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Integrações e Softwares de Gestão para o Varejo

Integrações e Softwares de Gestão para o Varejo

A sua empresa atua no setor de Varejo e está na busca de descomplicar suas tarefas e automatizar os processos, garantindo, dessa forma, uma melhor performance? 

A dinâmica de mercado atual vem evidenciando (e exigindo) a necessidade de que as empresas, independentemente de porte e/ou nicho, saiam da sua zona de conforto e busquem maneiras de se destacar na sua atuação, produzindo mais em menos tempo.

Não obstante, o mercado varejista, com toda a sua amplitude, vem exigindo que as marcas agreguem cada vez mais e, para isso, disponham de excelentes soluções para o estabelecimento de boas relações com os consumidores. 

Para este viés, o mercado conta, hoje, com uma variedade de empresas que oferecem diferentes soluções na promessa de levar melhorias significativas no atendimento, na gestão de negócios, no controle de estoque, na performance de marketing, entre outros pontos de uma empresa do mercado varejista. 

Varejo Meets

Tratando-se de um segmento de grande competitividade, largar na frente da concorrência e assumir uma posição de destaque é fundamental. É a partir disso que os resultados vão alavancar e o retorno em lucratividade será ainda maior.

Para alcançar tal finalidade, muitas empresas começaram a buscar >softwares de gestão para organizar as suas demandas e agregar ainda mais no seu cotidiano. 

Neste artigo, você irá conhecer mais sobre a realidade da inserção das tarefas automatizadas no mercado varejista, com ênfase para a chegada dos softwares de gestão, como o Meets CRM. Além disso, iremos destacar uma das grandes possibilidades encontradas em alguns dos softwares encontrados no mercado: as integrações

As integrações entre sistemas e plataformas potencializam o desempenho da sua empresa e aumentam as chances de alavancar as vendas e alavancar o sucesso. Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo! 

Primeiramente, o que é um software de gestão para varejo?

O sucesso de uma empresa de varejo é alcançar cada vez mais clientes de maneira positiva, proporcionando excelentes experiências de consumo por eles, certo?

Mas, como alcançar isto? 

A gestão do varejo é um ponto fundamental. Aliás, a BOA gestão do varejo é crucial! 

Pensando nisso, os softwares de gestão (e/ou vendas) são soluções que automatizam e otimizam os processos realizados na empresa.

Nesses softwares, são disponibilizadas uma série de funcionalidades, podendo aparecer algumas como gerenciamento de estoque, de fluxo de caixa, levantamento e armazenamento de dados de clientes e de negócios, etc. 

Todas essas funcionalidades ajudam na tomada de decisões mais assertivas.

Como escolher um software de gestão para a sua empresa? 

Varejo Meets

Como o próprio nome diz, um software de gestão vai interferir e conduzir no gerenciamento do seu negócio. Dessa forma, a escolha de um software não deve ser realizada de maneira aleatória ou sem qualquer embasamento. 

Assim, na hora de escolher uma solução, é essencial que você saiba o que quer e como escolher o software ideal, levando em conta os benefícios que a solução trará a sua marca e se as funcionalidades batem com as necessidades do seu negócio. 

Abaixo, elencamos alguns pontos que podem ser levados em conta na hora de escolher um software de gestão para a sua empresa do mercado varejista, confira: 

  • Você pode verificar se a interface da solução é de fácil compreensão para todos que compõem a sua empresa e que utilizaram o recurso; 
  • Entender as condições para a implementação da solução; 
  • Observar as possibilidades de integração do software com outras plataformas;
  • Verificar as maneiras de acessibilidade, se podem ser acessados em qualquer lugar e em diferentes tipos de aparelhos, como celular, notebook, tablet, etc.  

Dentro do bojo de possibilidades, muitas empresas lançam mão de ERP. Contudo, diante das transformações digitais, para ser ainda mais efetivo nas ações, algumas marcas passaram a buscar o uso de uma solução em CRM. Vamos compreender mais sobre cada uma das duas. Continue lendo!

O que é ERP?

A sigla “ERP” significa “Enterprise Resource Planning”, que traduzido ao português significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Assim sendo, o ERP pode ser definido como um software de gestão que tem como funcionalidade automatizar processos manuais, armazenar dados de gestão e unificar a visualização de processos e resultados, o que ajuda a otimizar as tarefas desempenhadas em uma empresa. 

Para o seu negócio de varejo, o ERP centraliza dados importantes para lidar com o cotidiano, como controle de estoque, de finanças, de vendas, controle fiscal, atendimento, entre outros. 

Qual a importância de um ERP para a sua empresa de varejo? 

Varejo Meets

Um ERP integra os setores do seu negócio, centralizando dados relacionados a diferentes setores em uma mesma plataforma. Desse modo, é possível se ter uma visão ampla do negócio e do desempenho da marca no mercado, o que ajuda na tomada de decisões. 

Ademais, os sistemas ERP contribuem na identificação de estratégias, permitindo que os gestores possam avaliar o que vem dando certo e o que não vem obtendo sucesso. 

Não podemos esquecer, também, de mencionar que muitas empresas acabam reduzindo gastos ao contar com o ERP, na medida em que a automatização dos processos otimiza tempo, evita trabalhos repetitivos, aumenta a produtividade e assertividade nas decisões implementadas. 

Apesar dos benefícios, o ERP necessita ir além de ser um sistema integrador de áreas de uma empresa e módulos do próprio sistema, o que abre espaço para analisarmos outras soluções que, além disso, dispõe de integrações com outras soluções e plataformas, dentre outras funções voltadas ao atendimento ao cliente que possibilite uma melhor performance do negócio, o que pode ser encontrado com um ótimo CRM, como o Meets

O que é CRM? 

Um lead chegou a sua marca via site, formulário, chatbot, ou qualquer outra ferramenta. Para onde ele vai? É realizado um contato após isto? 

A chegada de leads em uma empresa é motivo de felicidade, tendo em vista o aumento de oportunidades. Porém, para muitas empresas, esta felicidade vem acompanhada de muita dor de cabeça, tendo em vista que muitos negócios não possuem suporte necessário para receber esse volume de leads e nem para executar o follow-up com os potenciais clientes. 

Desse modo, o que seria uma oportunidade de gerar maiores conversões e aquisição de clientes, pode se tornar perda de oportunidades, geração de leads não qualificados, gastos desnecessários e desperdiçados, etc. 

Essa situação fica ainda mais alarmante quando todo esse processo vem sendo realizado via planilhas manuais ou outras funções que exigem muita energia e tempo para a sua realização. As chances de falhas humanas aumentam bastante. 

Saiba porque parar de usar planilhas de vendas

Diversas empresas ainda se encontram nessa posição, e buscando otimizar o processo de gestão, passaram a contar com um CRM. 

No mercado varejista, oferecer excelentes experiências de compras é essencial para a sua marca se destacar no mercado e alcançar cada vez mais resultados positivos. Com isso, vale muito a pena inovar na jornada do cliente, mas, para isso, é preciso contar com condições para planejar e executar ações de modo certeiro.  

Com um CRM isso é possível.

O software permite que a sua empresa reúna dados de clientes e negócios de grande valia para tomar decisões nos mais diversos departamentos. 

Como usar o CRM para tomar decisões no seu negócio?

A sigla CRM significa “Customer Relationship Management”, sendo classificada como o conjunto de estratégias, técnicas, ações, ferramentas e tecnologias que são utilizadas por uma empresa para gerar oportunidades para adquirir clientes, gerenciar leads e todos os processos realizados em um negócio.

Quer saber mais sobre CRM, leia nosso artigo “O que é CRM e para que serve?

Para isso, um CRM agrupa dados de clientes que chegam de diferentes canais, armazena essas informações de modo centralizado e detalhado, como dados de compras, informações pessoais, padrões de comportamentos, entre outros. Todas essas informações são munição para que os times do seu negócio de varejo possam entrar em ação para o planejamento e a execução de estratégias para o alcance dos melhores resultados. 

É com base nos dados que é possível definir formas de abordagem ao cliente, definir estratégias de prospecção, ações de marketing, etc. 

Vantagens do CRM no varejo

Varejo Meets

Você que é do mercado de varejo lida com os chamados clientes flutuantes

Mas, o que seria ou quem são os clientes? 

São simplesmente aquelas pessoas que entram e saem da loja em busca de um melhor preço ou de um serviço prestado que o agrade e forneça uma melhor experiência para ele

O ideal, nisso, é que esses clientes flutuem até o seu negócio e nele mesmo permaneçam, dando o espaço que você precisa para tentar convertê-lo. Isto é possível caso você tenha estratégias para garantir essa confiança e, posteriormente, uma excelente experiência de compra. 

O cliente é a peça-chave do seu negócio, e é justamente por isso que você deve conhecer o máximo sobre ele. Não estamos falando sobre invadir a vida dos clientes, mas procurar e reunir informações suficientes sobre eles que te permitam planejar intervenções personalizadas para agradá-lo, ou seja, o alcançando efetivamente. 

A data de aniversário pode parecer algo simples, concorda? Mas é com ela que você pode enviar uma mensagem de aniversário, enviar um cupom de desconto específico ou uma oferta, como uma forma de lembrança pelo aniversário do cliente. 

Percebe a importância dos dados? 

Com um CRM, a sua empresa de varejo passa a contar com uma série de benefícios. Confira algumas das vantagens de ter uma solução em CRM, como o Meets no seu negócio. 

Aumento da produtividade da equipe de vendas

Com os dados de clientes cadastrados em um CRM, fica mais fácil identificar as suas dores e necessidades, estabelecendo, desse modo, um atendimento personalizado e mais assertivo, o que permite uma gestão eficiente no atendimento.

Dicas de leitura do nosso blog:

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas?

Como aumentar a produtividade de sua equipe com um CRM?

Fidelização de clientes

Como dissemos, o cliente é peça-chave do seu negócio. A experiência dele não se reduz ao momento de compra, mas envolve todo um processo de pré-venda, venda e pós-venda, e este último momento é muito importante! 

Com uma boa experiência proporcionada pela sua empresa, o cliente pode atingir um nível de satisfação que o incentiva a retomar o seu negócio futuramente, tornando-se cliente fidelizado da sua marca. Esta fidelização não se reduz apenas à confiança do cliente com a sua marca, mas tudo o que você irá realizar no pós- venda para manter essa confiança e o contato com ele, para que o cliente não “esqueça” do seu negócio e retorne logo até ele. 

Automatização de tarefas

A automatização das tarefas permite a otimização do tempo, e você sabe que “tempo é dinheiro”, certo? 

Com a otimização do tempo, você e a sua equipe passam a dedicar o seu tempo para outras ações que agregam valor. 

Centralização de informações

É a base da solução em CRM: a centralização de dados. As informações de cliente e negócios são armazenadas de modo centralizado em nuvem, ou seja, em um único lugar, de modo que você e a sua equipe possam acessar a qualquer momento e em qualquer lugar.  

Saiba que tipos de dados são tratados e cruzados por uma plataforma de CRM

Maior conhecimento sobre o cliente

Em um CRM, você acrescenta uma diversidade de informações sobre leads e potenciais clientes. Essas informações, ajudam você a definir uma persona da marca e conhecer mais sobre os clientes. Esse conhecimento parte não somente de nome e data de aniversário, mas envolve as dores dos consumidores, os motivos da chegada deles até você, os canais por onde vieram, padrões de compras, entre outros.

Essas informações, ao serem utilizadas de maneira inteligente, ajudam no planejamento de ações, sobretudo as campanhas segmentadas, o que garante maior assertividade no processo de geração de leads e captação de clientes

Histórico de atendimento

Entre os dados armazenados, tem-se o histórico de atendimento. O contato com o cliente não se encerra na primeira abordagem, por isso é importante sempre saber o que foi falado com um cliente para que a retomada na comunicação seja efetiva e satisfatória. 

Agenda e lembretes

Varejo Meets

O Meets CRM permite que você utilize funcionalidades como agenda e lembretes, para que você e sua equipe se organizem, melhorando o atendimento, a execução dos negócios e, do mesmo modo, evitando falhas que podem custar caro. 

Com uma agenda integrada e com a função de lembretes implementada, você ficará sabendo sempre sobre as suas demandas e compromissos, estando sempre presente. 

Integração com outras ferramentas e plataformas

O varejo é um dos principais setores da economia brasileira, movimentando grandes quantidades de dinheiro ao ano e gerando um quantitativo expressivo de emprego. 

Em face de um mercado de grande concorrência, a gestão da sua empresa deve ser diferenciada, permitindo que a sua marca se destaque no nicho. Se a sua empresa investe na otimização do tempo e das tarefas, realizado isso com maestria, a tendência é crescer cada vez mais

Objetivando alcançar melhores resultados e ser referência, as empresas se veem na necessidade de investir na integração de sistemas, partindo de um software como o CRM. O Meets CRM, por exemplo, conta com uma variedade de possibilidades de integração com outras plataformas, permitindo avanços na gestão de negócios, na comunicação entre setores e com os clientes, entre outros pontos da empresa. 

Quando falamos da integração dentro de uma empresa de varejo, podemos levar em conta dois pontos.

O primeiro é a integração entre setores da empresa, mantida, sobretudo, pela centralização de gestão, que pode ser realizado por um EPR, por um CRM ou outro software, que permita que as informações sejam acessadas pelos funcionários. 

Com essa integração de dados, é garantido alguns pontos, como: 

Planejamento eficaz: o acesso às informações atualizadas de todas as áreas do negócio permite a tomada de decisões e o planejamento de ações mais assertivas. Sabendo da realidade dos processos, é possível planejar estratégias mais eficazes e melhorar a performance da empresa por área e como um todo. 

Controle de estoque: com a integração, a eficiência dos processos operacionais é um ponto de destaque. Com as informações centralizadas, fica mais fácil saber o necessário para controlar o estoque da sua loja, por exemplo. Com isso, você consegue organizar melhor as estratégias de vendas e precificação, além de evitar perdas de mercadoria por validade ou controle ineficiente. 

Estratégias para precificação: com maior controle sobre o estoque, o time de vendas consegue reavaliar a precificação dos produtos e saber mais rápido se os preços estão abaixo ou acima da média. 

Assertividade na comunicação de ofertas: Com os dados em mãos, torna-se muito mais prático e rápido estabelecer estratégias de vendas e de comunicação com o público, sobretudo ao segmentar diferentes perfis para estabelecer um atendimento personalizado, ponto que você vai encontrar com muita eficiência em uma solução em CRM, como o Meets.  

Integrações com o Meets CRM

Além da integração entre setores, cruzando uma série de informações, contar com um CRM de qualidade, como o Meets, permite que você integre o software com outros sistemas, aumentando o desempenho das ferramentas e, consequentemente, trazendo mais benefícios para o seu negócio. 

O Meets conta com mais de 30 ferramentas de comunicação, aplicativos, e-commerce, pagamentos, etc, integradas ao CRM, seja de forma nativa ou via terceiros

As diversas integrações nativas do CRM permitem que você utilize o Meets como um Hub de leads. 

Na comunicação, por exemplo, você centraliza os leads vindas de todas as fontes de tráfego e as distribui para suas equipes de vendas, atendimento ou administrativa. 

Além disso, você se conecta diretamente com vários canais de anúncios, ferramentas, landing pages. 

Você ainda tem a opção de usar a API do Meets ou integração com parceiros.

Enfim, são uma série de possibilidades que vão potencializar o desempenho do CRM no seu negócio de varejo. 

A integração do CRM com outras plataformas tende a tornar os processos comerciais mais produtivos e assertivos.

Com as possibilidades de integrações, a rotina do time de vendas se torna muito mais prática e ágil, o que retorna como ótimos resultados para a sua empresa do ramo varejista.  

Por que integrar? 

É simples: com a integração entre sistemas/plataformas, você otimiza tempo, traz maior confiabilidade para os dados, deixa de lado etapas de trabalho operacional, entre outras. Confira como a integração pode otimizar esses processos: os principais fatores para você integrar: 

  • Evitar retrabalho: se as ferramentas não estão integradas, você precisa inserir dados e informações de clientes e negócios nos sistemas diferentes.
  • Otimização do tempo: sem o retrabalho, você economiza tempo! Esse tempo economizado pode ser usado para contatar mais clientes ou realizar follow-up em negociações em andamento. 
  • Maior controle das ações: a integração com CRM deixa a execução das ações mais unificada, o que facilita o controle. 

Aproveite as diversas possibilidades de integração do Meets CRM

O Meets CRM conta com uma variedade de informações para otimizar a atuação da sua empresa no mercado varejista.

Na comunicação, você conta com a integração de plataformas de chat, como WhatsApp, Telegram, Messenger, Jivochat, e via voz, através  da Vtcall, Zenvia, Falepaco, entre outras, que melhoram o contato estabelecido com o público. As oportunidades que chegam nesses canais vão chegar diretamente no CRM, sendo estes dados armazenados de modo centralizado. Ou seja, você amplia sua influência, encontrando maior chance de conversões. 

Para o seu negócio de varejo, ter domínio sobre os meios de pagamento é fundamental! 

O Meets dispõe, para isso, de integrações com meios de pagamento, como as plataformas PagSeguro, Pagar.me, Hotmart, Monetizze e Eduzz.

Lembra que falamos primeiro dos sistemas de ERP?

O Meets permite que você conte com sistemas de gestão empresarial, como o Bling, e os integre ao CRM. 

A integração com as plataformas de E-commerce garante maior organização na gestão dos negócios. Além do Bling, o Meets dispõe de integração com outros meios, como Shopify, OLX, Conta Azul, entre outros. 

Além disso, o Meets integra com aplicativos, plataformas de formulários e para campanhas de marketing, etc. Você pode conferir as nossas integrações acessando o site aqui e saber mais sobre elas na seção de integrações do nosso site clicando aqui. 

Solução Omnichannel

Omnichannel é uma estratégia que a sua empresa de varejo pode utilizar para receber dados e leads vindo de todos os canais adotados no negócio.

Trata-se de uma gestão de multicanais, que amplia a influência da sua marca e as possibilidades de geração de leads e captação de clientes.    

No Meets, você recebe esses leads dos mais diversos canais na central de vendas e atendimento integrado com o CRM, tudo em um só lugar! 

Melhora a experiência e satisfação do cliente

Uma boa gestão do varejo engloba executar tarefas que necessitam de uma visão ampla do todo, além de bastante organização!

Contar com a tecnologia é essencial para isso, mas, é importante saber escolher bem com qual tecnologia contar.

Está na hora de investir em soluções que permitam a integração de sistemas, para que, dessa forma, a gestão de negócios seja cada vez mais assertiva. 

O Meets permite essa experiência! Ainda não tem conta no Meets? Comece aqui agora mesmo e aproveite os benefícios do melhor CRM! 

Alavanque as vendas do negócio com o nosso CRM! 

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