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Digitalize seu atendimento! Quais ferramentas de automação usar?

Digitalize seu atendimento! Quais ferramentas de automação usar?

Digitalizar o atendimento da sua empresa é lançar mão de tecnologias e softwares que auxiliam na otimização de todos os processos realizados na sua empresa, inclusive as demandas de atendimento ao cliente. 

Ferramentas de automação Meets
Saiba quais ferramentas de automação utilizar para tornar o seu atendimento digital!

Tem muitos gestores que acham que contar com um site e estar presente nas redes sociais significa que a sua marca possui uma boa presença digital

Falar em digitalizar o atendimento está totalmente associado à maneira como o seu negócio está inserido no mundo virtual.

É importante ter em mente que digitalizar o atendimento, ou o seu negócio como um todo, está muito além de postar no Instagram, por exemplo.

A digitalização do contato da sua marca com o público perpassa pela utilização de softwares e tecnologias que descomplicam as etapas de atendimento e tornam a comunicação muito mais eficaz. 

Hoje, fala-se bastante sobre a importância do customer experience como meio de deixar o seu negócio em evidência e alavancar os resultados. Se você tem como um dos objetivos de negócio promover excelentes experiências para o cliente, é fundamental que o seu atendimento seja digitalizado. 

Vivemos a era digital e ficar fora dela já não tem mais cabimento. Se você continua fora dessa nova realidade, saiba que está ficando para trás em um mercado competitivo. 

Experiência do cliente

O Customer Experience, hoje, está no centro das estratégias de muitas empresas. Pensar a satisfação do cliente, apesar de necessário, torna-se bastante complexo, na medida em que os consumidores, atualmente, estão muito mais exigentes. 

No entanto, um ponto de partida básico para atingir em cheio o público na busca de satisfazê-lo é desapegar de práticas obsoletas e digitalizar o seu atendimento, adotando o uso de ferramentas de automação

Existem uma variedade de recursos automatizados disponíveis no mercado para que a sua empresa consiga cada vez mais aprimorar a comunicação com os consumidores, estabelecendo, desse modo, um contato e uma assistência mais rápida e assertiva. 

E ser assertivo é fundamental para conquistar o seu público!

Em uma realidade de clientes exigentes, colocá-los no centro dos negócios é necessário. Na migração para o mundo digital, é preciso investir bem em ferramentas de automação para estreitar o relacionamento com os consumidores e fortalecer a presença da sua marca no mercado. 

Para isso, você percebe o quanto é importante digitalizar o atendimento. É indispensável. 

Talvez você ainda esteja preso a algumas práticas obsoletas de atendimento, verificando que não vem obtendo tanto sucesso no relacionamento com o cliente

Talvez você também esteja se questionando o porquê de digitalizar o atendimento do seu negócio e quais as vantagens estão por trás disso. 

Neste artigo iremos destacar a importância da digitalização do atendimento na sua empresa, ressaltando o papel importante das ferramentas de automação para uma melhor experiência do cliente. 

Quer saber mais? Continue a leitura! 

O que seria “digitalizar o atendimento” da sua marca?

Ferramentas de automação Meets

Digitalizar o atendimento da sua marca é desprender-se de práticas retrógradas de atendimento e utilizar ferramentas de automação que auxiliam na otimização da comunicação da sua empresa com o público. 

Com isso, você se adequa à realidade do mundo, inserida na era digital, e estabelece condições para que a sua marca possa encarar um mercado tão competitivo, independentemente do nicho. 

Quando você digitaliza o atendimento, você transfere demandas para o mundo virtual, investimento em ferramentas que vão agilizar a comunicação e garantir uma melhor performance da sua empresa no quesito suporte ao cliente, o que auxilia na promoção de excelentes experiências. 

Qual a importância de digitalizar o seu atendimento com ferramentas de automação?

A resposta para esta pergunta já foi dada em alguns momentos nos tópicos acima.

O motivo de se falar tanto em customer experience, se dá pelo fato de o cliente estar, realmente, no centro da dinâmica de mercado atual. 

Sugestão de leitura do nosso blog: Como melhorar o seu Customer Experience com o Meets?

Ou seja, ele é o protagonista.

O sucesso da sua marca depende do sucesso do cliente

Com a evolução do mundo, associada a transformação digital, usar suportes tecnológicos já não é mais um mero diferencial de mercado, mas sim uma forma de a sua marca seguir de pé e buscar se destacar diante da concorrência. 

Fica preso às práticas e ações obsoletas é se contentar com a possibilidade de fracassar nos negócios, o que acreditamos que não é o seu objetivo. 

Em face a essa realidade, o atendimento ao cliente ganhou ainda mais destaque na dinâmica empresarial, visto que é uma das partes que constroem uma boa experiência dele com a sua marca. 

Pensando nisso, usar ferramentas que otimizam as etapas de atendimento, estando inseridas na era digital, se tornou um ponto essencial

Muitas empresas passaram a investir fortemente em ferramentas de automação, entendendo a necessidade disto para garantir um bom relacionamento com o cliente.

Vantagens de digitalizar e automatizar o atendimento 

Com a digitalização do atendimento da sua marca, utilizando-se de ferramentas de automação, é possível verificar uma variedade de vantagens para sua empresa. 

Fazendo uso de diferentes tecnologias de automatização, como e-mails, SMS, chatbots, entre outras, você traz mais agilidade e praticidade para o atendimento ao cliente. Nada de perder tempo e energia com tarefas 100% manuais. Com a automatização, você acessa diversas informações sobre o seu público o mais rápido possível, tornando suas ações muito mais eficazes.  

Na oferta de diferentes canais de comunicação, os quais operam com maior agilidade e eficiência, os clientes encontram mais alternativas para receberem um bom atendimento. Com rapidez e praticidade, você melhora o relacionamento com os clientes da sua marca. 

Desse modo, garantindo melhores experiências, fica muito mais fácil conquistar e fidelizar clientes, o que leva ao impulsionamento das vendas.  Este aumento de vendas está, também, associado ao aumento da produtividade da sua equipe, que passa a trabalhar com melhores condições e com ferramentas que facilitam o trabalho, deixando mais ágil. 

Você deixa para trás processos lentos e cansativos e passa a focar na automatização das tarefas, direcionando as energias para outras demandas que exigem maiores esforços. 

Todas essas melhorias tornam ainda mais satisfatória a experiência do cliente com sua empresa!

Sendo assim, clientes satisfeitos são clientes que não esquecem da sua marca, e sabe o que isso significa? Você conquista o tão sonhado aumento das taxas de retenção

Além disso, o melhor de tudo é que você reduz gastos.

Como assim? 

Na medida em que você digitaliza o seu atendimento e passa a explorar ferramentas de automação que dão suporte à uma melhor performance da sua marca, o seu negócio passa a ser mais assertivo. 

Com mais assertividade no planejamento e na execução, você otimiza os seus investimentos e melhora os seus resultados

Quais ferramentas de automação usar?

Ferramentas de automação Meetss
Quais ferramentas de automação utilizar?

Existem, hoje, no mercado, inúmeros serviços de softwares que oferecem ferramentas de automação para o atendimento da sua empresa. Com essas tecnologias, a comunicação da sua marca com o público se torna mais rápida e descomplicada, na medida em que você reúne recursos que otimizam todo o processo.

Muitas plataformas oferecem diversas ferramentas de automação, as quais podem ser utilizadas na sua empresa de acordo com os objetivos e metas traçados e com a cultura do seu negócio. 

Entre as ferramentas de automação para digitalizar o seu atendimento, destacamos aqui o uso de e-mails, principalmente para campanhas de marketing digital, de SMS, ligações telefônicas e do aplicativo WhatsApp

Vamos conhecer cada um deles? Continue a leitura!

 

E-mail 

A automação de e-mail está associada ao envio de e-mails marketing.

Essa automação trata-se do conjunto de interações que a sua empresa realiza em contato com leads e clientes, tudo de maneira automatizada. 

Hoje, existem muitas empresas que abusam no uso de e-mails marketing para estabelecer contatos com clientes. Por outro lado, outras pessoas entendem que essa ferramenta já está um pouco ultrapassada como uma estratégia de marketing.

No entanto, por mais que não devemos nos manter presos ao envio de e-mails marketing, visto que existem outros canais mais eficazes para conversões, captação e fidelização, como o próprio WhatsApp, a ferramenta de automação ainda é uma das mais utilizadas, devido aos seus potenciais.

Entende-se que o envio de e-mails marketing não é um problema. Na verdade, o problema está na forma como esses contatos são realizados. 

É preciso que a sua marca tenha boas práticas no envio de e-mail marketing e não fique mais enviando uma enxurrada de mensagens para clientes, sobretudo com conteúdos que não os interessa. Caso contrário, aí sim temos uma estratégia ineficaz. 

Quando utilizar e-mail marketing?

Ferramentas de automação Meets

Talvez você esteja se perguntando em quais momentos deve utilizar o e-mail marketing para melhorar as conversões. 

Existem algumas possibilidades e momentos adequados.

O uso de e-mail marketing é indicado, por exemplo, no envio de newsletters, para o envio de conteúdos recentes para clientes e leads. Aqui, você programa esse envio, o qual é realizado respeitando uma certa periodicidade. 

No entanto, o envio de e-mail marketing não acontece de maneira bagunçada. Você deve utilizá-lo em campanhas segmentadas, de forma que o conteúdo das mensagens alcance pessoas que possuem interesse pelo o que foi enviado

O que acontece em diversas situações é que o envio de e-mail acaba sendo feito de forma aleatória, como “tiros no escuro”

Se você ainda faz isso, pare agora mesmo!

O que pode ser uma tentativa de aumento de conversão, pode ter o efeito inverso.

É muito incômodo ficar recebendo direto e-mails com ofertas que não interessam. Isso pode levar o cliente a marcar sua empresa como spam. 

Portanto, a automação de e-mail vai desde mensagens de boas vindas, envio de promoções, agradecimentos pelo contato, até uma mensagem após o registro em uma landing page. São múltiplas possibilidades.

Diante disso, muitas empresas vêm investindo em ferramentas de automação de e-mail, a exemplo da MailChimp, focada na otimização de campanhas de e-mail marketing, e na ActiveCampaign, outra plataforma para automação de marketing e de e-mail marketing.

Ligações telefônicas

Ferramentas de automação Meets

É fato que quando comparado à ferramenta anterior, o recurso das ligações telefônicas é menos utilizado. 

Nos dias atuais, é muito mais prático enviar mensagens, seja por e-mail, SMS ou aplicativos. 

Contudo, ainda há pessoas que preferem estabelecer contatos via ligações telefônicas, pensando em uma maior confiança para com a marca ou por acreditar que essa forma de contato, direto com a empresa, possui maior eficiência.

Em face disso, é de grande relevância que a sua empresa ofereça, também, essa possibilidade de contato, seja para tirar dúvidas ou para suporte ao cliente

No entanto, é muito complicado receber um volume grande de ligações, ter que lembrar de registrar o que foi tratado e dar conta das outras demandas, certo? Ainda mais se você contar com uma equipe pequena… 

Para ajudar você nisso, no conjunto de ferramentas de automação para atendimento ao cliente, existem plataformas que trabalham com a automatização de ligações telefônicas.

Como assim? 

O mercado conta com opções de plataformas de automação para serviços de atendimento ao cliente via telefone. 

Com algumas tecnologias, você conta com recursos de agendamento, de voicebot, que são ligações controladas por robô de voz que podem ser direcionadas para um dado público. Além disso, os bots integram com o cliente, coletam informações importantes e registram tudo que foi tratado.

Imagina que um cliente liga para sua empresa e só dá ocupado…

Como será a experiência dele nesse caso? 

Você não pode largar um cliente na linha e atender outro, certo?

Por isso que muitas empresas fazem uso de uma espécie de “sala de espera”, a qual faz alguns questionamentos para o clientes para melhor direcioná-lo à um atendimento segmentado. 

Desse modo, o seu estará em atendimento assim que discar o número da sua empresa e clicar em “chamar”

O Meets CRM, conta com integrações de comunicação via voz, como a com o TotalVoice. A partir dessa integração, você pode realizar ligações para clientes, armazenando tudo o que foi tratado, o histórico e a gravação das chamadas diretamente no CRM. 

Automatizando seu atendimento via telefone, você sempre saberá o que foi tratado com o cliente. 

SMS  

Outra opção de ferramenta de automação é o envio de SMS.

Com o uso de SMS, você pode enviar mensagens automaticamente para uma lista de contatos

Vamos supor que você é gestor de uma clínica de estética e, no mês de agosto, vai realizar uma campanha especial de dia dos pais.

Em algum momento anterior a sua equipe de marketing coletou informações com clientes para identificar quais deles são pais. Isso pode ter sido realizado via landing page, por exemplo.

Com esses resultados, você tem uma lista de clientes da sua clínica que são pais e que, portanto, você deseja enviar uma mensagem da promoção.

Sendo assim, você pode fazer uso do disparo de SMS para esse público, trazendo maior rapidez e praticidade. 

Ferramentas de automação Meets

Por exemplo, se você tem uma base de clientes/leads e não está dando conta de se comunicar com todos, o disparo de SMS é ideal.

Uma das principais características do envio de SMS é a possibilidade de personalização e segmentação das mensagens para diferentes perfis de clientes.

Desse modo, com mensagens bem direcionadas você consegue melhorar a experiência do cliente, o qual percebe que você o conhece. 

O SMS, além disso, é um recurso que você pode utilizar até em momentos de instabilidade de outros aplicativos, quando por exemplo o WhatsApp sai do ar, e na ausência de conexão de internet. 

Entre as principais vantagens do uso de SMS automatizados, podemos destacar: 

  • Mensagens curtas, diretas e práticas
  • Entrega imediata
  • Baixo custo
  • Sem barreiras de conectividade
  • Confiável na entrega

Principais plataformas de ferramentas de automação 

Como foi destacado, hoje, no mercado, a oferta de softwares que trabalham com ferramentas de automação é significativa. 

No entanto, listamos algumas dessas plataformas voltadas à automação. Confira: 

RD Station 

A plataforma possui integração com o Meets CRM, sendo um canal desenvolvido pela empresa Resultados Digitais. 

Ao falar de marketing digital, a RD Station é uma das referências. 

Entre as principais funcionalidades do recurso, tem-se:

  • agendamentos;
  • disparo de e-mails;
  • criação de landing pages;
  • agendamento de posts em redes sociais;
  • análise dos leads;
  • alimentação de fluxos de nutrição de leads

Com a RD Station, você automatiza, facilita e otimiza a tarefas de marketing digital, personalizando mensagens e reduzindo as chances de falhas. 

MailChimp

Uma segunda plataforma de destaque é a MailChimp, também integrada ao Meets CRM.

A MailChimp tem foco na otimização de campanhas de e-mail marketing, agendando, também, disparos de mensagens e monitorando resultados de campanhas. 

Para uma melhor eficácia, a MailChimp segmenta os clientes, para que, dessa maneira, você atinja as pessoas de modo assertivo. 

ActiveCampaign 

A plataforma visa otimizar as estratégias de marketing da sua empresa, aprofundando o conhecimento acerca dos seus leads. 

Entre as funcionalidades de automação, destacamos: 

  • automatização de e-mail de follow up;
  • identificação de localização de contatos mais engajados;
  • integrações;
  • segmentação de leads;
  • personalização de mensagens. 

Autopilot

A Autopilot trabalha com a automatização de e-mails marketing e a nutrição de leads, deixando-as mais eficazes. 

O software permite que você monitore a jornada dos leads pelo funil de vendas, possibilitando que você seja mais assertivo.

Você pode, também, agendar disparos de e-mails, personalizando o conteúdo de acordo com os clientes. 

LAHAR 

A LAHAR é uma das principais ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado. Entre as possibilidades oferecidas pela plataforma, tem-se: 

  • agendamento e disparos de e-mails;
  • editor de landing pages;
  • SMS marketing;
  • leads scoring, etc. 

Ferramentas de automação: o crescimento do WhatsApp

Ferramentas de automação Meets

O WhatsApp é, sem dúvidas, o principal aplicativo de mensagens utilizado na atualidade. Só no brasil, mais de 120 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp, entre os quais, mais de 5 milhões fazem uso da versão para negócios do aplicativo, o WhatsApp Business

Diante da grande difusão e praticidade do aplicativo, é impossível falar de automação no atendimento sem tratar do WhatsApp, visto que aplicativo há muitos anos não se restringe mais à comunicação pessoal, mas vem ganhando cada vez mais espaço nos negócios. 

Independente de porte ou segmento, a automação do WhatsApp se tornou uma das principais estratégias para as empresas que buscam alavancar suas vendas e qualificar o atendimento ao cliente. 

E por que explorar a automação do WhatsApp?

Simples: para garantir maior comodidade, para facilitar o trabalho da sua equipe e garantir uma boa experiência aos consumidores.

O WhatsApp para negócios permite profissionalizar o aplicativo para uso da sua marca. Nas suas configurações, você pode personalizar mensagens automáticas e enviar sempre quando o gatilho for acionado. 

Assim, você pode falar o que for ideal com os clientes certos! 

Dessa forma, você encontra maiores possibilidades para alavancar suas vendas, inclusive pelo próprio aplicativo, que conta com sua função de comércio digital, atrair mais clientes e fidelizar aquelas já existentes. 

Conquistando bons resultados através do aplicativo

Trazendo o WhatsApp para o atendimento da sua empresa, via  WhatsApp Business, você consegue abordar sua persona e seus clientes de maneira mais assertiva. Para isso, conta com o suporte das mensagens automáticas que, dentro de um aplicativo usado fácil e diariamente em larga escala pelas pessoas, representa sucesso! 

O melhor de tudo é que você pode otimizar e tornar muito mais potentes as ferramentas de automação, como o WhatsApp, com o suporte do Meets CRM.

O Meets CRM é a solução ideal para você investir na melhoria do relacionamento da sua marca com os clientes. 

Com uma integração com o WhatsApp, você pode visualizar todas as conversas com clientes em potencial como um funil de vendas. Além disso, você acompanha as relações comerciais de uma etapa para outra e acelera as comunicações com ferramentas de automação como os gatilhos inteligentes.

O Meets é parceiro oficial do WhatsApp

O WhatsApp em automação está liberado para poucas empresas em todo o mundo. O Meets CRM é parceiro oficial para utilizar a API do WhatsApp Business. Desse modo, ao contar com a nossa solução em CRM, você encontra uma série de possibilidades de automação do aplicativo dentro do nosso sistema. 

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Com isso, diminua o seu tempo de resposta com nossos modelos de mensagens automáticas personalizadas. Com elas, você torna o seu atendimento mais rápido e assertivo.  

Sabe o que é melhor?

É que com os dados armazenados em nosso CRM, você pode personalizar as mensagens com informações do perfil do lead, deixando o atendimento mais perto e melhorando a experiência do cliente com sua marca

Ferramentas de automação: tenha todos os recursos utilizando o Meets CRM 

Ferramentas de automação Meets
Digitalize o atendimento do seu negócio com o Meets CRM.

Destacamos, neste artigo, algumas possibilidades de ferramentas de automação para você digitalizar o seu atendimento e deixá-lo mais eficaz.

Com o Meets, você pode ter tudo isso e muito mais dentro do nosso sistema

Com o nosso CRM, você pode enviar e-mails diretamente da sua oportunidade. Ao enviar e-mails, os remetentes serão os usuários que estão cadastrados no sistema, com o e-mail de login. Tudo muito rápido e prático! 

Além disso, você pode explorar nossa integração para enviar e-mails marketing, a exemplo das parcerias com sistemas terceiros, como Mailchimp e RD Station, entre outros. Estas ferramentas lidam com o envio de e-mail para um grande público, gerenciando a lista de contatos e realizando disparos.  

Além disso, você pode também enviar SMS e fazer ligações dentro do Meets CRM!

Com o Meets CRM você pode enviar SMS e realizar ligações diretamente do sistema. Para isso, você conta com a integração com o TotalVoice, que é uma interface de programação de aplicações (API) de telefonia de grande destaque, a qual possibilita que empresas enviem SMS, torpedos de voz e realizem ligações diretamente dos seus aplicativos/sistemas. Todo esse processo é automatizado, otimiza o tempo da organização e possui baixo custo. 

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Com o Meets, receba e atenda todos os leads em uma única tela, criando oportunidades, adicionando tags, realizando agendamentos, entre outras funções. 

Com a central de atendimento, você atende vários clientes ao mesmo tempo e faz uso de uma verdadeira máquina de atendimento e vendas. 

Conte, também, com o suporte dos chatbot, com as mensagens automatizadas. Para isso, configure quantas mensagens precisar para enviar ao seu público! 

Sugestão de leitura do nosso blog: Exemplos de mensagens automáticas para um chatbot de vendas

Desfrute das diversas integrações com o Meets e amplie suas ferramentas de automação 

Para aperfeiçoar o seu atendimento, o Meets dispõe de uma série de integrações. As integrações para comunicação são com recursos de voz (WhatsApp, Instagram, Telgram, Messenger, JivoChat), Voz (VtCall, Zenvia, Phonetrack, Falepaco) e e-mails (RD Station, MailChimp, ActiveCampaign, Lahar, E-goi). 

Confira a seção de integrações do nosso site aqui.

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