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Gatilhos inteligentes: saiba o que são e como utilizá-los

Gatilhos inteligentes: saiba o que são e como utilizá-los

Diante de um mercado bastante acirrado, independente do nicho em que a sua empresa atua, não dá para ficar preso em práticas obsoletas e perder tempo em processos manuais que podem ser automáticos, não é mesmo?

Automatizar processos não é o futuro, é a realidade.

Assim, aliar-se à tecnologia já se tornou essencial para o seu negócio se manter firme na disputa com a concorrência. Logo, não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade.

A partir do momento em que você torna automáticas algumas práticas que eram feitas manualmente no seu negócio, etapas do fluxo de trabalho são aperfeiçoadas e, acima de tudo, otimizadas.

Portanto, você abre espaço para que sistemas tecnológicos substituam o trabalho manual sempre que for necessário

Desse modo, seu negócio ganha em eficiência, acelera etapas, elimina processos burocráticos, integra ações, melhora a produtividade dos times, otimiza tempo e energia, garante maior assertividade em investimentos, como foco em outras etapas, como a experiência do cliente, etc. 

Gatilhos inteligentes Meets

Como aumentar a produtividade de sua equipe com um CRM

Mas, como contar com tudo isso e garantir um bom desempenho no mercado? 

Talvez seja uma das dúvidas frequentes para empreendedores.

Mas, a resposta é simples: basta investir em um CRM de qualidade, como o Meets, Sistema CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot.

Confira mais do nosso conteúdo:

O que é CRM e para que serve?

Qual a função de um CRM?

Solução em CRM: quais são as soluções que o CRM traz à sua empresa?

Como implantar um sistema de CRM?

Dentre os diversos recursos e as variadas ferramentas que o Meets conta, a sua empresa pode operar os gatilhos inteligentes, os quais tornam o fluxo de trabalho do seu negócio mais prático e rápido, melhorando, inclusive, a experiência do cliente.

Ferramentas e recursos de CRM da Meets: descubra qual é a melhor para seu negócio

Você já ouviu falar em gatilhos inteligentes? Sabe o que são?

Neste post, você irá conhecer os gatilhos inteligentes, sua importância, seu funcionamento e como utilizá-los no Meets

O que são gatilhos inteligentes? 

Mas, afinal, o que são os gatilhos inteligentes?

Basta fazer um comparativo com outros sentidos no qual o termo “gatilho” é aplicado, como por exemplo o gatilho de uma arma, que ao ser acionado, libera o percussor para fazer um passo na munição e assim disparar. 

Tem-se os gatilhos emocionais, também, que podem ser palavras, opiniões ou situações que acabam desencadeando uma série de reações emocionais na gente, como raiva, tristeza, medo, nervosismo, etc.

Há os gatilhos mentais, que são estímulos capazes de provocar reações nas pessoas ao ponto de elas tomarem decisões, como a ação de comprar um produto. 

Os gatilhos inteligentes, por sua vez, também vão ser ações provocadas por algo.

Todavia, esses gatilhos tratam-se de recursos para automatizar ações sobre leads e clientes.

Dessa forma, dentro do sistema CRM você pode inserir personalizações, acionando filtros que permitem a identificação dos leads correspondentes pelo sistema para, posteriormente, serem executadas ações pré-definidas dentro do próprio sistema.

Logo, são ações executadas de modo automático partindo de uma outra situação já definida, anteriormente, no sistema.

Gatilhos inteligentes x Gatilhos mentais

Gatilhos inteligentes Meets

Como compreendido, os gatilhos inteligentes são ações executadas a partir de eventos ou outras ações pré-definidas no sistema sobre uma lead ou cliente. Assim, são práticas automáticas aplicadas, especialmente, a processos como captação de leads/clientes.

Por exemplo, o funil de vendas é composto por diferentes etapas. Logo, ao receber um lead dentro do funil, você pode pré-definir que uma mensagem seja enviada para ele através do contato de e-mail cadastrado em um formulário.

Assim, a primeira ação foi a de entrada do lead no funil e, a partir disso, outra ação foi executada, sendo esta o envio da mensagem.

Portanto, o gatilho funcionou para o envio da mensagem ao lead. 

Todavia, não devemos confundir gatilhos inteligentes com gatilhos mentais ou achar que são sinônimos.

Os gatilhos mentais, por outro lado, são estímulos que o nosso cérebro recebe e nos fazem tomar algumas decisões, muitas vezes sem nem sequer perceber ou entender muito bem dos porquês

Logo, esses gatilhos mentais acabam nos incentivando a fazer escolhas mais complexas para, assim, não desgastar nossa mente e, dentro dessas escolhas, estão as decisões de compras de serviços/produtos.

Assim sendo, os gatilhos mentais são importantes recursos utilizados, hoje, pelos times de marketing e vendas, na medida em que enviar estímulos assertivos aos cérebros dos consumidores pode resultar no aumento das vendas.

Gatilhos mentais: o que é e como pode ser utilizado?

Por que os gatilhos inteligentes são tão importantes?

Retomando aos gatilhos inteligentes, é essencial ressaltar sua importância.

Aliás, são inúmeras vantagens que podem ser destacadas acerca do uso dos gatilhos inteligentes.

Uma das principais relevâncias estão voltadas aos clientes que vão adquirir o sistema CRM do Meets e encontrar esses gatilhos para utilizar em seus negócios.

Os gatilhos inteligentes, portanto, trazem automação para dentro do sistema, desde o envio de um e-mail de boas vindas (ação executada) a um lead ou cliente (evento de origem).

Logo, os gatilhos ajudam na realização de ações no sistema, fazendo com que a sua empresa deixe de lado práticas obsoletas e manuais, tornando-as automáticas. Assim, gasta-se menos energia com ações que podem ser otimizadas com o suporte da tecnologia e otimiza-se o tempo, o que permite que você e seu time se dediquem a outras demandas, como o relacionamento com o cliente

Fazendo mais uma vez alusão ao exemplo do envio de um e-mail de boas vindas ao novo cliente ou lead que chega ao sistema, vamos imaginar o tempo que se perderia enviando uma nova mensagem cada vez que uma pessoa fosse cadastrada no sistema.

Conseguiu pensar?

Agora, com os gatilhos inteligentes, você pode deixar uma mensagem automática pré-definida no sistema a qual vai ser enviada sempre que o evento ocorrer, ou seja, sempre que um lead ou cliente chegar ao sistema.

Portanto, temos o evento, que é a chegada do leads ou do cliente ao sistema, e ação, que é o envio do e-mail com a mensagem de boas vindas.

É como se, comparando com os gatilhos emocionais, a chegada do lead ao sistema fosse uma mensagem de uma pessoa que já o magoou bastante e o envio da mensagem de boas vindas fosse o sentimento de raiva ou tristeza. 

Do mesmo modo que a mensagem de alguém inesperado desencadeou o sentimento de tristeza/raiva, a chegada de um lead ao sistema fez ser disparada uma mensagem de boas vindas por e-mails.

Portanto, poderíamos até mencionar a máxima “toda ação tem uma reação” , da Terceira Lei de Newton, mas vamos enfatizar que todo evento possui uma ação a ser desencadeada

Gatilhos Inteligentes do Meets 

No Meets CRM você encontra os gatilhos inteligentes para simplificar tarefas repetitivas e otimizar tempo e esforços, criando fluxos de envios automáticos de mensagens por Whatsapp, e-mail ou SMS.

Assim, ao cadastrar uma oportunidade no funil, por exemplo, você pode configurar o envio de uma mensagem padrão de saudação ao lead através do WhatsApp.

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Imagina o tempo que se ganha ao enviar mensagens padronizadas e automáticas ao invés de criar um texto e digitar para cada oportunidade cadastrada…

Portanto, com os gatilhos inteligentes do Meets você pode integrar as comunicações no ponto chave do seu funil. Assim, além de melhorar a jornada do cliente, você acelera as negociações, alavancando, assim, suas vendas

Fazendo uso dos poderosos gatilhos inteligentes do Meets, você diminui o tempo de resposta e conecta-se mais com seus leads/clientes. 

Para isso, você pode criar gatilhos personalizados no sistema para enviar automaticamente e-mails e mensagens de texto via WhatsApp e SMS, sabendo a hora certa para enviar.

Os gatilhos inteligentes do Meets ajudam qualquer empresa, independentemente do nicho de atuação ou do tamanho e volume de negócios. 

Os gatilhos dão suporte desde o envio de lembretes, promoções e mensagens de saudação, até em uma maior automatização da sua comunicação. Logo, basta criar um gatilho utilizando a nossa interface e o Meets fará todo o trabalho.

Alguns dos principais recursos do gatilho incluem:

  • A capacidade de criar gatilhos personalizados para e-mails e mensagens de texto usando WhatsApp e SMS;
  • Uma interface amigável que facilita a configuração e o gerenciamento de seus gatilhos e programações;
  • Opções avançadas para envio de gatilho através das mudanças de etapas, tag ou funil de oportunidade e atendimento;
  • Com o Gatilhos Inteligente, você pode ficar conectado com seus clientes como nunca antes. Comece a automatizar sua comunicação com máxima eficiência e eficácia.

Como funcionam os gatilhos no Meets? 

No Meets, o funcionamento dos gatilhos mentais ocorre de maneira bastante simples.

Vamos entender!

Dentro do sistema de CRM você cadastra um evento, a partir do qual é disparada uma ação

O evento é justamente uma ação do usuário, a qual estimula o disparo  de uma outra ação dentro do próprio sistema.

O exemplo de um evento é a adição de uma tag específica em uma oportunidade.

Ao adicionar a tag (evento), uma ação de envio de mensagem no WhatsApp é executada, graças à configuração que pré-definiu o envio da mensagem no sistema. Assim, é gerada uma automação dentro do próprio sistema.

Outro exemplo é a alteração do usuário responsável por uma etapa X no funil de vendas.

Vamos supor que um lead teve a sua etapa no funil alterada (evento). Na etapa X do funil, o usuário de vendas A estava responsável pela negociação. Ao obter progresso, o lead passa para a etapa Y do funil, indo para a fase de pagamento, por exemplo. Agora, na etapa Y, quem se torna responsável é alguém do time financeiro, ou seja, um usuário B torna-se responsável pela negociação.

Essa troca, portanto, acontece de maneira automática, logo, o lead é direcionado para outro usuário que o recebe para dar continuidade à negociação. 

Para utilizar os gatilhos do Meets, o processo é bastante prático e rápido. Você adiciona um novo gatilho, dando um título para ele e preenchendo outros campos, como: 

  • notificar ou não o usuário responsável por e-mail;
  • escolhe o evento que irá acionar a ação;
  • escolhe a ação que será acionada após o evento;
  • seleciona quando a ação será acionada (se imediata ou se programada).

Gatilhos inteligentes Meets

Além disso, você consegue, ainda, visualizar um resumo, trazendo o que será feito (evento + ação) e uma gestão dos seus gatilhos.

Gatilhos inteligentes Meets

No Meets, você conta com algumas opções de eventos a serem cadastrados, como:

  • Cadastro de cliente;
  • Cadastro de uma oportunidade;
  • Mover uma oportunidade para a etapa;
  • Conquista de uma oportunidade;
  • Perdas;
  • Alteração de tag;
  • Ação em lote de cliente e de oportunidade.

Gatilhos inteligentes Meets

Em relação às ações que podem ser executadas a partir de um evento, temos: 

  • Envio de mensagem pelo WhatsApp;
  • Mover etapa;
  • Inserção de tag;
  • Remoção de tag;
  • Envio de mensagem por e-mail;
  • Envio para a E-goi;
  • Alteração do usuário responsável. 

Gatilhos inteligentes Meets

Gatilho em ação em lote 

No Meets você pode explorar a funcionalidade de fazer um gatilho para uma ação em lote.

Como assim?

Vamos entender.

No Meets, você pode executar configurações que permitem que sejam geradas campanhas de marketing. 

Por exemplo, ao fazer um gatilho para falar de novidades ou atualizações dentro do sistema ou da Central de Atendimento do Meets.

Conheça a Central de Atendimento do Meets CRM

Nós criamos uma mensagem padrão sobre essas novidades e os gatilhos. Logo, ao acontecer o evento pré-configurado, será efetuada uma ação em lote com disparo de mensagens no WhatsApp com as novidades.

O mesmo pode ser feito por você.

Dentro da aba de oportunidades, você filtra as oportunidades que se encaixam, por exemplo, em uma campanha de dias das mães, identificando os perfis específicos. Assim, os disparos da campanha serão realizados justamente para as oportunidades que foram selecionadas. 

Você pode, ainda, aprofundar os filtros, escolher uma tag específica, selecionar uma etapa X do funil, ou seja, a segmentação pode ser mais detalhada. 

Recapitulando, você faz a segmentação nas oportunidades, seleciona as oportunidades específicas para envio, clica em ação em lote no sistema e achará o gatilho criado para fazer o disparo por dentro do sistema.

Vale ressaltar que os gatilhos funcionam de forma cadenciada, para evitar o envio de spam (existem regras), e podem ser programados (podem ser enviadas ações de forma imediata, ou não).

Pronto para contar com o Meets CRM?

Pronto para dispor dos gatilhos inteligentes do Meets e de muito mais?

Com os gatilhos inteligentes, você deixa de lado tarefas de “menor importância”, mas que demandam bastante tempo, e foca suas energias em demandas de maior relevância.

Como já mencionamos, o tempo que era gasto em tarefas manuais repetitivas, podem ser, através da automatização, investidos no relacionamento com o cliente, o que gera maior produtividade ao seu time.

Além dos gatilhos, a performance do seu negócio pode ficar ainda melhor com as várias ferramentas e múltiplos recursos do Meets.

O Meets é o sistema CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot. Assim, tenha sua gestão de leads completa em um único software!

O nosso CRM é a escolha certa para qualquer tipo de negócio, oferecendo as melhores soluções em vendas, gestão de leads e atendimento digital.

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