Como conquistar clientes para seu escritório de advocacia?

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Como conquistar clientes para seu escritório de advocacia?

Você sabe como conquistar clientes para seu escritório de advocacia, alavancando a receita e levando em consideração o cumprimento do Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)? Que tal conhecer algumas estratégias necessárias para melhorar seu relacionamento com o consumidor? Leia abaixo e saiba mais. 

Qualquer escritório de advocacia precisa trabalhar com estratégias financeiras e de marketing, andando sempre em conformidade com o Código de ética da OAB. Porém, engana-se quem pensa que apenas investir em divulgação, como uma boa fachada e um cartão de visita elegante, será necessário para atraí-los e conquistá-los. O mercado jurídico atual é concorrido e, para se destacar da sua concorrência, você precisa utilizar dos benefícios tecnológicos, como ferramentas específicas, para investir em ideias e técnicas que realcem sua marca de maneira ética. 

Alguns dos principais pontos necessários para conquistar os clientes estão relacionados ao atendimento assertivo e de qualidade, a construção promissora de uma rede de relacionamentos e a adoção de estratégias eficientes de marketing jurídico. Para empregar a ferramentas de modernização que servem para gerenciar o relacionamento, por exemplo, você precisará de um software de CRM que atenda as necessidades financeiras, de marketing e atendimento. Todavia, o sistema operacional será apenas um dos tópicos essenciais, observe abaixo outros pontos necessários e utilize-os no seu escritório. 

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Conquistar clientes para escritório de advocacia. Meets.
Conquistar clientes para escritório de advocacia. Reprodução: www.pexels.com

Veja como conquistar clientes na advocacia 

Leia abaixo quais as estratégias, técnicas e ferramentas essenciais para captar e conquistar clientes para seu escritório de advocacia. 

1. Conheça seu público 

Inicialmente, você precisa conhecer bem qual o seu público-alvo. Esse aspecto inicial é essencial para entender mais sobre as necessidades, objeções e objetivos das pessoas que procuram seu serviço jurídico. Assim, você observa e analisa qual o seu foco de atuação e conhece seu mercado. 

Todavia, para conquistar clientes para sua carteira, é necessário ter em mente que nem toda pessoa é ideal para você. A definição de público é precisa para que você não perca sua identidade e fique nessa ‘neura’ de conquista de todos. Afinal, agradar todo mundo é agradar ninguém, ou seja, há grandes chances de insucesso já no primeiro contato. 

2. Registre os dados desde a primeira consulta 

Outrossim, não deixe de registrar os dados do cliente desde a primeira consulta em seu escritório de advocacia. Um bom relacionamento com o cliente deve ser construído desde o início, ou seja, você precisa de uma ferramenta segura, como o Meets CRM, para registrar e armazenar os dados do cliente no momento da prospecção. 

Utilizando o Meets, por exemplo, além de colocá-lo em uma etapa do seu funil, você já inicia o histórico de atendimento daquele cliente, atrelando-o a outras informações importantes (Nome/Razão Social, contato, horário de entrada da lead). A partir daí, através do uso das Tags, você já pode criar atividades para aquela lead, empregando-a a algum outro colaborador do seu escritório ou a si mesmo como lembrete. É válido ressaltar que mesmo após o fechamento do negócio, o histórico do cliente ainda permanecerá salvo para que você ainda possa fidelizá-lo ainda mais facilmente, aplicando, por exemplo, um pós-venda assertivo.

3. Tenha boas argumentações que quebrem objeções 

Ademais, para conquistar os clientes certos a fim de fidelizá-los no seu escritório de advocacia, você deve estar preparado para quebrar algumas objeções ligadas a confiança no seu serviço e resolução da dor do cliente. Por isso, você precisa ter boas argumentações e um bom diálogo para passar segurança e credibilidade ao seu trabalho, exemplificando que já resolveu casos parecidos com o dele. 

Além disso, quando o cliente citar o preço dos seus honorários, você deve empregar argumentos que mostrem o valor do seu serviço e os trâmites que aquele processo passará. Algumas técnicas de negociações para vendas são essenciais para mostrar ao consumidor que preço é diferente de valor

4. Invista em marketing jurídico 

Também faz-se necessário o investimento no marketing jurídico do seu escritório de advocacia. Tratando-se das ações de promoção da marca para um escritório ou advogado, nos âmbitos online (digital) ou offline, você precisa atentar-se às restrições impostas pelo Código de Ética e Disciplina, utilizando do marketing sem ferir o código da OAB. 

Por isso, você deve iniciar estabelecendo um plano de marketing jurídico que volte-se para uma linguagem acessível e menos ligada ao “juridiquês” para divulgar informações úteis para os clientes. Dessa forma, há uma entrega no marketing de conteúdo para atender as informações ou soluções que seu consumidor pode buscar através da internet. Com isso, seu escritório capta e conquista clientes através das estratégias de marketing digital (produção de conteúdo relevante, compartilhamento ético de informações), promovendo assim a marca e tornando-se autoridade no ambiente online.

5. Saiba se comunicar com seus potenciais

A comunicação também será um ponto-chave para conquistar não só seus clientes, mas também os potenciais. Será através dela que suas estratégias de marketing jurídico serão empregadas e utilizadas para atrair os prospects e nutrir os consumidores já fidelizados. Todavia, você precisa fazer com que sua mensagem chegue aos clientes mediante o uso dos canais certos para tal

Indica-se, nesse caso, a aplicação da estratégia omnichannel para integração de canais, oferecendo uma experiência unificada e de qualidade e trabalhando na ampliação de possibilidades para seu escritório de advocacia. Desse modo, você terá uma abordagem multicanal e empregará uma maior satisfação para os clientes, melhorando assim a performance do seu escritório.

6. Disponha de boas conexões na área 

Seu escritório de advocacia também deve contar com boas conexões para captar e conquistar clientes. Quando se trabalha na área jurídica, pode-se observar que indicações são comuns. Por isso, tenha uma boa rede de relacionamento com alguns advogados que possam indicar o seu serviço para possíveis clientes, conseguindo assim “trocar clientes”. 

Se imaginarmos, por exemplo, que você atua na área penal e um amigo da área da família está com um cliente com necessidade pendente para sua área de atuação, peça para ele indicá-lo e, quando surgir alguém com processo relacionado a área dele, indique-o. 

7. Se diferencie da concorrência 

Ademais, seu escritório precisa se diferenciar da concorrência para conquistar e captar clientes mais facilmente. Além de contar com uma boa rede de relacionamentos com seus parceiros estratégicos, você deve oferecer um atendimento personalizado e de qualidade, marcando presença em eventos e reuniões que promovam sua marca. 

Assim, você se profissionaliza ainda mais e faz com que seu trabalho seja valorizado e respeitado no ramo jurídico.

8. Seja especialista e crie CTA sem ferir a OAB

Além de criar conteúdo especializado e completo para o seu nicho, você também deve aplicar CTA (Call To Action) que impulsionam o usuário a realizar uma ação, contudo sem ferir as normas da OAB para o marketing jurídico. É válido ressaltar que se o seu CTA quer deixar explícito que você deseja vender algo com aquela publicação, é melhor não usá-lo. 

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Indica-se, portanto, focar na informação e usar o CTA para direcionar o usuário para seu blog, por exemplo. Dessa maneira, você não deixa transparecer que está querendo vender algo, aspecto que pode impactar negativamente para o cliente quanto para a OAB. Use exemplos, crie histórias e busque se conectar ao máximo com o consumidor para conseguir conquistá-lo. 

9. Modernize a prática jurídica do seu escritório de advocacia com um software de CRM

Por fim, você deve modernizar as práticas jurídicas utilizando um software de CRM, como o Meets. Nosso CRM é personalizado e atende as necessidades dos nossos usuários e, com ele, você conseguirá promover a gestão e gerenciamento mais facilmente dentro do seu escritório. A centralização de dados e informações, a organização da carteira de clientes e uma central de atendimento omnichannel são alguns dos benefícios que o Meets levará para o seu dia a dia.

O vídeo acima exemplifica mais do que foi tratado neste artigo e apresenta uma estratégia utilizada pelo administrador para ser aplicada a um cliente da área de advocacia, fazendo com o mesmo conseguisse em 7 dias ter mais de 1000 downloads de seu livro.

Está pronto para conquistar mais clientes no seu escritório de advocacia?  

Conseguiu compreender mais das estratégias necessárias para captar e conquistar clientes para seu escritório de advocacia? Então não perca tempo e oportunidades, conheça já o seu público, invista em marketing jurídico e saiba se comunicar assertivamente com o seu consumidor.

Também não deixe de contar com o Meets CRM para ajudá-lo a organizar sua carteira e gerenciar seu relacionamento. O Meets, um CRM atuante a mais de 9 anos no mercado, já auxiliou diversos empreendimentos a alavancarem suas conversões e aumentarem sua receita. Com a utilização do sistema operacional, as equipes conseguiram centralizar os dados e trabalhar ativamente com um funil de vendas personalizado, conquistando e fidelizando os consumidores. 

Não perca vendas, faça agora mesmo um teste gratuito da nossa plataforma ou, se preferir, converse diretamente com nossos consultores pelo WhatsApp. Não se esqueça de comentar abaixo e siga nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades no mundo do CRM e soluções.

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Carol Rodrigues

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