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12 tendências de marketing para 2023

12 tendências de marketing para 2023

Chegando ao fim mais um ano e 2023 já está batendo na porta.

E todo fim de ano traz ao seu lado o planejamento para o ano seguinte.

Na vida pessoal, muitas pessoas fazem planos, como adotar uma vida mais saudável, fazer cursos, iniciar uma pós-graduação, trocar algum objeto, adotar um pet, etc.

Não obstante, a virada de ano na vida empresarial também traz à tona momentos para planejar e alinhar o que é preciso para obter melhores resultados no ano seguinte.

No mundo dos negócios, sem dúvida alguma, um dos pontos que devem estar presentes no planejamento de qualquer empresa são as estratégias para vencer a concorrência.

Logo, o que fazer em um mercado tão acirrado para que o seu negócio se destaque e tenha uma boa performance?

Captar mais leads? Converter mais? Melhorar o atendimento? fidelizar mais? Tudo isso e muito mais?

tendências de marketing Meets

Nesse cenário, o marketing vem ganhando a cada dia mais importância na vida das empresas, ao ponto em que vem se percebendo que esse setor merece uma atenção especial e deve ser integrado aos demais, sobretudo ao comercial. 

O mundo está em constante movimento. É muito dinâmico. Logo, dia após dia, surgem novos direcionamentos de mercado, novas “modas”, necessidades, dentre tantas coisas que nos surpreendem. Contudo, mais do que ficar surpresos, precisamos agir e garantir um excelente posicionamento de marca no mercado.

Por isso, ficar por dentro das principais tendências de marketing para 2023 é essencial para o sucesso e relevância da sua empresa no mercado.

Para ajudar você nesta caminhada, este artigo traz importantes tendências de marketing para o novo ano que vem chegando.

De fato, muitas delas você já pode conhecer, visto que chegam para ficar por um bom tempo. 

Outras, possivelmente são novas para você.

Ainda outras tendem a ganhar cada vez mais forças em 2023, sobretudo em face do seu sucesso em 2022.

Deseja ficar por dentro das tendências de marketing para 2023 e garantir o sucesso da sua marca? Continue a leitura e aproveite o nosso conteúdo!

Mundo de mudanças e novas tendências de marketing 

Você que empreende há muitos anos, percebeu que o mercado revolucionou?

Aliás, até para quem empreende recentemente isso é notável.

O mercado de consumo vive uma verdadeira revolução, sobretudo nos dias atuais, em um mundo globalizado e cada vez mais digital.

Nesse processo, quem ganha cada vez mais protagonismo é o cliente

Por isso conceitos como customer centric, customer success e customer experience nunca tiveram tanta importância como tem hoje.

Como melhorar o seu Customer Experience com o Meets?

O comportamento do consumidor mudou bastante.

BASTANTE!

Tenha certeza: o seu cliente está muito diferente.

Os consumidores, hoje, possuem um papel muito mais ativo no processo comercial, sobretudo na decisão de compra.

Dessa forma, o seu negócio precisa de adaptar à realidade. Esta adaptação, é importante frisar, não é um diferencial competitivo como muitos imaginam. Trata-se, na verdade, de uma necessidade. 

Na busca em se adequar, o setor de marketing da sua empresa tem um papel crucial nesse processo, sendo as campanhas planejadas e executadas fontes para atender às expectativas e exigências do público, sanar as dores dos consumidores, interromper objeções de vendas cansativas e, sobretudo, para atrair o cliente.

Logo, desenvolver um setor de marketing desalinhado ao mundo real e às mudanças da sociedade é, na verdade, não desenvolver, mas ficar estagnado em práticas obsoletas e em mesmices que não lucram.

Por isso, em um mundo cada vez mais tecnológico, investir em tecnologia no marketing é essencial, apostando em recursos e ferramentas, como os disponíveis no CRM da Meets, para elaborar campanhas mais assertivas, é a saída mais proveitosa. 

O que é CRM e para que serve?

A automação de marketing e o uso da inteligência artificial precisam estar presentes no seu planejamento e, inclusive, já estão inclusas nas principais tendências do marketing. 

Além disso, ao citar o CRM, enfatizamos o uso do Meets como meio de o seu negócio acessar dados, que são, sem dúvidas, verdadeiras riquezas atualmente.

Como gerar campanhas eficientes sem conhecer o público?

Como coletar informações de clientes sem ferir a Lei Geral de Proteção de Dados?

Conheça as 10 bases legais da LGPD

Tudo isso precisa ser pensado para um novo ano. Contudo, você pode começar investindo no CRM da Meets e, assim, assegurar tudo isso de uma só vez.

Como fica o marketing da sua empresa diante de uma sociedade de aceleradas transformações?

As mudanças na sociedade não estão exclusivamente em avanços tecnológicos.

Por mais que muito esteja interligado nesse conjunto de mudanças, os valores da sociedade também passaram por transformações.

Hoje, em uma sociedade do consumidor, muitas questões foram inseridas no processo de decisão de um consumidor sobre marcas, serviços e produtos

Nisso, questões sociais das mais diversas e até mesmo ambientais vêm ganhando força e sendo a cada dia mais debatidas.

Na nossa sociedade, as gerações mais recentes, que nasceram e/ou cresceram em um mundo já digital, são as que mais estão por dentro dessas transformações e que envolvem tais perspectivas em decisões.

Logo, muitas questões voltadas à inclusão social das minorias e da garantia de direitos básicos, assim como pautas de preservação do meio ambiente ganham cada vez mais destaque

Assim, empresas que assumem um posicionamento, apesar de muitas vezes confrontar com percepções divergentes, acabam reafirmando seus papéis sociais.

Todavia, independentemente de posicionamento, já que muitas optam por manterem-se longe dessas questões, é preciso entender que a sociedade não é estática, logo, está em constante mudança e que tais transformações precisam ser consideradas pelo marketing para que as campanhas obtenham sucessos e atraiam, de fato, o público

Ou seja, caminhar lado a lado da sociedade e notar suas várias facetas e transformações é uma dica valiosa para se manter próximo dos consumidores e fortalecer o relacionamento. 

Isso não significa, obviamente, que você irá fugir da sua persona e “maquiar” a identidade da sua empresa, mas que estará pensando dentro da realidade do mundo.

Tendências de marketing pós-pandemia 

tendências de marketing Meets

Desde março de 2020 a pandemia da COVID-19 vem impondo mudanças significativas no nosso dia a dia e, consequentemente, trouxe diversos impactos ao mercado.

Muitos desses impactos, obviamente, foram negativos, em virtude, sobretudo, de restrições e crises financeiras.

Entretanto, outros impactos potencializam e trouxeram novas revoluções ao mercado, muitas das quais facilitam o cotidiano do consumidor.

Se o mundo já vinha se tornando cada vez mais digital, a pandemia do novo coronavírus acelerou ainda mais esse processo. 

Nesse cenário, o mercado digital se expandiu cada vez mais e um dos maiores exemplos é o e-commerce.

Com a pandemia, o e-commerce se tornou muito mais forte e as empresas precisaram adequar e reinventar suas práticas para atender a essa realidade.

De modo concomitante, a concorrência tornava-se ainda mais acirrada com o surgimento de vários negócios online.

Nisso, o marketing digital precisou ser ainda mais atuante, tornando-se uma das prioridades das empresas, visto que no meio digital as pessoas estavam escolhendo e até mesmo comprando serviços/produtos

Logo, passados dois anos desde que a pandemia trouxe expressivas mudanças, mantém-se a necessidade de a sua empresa pensar em campanhas de marketing digital para atrair clientes, investir em um atendimento personalizada e explorar as potencialidades dos dados, tudo isso para atender as expectativas do consumidor e obter resultados mais assertivos.

Ao falar em tendências de marketing para 2023, é óbvio que o mundo digital estará presente, trazendo consigo a inteligência artificial, a automação, a personalização, a análise de dados dentre outros elementos que você irá conhecer neste artigo. 

12 tendências de marketing para 2023

Para planejar e executar campanhas que tragam bons resultados para o seu negócio é preciso ficar de olho nas tendências de marketing e começar a agir.

Preparamos uma lista com 12 tendências de marketing para o ano de 2023 para que a sua empresa esteja preparada. 

Ficou interessado?

Continue a leitura! 

#1 Data marketing 

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Quando falamos em “data marketing” estamos nos referindo ao marketing baseado em dados.

Logo, se a sua empresa na hora de planejar campanhas de marketing toma decisões com base em “achismos” e “chutes”, pare agora mesmo. Você está jogando dinheiro fora e dando espaço para a concorrência tomar os seus clientes!

O marketing da sua empresa precisa ser tomado com responsabilidade, sobretudo pelo fato de as campanhas de marketing serem importantes vias para geração de leads, captação de clientes e fidelização

Empresas que querem ser assertivas em suas campanhas precisam tomar decisões com base em dados. Ou seja, se você vai lançar uma campanha X para um determinado público, é preciso conhecê-lo.

Essa necessidade vem sendo inserida cada vez mais nas empresas e a tendência é que as informações sejam ainda mais utilizadas como guias na elaboração de campanhas de marketing.

Portanto, se a sua empresa deseja obter resultados certeitos, já passou da hora de contar com o CRM da Meets, o Sistema CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot. Com o Meets, você centraliza de maneira segura dados sobre leads, clientes e negociações e toma as melhores decisões de negócio.

Conheça a Central de Atendimento do Meets CRM

#2 Personalização

Falando em utilizar dados para desenvolver campanhas, é oportuno trazer uma segunda tendência: a personalização da experiência.

Esta tendência, por sinal, está associada à primeira.

Hoje, fala-se bastante na importância, ou melhor, na necessidade de se conhecer o cliente, entender suas necessidades, dores e demandas para, dessa forma, atendê-las.

Nessa perspectiva, em virtude, ainda, de um mercado acirrado, é preciso oferecer uma experiência diferenciada ao seu consumidor, realmente atraindo-o para a sua marca.

Assim, personalizar a experiência é peça-chave para obter sucesso nas suas campanhas.

Com o uso dos dados de CRM cadastrados e organizados no Meets, você pode realizar segmentações, identificar preferências, entre outros pontos, que vão ajudar você e seu time a lançar campanhas segmentadas e promover um atendimento personalizado. Logo, a tendência é que a sua empresa seja muito mais assertiva.

Além disso, a partir do momento em que a sua empresa personaliza a experiência do cliente, garante um maior engajamento, em especial nas redes sociais.

 

#3 Foco na experiência do cliente 

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Por mais que esta seja uma tendência relacionada às anteriores, vale a pena isolá-la aqui.

Atualmente, fala-se bastante sobre a experiência do cliente.

Neste conteúdo, inclusive, já falamos o quanto oconsumidor está diferente e muito mais ativo no processo comercial.

Logo, é preciso atender às necessidade dele para atraí-lo e gerar mais vendas.

Contudo, para isso, é preciso que a sua empresa tenha como foco a experiência do cliente e perceba a importância de buscar o customer success

Diante disso, o foco na experiência do cliente tende a ser um ponto corriqueiro daqui para frente no planejamento de marketing das empresas, em virtude da sua essencialidade para o sucesso de qualquer negócio. 

#4 User-generated Content (UGC)

tendências de marketing Meets

Você já ouviu falar em “User-generated Content”

Este conceito, representado pela sigla UGC, quando traduzido ao português significa “conteúdo gerado pelo usuário”.

Assim, esse conteúdo pode ser um texto, comentários, um vídeo curto, fotos, etc.

O UGC vem ganhando cada vez mais força no marketing digital e aparece como uma grande tendência para 2023. 

Essa estratégia é muito bem-vinda para e-commerces, a exemplo do espaço de comentários para que clientes destaquem pontos positivos de um serviço/produto 

Esses comentários, diga-se de passagem, podem ser até no site de uma empresa, ou seja, um espaço reservado exclusivamente para depoimentos.

Além disso, tem-se as ações de vídeos, de reposts em redes sociais, entre outras vias possíveis para desenvolver o UGC. 

#5 Redes sociais

Sem dúvidas, as redes sociais são as principais marcas do mundo digital.

São inúmeros canais, entre os quais destacam-se o Instagram, WhatsApp, Facebook e TikTok. 

São inúmeras funcionalidades que as pessoas encontram a partir deles. É justamente por isso que as redes sociais estão ganhando cada vez mais usuários e vem se tornando espaço muito mais robustos.

Assim, ao pensar em estratégias de marketing digital de sucesso você não pode excluir as redes sociais do seu planejamento.

# 6 Marketing interativo

Envolva seu público.

Esse envolvimento, além de engajar, ajuda a agregar mais informações sobre os consumidores.

Mais uma vez ressaltamos o poder da experiência do cliente.

Se você promove experiências satisfatórias que causem sentimentos bons ao consumidor, ele tende a permanecer com sua marca.

Portanto, o marketing interativo desponta como uma das tendências de marketing para 2023 e não deve ficar de fora do seu negócio.

Com as variadas peças de marketing interativo você quebra a perspectiva estática de comunicação da sua marca e a humaniza mais. 

Assim, coloque em prática enquetes, quizzes, links clicáveis, etc. 

#7 Vídeos

tendências de marketing Meets

A preferência em consumir conteúdos no formato de vídeo vem se tornando ainda mais expressiva entre os usuários.

No caso dos brasileiros, o estudo da Kantar Ibope Media, intitulado Inside Video 2022, destacou que os usuários vêm preferindo conteúdos no formato de vídeo para consumo

Com a explosão do TikTok e de outras plataformas, os vídeos curtos vem ganhando espaço em outras plataformas. 

Assim, com os vídeos, as empresas conseguem passar uma imagem mais humanizada, além de prender mais o consumidor para comunicar algo. 

De fato, os vídeos vêm garantindo maior dinamicidade ao mundo digital, trazendo, inclusive, mais praticidade aos consumidores. Logo, surge como uma tendência de marketing para 2023! 

#8 (Micro)Influenciadores 

Recentemente uma nova categoria começou a ganhar espaço e  se destacar como pessoas que faturam grandes valores por ano: os influencers

O investimento nos influenciadores não deixou de ser tendência de marketing. Contudo, esse investimento vem sendo feito, também, em micro influenciadores e isto tende a ser cada vez mais frequente.

Quando mencionamos “micro influenciadores”, estamos nos referindo à personalidades que passam a imagem de “pessoas comuns”, logo, se aproximando mais da realidade dos consumidores.

Assim, muitos desses micro influenciadores conectam-se mais à sua persona, o que garante um alcance mais assertivo .

#9 Diversidade, acessibilidade e responsabilidade ambientais

Pautas sociais e ambientais são grandes tendências que já ganharam espaço em 2022 e tendem a aparecer cada vez mais em 2023, visto que fazem parte das transformações do nosso mundo. 

Logo, uma das principais tendências de marketing para 2023 é que as empresas insiram diversidade, a inclusão social e o posicionamento ambiental para o planejamento.

Alguns exemplos de ações para isso são: inserção de legendas em vídeos, alcançando, assim, mais pessoas; campanhas estreladas por pessoas reais e diversas, que realçam a diversidade; e posicionamento frente às questões sociais e ambientais, mostrando o compromisso da marca com uma sociedade mais harmônica. 

#10 Maior aproximação entre marketing e vendas 

Não cabe mais separar marketing e vendas.

Os dois setores, apesar das suas singularidades, devem ser pensados, também, de maneira integrada, visto que um dá o suporte necessário ao outro no que diz respeito à uma maior assertividade no processo comercial.

Diante disso, as empresas vêm percebendo cada vez mais a importância dessa integração para uma melhor performance no mercado. Assim, essa aproximação dos dois times tende a aparecer mais em 2023. 

Logo, esteja com os dois setores alinhados no planejamento e na execução de estratégias.

As informações do funil de vendas, de todas as etapas, são importantes para o marketing lançar campanhas estratégicas para alcançar pessoas com maior eficiência. Do mesmo modo, informações que o marketing coletam são de grande relevância para o time de vendas ter uma atuação mais certeira e fechar mais negócios. 

Para isso, é fundamental contar com um CRM, como o Meets, o qual integra essas duas áreas. Dessa forma, é possível trocar e cruzar informações para melhorar a análise da jornada do cliente e tomar decisões mais eficazes. 

Com o CRM da Meets, você e seu time podem acessar as informações em qualquer lugar e a qualquer momento. Com isso, otimiza-se o seu tempo e trabalho! 

#11 Copywriting

Possivelmente se o seu negócio trabalha com criação de conteúdos, você já deve ter escutado sobre copywriting, certo?

Mas, você sabia que o copywriting é uma das tendências de marketing para 2023? 

Primeiramente, o copywriting é uma estratégia que parte da escrita persuasiva para convencer o seu público a realizar uma determinada ação.

Nesse sentido, você explora o poder do marketing de conteúdo para desenvolver uma comunicação que utiliza a empatia, ao entender as necessidades do cliente, e a persuasão, para mostrar como a sua solução poderá ajudá-lo, como forma de atrair, educar e motivar o seu público. 

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#12: conte com um CRM, conte com o Meets!

Para tornar suas estratégias mais assertivas, invista na força de um CRM, como o Meets.

O Meats é um CRM robusto que permite que você e seu time armazenem, organizem e manuseiem dados de leads, clientes e negociações de maneira segura e centralizada.

Assim, aproveitando-se das diversas ferramentas e recursos do Meets, você trabalha essas informações de maneira adequada para tomar as melhores decisões.

Com o Meets, você fortalece o relacionamento com o cliente na medida em que conhece mais sobre ele. Dessa forma, fica muito mais fácil lançar campanhas mais eficazes, as quais geram melhores resultados de conversão e fidelização.

Portanto, chegou a hora de descruzar os braços e iniciar 2023 com o Meets, o sistema de CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot. Tenha sua gestão de leads completa em um único software!

Com o Meets, você investe nas melhores soluções em vendas, gestão de leads e marketing digital. 

Tenha o melhor de dois mundo em um único software!

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