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Gestão do tempo e organização: como o CRM pode ajudar o seu negócio?

Gestão do tempo e organização: como o CRM pode ajudar o seu negócio?

Qual o (principal) objetivo do seu negócio?

Você já tem definido? 

Possivelmente, por mais que não seja diretamente este, o principal objetivo da sua empresa passa por vender com mais eficiência.

Contudo, é óbvio que o “vender mais” engloba tantos outros objetivos, como, por exemplo, estabelecer uma comunicação alinhada com o cliente ou implementar um atendimento de qualidade.

Mas, para que tudo isso seja possível, sua empresa precisa melhorar o desempenho no mercado, sobretudo diante de uma realidade de mercado acirrado, onde quem não investe nas melhorias dos processos tende a ficar para trás.

Nisso, sua empresa precisa saber como implementar a gestão do tempo e organização, otimizando os processos e o tempo gasto nas diferentes etapas e atividades do ciclo de vendas.

No desenvolvimento do processo comercial, é necessário sempre lembrar que o mesmo não se resume ao ato de vender-comprar. É muito mais complexo.

Antes e após isso, você e seu time precisam se desdobrar para conquistar clientes e deixar claro que a sua marca é o que ele realmente necessita para atender suas expectativas/sanar suas dores

Gestão do tempo e organização Meets

Por falar em conquistar clientes…

Com certeza você já ouviu falar que o cliente de hoje é muito diferente, certo?

Inclusive, já mencionamos bastante essa ideia no nosso blog e iremos sempre destacar o quanto o perfil de cliente atual é mais exigente. 

Sabe por que?

A resposta é simples: o cliente é o foco do mercado.

Mas, ao mesmo tempo, existem desafios entorno do consumidor, pois você precisa atraí-lo, na medida em que a concorrência tenta o mesmo e ele fica ainda mais bem informado.

Essa busca é um dos fatores que incentivam as empresas a buscar melhorar a gestão do tempo e organização dos seus processos. 

Mas não são os únicos.

Otimizar as práticas, além de melhorar a experiência do cliente, torna o processo de vendas melhor estruturado, traz mais produtividade ao seu time, melhora a qualidade de vida no ambiente, dentre outras vantagens.

Nesse cenário, o CRM ganha cada vez mais espaço no mercado como uma solução que vem para otimizar o cotidiano das empresas, tornando-se, assim, uma demanda crucial. 

Mas, como o CRM pode ajudar na gestão do tempo e organização? 

Saiba que mais do que uma ferramenta tecnológica ou software robusto, o CRM garante maior agilidade e praticidade, que são termos que, por mais simples que pareçam, trazem benefícios expressivos para o seu negócio obter sucesso no mercado.

Neste artigo, iremos falar mais de como um CRM de qualidade, como o da Meets, pode ajudar a sua empresa na gestão do tempo e organização.

Ficou interessado? Continue lendo! 

Afinal, como podemos definir “CRM”? 

CRM trata-se de uma sigla para Customer Relationship Management, termo em inglês que ao ser traduzido para o português significa Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente

Assim, como fica evidente, trata-se de uma solução focada na melhoria da relação da sua empresa com os clientes.

Logo, as operações que você realiza com o manuseio do CRM vão ter o propósito de garantir que a sua empresa entregue um serviço de qualidade aos clientes, de modo que eles sintam-se satisfeitos com a experiência promovida por sua marca.

Contudo, o CRM é muito mais do que uma ferramenta, visto que traz toda uma mudança cultural nas empresas, implementando uma visão 360º dos negócios.

Um CRM de qualidade, como o Meets, ajuda a entender melhor o seu público, a desenvolver ações focais, ser mais assertivo nas campanhas de marketing, otimizar o atendimento ao cliente,  melhorar a performance nas vendas, etc. 

Um CRM significa, acima de tudo, mais praticidade e rapidez, como já mencionamos anteriormente.

Com ele, sua empresa se desprende de práticas manuais que demandam muito tempo e ainda impõem maiores riscos, como o manuseio excessivo de planilhas manuais, e automatiza os processos, desde o primeiro contato com o lead, até o pós-venda.

Portanto, o CRM é a solução ideal caso o seu negócio preze pela qualidade do serviço e por uma rotina mais produtiva para você e seu time, na medida em que integra setores e permite uma melhor gestão do tempo e organização das atividades.

Gestão do tempo e organização Meets

O que é CRM e para que serve?

Qual a função de um CRM?

Solução em CRM: quais são as soluções que o CRM traz à sua empresa?

O que seria um “bom CRM”?

Será que é possível mesmo definir um bom CRM?

Digamos que sim e isto você pode avaliar.

Talvez você encontre ester termos mais vezes ao longo deste artigo, mas, como já falamos, o CRM deve trazer maior praticidade e rapidez aos processos desempenhados na sua empresa.

Se isso não for colocado em prática pelo CRM, a qualidade dele é questionável.

Pode ser, também, uma má implementação.

Contudo, um bom CRM, e bem implantado na sua empresa, vai permitir uma otimização do tempo na execução das tarefas, que antes eram manuais e uma maior organização na distribuição das demandas e nas informações de leads, clientes e negociações.

Além disso, assim como o Meets garante, vai ser uma solução adequada para qualquer tipo e volume de negócio, independentemente do nicho de atuação. 

O bom CRM vai trazer muito mais praticidade para o seu negócio ao passo que garantir o registro e acesso de dados atualizados em um único só lugar e de onde você estiver.  

Logo, com as informações organizadas e de fácil manuseio, você tem o embasamento, juntamente com sua equipe, para tomar as decisões certas no momento ideal.

Portanto, nota-se que um CRM eficiente, como o que a Meets oferece, promove inúmeras otimizações na rotina da sua empresa, sobretudo no que tange à gestão do tempo e organização das operações realizadas. 

Resumidamente, entre as inúmeras otimizações, destacam-se a automatização de tarefas repetitivas, o que possibilita que você e seu time foque em questões mais relevantes, como o relacionamento com o cliente; alinhamento da comunicação entre equipes; recursos de mobilidades; acompanhamento de resultados através de métricas e relatórios; encurtamento do processo comercial; entre outras. 

Como o CRM ajuda na gestão do tempo e organização dos processos da sua empresa? 

O CRM é a solução ideal para o seu negócio dar um upgrade para o ano que está se iniciando. Com a tecnologia, você visa maior produtividade no trabalho e, consequentemente, melhores resultados em vendas e no relacionamento com o cliente.

Com o CRM, você abre as portas do seu negócio para uma série de melhorias que vão, de fato, transformar a rotina da sua empresa e permitir qualificar a relação com a peça-chave do mercado: o cliente.

Mas, ainda tem muito gestor resistente ao CRM.

Essa resistência pode ser explicada por alguns fatores, entre os quais destacamos dois:

  1. Não enxergar o valor do CRM
  2. EUempresa 

O primeiro é bastante corriqueiro. Muitos gestores não compreendem o real valor de um CRM. Acham que trata-se unicamente de um software que significa mais gastos para a empresa. Tem uns que até começam a utilizar, mas pelo fato de o CRM não trazer resultado em uma semana, ele já pensa que foi um gasto desnecessário e deixa de utilizá-lo.

O segundo fator você pode não ter captado do “EUempresa”, mas estamos nos referindo ao gestor que ser e/ou acha que pode ser o faz tudo da empresa.

Ou seja, por que contratar um software para otimizar a gestão de dados se ele pode organizar as planilhas? Ainda mais, para que o CRM se ele pode, ao mesmo tempo que organiza as planilhas, atender os leads e clientes? 

Ou seja, ele pode fazer tudo.

Que pode, até pode, certo?

Mas será que dará bons resultados? 

Será que é suficiente para vencer a concorrência?

Muito difícil, não é mesmo?

Logo, os dois fatores estão interligados e, nesse cenário, é preciso entender o valor do CRM e notar o quanto essa solução vem para revolucionar a sua empresa.

Trouxemos alguns pontos para explicar como o CRM, como o da Meets, pode ajudar o seu negócio na gestão do tempo e organização, para, dessa forma, colher bons frutos no mercado.

Se você já conta ou não com um CRM, vale a pena ficar antenado nas dicas! 

Organização de dados

Gestão do tempo e organização Meets

O uso de um CRM tem como uma das principais virtudes a possibilidade de você e seu time registrarem e organizarem dados de maneira segura e centralizada no sistema, fugindo de práticas obsoletas, como o uso de planilhas manuais.

Portanto, ao contar com um CRM, como o Meets, você tem um sistema centralizador, o qual vai armazenar em um único só lugar todos os dados de leads, clientes e negociações, permitindo que você e sua equipe os acessem todos os dias. Essas informações estão sendo atualizadas e alimentadas em tempo real e estão disponíveis para quem estiver habilitado acessar em qualquer lugar e a qualquer momento.

Dessa forma, se um atendente X está em contato com um cliente que anteriormente falou com o atendente Y, é possível checar todo o seu histórico e proporcionar uma experiência melhor a ele. Assim, não precisa transferir atendimento, procurar cadastros em planilhas ou procurar o atendente Y, visto que tudo está disponível no sistema.

Logo, economiza-se tempo e a operação torna-se mais simples.

Planejamento de vendas

O planejamento é um processo essencial.

Sem o planejamento das ações, tudo pode ocorrer de maneira desalinhada ao ponto de dar errado.

Ao mesmo tempo, planejar de maneira errada ou sem a dedicação necessária pode ser, também, prejudicial.

Portanto, é preciso planejar, mas de maneira adequada.

Sem isso, você vai gastar energia, jogar dinheiro no lixo, perder tempo e não vai alcançar bos resultados.

Para colher bons frutos, é preciso um planejamento bem claro, coeso e alinhado, o qual traz metas e objetivos viáveis. 

Ao contar com o suporte de um CRM você consegue otimizar o planejamento do seu negócio.

Como?

Você acessa uma gama de dados cruciais para entender mais sobre o perfil do seu público, observa comportamentos sazonais, faz uma análise de produtos/serviços ofertados, etc.

No CRM, você pode acessar essas informações de maneira organizada e integrada para realizar análises mais simples, o que garante, consequentemente, tomadas de decisões mais rápidas e assertivas. 

Gestão do tempo e organização Meets

Análise e conhecimento dos clientes 

No primeiro ponto, mencionamos que uma das principais virtudes de um CRM é a organização dos dados, os quais são armazenados de maneira segura e centralizada no sistema, certo?

Neste ponto, agora, trouxemos uma outra virtude do CRM, a qual é proporcionada justamente pela centralização das informações: a possibilidade de analisar o perfil dos consumidores e conhecê-los melhor! 

Como vender com maior eficácia se você não conhece o público para qual oferece seus produtos/serviços?

Mas, com um CRM essa análise do perfil de cliente torna-se muito mais fácil, na medida em que o CRM possibilita que você trate dados de grande relevância, os quais indicam, por exemplo, os serviços/produtos mais consumidores, sazonalidades nas vendas, os clientes de maior ticket médio, entre outras informações.

Além disso, ao reunir dados no CRM, você consegue fazer um levantamento das necessidades dos clientes, de modo que estando o seu consumidor cadastrado no sistema, fica mais fácil saber quem é e o que deseja. 

Logo, são mais chances de você oferecer aquilo que ele realmente deseja, concorda? 

Dados confiáveis e compartilhados com a equipe em tempo real

O CRM por ser alimentado por você e sua equipe em tempo real. Logo, os dados sobre leads, clientes e negociações são armazenados de maneira centralizada.

Além disso, toda segurança é garantida por uma estrutura robusta!

Com essa centralização dos dados, fica muito mais fácil compartilhar as informações entre os colaboradores, otimizando tempo e tornando a ação mais prática.

Processo de vendas mais curto

Na medida em que você conta com um arcabouço com dados centralizados e compartilhados entre os colaboradores, o fluxo de trabalho torna-se muito mais ágil.

Logo, os times de vendas, marketing, atendimento, bem como o próprio gestor, consegue ficar por dentro das negociações e de cada consumidor rapidamente, o que traz mais qualidade para o processo comercial na forma de eficiência. Assim, com maior eficácia nas ações, o processo comercial tende a ser mais curto.

Portanto, com as informações necessárias, você já reduz o ciclo de vendas desde o começo, na conversão de leads, até o fechamento das vendas.

Integração entre os setores de marketing e de vendas

Gestão do tempo e organização Meets

Na sua empresa, há uma integração entre os times de vendas e marketing?

Sabe por que a pergunta? Pelo fato de em muitas empresas haver uma ruptura.

Se na sua ocorrer essa ruptura, integre o mais breve possível, pois são setores interdependentes que, unidos, podem melhorar o desempenho da sua empresa.

As campanhas de marketing necessitam diretamente das informações que o time de vendas levanta, visto que são cruciais para a elaboração de ações focais e campanhas mais certeiras. Ao mesmo tempo, as campanhas de marketing são responsáveis por gerar mais oportunidades, as quais aumentam a base de contatos repassados à equipe de vendas e ajuda na fidelização.

Com um CRM, você consegue alinhar os setores, deixando as informações mais acessíveis para cada time colocar em prática suas estratégias. 

Segmentações 

Como ser assertivo nas vendas?

Entre outras dicas, é preciso elaborar propostas comerciais segmentadas. Ou seja, ofereça para o consumidor aquilo que ele realmente precisa para atender alguma necessidade e/ou sanar alguma dor.

Entender bem o que vender, para quem vender e como vender é essencial para o sucesso em vendas e contar com uma estrutura de CRM, como a da Meets, é fundamental para isso.

Com o Meets CRM, você tem todo o suporte de um sistema robusto que guarda informações preciosas sobre os seus consumidores. Assim, fica muito mais fácil consultar suas informações, históricos de vendas, necessidades, prioridades, bem como traçar a jornada do cliente para gerar ofertas precisas. 

Assim, além de precisão nas vendas, você dá um ganho na experiência do cliente, uma vez que demonstra conhecimento acerca dele, o qual, por sua vez, pode se sentir acolhido pela sua marca. 

Análise de resultados 

Com o CRM, você vai deixar de executar estratégias e não acompanhá-las, sem saber o que vem surtindo efeito ou não.

Esse é um dos maiores erros cometidos por gestores: colocar em prática estratégias e não acompanhar o que vem gerando resultados positivos ou até mesmo negativos.

Se você faz isso, pare agora mesmo!

Estratégias precisam ser mensuradas. Você e seu time precisam estar por dentro do que vem obtendo sucesso e do que deve ser mudado/ajustado. 

Ao utilizar o CRM da Meets, você simplifica sua vida e do seu time ao conseguir analisar as ações por meios de métricas e relatórios.

Para isso, basta escolher que métricas deseja monitorar que você conseguirá analisar os resultados de desempenho do seu negócio.

Com essa análise, é sempre possível aparar o que for preciso para os resultados serem ainda melhores.

Lembretes 

Gestão do tempo e organização Meets

Imagina a vida do “EUempresa”, que além de vender, atender clientes, dar suporte, preencher planilhas, precisa participar de reunião dentre outras atividades? 

Em algum momento pode esquecer de algo, não é mesmo?

Na rotina comercial, muitas vezes é preciso lembrar a sua equipe sobre as tarefas que precisam ser executadas.

Com o suporte do CRM da Meets, o esquecimento não será mais um problema!

A solução permite ativar lembretes para as tarefas que devem ser executadas, para que você e seu time consiga realizá-las no time certo, sem chances de esquecimento.

O esquecimento, além de impactar negativamente nos resultados do negócios, podendo representar, por exemplo, uma perda de oportunidade, é um ponto negativo para a experiência do cliente, pois já imaginou você dar o famoso “bolo” em uma reunião com um prospect pelo fato de ter esquecido? 

Bem ruim, não é? 

Todos por dentro de tudo 

Com um CRM, todo o seu time fica por dentro do que está acontecendo. Isto é, cada negociação terá as informações necessárias disponibilizadas para todos.

Assim, com os dados compartilhados e centralizados, você e seu time de vendas não terão dificuldades para saber como anda uma negociação, visto que poderá rapidamente consultar no sistema e dar continuidade. 

Logo, o CRM melhora a gestão do tempo e organização das etapas do ciclo comercial.

Melhora a gestão da empresa 

Um gestor tem que estar por dentro de tudo que está acontecendo na sua empresa.

Com um CRM isso é possível. O melhor de tudo, é que você pode ficar por dentro do que vem ocorrendo no seu negócio de maneira rápida e simples.

Logo, além de manter controle sobre os colaboradores, analisando os desempenhos individuais e por time (cumprimento de metas, por exemplo), o gestor consegue constatar o andamento das negociações e das estratégias.

Assim, tem a base suficiente para tomar as melhores decisões acerca do que vem sendo aplicado e do que precisa ser colocado em prática para melhorar os resultados.

Melhorias no atendimento ao cliente

O cliente é o centro do mercado.

Isso já não é mais novidade.

Logo, sua empresa precisa promover experiências satisfatórias, as quais sejam suficientes para atrair novos clientes e fidelizar aqueles já existentes.

Porém, muitas empresas ainda cometem erros graves, como um atendimento desalinhado e alinhado; ausência de suporte ao cliente; poucas disponibilidades de canais de comunicação, entre outros. 

Tudo isso vai impactar os resultados.

Com o CRM, como o Meets, você traz qualidade ao atendimento ao cliente.

Com os dados armazenados, você consegue rapidamente saber com quem está falando e quais soluções de suporte são necessárias.

Além disso, o CRM da Meets conta com uma central de atendimento integrada, a qual possui estrutura omnichannel. Assim, ao integrar os múltiplos serviços de comunicação que o Meets é parceiro, você pode receber em um único só lugar todos os contatos de leads e clientes.

Conheça a Central de Atendimento do Meets CRM

Logo, o atendimento não fica disperso e desalinhado, muito pelo contrário.

Você centraliza tudo, permitindo maior sinergia entre seu time e qualidade de resposta ao cliente, os quais vão receber respostas rápidas e eficientes

Prezando pelo customer centric, sua empresa passa a promover um atendimento com o maior objetivo de ajudar o cliente, o que significa, consequentemente, um grande ganho no customer experience.

Ademais, como já mencionamos a segmentação, você pode realizar atendimento personalizado, o qual passa para o cliente a certeza de que você e seu time o conhecem e vão realmente ajudá-lo a solucionar alguma demanda.

Portanto, sua empresa tem a  base para construir relacionamentos sólidos e duradouros. 

Redução de custos

O uso de um CRM quebra o mito de que a solução representa mais um gasto desnecessário.

Na verdade, ao implantar um CRM e implementar uma cultura de CRM na sua empresa, há, na verdade, a redução de custos.

O CRM, como pôde ser discutido ao longo do artigo, representa uma otimização, a qual traz uma série de vantagens, como economia em recursos, como financeiros.

A partir do momento em que você faz uso de um CRM, tem-se a base para tomar melhores decisões, ou seja, executar estratégias mais precisas.

Assim, reduz-se a perda de leads, bem como gastos em pontos que não irão gerar resultados. Por outro lado, com maior assertividade, você gera mais oportunidades, reduz o ciclo de vendas e fecha mais negócios.

Em uma campanha de marketing, por exemplo, as informações contidas em um CRM vão ajudar na elaboração de ações mais focais, isto é, personalizadas de acordo com sua persona.

Assim, você gera melhores resultados em um intervalo de tempo menor. 

Preparado para ter uma melhor gestão do tempo e organização com um CRM?

Um CRM vai, de fato, melhorar a gestão do tempo e organização dos processos na sua empresa, na medida em que é uma solução poderosa que otimiza o trabalho, deixando-o mais rápido e prático.

Com o CRM, fica muito mais fácil promover experiências mais satisfatórias ao seu público, visto que as informações permitem tomadas de decisões na elaboração de estratégias mais assertivas, as quais alcançam o seu público de modo mais eficaz.

No mercado de CRM, o Meets surge como uma excelente opção, sendo o sistema de CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot

Com o Meets, você tem a sua gestão de leads completa em um único software, unindo dois mundos em um só!

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