Comprar leads: saiba por que você não deve fazer isso
Já recebeu em algum momento uma ligação de uma empresa qualquer oferecendo um serviço e/ou produto que você nem sequer tem interesse?
O pior é quando essas ligações chegam em momentos nos quais você está extremamente ocupado.
Afinal, você nunca procurou antes a empresa que ligou e talvez nem sequer a conheça.
O seu negócio não deve se enquadrar nessa ação que realmente tira uma pessoa do sério.
Essa prática é comum em empresas que decidem simplesmente comprar leads para encurtar o caminho.
Porém, os leads não são qualificados.
Contar com uma base de leads qualificados é um sonho de qualquer empreendedor, concorda?
No entanto, é para tê-los, é preciso conquistá-los.
Não caia no papo das empresas que oferecem listas de contatos de leads tentando induzi-lo a acreditar que suas conversões vão aumentar. Na verdade, você vai jogar dinheiro no lixo!
Neste artigo, tratamos sobre a prática de compra de leads e destacamos uma variedade de motivos para você não utilizar essa estratégia em seu negócio. Para ajudar você, trazemos, ainda, alguns meios que você deve adotar para gerar leads de maneira espontânea, formando uma base de potenciais clientes qualificados e com real interesse na sua marca.
Ficou interessado pelo conteúdo? Continue a leitura!
Mas, afinal, o que são leads?
“Lead” é um termo que com certeza faz parte do seu cotidiano. A palavra faz parte do dicionário do marketing digital e trata-se de um potencial cliente do seu negócio.
Um lead é aquele visitante de alguma página do seu negócio, ou de qualquer outro recurso, que deixou alguma informação (ou informações) de contato. Pode ser, por exemplo, através de uma landing page.
Em muitas dessas situações, você oferece, na verdade, algum material, como um e-book, por exemplo, em troca dos dados do lead.
Ou seja, ao preencher a landing page, inclusive com o seu e-mail, o lead irá receber o material, através da sua caixa de entrada.
A grande importância dos leads, é devido ao fato de essas pessoas serem nada menos do que potenciais clientes. Isto é, o que, inicialmente, não passava de um contato incipiente, de uma visita ao seu site, por exemplo, se torna, posteriormente, na concretização de uma venda.
Você sabe o que é uma lista de leads?
Agora que você já sabe o que é um lead, de modo intuitivo já deve saber o que é uma lista de leads.
Uma lista de leads, aquelas que muitas empresas comercializam com falsas promessas apelativas, pode ser também chamada de lista de e-mails e/ou contatos.
Trata-se, portanto, de uma sequência de contatos de usuários que foram captados por empresas terceiras, especializadas no serviço.
Com base nos leads captados, que podem ser advindos de diversos canais e ou recursos, bem como a partir de diferentes enfoques, empresas do ramos vendem essas listas para outras.
Contudo, é preciso ressaltar que um lead, ao chegar na empresa, não vira logo cliente, pois ainda é um visitante que apresenta, potencialmente, um interesse em produto(s)/serviço(s) da sua marca. Assim, o que vai fazer com que esse interesse seja convertido em desejo de compra é justamente todo um trabalho de qualificação e maturação do lead que a sua marca deve realizar.
Desse modo, uma lista pronta e acabada traz leads que não passaram por esse processo, sobretudo o inicial, de demonstrar interesse na sua marca.
Comprar leads ou gerar?
Sem dúvidas uma empresa que oferece uma lista para a sua empresa comprar leads pode parecer bem tentadora. Ainda mais se o seu negócio for de pequeno a médio porte e/ou tiver começando.
Diante da necessidade do mercado de captar leads ,a dúvida se a melhor solução é comprar leads ou gerar pode vir a surgir.
Entretanto, já deixamos evidente que o ideal é priorizar a geração de leads pelo seu próprio negócio.
Mas, para responder a pergunta do tópico é preciso, antes disso, entender mais sobre a geração de leads e a prática de comprar leads.
Vamos lá?
Gerar leads
Sabe o funil de vendas?
Caso queira saber mais sobre funil de vendas, confira nossos posts sobre o tema:
O que é funil de vendas e como acompanhar
Funil de atendimento x Funil de vendas: quais suas diferenças?
Qual a relação entre funil de vendas e CRM?
Como trabalhar leads que não compraram no seu funil de vendas?
Pois bem, a geração de leads é uma das etapas dele.
No processo de captação de leads, uma das formas mais eficientes de geração é fazer uso do marketing de conteúdo, com intuito de criar uma relação entre lead-marca.
Você utilizou sua estratégia de captação de leads, certo? Por exemplo, um formulário e/ou uma landing page…
Agora que você conseguiu gerar um lead, para conquistá-lo na intenção de torná-lo um cliente do seu negócio, você precisa nutri-lo com conteúdos de grande valor para melhorar a experiência desse potencial cliente com a sua empresa.
Nesse processo, você coloca em prática uma série de estratégias de inbound marketing para atrair seus leads. Na medida em que há atração, você visa a conversão do lead, utilizando-se, para isso, de estratégias para afunilar o relacionamento da sua marca com ele.
Pense que o objetivo, aqui, é promover uma experiência de marca satisfatória.
Você deve, portanto, guiar o lead ao longo desse processo, de modo que ele deixe de ser apenas um potencial cliente interessado em um produto X e se torne uma pessoa que realmente está com desejo de adquirir o produto e irá fazer isso.
Resumidamente, serão seguidas essas etapas:
- Atração: lead descobre a sua marca;
- Conversão: você torna aquele visitante de uma página, por exemplo, em um lead (utilizamos novamente o exemplo da landing page como um recurso de conversão);
- Relacionamento: estratégias para conquistá-lo cada vez mais.
Essas etapas não são seguidas quando você decide comprar leads.
Ou seja, o seu lead não vai encontrar a sua marca.
Sendo assim, o seu lead não vai, espontaneamente, fornecer dados para a sua empresa.
Talvez ele nem conheça a sua marca, como já mencionamos.
Comprar leads
A prática de comprar leads, por sua vez, não é complicada de entender.
Em contrapartida, é complicado de funcionar.
Como mencionamos, há empresas especializadas que prospectam e constroem uma base de leads, as quais são repassadas para outras empresas.
Ou seja, uma empresa pode comprar leads, adquirindo essas listas de contatos gerados por empresas terceiras.
Algumas das empresas que comercializam leads vão, obviamente, “vender o seu peixe” e enfatizar que você, ao procurar o serviço, pode definir algumas personalizações, como região geográfica, ramo da atividade, número de filiais, porte do negócio, etc.
Desse modo, ao definir esses pontos, você tem acesso a uma lista de leads. O quantitativo e o formato de aquisição vai de acordo com cada empresa que comercializa essas listas.
Todavia, foi a sua equipe que prospectou?
Você tinha uma persona e partiu dela para captar leads através dela?
Você gerou leads e os nutriu de modo que eles se tornaram leads qualificados pronto para fechar um negócio?
Não!
Você recebeu uma lista de contatos prospectados sem ter como base o seu público.
As chances de isso dar errado são grandes, concorda?
Comprar leads VS gerar leads
Respondendo diretamente a pergunta do tópico acima, o ideal é que você coloque em prática estratégias para gerar leads!
Aqui, não importa se você irá captar leads de maneira orgânica ou utilizando-se de anúncios pagos, como o Instagram Ads, por exemplo.
O importante é que a sua marca gere leads!
Destacamos algumas palavras-chave para deixar claro o porquê de gerar ao invés de comprar leads.
Confira!
- Exclusividade: Já parou para pensar que a mesma lista que você comprou de leads pode ter sido comprada pela empresa concorrente? Comprar leads não é garantia de exclusividade. Por outro lado, gerar leads traz mais exclusividade para sua marca, tornando-se, portanto, uma estratégia mais assertiva.
- Qualidade: O objetivo é qualificar os leads para que o processo de fechamento de negociações se torne mais rápido e assertivo, certo? Contudo, comprar leads e que sejam qualificados são situações que não se encaixam. Como uma empresa pode garantir que você irá comprar leads qualificados se muitas vezes a prospecção passou longe das particularidades da sua persona?
- Velocidade: De fato, comprar leads é muito mais rápido do que gerar. Porém, lembra do ditado “a pressa é a inimiga da perfeição”? Pois bem, ele se aplica aqui. Do que adianta ter leads de maneira rápida se eles não possuem a qualidade necessária? Portanto, se o desejo é contar com leads qualificados, entenda que o processo é gradual e deve respeitar etapa por etapa do funil de vendas.
- Preço: Aqui destacamos o custo benefício. Talvez, uma lista de leads seja mais barata do que o processo de geração de leads. Mas, ao final de cada processo (compra x geração), a geração de leads sem dúvidas resultará em mais conversões. Assim, o barato, no final, sai caro.
- Timing: É preciso saber o timing certo para agir, inclusive na prospecção. Porém, quando você compra uma lista de leads, como saber se um determinado potencial cliente está pronto para receber um contato seu? É, na verdade, você não sabe. Aliás, você não sabe nem se ele é a pessoa certa para receber qualquer contato em algum momento. Por outro lado, na medida em que você gera leads, qualifica-os e os nutre, você sempre saberá o timing ideal para agir.
7 motivos para você não comprar leads
Agora que já destacamos alguns pontos de divergência entre comprar leads e gerá-los, iremos ser mais incisivos e elencar SETE motivos para você não cair na tentação de comprar leads.
#1 Dinheiro jogado no lixo
A opção de comprar leads pode parecer muito atrativa, principalmente pela quantidade e velocidade.
Contudo, de modo curto e grosso, você estará jogando dinheiro no lixo.
É novamente o famoso “o barato sai caro”.
O investimento em lista de leads não qualificados para o seu negócio tratá, ao final, pouco ou nenhum retorno, o que poderia ser o inverso caso seu negócio investisse em marketing de conteúdo a longo prazo, por exemplo, trabalhando, assim, na geração de leads.
Desse modo, acreditamos que o seu objetivo não é desperdiçar dinheiro, não é mesmo?
Portanto, não compre listas de leads, gere a sua própria base!
#2 Leads sem a qualificação necessária
Já mencionamos este ponto, mas vale a pena reiterar.
Comprar leads é contar com leads com pouca ou com nenhuma qualificação para o seu negócio!
Acreditar que a lista de leads que você está recebendo são de contatos que conhecem a sua marca acaba soando, de certa forma, como ingenuidade.
Lembre, também, que essas pessoas nem sequer demonstraram interesse na sua marca e não é garantido que eles realmente está buscando alguma solução que o seu negócio oferece.
Portanto, não caia na ilusão de pegar o caminho mais curto!
#3 Dados sem validade
Um outro motivo para você não comprar leads é em relação à validade dos dados.
Talvez você nem saiba quando aquele lead que está na lista foi prospectado.
Assim, ele já pode ter mudado de e-mail, contato de telefone, rede social…
Enfim, é muito comum haver divergências e desatualizações de dados nessas listas.
#4 Risco de spam
Lembra que muito provavelmente muitos leads nem sequer conhecem a sua marca?
Dessa forma, ao entrar em contato com eles você se tornará aquela empresa chata que fica enchendo o saco do consumidor oferecendo produtos/serviços aleatórios.
Ele não conhece você!
Assim sendo, há grandes chances de os leads marcarem suas mensagens como spam.
Além de desperdiçar tempo e dinheiro, você perde a reputação e no domínio na internet.
Só prejuízo…
#5 Imagem manchada
Por falar em reputação…
Será mesmo que empresas especializadas e de referências trabalham como listas compradas de leads?
É certo que não.
Até porque, para chegarem ao topo, deixaram de lado práticas retrógradas e de baixo retorno, como comprar leads.
Além disso, possivelmente reconhecem a importância de construir uma excelente relação com o consumidor, o que começa na geração de leads.
#6 Processo comercial “todo torto”
Uma das grandes necessidades atuais para a sua empresa obter sucesso é integrar equipes.
Sendo assim, marketing e vendas devem andar lado a lado.
Mas, será que comprar leads permite isso de maneira eficiente?
No funil de vendas, por exemplo, o time de marketing vai enviar para a equipe de vendas as oportunidades.
Isto é, aqueles leads bem qualificados e prontos para fechar uma negociação.
Mas, com uma lista de leads, como saber o timing certo?
Fica muito mais difícil para cada time se encontrar internamente e ainda mais conversarem entre si.
#7 Não cumprimento da LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) visa garantir a privacidade dos dados pessoais dos cidadãos, estabelecendo normas e boas práticas para promover essa proteção.
Nisso, a LGPD trouxe impactos nas empresas, inclusive no processo de captação de leads.
Com a LGPD, as empresas se viram na necessidade de mudar suas práticas de prospecção, ressignificando os processos de coleta e armazenamento de dados pessoais.
Tudo parte do consentimento e os dados não podem ser facilmente repassados por aí.
Assim, na medida em que uma empresa cria uma lista de leads e comercializa com você, muitas vezes sem consentimento dos leads que foram captados e sua marca entra em contato com eles, a LGPD está sendo infringida.
Mas, é possível comprar leads qualificados?
Como vimos destacando, é improvável. Bastante improvável.
Apesar de muitas empresas ofertarem listas de leads com segmentações, ainda assim os leads são pouco e nada qualificados.
Obviamente, há uma diferença se essa lista trouxer leads totalmente aleatórios que não possuem interesse no seu segmento e se a lista trouxer, por outro lado, leads que possuem interesse em seu segmento.
Contudo, como a sua empresa não conduziu o processo de prospecção, partindo da sua persona e executando processos necessários de qualificação, os leads, em sua maioria ou até mesmo em totalidade, não serão qualificados.
Além disso, essas segmentações que algumas empresas realizam, não passam, em diversas ocasiões, de parâmetros bem superficiais que desconsideram vários pontos de relevância associados ao comportamento do consumidor e a sua jornada.
Mas, o que fazer para ter uma lista de leads?
Tenha uma lista de leads, é necessária.
Porém, conquiste-a!
Gere leads de modo orgânico, atribuindo valor ao processo!
Ao investir em estratégias de geração de leads, você terá o seu público buscando a sua marca e deixando seus dados.
Existem diversas estratégias, como cadastros para receber conteúdos ou promoções; preenchimento de landing page; download de materiais, como e-book; links de acesso ao WhatsApp; assinatura de newsletter, etc.
Para ajudar a sua empresa nesse processo, vale contar com o suporte de agências de marketing ou com plataformas de automação e/ou tecnologias afins.
Invista na automação de marketing
Como você viu, entre comprar leads e gerar, a melhor opção disparadamente é a segunda.
Comprar leads, por mais tentador fácil que seja, pode trazer grandes prejuízos no final, na medida em que os resultados tendem a não ser positivos.
Diante disso, o ideal é, de fato, investir em uma estratégia de marketing de conteúdo e outros recursos de atração, bem como em uma prospecção ativa bem alinhada.
A intenção, aqui, é atingir em cheio a sua persona e, assim, ser muito mais assertivo.
Em face disso, é essencial contar com ferramentas e softwares de automação de marketing que potencializam suas estratégias.
A automação de marketing é justamente o processo de utilização de técnicas para automatizar e, assim, otimizar práticas de marketing do seu negócio.
Logo, se a intenção é gerar uma base expressiva de leads, é necessário automatizar suas tarefas para que isso seja possível.
Conte agora mesmo com o Meets CRM
Com o Meets CRM, você otimiza suas estratégias de marketing e alcança um maior número de leads.
Com o suporte do CRM, você registra uma série de dados de clientes e negócios para auxiliar na formação de sua persona e na segmentação do seu público.
Desse modo, o seu negócio coloca em prática estratégias mais assertivas para atrair e conquistar leads, construindo uma base maior de leads qualificados prontos para fechar com a sua marca.
O Meets CRM traz as melhores soluções em vendas, geração e gestão de leads, bem como em atendimento digital.
Assim, você tem em mãos os melhores recursos para atrair e evoluir o seu público, para organizar suas oportunidades, a exemplo dos múltiplos funis, e, portanto, promover mais vendas.
Tudo fica muito mais fácil quando você conhece mais a fundo o seu cliente.
Que tal potencializar a sua captação de leads com o Meets?
Com o nosso CRM você unca mais pensará em comrpar leads!
Ainda não tem uma conta no Meets? Comece agora mesmo clicando aqui.
Está com dúvidas e/ou deseja falar com o nosso time de especialistas?
Entre em contato conosco agora mesmo através do nosso WhatsApp ou preencha o formulário abaixo com os seus dados. A nossa equipe está à disposição para prontamente atendê-lo!