Como implantar um sistema de CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, conhecido também como Gestão de Relacionamento com o Cliente. A solução vem ganhando cada vez mais espaço entre as empresas, na medida em que se apresenta como uma possibilidade de otimizar e auxiliar na gestão integral de vendas, marketing, atendimento, entre outros pontos de um negócio.
Devido ao seu operacional, um CRM não é apenas um software, sendo, portanto, um sistema muito mais rebuscado.
O sistema automatiza tarefas rotineiras realizadas na sua empresa, as quais demandam muito tempo, otimizando tempo e processos, permitindo que você e sua equipe dedique tempo para mais atividades.
No entanto, por mais que o CRM venha ganhando mais espaço, como fora destacado, muitos gestores ainda não perceberam a importância da solução e como ela pode auxiliar na progressão de um negócio. Por outro lado, muitos que optam pelo CRM, acabam atrasando o processo de implementação, atropelando etapas ou deixando de lado pontos que não devem ser desconsiderados.
Mas, como implantar um sistema de CRM?
Neste artigo, trazemos dicas fundamentais para você implantar um sistema de CRM de maneira otimizada na sua empresa. Quer saber mais? Continue a leitura!
Importância de um CRM para sua empresa
Conforme o próprio significado da sigla CRM, o sistema auxilia diretamente em melhorias no relacionamento com o cliente, peça-chave para qualquer empresa, hoje, em face de uma dinâmica de mercado bastante competitiva.
Ao implantar um sistema de CRM, a sua empresa encontra grandes possibilidades, além de qualificar a relação com o público, de crescer uniformemente, e gerenciar as interações com o público e de se antecipar às necessidades, desejos e dores dos clientes.
Assim, o sistema ajuda sua marca a alavancar as vendas, a personalizar campanhas e a captar e fidelizar cada vez mais clientes.
Sabe aquelas dores recorrentes encontradas por você na gestão do seu negócio? Aqueles obstáculos enfrentados por suas equipes no cotidiano? Pois bem, o CRM é a solução ideal para deixar tudo mais prático!
O sistema organiza em tempo real dados de grande valia para você e seu time tomar as melhores decisões e ficar sempre por dentro do que está acontecendo. Quando você atua com maior assertividade, fica mais fácil obter um melhor desempenho, certo?
Dica de leitura do nosso blog: É uma boa transformar o banco de dados de clientes em CRM?
Principais passos para implantar um sistema de CRM na sua empresa
Empresas que lançam mão de um sistema de CRM de qualidade, como o Meets CRM, conseguem de maneira rápida e prática agilizar processos internos, melhorando, assim, de modo significativo a gestão, e externos, oferecendo serviços cada vez mais satisfatórios.
Independentemente do nicho a qual sua empresa pertence ou do porte dela, o CRM Meets se adequa a ela, sendo adaptável de acordo com suas necessidades!
Mas, você vem percebendo alguns problemas na sua empresa, ligados à dificuldades de gestão de negócios, de leads e de clientes, relacionados à estagnação de vendas, etc., e ficou interessado em um CRM… Como implantar um sistema de CRM?
Existem alguns passos fundamentais que você não deve deixar de fora!
Confira:
#1 Realize uma análise e um mapeamento do seu negócio
Esta é uma das primeiras etapas que devem ser executadas. Aqui, você faz uma análise da realidade da sua empresa e identifica as reais necessidades dela para a implantação de um sistema de CRM.
Você pode partir de alguns questionamentos do tipo:
Qual o orçamento da empresa? Como ocorre a gestão de dados de clientes e negócios? As negociações acontecem de modo rápido ou poderiam tomar menos tempo? Quais processos envolvem a gestão de relacionamento com seus clientes? A empresa segue o ritmo de focar no cliente? Como está o mercado e a concorrência?
#2 Tenha objetivos
“Ah, o concorrente usa e eu também vou utilizar”.
Você não vai implantar um sistema de CRM sem nenhum motivo, certo?
A partir do momento que você executa o passo anterior, o mapeamento, são geradas respostas sobre a realidade do seu negócio. Com isso, você define os objetivos que pretende alcançar lançando uso de um CRM, como o Meets.
É para qualificar o atendimento? Quer melhorar a gestão de leads? Deseja captar mais clientes? Quer aumentar as vendas? Espera reter mais clientes? Reduzir o CAC?
Enfim, são múltiplos objetivos que vão de acordo com sua realidade.
Deixe todos os objetivos muito bem definidos e evidenciados.
#3 Adote uma cultura de CRM na sua empresa
O aspecto cultural da empresa fala muito.
Antes mesmo de implantar um sistema de CRM, é necessário desenvolver uma cultura voltada ao foco na experiência do cliente, o que perpassa por um bom atendimento e pela satisfação do cliente.
Como mencionado, o CRM é muito mais que um software, mas é algo cultural dentro de uma empresa. Com o sistema, você lança mão de estratégias para conhecer melhor seus clientes, suas necessidades e dores, pensando sempre nas melhores maneiras de solucionar seus problemas e satisfazê-los.
#4 Envolva toda a sua equipe no processo
Obviamente, se a sua empresa já colocou o CRM como cultura, será mais fácil implementar a solução no seu negócio.
Contudo, se atente à um ponto de grande relevância:
O processo de implantação de um sistema de CRM não deve acontecer de maneira vertical, sendo imposto repentinamente por você à sua equipe.
Tenha toda a sua equipe ao seu lado nesse processo.
Reúna colaboradores, crie uma equipe de implantação, trabalhe com opiniões… Enfim, estabeleça uma gestão participativa.
Deixe sempre evidente que o CRM vai melhorar a vida da empresa e trará benefícios para todos, sobretudo na otimização de tempo e funções.
Sugestão de leitura do nosso blog: Como aumentar a produtividade de sua equipe com um CRM?
#5 Comunique a novidade para toda a equipe
Este tópico está totalmente ligado ao anterior.
Ao alinhar com a equipe de implantação o processo de adoção de um CRM, escolhendo, inclusive, o tipo de CRM a ser utilizado, é hora de desenvolver a comunicação interna e deixar todo o time a par de tudo.
É importante que, nesse momento, a leveza predomine e a novidade seja divulgada para equipe de modo que o conforto seja o sentimento, não a pressão.
É importante que sua equipe compre a ideia do projeto com você.
Ademais, toda mudança de grande porte em uma empresa levanta dúvidas, certo? É normal.
Para isso, crie materiais de comunicação para sanar tais dúvidas e procure deixar tudo o mais claro possível.
Utilize os seus canais de comunicação interna, como o WhatsApp, para responder aos questionamentos e realizar reuniões, por exemplo.
Além disso, comunique o time com um processo de onboarding.
Leitura recomendada: Onboarding: entenda quais os benefícios para seus clientes
Faça reuniões, elenque os benefícios do sistema, evidencie os porquês da implantação do CRM, etc.
#6 Defina um cronograma de implantação do sistema de CRM
Nada pode ser executado sem um planejamento bem amarrado, certo?
Por isso, ao implantar um sistema de CRM no seu negócio defina todas as etapas a serem seguidas.
Pode começar com um teste, utilizando um grupo menor de usuário, por exemplo.
Depois, ao colher feedbacks e analisar os dados, pode realizar os ajustes e ampliar o CRM para toda a equipe.
Enfim, todos os passos devem ser bem definidos e seguindo um cronograma.
Quando cada etapa irá acontecer?
Qual etapa sucede o passo X?
Algumas etapas que podem fazer parte do cronograma da sua empresa são:
- Aquisição do CRM;
- Teste da solução;
- Ativação dos módulos do sistema;
- Avaliação do fator usabilidades pela equipe;
- Ajustes operacionais;
- Ativação oficial da solução.
#7 realize treinamentos
Deixe todos os objetivos muito bem definidos e evidenciados.
Você não implanta o CRM de qualquer forma.
Estamos destacando, desde o começo do texto, que existem passos a serem seguidos.
Um deles é treinar sua equipe.
Dessa forma, não cometa a loucura de adotar um CRM e simplesmente já partir para o uso, achando que sua equipe vai pegar tudo de maneira intuitiva.
O sistema dispõe de muitas funcionalidades que PRECISAM ser trabalhadas corretamente para funcionar.
Portanto, não jogue a solução nas mãos do time e espere um milagre acontecer.
Basicamente, você estará jogando dinheiro no lixo e vendo seus resultados caírem, até porque o mau uso da solução pode deixar tudo mais lento e complicado.
Sendo assim, treine a sua equipe de maneira adequada e deixe-a segura para operar o CRM!
#8 Mostre os benefícios da implantação de um sistema de CRM
Aqui, podemos até falar que você deve agir como se estivesse vendendo o CRM para sua equipe, como se estivesse negociando com um cliente.
Se você decidiu contar com um CRM na sua empresa, deve ter seus motivos, deve ter objetivos e, acima de tudo, deve saber das suas vantagens, certo?
Portanto, você fez um investimento e quer que ele seja valorizado.
Dessa forma, faça valer a pena o seu investimento e mostre para sua equipe o peso dele.
Deixe claro os benefícios que sua equipe irá encontrar com o CRM e como o sistema auxiliará a sua empresa a progredir.
Explore cases de sucesso, depoimentos de usuários, realize, inclusive, reuniões com alguém que oferta a solução ou que utiliza.
De primeira, o CRM pode parecer um bicho de 7 cabeças para alguns colaboradores, como algo complexo demais. A ideia é justamente que você desconstrua essa ideia e mostre que implantar um sistema de CRM trará múltiplos benefícios.
Destaque pontos que irão melhorar com um CRM de qualidade, como o Meets:
- Redução na perda de clientes;
- Redução do tempo de negociação;
- Vencer a concorrência;
- Ganho de tempo;
- Facilidade na execução de tarefas;
- Não perder compromissos importantes;
- Não travar na gestão de leads, etc.
#9 Acompanhe de perto seus vendedores
Neste artigo, estamos dando muita ênfase ao suporte à equipe.
O motivo é simples: qualquer mudança na empresa em larga escala, como falamos, vai demandar de tempo e de organização interna. Nisso, envolve, também, auxiliar sua equipe na adaptação.
Com o tempo o seu time irá tirar de letra e utilizará a plataforma da melhor forma. Mas, até chegar neste ponto, é preciso que você sempre esteja caminhando lado a lado, se colocando à disposição para dar suporte.
Esteja sempre por perto e deixe sua equipe mais confiante e tranquila para manusear a plataforma. Você pode, por exemplo, colocar um multiplicador na sua equipe para auxiliar os colaboradores que tiverem dúvidas. O importante é não deixar as dúvidas passarem!
#10 Defina métricas, monitore os resultados e apresente os progressos a todos
Como em todas as estratégias que você adota na sua empresa, implantar um sistema de CRM deve ser um processo acompanhado pela constante avaliação de indicadores de desempenho.
Você precisa saber se o seu investimento vem surtindo efeito, o que pode ser otimizado, ajustado e modificado.
Um sistema de CRM, inclusive, já dispõe de importantes métricas para ajudar a você a analisar o desempenho da solução com muita facilidade, transparência e precisão.
A implantação de um sistema de CRM é um processo contínuo e os resultados, obviamente, não irão surgir do dia para a noite. Contudo, para visualizar os resultados, você precisa realizar o acompanhamento do progresso da implantação do CRM.
Analise os dados de vendas, os feedbacks, o atendimento, visita no site e redes.. Enfim, analise todos os indicadores disponíveis.
Ah, não deixe de comunicar à equipe!
Mostre todo o progresso que o sistema vem trazendo à sua empresa para seu time. Deixe claro para eles que com cautela a empresa vai progredindo.
Os resultados ajudam a motivar os seus colaboradores.
Na análise dos resultados, avalie o que pode ser aprimorado e busque as soluções ideais.
#11 Pronto para implantar um sistema de CRM de qualidade, como o Meets?
E a dica final é contar com o suporte do Meets CRM, o primeiro CRM com central de vendas e atendimento.
Tenha a melhor solução em vendas, gestão de leads e atendimento digital ao seu lado e cresça exponencialmente!
O Meets se adequa às empresas de todos os segmentos e de diversos portes!
Conte com o Meets e saiba atrair, envolver e agir cada vez mais para captar e fidelizar clientes. Além disso, organize melhor suas vendas e as alavanque com a nossa solução.
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