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12 erros na captação de clientes que você jamais deve cometer

12 erros na captação de clientes que você jamais deve cometer 

A sua empresa possui um conjunto de estratégias para captação de clientes?

No seu negócio, o cliente é colocado no centro?

Customer Centric: saiba o que é e como implementar

São perguntas que devem ser levadas em consideração antes de tudo, visto que impacta diretamente as vendas na sua empresa.

Como vender sem clientes? Para quem vender?

Logo, os clientes são essenciais.

Mas, como conquistar clientes?

Você concorda comigo que não dá para sustentar um negócio apenas com indicações, certo?

“Ah, a tia de fulano tem um negócio de estética, passa lá”

“O primo do tio de uma amiga indicou a sua loja para a mãe dela que a indicou…”

Enfim, fica até difícil compreender.

As indicações são importantes, mas a sua empresa precisa contar com estratégias bem definidas para captar clientes.

Assim, a partir do momento em que sua marca se lança no mercado com estratégias bem elaboradas, consegue derrubar a concorrência e conquistar mais clientes e, consequentemente, mais vendas.

Contudo, nem sempre é tão fácil assim.

Quando se fala em estratégias, é preciso entender que tudo passa por um planejamento.

Isto é, não estamos falando em se lançar no mercado de qualquer modo, atirando para todos os lados.

A captação de clientes pode ser eficiente, caso sua empresa execute estratégias de maneira alinhada, mas pode, também, ser ineficiente, quando erros são cometidos e colocam em risco todo o processo. Ou seja, quando isto acontece, ao invés de conquistar novos consumidores, seu negócio acaba os espantando.

Portanto, é preciso ficar atento aos erros na captação de clientes para não cometê-los.

Para ajudar você nisso, este post traz 12 erros na captação de clientes que a sua empresa jamais deverá cometer.

Muitos deles, na verdade, sua empresa já pode ter cometido ou ainda comete. Caso isso aconteça, pare agora mesmo e pense nas nossas dicas!

erros na captação de clientes Meets

O que é captação de clientes?

Antes de destacar os principais erros, o que você entende por “captação de clientes”

A palavra “captar” tem diversos significados, como o de atrair, chamar, recolher, cativar, conquistar, entender/compreender, receber, etc.

Quando se aplica a “captar clientes”, muitos de seus sentidos se encaixam nesse contexto, como conquistar clientes, cativá-los, atrair pessoas, receber clientes no seu negócio, entre outros.

A captação de clientes não é um termo inventado por nós para complicar sua vida. Na verdade, trata-se de uma das etapas do processo comercial, na qual os vendedores identificam clientes em potencial e os conduzem até o fechamento de um negócio. Ou seja, ele virou o seu cliente. Se vai ser uma compra única ou se haverá novas compras, o tempo e as estratégias de pós-venda do seu negócio irão dizer.

Portanto, o objetivo final da captação de clientes é de fato tornar esses potenciais clientes (leads) em clientes, fechando negociações. Para isso, você e seu time precisam ser eficientes na abordagem, nas ofertas, no atendimento em geral, promover uma sequência de follow-ups, justamente para fechar cada vez mais negócios.

Todavia, ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado para não cometer erros na captação de clientes os quais podem afetar a imagem do seu negócio e trazer resultados inversos ao esperado.

erros na captação de clientes Meets
A captação de clientes é uma das etapas do processo comercial, na qual os vendedores identificam clientes em potencial e os conduzem até o fechamento de um negócio.

Captação de Clientes: 8 dicas de como fazer e ter resultados

12 erros na captação de clientes que sua empresa jamais deve cometer 

Agora que você já sabe o que é captação de clientes e percebeu a sua importância no processo comercial para o sucesso do seu negócio, é preciso ficar atento.

Trouxemos 12 erros na captação de clientes, dos mais frequentes, para você e seu time se prepararem para nunca cometê-los. Ficou interessado? Continue a leitura para saber mais! 

Erro 1: Não definir o seu público-alvo

Como assim, procurar clientes sem nem sequer definir o público-alvo?

Nunca faça isso!

Além de tempo, você estará perdendo dinheiro, fazendo investimentos no famoso “atirando no escuro”.

O ponto de partida nas estratégias de captação de clientes é justamente identificar o seu público-alvo e, além disso, definir a persona do seu negócio

A partir disso, você saberá bem o perfil de cliente do seu negócio e, portanto, a quem comunicar diretamente, o que aumenta as chances de conversão e de aquelas pessoas tornarem clientes da sua marca.

A partir do momento que você sai atirando para todos os lados no mercado, é como se estivesse oferecendo um software de CRM para uma pessoa que está procurando apenas uma caixa de chocolate. 

Mas, ao definir seu público, você oferece, por exemplo, o CRM para um empresário que está buscando uma solução para gerenciar melhor o seu negócio. Percebe a importância da definição do perfil de cliente? 

Erro 2: Não conhecer o cliente

erros na captação de clientes Meets

Quando falamos em conhecer o cliente, não nos referimos apenas em saber que ele é um empresário, por exemplo (utilizando a situação do tópico anterior). 

Conhecer o cliente é, acima de tudo, identificar suas necessidades, dores e expectativas.

Portanto, se chega um cliente procurando a nossa solução ou se a gente realiza prospecção ativa e vai atrás de um cliente em potencial, precisamos saber quais são as suas necessidades.

Logo, o cliente precisa de uma solução para gerenciar suas leads?

Precisa melhorar o atendimento digital?

ótimo, o Meets CRM é a solução ideal para ele.

Para que essa compreensão seja possível, é preciso alinhar bem a abordagem e captar o máximo de informações que sejam relevantes para traçar a realidade de cada potencial cliente. Assim, você consegue ser muito mais assertivo na proposta comercial, oferecendo o que o consumidor realmente necessita.

Erro 3: Encher o saco do cliente

Nunca perca isto de mente: a experiência do cliente é peça-chave para o sucesso do seu negócio!

Mas, quando falamos na experiência do cliente, não nos referimos à qualquer experiência, isto é, seja ela positiva ou negativa. Estamos tratando de experiências satisfatórias. Ou seja, experiências positivas.

Hoje, diante de um mercado no qual o cliente está no centro dos processos (pelo menos deve ser assim), construir um relacionamento com o cliente forte e coeso é essencial. Para isso, promover excelentes experiências é um dos pilares.

Porém, se você enche o saco do seu potencial cliente ou até mesmo de um cliente que já comprou na sua marca, isso não será possível.

Cuidado, inclusive, para não levar um bloqueio de um cliente.

As suas estratégias podem ser desalinhadas se não tomar cuidados com os erros na captação de clientes e muitas delas, caso não sejam bem aplicadas, pode causar uma interrupção na relação da sua marca com o consumidor ao invés de uma conexão.

Portanto, qualifique e humanize o atendimento da sua marca. Além disso, nada de apressar seus consumidores a tomar decisões ou enchê-los de mensagens a todo instante. Isso é chato e ele não vai gostar.

Erro 4: Abandonar o  cliente

No momento de mercado no qual o cliente está no centro e a experiência dele é um dos elementos mais relevantes, deixar seus consumidores esperando respostas ou dar o famoso vácuo é um passo gigantesco para fracassar com suas estratégias.

Hoje, o cliente está muito mais exigente. Muito mais mesmo!

Ademais, vivemos a era do imediatismo. Se o cliente, por exemplo, quer comprar uma nova máquina para a sua indústria e começa a pesquisar, encontrando, assim, sua marca, possivelmente ele vai querer um retorno breve. Até porque é provável que ele esteja se comunicando com outras empresas ao mesmo tempo.

Dessa forma, se você demora muito para responder seus clientes, saiba que poderá estar perdendo ótimas oportunidades, visto que a concorrência está mais proativa nesse sentido.

Assim, invista no atendimento ao cliente e, sobretudo, invista na automatização dos processos de atendimento. Já pensou em contar com um chatbot integrado ao CRM?

Com o Meets, você tem um sistema de CRM integrado a central de atendimento e chatbot. Assim, o atendimento deixará de ser uma dor de cabeça para o seu negócio e, além disso, ajudará sua empresa a obter melhores resultados, na medida em que auxilia na experiência do cliente e na construção de ótimos relacionamentos.

Erro 5: Mau uso das redes sociais 

Na era da comunicação as redes sociais se destacam como principais canais de comunicação com os clientes, bem como para marketing e vendas.

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Mas, sua empresa marca presença nas redes sociais?

Se você nem sequer está presente nas redes, o seu erro é ainda maior do que o mau uso delas.

Logo, esteja presente nas redes e saiba utilizá-las. Se isso não acontecer, sua estratégia de captação de clientes irá gerar péssimos resultados ao mesmo tempo que você desperdiça tempo, força de trabalho e dinheiro. 

Uma das formas de manter as redes sociais bem ativas, e de modo eficiente, é investir em conteúdos de qualidade, diversificar os formatos de posts, explorar conteúdos humanizados e interativos, além de comunicar diretamente ao seu público, o que realça a importância de conhecer seus consumidores.

Conhecendo seu cliente, você cria conteúdos segmentados, o que aumenta a assertividade da atuação da sua marca. 

erros na captação de clientes Meets

Erro 6: Não nutrir os leads 

Se você tem dúvida em algo, costuma pegar algum livro, jornal, revista, ir em uma biblioteca ou pesquisar na internet?

Pois é, esta última opção é a mais utilizada.

Sejam informações de um produto/serviço, como, por exemplo, uma comparação entre dois modelos de smartphones,  ou conteúdos sobre vendas, marketing, etc, os seus condutores estão buscando na internet.

Assim, esse meio é um importante campo para a sua empresa marcar presença com estratégias de captação de clientes.

No processo de geração de leads e na gestão dos mesmos, você não deve negligenciar a etapa de nutrição

Ou seja, não deixe de enriquecer o conhecimento dele e fornecer conteúdos de grande valor.

Assim, utilize o blog, as redes sociais, o e-mail marketing, etc para nutrir seus leads e clientes. 

Erro 7: Marketing de conteúdo sem qualidade

erros na captação de clientes Meets

Agora cuidado: não adianta criar conteúdos… sem qualidade e sem relevância.

Se o seu conteúdo não serve para nutrir seu lead ou melhorar a experiência do seu cliente, qual o seu objetivo?

Para produzir conteúdos relevantes, conheça o seu consumidor.

Assim, você se antecipa às dúvidas e cria conteúdos respondendo-às; ataca a dor do cliente com um artigo no blog, por exemplo; traz dicas que vão ajudar seu consumidor;  muitos mais.

Portanto, invista em um marketing de conteúdo de qualidade!

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Erro 8: Negligenciar o pós-venda

Repita conosco: o processo comercial não se resume ao ato de vender!

Sendo assim, o processo comercial acontece no momento anterior a venda, que é muito importante, no momento de fechar uma venda, que também é muito importante, e nó perído após a venda, que não deixa de ser também importante.

Se você vende algo ao seu cliente e acha que isso é suficiente para torná-lo um cliente fiel, você está muito enganado!

É necessário que você aborde o cliente no pós-venda, pedindo feedbacks, realizando pesquisa de satisfação, perguntado sobre o produto/serviço. Obviamente, sem encher o saco dele.

Entretanto, não o largue, porque a concorrência por ser uma opção para uma segunda compra. 

Erro 9: Equipe desalinhada

Um dos erros na captação de clientes mais frequentes é o despreparo da equipe.

Uma equipe de atendimento que não conhece o cliente, que não soluciona problemas, trata o cliente de maneira ríspida, comete erros, inclusive de potugês, não é transparente, entre outros pontos, está no caminho certo?

Prepare a sua equipe para melhorar a experiência do cliente e, assim, captar e fidelizar mais clientes.

Para isso, investir no CRM da Meets é fundamental, visto que estará melhorando a qualidade do trabalho dos seus profissionais, dará ferramentas poderosas para eles ficarem informados sobre cada lead/cliente, ajudará na integração times, como vendas e marketing, além de otimizar tempo e trabalho. 

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Erro 10: Atendimento desorganizado

Por mais que a questão do atendimento tenha sido mencionada acima, vale a pena destacar o erro de um atendimento péssimo em um tópico separado. 

O motivo é simples: o atendimento desorganizado é um dos maiores erros na captação de clientes.

Como já mencionamos, o cliente está muito mais exigente. Logo, ele quer uma experiência satisfatória por completo e uma dos pontos responsáveis na promoção de uma boa experiência ao cliente é justamente o atendimento.

Portanto, pare para refletir sobre o atendimento do seu negócio e se coloque no lugar do seu consumidor. Você se sentiria satisfeito?

Contar com um atendimento de qualidade é o passo ideal para atrair mais clientes, cativá-los e, assim, vender mais.

Por isso, automatizar seu atendimento e investir no Meets é a atitude mais correta a se tomar.

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Sabe por que? 

Porque além de todos os benefícios do nosso CRM, com diversos recursos e ferramentas, como gatilhos inteligentes, agenda, tarefas, lembretes, armazenando de dados em nuvem de forma segura e centralizada, você conta com uma central de atendimento omnichannel e chatbot, Logo, além de otimizar o atendimento ao cliente, você o qualifica, o que impacta positivamente a experiência do consumidor.

Conheça a Central de Atendimento do Meets CRM

Erro 11: Não possuir atendimento omnichannel

erros na captação de clientes Meets

Empresário 1: As contas estão no vermelho. Não consigo mais clientes.

Pessoa 2: Mas, o que você faz para conquistar mais clientes?

Empresário 1: Ofereço bolacha e cafézinho.

Pessoa 2: Além disso, quais estratégias você utiliza? 

Empresário 1: Trato eles com gentileza.

Pessoa 2: Sim, mais o que? O que você faz nos canais de comunicação?

Empresário 1: Que canais?

Pessoa 2: Como assim? Por onde você se comunica com os clientes?

Empresário 1: Aqui na empresa e alguns deles tem meu WhatsApp. 

Pessoa 2: 🤦‍♂️

Após esse diálogo fictício, só vem uma pergunta em mente: como, na era das tecnologias da comunicação e da informação, diante do potencial das redes sociais e dos mais diversos canais de comunicação, uma empresa não investe na variedade de canais de comunicação?

Um dos maiores erros na captação de clientes é não investir no atendimento omnichannel.

Omnichannel nada mais é do que uma estratégia de uso simultâneo integrado de diversos canais de comunicação, os quais devem ser escolhidos a partir da presença da sua pessoa.

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Se você mantém sua comunicação em um único canal, poderá estar dificultando o alcance aos clientes, limitando a experiência delas e perdendo oportunidade de negócios que poderiam ser encontrados em outros meios.

Portanto, invista no atendimento omnichannel e, para isso, nada melhor do que contar com o Meets CRM, o qual fornece uma central de atendimento omnichannel integrada aos principais serviços de comunicação do mercado.

Erro 12: Não contar com um CRM

Por fim, mas não menos importante, um dos maiores erros na captação de clientes é não contar com um CRM.

No entanto, ao investir em um CRM de qualidade, como o Meets, você tem as melhores soluções em vendas, gestão de leads e atendimento digital.

O CRM ajuda você e seu time a coletar, armazenar e organizar dados de leads, clientes e negócios, auxiliando, assim, na tomada de decisões assertivas.

Todas as informações são registradas e disponibilizadas de maneira segura e centralizada, podendo ser acessadas a qualquer momento e em qualquer lugar, sempre estando atualizadas.

Assim, você fica por dentro de tudo que vem sendo tratado com os leads para, dessa forma, escolher as melhores estratégias para fechar negociações e, assim, conquistar mais clientes.

Além disso, com a central de atendimento do Meets omnichannel e com chatbot integrado, você  torna o atendimento da sua empresa muito mais qualificado, como já destacamos. 

Conte com o Meets CRM para captar clientes

Agora que você já sabe quais erros na captação de clientes não cometer, chegou a hora de colocar todo o conhecimento em prática.

Entre os principais erros que destacamos, o último trouxe o não uso de um CRM.

Em contrapartida, o uso de um CRM, como o Meets, é a solução ideal para o seu negócio melhorar o desempenho no mercado.

O Meets possui uma estrutura robusta e adequada para qualquer negócio, independente do nicho de atuação e do porte. 

Ao investir no Meets, você traz mais qualidade e organização para diferentes processos inseridos no processo comercial, como geração de leads, gestão deles, acompanhamento do funil de vendas, com visão clara de cada negociação, atendimento ao cliente, pós-venda, etc. 

Além disso, o CRM, sendo sigla para “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente), ajuda a sua empresa a construir ótimos relacionamentos, traduzidos em mais clientes captados e mais vendas fechadas.

Está esperando o que para investir no Meets CRM?

Não perca mais vendas, comece agora mesmo no Meets clicando aqui. Conheça mais do nosso sistema e faça sua conta teste agora mesmo!

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