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4 tipos de CRM: passo a passo para sua empresa na Black Friday

Que tal saber mais sobre Black Friday e CRM?

O CRM – conhecido como Customer Relationship Management – é uma sigla que se refere a Gestão de Relacionamento com o Cliente, visando obter estratégias, práticas e métricas que estejam focadas no cliente, buscando sempre gerar leads e oportunidades de vendas para seu negócio. 

O CRM melhora o controle de propostas, prospecções, vendas e desenvolve seu relacionamento com o consumidor e com sua equipe, auxiliando a gestão de tempo e otimizando seus recursos. Ele é responsável também por dar suporte técnico, centralizar os atendimentos e segmentar os clientes, registrando os históricos e avaliando as vendas.

  • No Meets, você encontra diversos posts sobre CRM, mas esse é extremamente importante para começar a compreender o conceito básico de CRM. 

Mas quais são os 4 tipos de CRM? 

O primeiro é o CRM Operacional. Ele trata de aspectos operacionais das relações com os clientes. A empresa é responsável por cuidar de todos os seus processos de automação relacionados a vendas, marketing e atendimento ao cliente. É responsável também pela captação de feedbacks dos clientes, tática que irá auxiliar o CRM Analítico e o Estratégico.

O segundo é o CRM Analítico. Ele desempenha basicamente as funções de análise de desempenho e inteligência do seu negócio. Ademais, ele auxilia as previsões de vendas e busca alcançar a inteligência de mercado e KPIs (Key Performance Indicator).

O terceiro é o CRM Colaborativo ou CRM Social. É responsável por compartilhar as informações, integrando as áreas de vendas, marketing, suporte e atendimento ao cliente. Ela qualifica seu lead e fideliza mais facilmente os clientes.

O quarto é o CRM Estratégico. Está na orientação da sua empresa. Ele soma os outros tipos de CRM e busca ajudar no desenvolvimento de seu principal foco de trabalho, sendo ele o produto, a produção, as vendas ou o cliente.

  • Exemplo: Uma empresa que terá foco no produto irá se atentar mais a sua linha de produção e traçar melhor suas estratégias. Já outra empresa que busca um foco maior na produção, deverá focar em uma excelência operacional que produza com um custo menor.

No Meets flexibilizamos nossas operações para oferecer o tipo de CRM ideal para sua empresa. Inicie agora um teste gratuito e melhore sua situação comunicacional com seu cliente e equipe.

CRM Bussiness Meets CRM

CRM Business. Reprodução: www.pixabay.com

Qual CRM escolher para minha empresa?

Após conhecer os 4 tipos de CRM, você pode estar se questionando qual deve ser o melhor e mais seguro para aplicar na sua empresa, então a partir de agora irei explicar quais os critérios que você deve levar em conta na escolha de seu CRM.

  1. Entender as necessidades da sua empresa. Avalie e entenda quais as necessidades que você espera que seu sistema atenda. Se pergunte quantos colaboradores você possui, qual ponto é necessário melhorar em suas vendas e qual o porte do seu negócio.
  2. Coloque a integração como objeto essencial. Todas as áreas presentes em sua empresa (área de finanças, de vendas, de marketing) devem conversar entre si. Isso será bastante relevante no momento de integrar suas ferramentas e conseguir otimizar seu tempo. 
  3. Preste bastante atenção em seus relatórios. Observe se seu CRM escolhido apresenta relatórios personalizados para que você consiga identificar falhas (se houverem) e adaptá-las, melhorando seus serviços, preços e entregas.
  4. Não se esqueça de escolher um sistema que acompanhe suas metas. Como no exemplo que já dei em outro momento, não adianta escolher um CRM que não tenha capacidade de organizar bem suas 100 mensagens/dia. Adapte o software para seus planos futuros, fazendo com que ele comporte bem seus leads.
  5. Avalie também as funcionalidades. Organize bem para escolher um que dê o suporte necessário e seja mais fácil de ser instalado. 

Após explicar esses critérios, acredito que ficou mais fácil ver qual o CRM que mais se encaixa em sua empresa, não é mesmo? O Meets pode ser um deles caso você queira tecnologia, suporte, integração e acessibilidade.

Passo a passo para sua empresa no Black Friday

A Black Friday já se aproxima e você não deve perder as oportunidades de vendas que essa data trará para seu negócio. Esse momento é esperado para diversos clientes que buscam produtos/serviços que desejavam a meses, conseguindo conquistar por um valor mais barato. Ele é responsável por gerar mais empregos e aumentar o PIB nacional.

Segundo dados, em 2020, as vendas da Black Friday ultrapassaram R$ 5,1 bilhões, um crescimento de 31% em comparação ao mesmo período de 2019.

A palavra de foco que sua empresa deve ter para se preparar para esse momento é planejamento. É nessa data que as vendas disparam e você deve aproveitar para extrair ainda mais clientes dela.

Black Friday e oportunidades. Meets CRM.

Black Friday e oportunidades. Reprodução: www.freepik.com.br

De início, é necessário planejar sua pré-campanha. Isso deve render mais lucros e oportunidades no seu e-commerce. Logo após, é importante traçar estratégias de mercado analisando bem seu concorrente. 

Ademais, faça um bom planejamento. Com a ajuda de um CRM bom e estruturado, como no Meets, utilize os dados dos clientes, principalmente aqueles que você conseguiu manter um bom relacionamento ao longo do ano. 

Seus investimentos na área de Marketing Digital, te ajudarão a segmentar seus clientes, caso você já trabalhe com e-mail marketing e WhatsApp.

Conheça nossa solução de atendimento e vendas pro whatsapp integrado ao nosso CRM

É importante dimensionar sua estrutura de e-commerce. É interessante a preparação de um site bem planejado, para não gerar lentidão e desperdício de seu investimento, chegando a perder vendas. A aplicação de um CRM que identifique seus padrões de visitação e consumo, oferece uma base mais sólida e ágil para seu consumidor. 

É necessário diversificar seus canais de atendimento para não ter problemas como esse citado acima. O aumento de canais melhora e facilita sua comunicação com seu cliente, agilizando ainda mais todo o processo de compra. É indispensável aplicar um chatbot e WhatsApp. Mude também as comunicações visuais do seu site para especificar esse momento. 

Invista em anúncios pagos que chamem a atenção do seu nicho. O Facebook Ads e o Google Ads são ótimas opções.

Analise também seus concorrentes. Quais as promoções que ele empregou? Qual o valor do frete que foi estabelecido por ele? Observe esses pontos para conseguir valorizar suas vendas.

Outrossim, é indispensável você captar novos leads nessas ações. Aposte bastante em seu relacionamento com seu consumidor para conseguir trazer novos compradores e fidelizá-los. Assim você ganhará uma nova perspectiva de público que pode se tornar assídua em seu negócio. Lembre-se: apostar em um novo cliente pode custar até 5 vezes mais do que já manter um cliente fidelizado, aproveite essa oportunidade de aquecimento do comércio e fidelize!

Após esse período é imprescindível realizar uma pesquisa de satisfação. É bacana você questionar a seu consumidor a qualidade de sua plataforma, seu portfólio de produtos, seu preço, como funcionou a entrega e abrir para sugestões ou dúvidas. A partir daí, você pode construir uma planilha com detalhamentos que serão levados em conta para melhor atender seu cliente.

Pense em como tornar essa data ainda mais vantajosa para o seu negócio com uma visão 360.

Como posso melhorar meus canais de relacionamento?

Para melhorar seus canais de relacionamento com os seus clientes é necessário o investimento em bons softwares que abriguem as necessidades de seus consumidores. 

De início, é importante oferecer diversos canais de relacionamento para seu cliente. Aposte em telefones, chats e até mesmo em e-mail ou SMS. O diferencial é ser plural nas apostas de canais.

Investir em CRM mais tecnológico e mais abrangente é importante para aumentar seus leads. Use sempre a tecnologia a seu favor. Aqui no Meets você consegue unir todos os canais em um único lugar o famoso Omnichannel.

Estude também quem é seu consumidor. Saber um pouco sobre sua persona facilita e auxilia para oferecer um contato mais otimizado. É legal observar o comportamento daquela pessoa, sua idade, sexo, onde reside. Isso pode ser filtrado e adicionado a seu atendimento humanizado.

Ofereça também um atendimento mais ágil. Vivemos atualmente em uma sociedade mais imediatista, então apostar em uma agilidade de resposta faz com que seu cliente não desista da compra.

Tenha sempre empatia com seu consumidor e resolva os problemas de forma educada e ética, saiba lidar sempre da forma mais humanizada possível.

As pesquisas de satisfação que você aplicar no final da venda também devem ser levadas em conta. Dê preferência a modelos de NPS (Net Promoter Score) que medem mais facilmente o nível de satisfação final do cliente.

Pronto para melhorar seu negócio na Black Friday?

Agora que você entendeu um pouco mais de CRM, entendeu qual o melhor para sua empresa e seus 4 tipos, não deixe de aplicar o passo a passo e melhorar seus canais de relacionamento para ajudar sua empresa na Black Friday. Coloque em prática todos esses ensinamentos e melhore seu faturamento e relacionamento com seu cliente. 

Otimizar suas vendas, informações e tempo é essencial para planejar melhor suas ações e estratégias no seu negócio.

Lembre-se de se preparar pelo menos um mês antes para as vendas da Black Friday, revise seu estoque e converse melhor com sua equipe de Marketing e Vendas. Ainda não possui o CRM ideal para sua empresa? Que tal testar o Meets CRM?

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