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Mercado de CRM: crescimento e perspectivas

Mercado de CRM: crescimento e perspectivas 

Um dos termos que mais está em alta, atualmente, é “transformação digital”.

Sem dúvida alguma você já deve ter ouvido falar sobre, bem como recebido comentários ou até mesmo realizado sobre a necessidade de implementar no seu negócio. 

Implantar ou difundi-la ainda mais. 

Mas, antes de tudo, o que seria “transformação digital”

Talvez você esteja se perguntando o porquê da pergunta, visto que julga como algo fácil de entendimento. 

Mas, é justamente por ser simples que muita gente reduz a transformação digital exclusivamente ao uso da internet e de serviços online.

Contudo, a transformação digital é algo mais complexo.

Trata-se, portanto, de todo um processo que traz modificações significativas na estrutura de uma empresa, inserindo a tecnologia como parte cultural da organização.

Dessa forma, a transformação digital se refere à uma mudança estrutural

Dica de leitura do nosso blog: Como o seu negócio pode crescer em um mundo digital?

Ao buscar se transformar digitalmente, uma empresa visa otimizar a sua performance, oferecer um serviço de qualidade, aumentar a produtividade das equipes, ter mais alcance e, consequentemente, obter melhores resultados.

Todavia, neste artigo não trataremos de uma transformação digital em uma única empresa, um caso específico. 

Trata-se, na verdade, de uma transformação em todo um mercado, imposta pela realidade do mundo atual.

Hoje, com o volume de informações que estão disponível a qualquer momento e em qualquer lugar, possuindo, para muitos, fácil acesso, os clientes estão mais exigentes.

Estão mais críticos, de fato.

Consequentemente, tornaram-se muito mais ativos no processo comercial, o que exige que as organizações se desdobram para conquistá-lo, sobretudo em face de um mercado competitivo.

Para lidar com essas demandas, muitas empresas passaram a investir fortemente em softwares para automatizar os seus processos.

Assim, vem sendo percebido um aumento expressivo no mercado de softwares e serviços de tecnologia da informação em todo o mundo e, especialmente, no Brasil. 

Mercado de CRM Meets
A transformação digital, a cada ano mais expressiva, vem estimulando as empresas a adotarem o uso de softwares, como o Meets CRM, para gerenciar suas demandas.

A transformação digital em números

Dados do relatório “Indústria de Software e Serviços de TIC no Brasil: caracterização e trajetória recente” dão uma excelente visão sobre o aumento.

O relatório destaca que a Indústria de Software e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (ISSTIC) registou em 2021, no Brasil, uma produção aproximada de US$ 53,3 bilhões.

Simplesmente, esse valor corresponde a 82,8% do total de serviços produzidos no segmento de TIC no ano.

Além disso, os dados apontaram que o crescimento foi de 6,5%, comparado ao ano de 2020. 

As perspectivas ainda são de crescimento neste ano e nos próximos, sobretudo diante da difusão da transformação digital entre as empresas, que se tornou mais frequente com a nova realidade que emergiu em consequência da pandemia da COVID-19.

No mercado de softwares, umas das soluções que mais vêm crescendo é o CRM, focado na gestão do relacionamento com o cliente e sistema que abordaremos neste artigo.

Talvez surjam dúvidas se vale a pena investir em um CRM e até mesmo no mercado de CRM. Neste post, iremos trazer alguns dados sobre o mercado de CRM e previsões futuras para evidenciar o potencial da ferramenta.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura! 

Afinal, o que é um CRM? 

CRM é a sigla para o termo em inglês Customer Relationship Management, que traduzido para o português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente

Portanto, como o próprio nome já indica, o CRM vai ajudar a sua empresa na otimização do relacionamento com o cliente

Nisso, a partir do momento em que você estabelece uma gestão com foco no cliente, você interfere positivamente em todos os setores da sua organização e melhora os resultados em diversos pontos, a exemplo do aumento nas conversões, melhora no customer experience, redução do CAC e da taxa de Churn Rate, aumento na fidelização de clientes, etc. Ou seja, você impulsiona as vendas no seu negócio e traz melhores resultados no desempenho.

Para isso, um CRM pode ser visto a partir de um conjunto de boas práticas, estratégias e recursos que automatizam o relacionamento com o seu cliente, melhorando a experiência dele com sua marca.

Sugestão de leitura do nosso blog: Digitalize seu atendimento! Quais ferramentas de automação usar?

Assim, torna-se mais prático alcançar o sucesso do cliente, fator de grande importância em um mercado de forte concorrência.

Um CRM é uma gestão 360°, ou seja, auxilia nos mais diversos setores da sua organização, em vendas, marketing e no atendimento.

O que faz um CRM?

Mercado de CRM
Você conhece as funções de um CRM?

Um CRM, como o Meets, já parte do registro e organização de dados de leads, clientes e negociações de maneira centralizada e segura em seu sistema. 

É uma boa transformar o banco de dados de clientes em CRM?

Que tipos de dados são tratados e cruzados por uma plataforma de CRM?

Assim, com o armazenamento, você e sua equipe podem acessar essas informações em qualquer lugar e a qualquer momento

Com os dados de um CRM acessíveis para o seu time de modo atualizado e em tempo real, fica muito mais rápido e simples segmentar clientes, na medida em que sua empresa tem maiores possibilidades de conhecer mais profundamente cada pessoa.

Isto é, um CRM vai registrar desde dados pessoais mais simples, até informações de preferências, pedidos, histórico de interação, etc. Essas informações permitem a segmentação dos leads/clientes para que a sua marca forneça experiências mais satisfatórias.

Portanto, ao se perguntar sobre o que faz um CRM saiba que ele permite segmentar clientes, auxilia no acompanhamento das leads, registra históricos e agenda tarefas

Além disso, um CRM atua na automação de marketing, no gerenciamento de vendas, bem como na gestão de canais e outros serviços focados no consumidor. 

No entanto, muito cuidado para não reduzir um CRM a uma mera lista de contatos. Um CRM, como o Meets, armazena e integra informações riquíssimas para você e sua equipe planejar e executar as melhores estratégias em vendas, marketing, suporte e atendimento.

Importância de um CRM

Como mencionado, um CRM fornece uma visão 360° do seu negócio, auxiliando nos mais diversos setores da organização. 

Um CRM vai intervir diretamente no processo comercial do seu negócio, melhorando o desempenho em vendas.

Para isso, você acessa, por exemplo, funis, que no Meets você pode personalizar de acordo com seu negócio. 

Além disso, um CRM permite a realização de um melhor acompanhamento do funil de vendas, garante um um melhor follow-up, ajuda na identificação das melhores oportunidades de negócio e fornece dados sobre potenciais clientes e clientes que agilizam o envio de propostas comerciais assertivas. 

Ademais, um CRM promove a automação de marketing na sua organização, fornecendo recursos de grande importância para que a sua empresa estabeleça estratégias de marketing digital assertivas. 

Todo o mapeamento e acompanhamento da jornada do cliente e dos dados fornecidos ajudam na elaboração de campanhas segmentadas e mais efetivas. 

Já no atendimento e suporte, o uso de um CRM de qualidade, como o Meets, vai atuar na automação do atendimento, tornando-o muito mais eficiente e satisfatório, o que impacta diretamente em uma experiência positiva do consumidor com sua marca. 

No Meets, por exemplo, é possível acompanhar chamados, gerar relatórios personalizados, acompanhar tickets, etc. 

Todos esses fatores promovem a satisfação do cliente.

No Meets, ainda, há ainda a central de atendimento omnichannel, trazendo leads e clientes de todos os canais utilizados pelo seu para um único lugar. 

Ou seja, de maneira sucinta, um CRM ajuda a sua empresa a se desprender de práticas obsoletas, como o uso de planilhas manuais, e explorar a automatização dos processos, com foco na melhoria do desempenho. 

Para isso, traz organização e registro do histórico , centraliza informações, permite um maior conhecimento sobre clientes e ajuda na fidelização. 

Crescimento do mercado de CRM

Como já citado, a comercialização de softwares atingiu altos patamares, sobretudo com o acontecimento mais recente a nível mundial, ou seja, a pandemia da Covid-19. Com esse evento, as empresas precisaram se reinventar, o que levou muitas à optarem pela adoção de sistemas automatizados.

Entre essas tecnologias, aparece o CRM, sistema que vem ganhando cada vez mais força no mercado e sendo utilizado nos mais diversos nichos.

Hoje, um CRM pode ser utilizado em qualquer setor. O Meets, por exemplo, é um CRM adaptável a qualquer segmento de mercado, bem como ao porte da empresa. Dessa forma, o CRM pode ser utilizado em clínicas médicas, odontológicas e em clínicas de estética; o CRM se encaixa em negócios no campo da energia solar; há a possibilidade do uso de CRM na educação, em corretoras e concessionárias; o CRM também pode contribuir bastante no varejo, em serviços financeiros, na rede de hotelaria… enfim, são inúmeras aplicações. 

Nesse caminho, o tamanho do mercado de CRM tornou-se maior nos últimos anos. As empresas buscam, principalmente, otimizar as suas tarefas, trazendo maior eficiência nas operações, reduzir custos, aprimorar a gestão de leads, clientes e de negócios, ser mais certeiro no marketing, entre outros pontos. 

Mercado de CRM
O mercado de CRM está em rápido crescimento e apresenta excelentes projeções para os próximos anos.

Tamanho do Mercado de CRM 

Talvez essa seja a primeira pergunta que muitos investidores realizam: qual o tamanho do mercado de CRM?

Quando falamos em investidores, incluímos, aqui, tanto empreendedores que querem investir com sua solução no mercado de CRM, quanto empreendedores que desejam contar com um serviço em CRM. Neste último caso, o CRM surge como um diferencial competitivo de mercado. Assim, ficar de olho se a concorrência utiliza a ferramenta é importante para alinhar as estratégias e se mostrar ainda mais diferente para o público. 

Contudo, retomando a pergunta, nos baseamos em dados recentes de duas importantes fontes. 

A primeira é a pesquisa da Grande View Research, que elaborou o Relatório de análise de tamanho, participação e tendências do mercado de CRM por solução, implantação, tamanho da empresa, uso final, por região e previsões entre 2022-2030.  

A segunda fonte de dados é o relatório “Participação no Mercado de Gestão de Relacionamento com o Cliente”, elaborado pela Fortune Business Insights.

De acordo com dados da pesquisa da Grand View Research, o tamanho do mercado mundial de CRM deve atingir US $157,6 bilhões até o ano de 2030. O crescimento é explicado pelo entendimento entre os gestores de que um CRM é uma solução excelente para gestão de dados de clientes e de negócios, bem como para experiência satisfatória dos consumidores.

Para se ter uma ideia, em 2021, segundo a pesquisa, o mercado global está avaliado em US $52,4 bilhões. Ou seja, segundo previsão, até 2030 deve ser verificado um crescimento de 13,3% na taxa de crescimento anual composto (CAGR). A CAGR é a taxa de retorno necessária para um investimento crescer partindo do seu saldo inicial para o seu saldo final. 

O que diz a Fortune Business sobre o crescimento?

Os dados do relatório também evidenciam um crescimento no mercado de CRM, considerando até 2029. Segundo a pesquisa, o tamanho do mercado de CRM era de US $57,83 bilhões em 2021, podendo fechar o ano de 2022 em US $63,91 bilhões.

Para os próximos anos, espera-se que o crescimento do mercado possa ter um CAGR de 12,5% até 2029, o que representa um mercado de US $145,79 bilhões no último ano considerado (2029).  

Expansão geográfica do mercado

Segundo os dados da Fortune Business, espera-se que o mercado de CRM a nível mundial tenha maior presença na América do Norte, em especial nos Estados Unidos e no Canadá. Essa parte do continente americano tende a dominar o mercado global de CRM.

O domínio nessa área tende a ser impulsionado pelo crescimento de negócios, bem como pelo aumento da concorrência entre os provedores de serviços. Na área, em especial nos EUA, há um forte desenvolvimento de tecnologias de última geração, o que explica a força do mercado de desenvolvedor de software ali. 

Os dados da Grand View Research também destacam a América do Norte dominando o mercado de CRM, apontando que a região do planeta foi responsável pela maior participação na receita total de 2021 no mercado global, com 44,1%

Contudo, o relatório da Grand View Research também indica que na Ásia é esperado o maior CAGR até 2030, sobretudo devido às economias emergentes de China e Índia. 

Na região, a alta demanda do setor do varejo, em especial no comércio eletrônico, vem impulsionando a adoção no uso de CRM. Com a alta competitividade entre as empresas, muitas vêm buscando o CRM como um diferencial competitivo. 

na América Latina, espera-se também um crescimento constante ao longo da década. O setor de varejo também se destaca como um campo que vem demandando bastante o serviço de CRM, aparecendo, aqui, também as indústrias e os nichos da saúde. 

De maneira menos intensa, está previsto, também, crescimento no continente africano, diante da digitalização de diferentes setores. Aqui, os países emergentes do continente, como a África do Sul, se destacam.

Mercado de CRM

Fatores responsáveis pelo crescimento do mercado

São inúmeros fatores que podem ser elencados como potencializadores do mercado de CRM.

Neste post, iremos elencar alguns dos principais. 

Pandemia da Covid-19

Sem dúvida alguma, a pandemia causada pelo Coronavírus, emergente em 2020, foi um dos principais impulsionadores do mercado de CRM

Com a rápida necessidade de adequação dos mais diversos setores do mercado à uma nova dinâmica de mundo, marcada pelo isolamento e distanciamento social, pela interrupção de unidades de produção, fechamentos temporários, etc, os impactos nas empresas foram significativos. 

Diante das necessidades, da forte competitividade e da rápida transformação digital, as organizações se viram na necessidade de contar com soluções tecnológicas para lidar com as demandas e aperfeiçoar o relacionamento com os clientes, o que entrou em cena o CRM. 

Cenário competitivo

Mercado de CRM

O mercado atual é marcado pela forte competitividade entre as empresas.

Não importa o nicho, o mercado está em intensa competição.

Hoje, diante de um fluxo muito mais rápido de informações, o consumidor consegue ter acesso a uma grande variedade de empresas de um mesmo nicho, de modo que possa estudar qual a melhor opção para sanar sua dor e/ou atender suas necessidades. 

Entrar em contato com as organizações nunca foi tão fácil.

Assim, neste exato momento um cliente pode estar falando com você e ao mesmo tempo com mais 10 empresas do mesmo ramo, buscando o mesmo produto. 

Diante disso, oferecer experiências satisfatórias aos clientes é crucial para que ele opte pela sua marca, não pela concorrência.

Pensando nisso, apostar em um CRM é a solução ideal para auxiliar na comunicação com leads e clientes, na medida em que o processo é agilizado através da automação, bem como otimizado com o acesso à uma gama de dados sobre clientes. Desse modo, fica muito mais fácil estabelecer um atendimento de qualidade e uma comunicação personalizada, oferecendo ao cliente exatamente o que eles estão buscando.

Portanto, com a alta demanda por soluções em CRM, o mercado experimentou um avanço, na medida em que se tornou um campo fértil para o desenvolvimento de mais soluções.  

Leia também: Como melhorar o seu Customer Experience com o Meets?

Expansão do mercado de CRM: dados sobre o tamanho da empresa

Segundo dados da Grand View Research, as grandes empresas foram responsáveis pela maior participação na receita total no mercado global de CRM em 2021, com 60%

Um dos maiores benefícios de um CRM nas grandes empresas, além de dar conta de uma quantidade maior de demandas, como o atendimento e negociações, é a integração entre departamentos.

O CRM é capaz de cruzar dados e integrar equipes, permitindo um trabalho mais coeso em uma organização. 

Ademais, com tantos leads e clientes que chegam diariamente, caso os dados sejam geridos de maneira mais manual, o tempo levado para a tomada de decisões seria muito maior, além da possibilidade de falhas.

Por que parar de usar planilhas de vendas?

Com um CRM, portanto, fica muito mais rápido as empresas de grande porte gerenciar os dados e personalizar suas campanhas de marketing e elaborar suas estratégias de vendas, por exemplo. 

Os dados destacam, também, que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) também cresceram significativamente no uso de CRM no período projetado, apresentando um CAGR considerável

O mercado de varejo 

Mercado de CRM
O mercado de varejo apareceu como o maior acionista no mercado global de CRM, em 2021.

O relatório da Grand View Research aponta que o setor de varejo apareceu como o maior acionista em 2021 no mercado de CRM. Conforme a pesquisa, o segmento respondeu por aproximadamente 24% do mercado. 

O principal fator de crescimento, é o crescimento em plataformas de comércio online e aplicativos. Assim, com o aumento, também, no volume de informações sobre leads e clientes, as empresas estão se lançando no mercado em busca de uma solução em CRM para gerenciar o relacionamento das suas marcas com os consumidores.

Com o crescimento do setor, é óbvio que a concorrência também vem aumentando. Portanto, isso também explica o aumento na demanda por CRM. 

Integrações e Softwares de Gestão para o Varejo

Na crescente do mercado, uma das buscas está sendo em soluções omnichannel, como o Meets CRM, que permite a integração de diferentes canais de atendimento ao cliente para garantir uma experiência muito mais satisfatória. 

10 dicas para implementar o Omnichannel no varejo online

CRM para empresas: alguns benefícios para convencer você a adotar o uso de um CRM no seu negócio

Hoje, é indispensável contar com um CRM no seu negócio. Se você deseja organizar a gestão de leads e clientes, bem como acompanhar com eficiência as suas negociações, tomando as decisões de maneira assertiva, um CRM, como o Meets, é mais do que necessário.

Dentre os principais benefícios de um CRM, destacam-se: 

  • Maior controle das suas vendas;
  • Maior controles das propostas comerciais; 
  • Otimização das tarefas e do tempo;
  • Prospecção mais eficiente;
  • Follow-up de qualidade;
  • Otimização no relacionamento com os clientes; 
  • Interação e melhorias na comunicação entre as equipes;
  • Gestão assertiva;
  • Redução de custos.

Solução para empresas: já conhece o CRM personalizável? 

Agora você já conhece o que é um CRM, sua importância, principais benefícios para o seu negócio, bem como informações de grande valor sobre os crescimento e tendências do mercado de CRM, certo?

Você sabia que pode se destacar ainda mais no mercado contando com um CRM personalizável? 

Exatamente isso, um CRM personalizado para o seu negócio!

O Meets CRM oferece a possibilidade de você trabalhar com uma solução feita sob medida para a sua empresa.

Com um CRM personalizável você alcança resultados ainda mais expressivos. 

Mercado de CRM

Um CRM personalizado é um sistema configurado para operar com base nas características do seu negócio. Ou seja, você tem um recurso com a cara da sua organização.

Desse modo, o CRM é customizado para operar como se fosse feito exclusivamente para sua empresa. Para isso, alguns recursos do Meets são personalizados para atender melhor às particularidades do seu negócio. 

Entre as customizações que podem ser realizadas, temos: 

  • Campos personalizados 
  • Organização da suas oportunidades 
  • Personalização das áreas de atuação
  • Quantidade e valor por produto/serviço
  • Personalização de funis
  • Permissões 
  • Motivo de perda 
  • Origem dos leads e clientes
  • Personalização de mensagens 
  • Métricas e relatórios 

Assim, todos esses recursos acima operam de maneira personalizada com base na sua organização.

Entre as principais vantagens de contar com um CRM personalizado, destacam-se:

  

  • Acesso a recursos adaptados às necessidades do seu negócio; 
  • Elaboração de estratégias mais assertivas;
  • Time de vendas mais eficiente;
  • Equipe de marketing mais eficiente;
  • Maior agilidade nas negociações;
  • Acesso a indicadores certos;
  • Vantagem competitiva.

Quer conhecer mais sobre o CRM personalizável? Acesse o conteúdo abaixo no nosso blog

CRM personalizável: 10 recursos do Meets para deixar o CRM com o jeito da sua empresa

Invista no mercado de CRM: CRM White Label

Você sabia que pode investir no mercado de CRM?

O Meets CRM pode ajudar você!

A nossa empresa se destaca como uma solução White Label, auxiliando no crescimento do seu negócio.

De modo geral, com o CRM para White Label, o Meets oferece facilidades para os clientes (você) e para os clientes dos clientes

Como assim?

Simples: digamos que é uma terceirização dos nossos serviços, na medida em que disponibilizamos nossa estrutura através de modelos prontos

White Label significa “etiqueta branca”. Ou seja, um CRM para White Label trata-se justamente da terceirização do desenvolvimento de CRM, a partir do qual uma empresa cria um molde personalizável (nós do Meets) que é redistribuído para outras marcas, as quais, por sua vez, o utilizam como se fosse criação própria. 

Assim, você comercializa uma estrutura em CRM com seus consumidores, sem precisar arcar com os custos e com a infraestrutura de desenvolvimento de soluções

O CRM White Label, ofertado pelo Meets, é, portanto, a venda do nosso serviço, neste caso, do CRM do Meets.

Com a comercialização do nosso CRM, você pode colocar a sua marca dentro do sistema. Para isso, você recebe um subdomínio (ex: nomedaempresa.meets.br). 

Assim, é possível comercializar o sistema CRM como se a sua empresa fosse a criadora dele.

O Meets CRM ainda tem um diferencial que vai potencializar o seu negócio: a Central de Atendimento omnichannel integrada.

Com a central de atendimento do Meets, você recebe todos os clientes vindos de diferentes canais em uma única central, assim toda a comunicação é facilitada e a experiência do cliente otimizada. 

Quer saber mais sobre a solução White Label do Meets e como ela pode ajudar o seu negócio? Acesse o nosso arquivo abaixo: 

Central de Atendimento com CRM White Label: Como o Meets pode crescer seu negócio?

Expanda ainda mais o seu entendimento! Confira o vídeo sobre CRM White Label da Meets produzido pela nossa equipe:

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