7 razões para você adotar um CRM para concessionária

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Tempo de leitura: 6 minutos

7 razões para você adotar um CRM para concessionária

Você sabe o que é um CRM? Conhece as vantagens do sistema para sua concessionária? Não sabe como ter uma gestão de leads assertivas e/ou resgatar aquelas oportunidades que ficaram interessadas em um veículo? Leia mais abaixo e descubra como a plataforma de CRM é essencial para o sucesso da sua empresa. 

O CRM (Customer Relationship Management), conhecido no português como Gestão do Relacionamento com o Cliente, é uma plataforma digital que contém aplicações completas para gerenciamento de empresas, sendo responsável por empregar práticas, ferramentas e estratégias que vão automatizar o relacionamento com o seu consumidor, tendo como principal foco o cliente e sua satisfação.

Portanto, é válido ressaltar que todo e qualquer negócio que não utiliza a plataforma certamente está perdendo vendas. Se sua concessionária ainda não conta com o sistema, você perde demais em relação à concorrência, à rentabilidade e à fidelização. Nesses casos, vê-se que o CRM não é apenas um banco de dados para nomes e telefones, seu potencial é ainda maior para gerar oportunidades de vendas recorrentes e fortalecer seu processo de gestão de leads

Observe abaixo as 7 razões para adotar um CRM para concessionária.

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CRM para concessionária: conheça as vantagens. Meets.
CRM para concessionária: conheça as vantagens. Reprodução: www.freepik.com

As 7 vantagens de contar com um CRM para concessionária

1. Cadastro de todos os clientes

Inicialmente, vemos que independentemente do tamanho da concessionária, se ela é única, pequena ou até mesmo faz parte de um grupo grande, uma parte delas apresentam dificuldades em encontrar um sistema descomplicado para realizar o cadastro e armazenamento das informações de clientes e prospects

O CRM para concessionária, portanto, vem para atender as necessidades de toda a equipe em relação ao cadastramento. Isso se dá pelo fato do software disponibilizar o registro facilitado do potencial comprador e assim armazenar informações que podem ser de interesse para as equipes de marketing e vendas construírem estratégias que estimulem a compra daquele automóvel pelo decisor, podendo atraí-lo novamente se for necessário. 

Dessa forma, além das informações básicas como nome e contato, ainda têm-se disponível o conhecimento sobre o modelo de veículo que foi de interesse, a faixa de preço da compra, quantas pessoas irão dirigi-lo e até mesmo a preferência relacionada à cor. Com isso, você não oferece apenas o automóvel e guia o seu cliente até seu desejo, você faz com que ele se concretize através de negociações.

Recomendação de leitura – 8 técnicas de negociação para começar a usar hoje

Outra aplicação essencial do cadastramento é vista quando sua concessionária decide fazer um feirão de automóveis ou em um evento especial da empresa, e você utiliza o CRM para resgatar esse cliente que pode não ter fechado negócio anteriormente, oferecendo agora uma proposta interessante com base nas informações (preço esperado, detalhes do automóvel desejado) para aumentar sua conversão.

2. Melhoria nos processos internos 

Outrossim, observa-se que o CRM para concessionária melhora – e muito – os processos internos da empresa, principalmente na atuação dos vendedores. O software auxilia na organização do fluxo de atendimento, identificando o colaborador responsável por aquele cliente, estabelecendo prazos e enviando alertas para que um contato seja feito ou que determinado prazo seja cumprido. 

Isso evita que a comunicação interna, por exemplo, seja afetada com conflitos e desorganização, visto que, o processo de venda estará claro e centralizado com as informações gerais. Assim, os funcionários terão uma melhor eficiência operacional que será refletida no relacionamento com o cliente

3. Armazenamento seguro que dispensa planilhas 

Ademais, um CRM para concessionária, além de armazenar os dados e informações assertivamente para resgate e consulta, também garante a segurança baseando-se na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Vivendo em um mundo atual que grande parte das operações é feita de maneira digital e muitas vezes você não sabe onde seus dados estão ou foram parar, o software garante a seguridade não só dos dados dos consumidores e prospects, como também o dos vendedores. 

Desse modo, você evita dores de cabeça relacionadas ao vazamento de dados e declínio na imagem da sua concessionária, visto que, se os dados e/ou as  informações vazarem, sua marca perde credibilidade. Com o CRM, as planilhas que não são seguras e que não servem para integrar as diversas informações dos múltiplos canais também são dispensadas para aplicação da plataforma de gestão.

4. Personalização no atendimento ao cliente 

A personalização do atendimento ao cliente também é alcançada com o uso de um CRM para concessionária. Esse fator dá-se pela razão de que o sistema juntamente com a atuação da equipe, através da análise de dados e informações, consegue entender mais sobre as demandas, necessidades e a fase da prospecção que o consumidor se encontra. Um bom atendimento faz a diferença, contudo um atendimento personalizado torna a experiência arrasadora e memorável

O atendimento é essencial para oferecer ao consumidor uma boa experiência, fator negligenciado por muitas concessionárias. A experiência do cliente é definida como um conjunto de percepções que o consumidor obtém sobre a marca desde o momento em que a descobre. 

Mas por que falamos que esse quesito é “deixado de lado” pelas concessionárias? Simples, basta você observar que o consumidor tornou-se mais exigente e não saber convencê-lo pode diminuir as vendas da sua concessionária. Mas calma, é aí que a experiência do cliente entra para engajar e convencer esse comprador. Assim, você oferece uma melhor experiência e não o melhor preço, fator que já é considerado importante para 54% dos compradores que responderam a uma pesquisa afirmando que procuram melhores experiências, comparando-se as concessionárias que visam apenas o melhor preço.

5. Atendimento omnichannel 

Um CRM para concessionária, como o Meets, deve integrar-se a uma central de atendimento para facilitar ainda mais as vendas com atendimento omnichannel. O omnichannel é responsável por utilizar, de forma simultânea e interligada, os diversos canais de comunicação da sua concessionária (SMS, chatbot, redes sociais, e-mail marketing). Por conseguinte, você observa o aumento na satisfação dos consumidores, uma melhoria nos serviços oferecidos e na imagem passada pela marca.

Contudo, para trabalhar com o omnichannel, você precisa treinar sua equipe para entender as necessidades desse consumidor 5.0. Geralmente, como já falado acima, os clientes vem tornando-se mais exigentes a cada ano, portanto, esperam que sua empresa também adeque-se às necessidades, como celeridade, conhecimento e educação. Dessa forma, um CRM integrado a uma central de atendimento será indispensável para que sua concessionária esteja presente no lugar certo e na hora certa, ou seja, estar presente nos canais preferidos do consumidor e no momento que ele desejar um atendimento. 

Recomendação de leitura – Como preparar sua equipe para utilizar o omnichannel de forma eficiente

6. Agendamento periódico de manutenção

Um bom CRM para concessionária, como o Meets, permite que sejam criados alertas para determinado cliente sobre a sua manutenção preventiva. É fato que este é um tópico de pós-venda (assunto que será discorrido abaixo), todavia ele ainda é “desprezado” por diversas empresas do ramo. Quando o consumidor sai da concessionária com seu carro novo, é certo que ele precisará parar depois de um certo tempo, 1 ano, por exemplo, para que seja feita a troca de óleo, manutenção preventiva e até mesmo uma revisão. 

A partir daí, o CRM vem para sanar as necessidades dos colaboradores e da própria concessionária, criando e agendando alertas dentro do sistema que informam quando o cliente deve ser contactado para que ele retorne e possa fazer os serviços necessários. 

O Meets, por exemplo, possibilita a criação de uma tarefa (lembrete na agenda) para a oportunidade. Isso facilitará o processo de vendas e o pós também, visto que, o tempo e a produtividade da sua equipe são otimizados. 

7. Pós-venda assertivo 

Por fim, mas não menos importante, vê-se que muitas concessionárias ignoram as estratégias do pós-venda que visam reter e fidelizar clientes, como o emprego das táticas de Customer Success (CS), por exemplo. O CS atrelado a um CRM funciona para a criação de um planejamento estratégico de pós-venda que tem o objetivo de reunir o máximo de informações sobre o cliente para prever suas necessidades e entregar uma experiência além do esperado. Dessa forma, os clientes terão conhecimento que podem contar com sua ajuda caso apareçam com dúvidas ou problemas, papel que muitas vezes é empregado apenas para a montadora. 

DICA EXTRA: Com um CS bem definido e assertivo, você também pode empregar estratégias de Upsell e Cross-sell para expandir as vendas e aumentar os lucros. 

Vendas e CRM para concessionária. Meets.
Vendas e CRM para concessionária. Reprodução: www.freepik.com

Pronto para aplicar um CRM para concessionária? 

Conseguiu compreender mais das vantagens do sistema de CRM para concessionária? Então não perca tempo, esqueça as planilhas, prepare sua equipe e escolha o CRM mais acessível para as necessidades da sua empresa

O Meets, um CRM integrado a uma central de atendimento e atuante a 9 anos no mercado, é a plataforma imprescindível para sua concessionária aumentar as vendas e conquistar clientes. Utilizado por outros nichos mercadológicos, nosso CRM emprega facilidade e suporte para as +2000 empresas que confiam na plataforma. Além do aumento e gerenciamento de leads, o Meets também conta com uma central de atendimento omnichannel que organiza seus atendimentos, armazena os históricos e integra-se aos principais canais, como WhatsApp e Instagram. 

Não perca vendas, faça agora mesmo um teste gratuito na nossa plataforma ou, se preferir, converse diretamente com nossos consultores pelo WhatsApp para entender qual o melhor plano para as necessidades da sua empresa. Comente abaixo sobre o que achou do nosso texto e siga as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades do mundo do CRM e soluções.

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Carol Rodrigues

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