em chatbots fechados, através da configuração de botões e respostas pré-estabelecidas que facilitam a identificação das necessidades dos leads, enquanto ainda mantêm a conversa dentro de um escopo já existente.

Conectar leads com sua equipe de vendas em tempo-real

Você também pode usar um chatbot de vendas como primeiro ponto de contato para trazer clientes para o funil de vendas.

Essencialmente como uma espécie de triagem, antes de chegar à sua equipe de representantes.

Clientes podem tirar dúvidas frequentes diretamente com o chatbot e, caso queiram falar com um operador humano, o chatbot pode conectar o lead à equipe de vendas em tempo-real.

Simplificar o envio de documentos

Chatbots de vendas podem ser empregados para fazer o envio de documentos solicitados por clientes, como por exemplo um contrato, um SLA (Service-level Agreement), uma nota fiscal, entre outros.

Esse tipo de recurso não é tão comum entre a maioria dos chatbots mais populares, mas é possível recolher a solicitação do documento por parte do cliente e enviar uma notificação para a equipe de vendas, por exemplo.

Como começar a usar um chatbot para vendas

O primeiro passo para começar a usar um chatbot de vendas em seu negócio é encontrar uma solução profissional que possa ajudá-lo e preparar o seu ecossistema de atendimento para suportar essa adição.

Hoje, diversas empresas oferecem diferentes tipos de chatbots, alguns já prontos, outros altamente personalizáveis.

Com soluções omnichannel, ou seja, que oferecem diversos canais de atendimento integrados, como chat online em seu site conectado ao chat das redes sociais (Facebook Messenger, Directs do Instagram, WhatsApp Business, entre outros), torna-se possível aproveitar recursos de chatbot para todos os pontos de atendimento que envolvem conversas por chat.

Após preparar seu ecossistema de atendimento, contrate uma solução de chatbot conosco ou como por exemplo você pode usar outras como:

  • Chatme;
  • Atende.Digital;
  • Aimylogic;
  • Dahi.ai;

E por fim, claro, não deixe de integrar esses canais de atendimento ao seu sistema de CRM para aproveitar todo o potencial de conversão de um chatbot de vendas, trazendo os leads diretamente para dentro do funil de vendas configurado no seu CRM.

O próprio Meets CRM possibilita tal integração com soluções profissionais de chat e chatbot.

Vantagens e riscos de usar um chatbot

Por fim, vale destacar as principais vantagens e riscos de usar um chatbot em seu empreendimento:

Vantagens

O chatbot possibilita atendimento 24/7, ajuda a melhorar o desempenho da sua equipe ao automatizar diversas etapas do atendimento e comunicação ao consumidor, como por exemplo tirar dúvidas frequentes ou dúvidas básicas feitas por consumidores que não apresentam altas chances de conversão.

Dessa forma, é possível segmentar seus leads e passar para a equipe de vendas aqueles consumidores em potencial que já estão em etapas mais avançadas, do topo para o meio do funil.

Riscos

Chatbots mal configurados podem causar experiências de atendimento negativas e detrimentais à sua marca. Como já mencionamos anteriormente no conteúdo, é importante ter o cuidado de permitir que clientes sempre tenham a opção de falar com um representante humano.

Além disso, vale reforçar que um chatbot não substitui seus representantes. É fato que eles podem cobrir horários de trabalho não comerciais, mas você certamente não deve colocar toda a comunicação e interação com o consumidor como responsabilidade de um chatbot, por mais inteligente que este seja.

Pronto para usar chatbots de vendas?

Agora você conhece o que são chatbots e entende como eles podem ser empregados em seu processo de vendas e qual é o seu papel: dar apoio à equipe de vendas e automatizar processos, assim como agilizar a interação com os visitantes.

Considere unir o potencial de uma ferramenta de atendimento omnichannel, um chatbot de vendas e um sistema de CRM profissional como o Meets para atingir o potencial máximo de geração de leads através da comunicação com clientes e melhorar suas chances de conversão. Boas vendas!

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