Estratégias de captação de clientes para 2023
As mudanças frequentes no mercado são um processo natural, ainda mais em um mundo globalizado e cada vez mais tecnológico.
Contudo, de 2020 para cá, com a pandemia da Covid-19 e a reestruturação pós-pandemia, as transformações foram ainda mais intensas.
Assim, o mundo se tornou ainda mais digital e as empresas precisaram se adequar à uma nova realidade de mercado, o qual manteve o cliente no centro e este se tornou ainda mais exigente.
Hoje, o mercado atual é marcado pela forte competitividade entre as empresas, as quais estão em uma corrida para tentar captar clientes mais seletivos.
Dessa forma, o perfil de consumidor possui um volume maior de informações que contribuem na tomada de decisões. Além disso, ele não se satisfaz mais unicamente com um serviço/produto de qualidade que comprou, mas deseja vivenciar uma experiência satisfatória por completo.
Nesse contexto, 2023 chegou trazendo duas expectativas principais para as empresas:
Por um lado, é um ano esperado com otimismo, visto que representa passos mais largos após a pandemia da Covid-19. Ou seja, significa reestruturação e readequação ainda para muitos negócios.
Contudo, por outro lado, é visto como um ciclo desafiador para as empresas, as quais entendem que terão que avaliar bem suas estratégias para conquistar o seu espaço em um campo bastante disputado, independentemente de nicho.
Entre os pontos principais que as empresas devem se atentar para obter sucesso em 2023 é a captação de clientes.
Ano após ano, não importa o contexto do mundo, a sua empresa sempre estará aberta para novos clientes.
A chegada de novos clientes é necessária para alimentar a dinâmica do seu negócio e mantê-lo funcionando, concorda?
Mas, quais estratégias utilizar para captar mais clientes em 2023, em face de um mercado caracterizado pela forte concorrência?
É justamente pensando nisso e na necessidade de elencar a captação de clientes como uma das prioridades da sua organização que trouxemos este artigo para ajudar você a planejar de modo mais assertivo as estratégias neste novo ano.
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Aproveite e confira o nosso conteúdo: 12 erros na captação de clientes que você jamais deve cometer
Afinal, o que é captação de clientes?
A captação de clientes faz parte do processo comercial e se destaca como uma das etapas primordiais.
Nessa etapa, sua empresa busca ou recebe potenciais clientes e tem o objetivo de conduzi-los até o fechamento do negócio.
Ou seja, um potencial cliente (lead) ao fechar uma compra torna-se um cliente, de fato.
No processo de captação de clientes, a sua empresa se lança no mercado a fim de atrair, envolver e converter potenciais clientes.
Logo, para isso, é fundamental contar com estratégias bem elaboradas para a captação de clientes, de modo que seja possível identificar com eficiência o seu público e, assim, ser assertivo nas abordagens.
10 dicas para captar mais clientes em 2023
Listamos 10 dicas para a sua empresa alinhar bem as estratégias e captar ainda mais clientes em 2023.
Com um maior alcance, sua empresa tende a obter melhores resultados e se destacar mais no mercado, fator de grande relevância para vencer a concorrência.
Pronto para conferir nossas dicas?
Continue a leitura!
#1 Conheça o seu público
Sem dúvida alguma, o ponto inicial para o sucesso das estratégias de captação de clientes é conhecer o seu público.
Você e sua equipe precisam saber para quem está comunicando e oferecendo produtos/serviços.
Ao saber sobre o público do seu negócio, você consegue se aprofundar mais em suas necessidades, demandas e/ou dores para, assim, tomar decisões mais assertivas no planejamento e execução de estratégias.
Conhecer o seu público significa saber onde ele está, qual a linguagem utilizada, quais são os hábitos mais comuns, quais necessidades precisam ser atendidas, etc.
Sabendo quem é sua audiência, a sua empresa evita o desperdício de dinheiro e tempo, na medida em que as ações tendem a ser mais focais e não “tiros no escuro”, que são dados quando você não conhece o seu cliente.
Um passo importante no processo de reconhecimento do seu cliente é definir uma persona.
A persona nada mais é do que o perfil ideal do seu cliente, que representa os hábitos, necessidades e dores mais frequentes.
Com uma persona definida, isto é, sabendo quem é o seu cliente, fica muito mais fácil segmentar as estratégias de captação de clientes.
Portanto, se a sua empresa não tem uma persona definida, não deixe de construí-la para 2023.
#2 Compreenda as necessidades e/ou dores do seu cliente
Este tópico, na verdade, possui relação direta com o acima, visto que sabendo e delimitando quem é o seu público que você consegue entender suas necessidades/dores.
O que o cliente precisa?
Como a sua solução poderá ajudá-lo?
Será que ele precisa realmente do seu produto/serviço?
Você consegue as respostas para os questionamentos acima justamente ao identificar as expectativas, anseios, necessidades, dores e demandas que levam o cliente a estar no mercado em busca de um produto e/ou serviço específico.
Assim, além de saber QUEM É é o seu cliente ideal, você precisa entender O QUE ele está necessitando e O QUE ESPERA da sua empresa. Dessa forma, fica muito mais simples traçar estratégias para ofertar exatamente o que ele precisa.
Novamente, aqui, você economiza tempo e investimento, visto que possui a base necessária para saber o que deve ser feito. Neste caso, você sabe o que precisa ser ofertado ao seu consumidor.
#3 Promova um atendimento de qualidade
Ao falar sobre estratégias de captação de clientes não podemos deixar de fora a importância de a sua empresa promover excelentes experiência ao cliente, visto que essas vivências são relevantes na hora de o cliente escolher sua marca para realizar uma compra.
Nisso, um dos elementos que fazem a experiência do cliente ser satisfatória ou não é o atendimento.
Logo, ao ponderar o atendimento como estratégia de captação de clientes podemos imaginar dois cenários de experiência de um consumidor: o primeiro com um atendimento ao cliente péssimo (demorado, desumanizado, desalinhado e sem solução) e o segundo com um atendimento ao cliente de qualidade.
Em qual das duas experiências o consumidor se sentirá mais satisfeito?
Provavelmente na segunda, não é mesmo?
Logo, seja considerando um lead ou uma pessoa que já é cliente da sua empresa, um atendimento ao cliente é um fator que interfere direto no SIM ou no NÃO que ele pode dar à sua empresa.
Além disso, o atendimento é a porta de entrada da sua empresa. Ou seja, a primeira impressão do cliente (e a que pode se manter) acerca da sua marca pode ser definida ainda no primeiro contato.
Atendimento personalizado
Tudo pode ficar ainda mais satisfatório caso sua empresa invista no atendimento personalizado.
Ou seja, se você já delimitou o seu público, sabe com quem está falando e quais as necessidades do seu público, por quê não promover um atendimento personalizado?
O atendimento personalizado é direto. Você e o cliente.
Assim, você fala com o cliente sobre suas necessidades e dores e deixa evidente que a sua marca o conhece e está disposta a ajudá-lo.
Portanto, há um grande ganho no quesito experiência do cliente.
Você pode criar canais de comunicação diretos: se aproxime do cliente, construa uma relação, esteja sempre disponível e venda oportunidades e soluções para ele.
Chatbot
Ademais, em um mundo digitalizado, você não pode ficar para trás da concorrência. Já passou da hora de digitalizar o seu atendimento e trazer as automatizações para o cotidiano do seu negócio.
No que diz respeito à comunicação com o público, os chatbots vêm ganhando cada vez mais espaço como recurso que auxiliam na construção do relacionamento com o cliente.
Os robozinhos são excelentes soluções para a sua empresa jamais deixar o cliente sem resposta e promover um ótimo serviço de suporte ao cliente.
Com o chatbot, a sua empresa está disponível 24 horas por dia nos 7 dias da semana.
Além disso, o chatbot pode, ainda, fazer o papel, automaticamente, de qualificação de potenciais clientes, de modo que facilita o trabalho do seu time.
#4 Conte com uma estratégia omnichannel
A sua empresa precisa marcar presença no máximo de canais possíveis.
Na era da comunicação, com a difusão dos mais diversos serviços de comunicação, o seu negócio não pode mais ficar preso a um único meio de comunicação com o consumidor.
Caso permaneça dessa forma, está perdendo excelentes oportunidades e ficando cada vez mais para trás no mercado.
Portanto, hoje, é fundamental investir na estratégia omnichannel, a qual melhora a experiência do cliente com sua marca e, assim, auxilia na captação de clientes.
A estratégia omnichannel nada mais é do que utilizar, de modo integrado, vários canais de comunicação, os quais devem ser selecionados de acordo com a presença da sua persona neles.
Uma excelente solução omnichannel para sua empresa é a Central de Atendimento do Meets CRM.
Investindo no Meets, a sua empresa une dois mundos em um só: um software de CRM e uma central de atendimento omnichannel com Chatbot integrado.
Dessa forma, você tem dados valiosos para promover melhores experiências aos consumidores, construir ótimos relacionamentos e, consequentemente, promover mais vendas.
Ou seja, além de captar mais clientes, você aumenta sua fidelização.
#5 Aposte no marketing de conteúdo e no inbound marketing
O marketing de conteúdo é uma outra estratégia bastante recomendada para captar mais clientes em 2023.
O problema é que muitos gestores não enxergam o valor dessa estratégia e acham que é perda de tempo.
Mas, na verdade, o marketing de conteúdo tem um grande valor, sobretudo por ser um meio de auxiliar o seu cliente com conteúdos úteis e por focar no sucesso do consumidor.
Ao desenvolver uma boa estratégia de marketing de conteúdo, a sua marca pode deixar o consumidor informado sobre o mercado, temas da área, bem como serviços e produtos ofertados.
Sobre estes últimos, hoje, é muito comum um consumidor buscar informações sobre algo que pretende adquirir. Faz parte do perfil mais exigente do cliente atual.
Assim, ao realizar essa busca, o consumidor pode, inclusive, achar conteúdo da sua empresa.
Logo, o marketing de conteúdo está inserido em um conjunto de estratégias de captação de leads mais abrangente, que conhecemos por Inbound Marketing.
O Inbound Marketing nada mais é do que estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes, como, por exemplo, a partir de conteúdos relevantes que, no exemplo da busca de informações, citado acima, podem resultar na conquista de novos clientes.
Dentro do marketing de conteúdo temos diversos meios e formatos, como ebooks, artigos de blog e posts nas redes sociais.
#6 Conte com um blog
Logo, entendendo o poder do marketing de conteúdo, vale a pena investir em um blog para a sua empresa.
Como já dito, os conteúdos do blog são excelentes opções para manter sua audiência informada sobre temáticas relevantes, bem como sobre produtos/serviços, sendo, além disso, meios para sanar dúvidas.
Acesse o nosso blog e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre marketing e vendas!
#7 Marque presença nas redes sociais
Além de investir no blog como estratégia dentro do marketing de conteúdo, é crucial a sua empresa marcar presença nas principais redes sociais.
Hoje, as redes sociais são os principais meios de comunicação de um mundo digital.
Logo, ficar de fora delas é deixar escapar várias oportunidades de vendas e, sobretudo, perdê-las para a concorrência.
As redes sociais, logo, são os espaços onde estão os seus clientes e você precisa, também,estar lá.
Sendo assim, com base na sua persona, identifique as redes na qual ela se encontra e crie um perfil oficial, adequando-se à linguagem e formato do conteúdo de cada uma delas.
#8 Invista no SEO
Falando em conteúdo e na busca por atrair os consumidores, é preciso atentar-se ao SEO.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que se refere à otimização das páginas da sua marca na internet.
Quanto mais otimizadas, melhor será o posicionamento das suas páginas nas buscas do Google, o que é fundamental para obter um maior alcance e conquistar mais clientes.
Logo, se você trabalha com conteúdos mas não se importa com o aparato técnico, é preciso adequá-los às orientações de otimização SEO, para, dessa forma, mais pessoas acessarem e sentirem-se satisfeitas com seus conteúdos.
O SEO cria um resultado orgânico, deixando bem melhor rankeada as páginas mais otimizadas, que se destacam na primeira página de busca do Google.
#9 Promoções e vantagens
Entre as principais estratégias de captação de clientes destacam-se os benefícios oferecidos aos consumidores, os quais melhoram a experiência do cliente e ajudam na chegada de novos consumidores.
Um primeiro ponto de destaque é a vitrine que se forma da sua empresa, visto que as vantagens para consumidores pode ser um diferencial na hora de o cliente escolher entre a sua marca e uma concorrente.
Outro ponto é a melhora na experiência do cliente, visto que o consumidor se sente cativado com as ações que sua marca promove.
Portanto, analise a possibilidade de oferecer descontos para novos clientes, de investir em programas de fidelidade e outras promoções.
Do mesmo modo, coloque em prática campanhas com brindes e permita o teste grátis de produtos/serviços, como o caso do nosso CRM, o qual você pode fazer uma conta teste e para ter a certeza que o Meets é a solução ideal para a sua empresa.
#10 Promova eventos
Uma das estratégias de captação de clientes que você pode inserir no planejamento para 2023 é promover eventos ou intervenções similares.
Semelhante ao marketing de conteúdo, a realização de eventos, lives, webinars, entre outras ações, promove a sua marca e garante maior autoridade no mercado.
Além disso, os eventos reúnem clientes, prospects, parceiros, entre outras pessoas que ajudam no engajamento da sua empresa, fora que alimentam o networking.
Assim, são ótimos meios para fortalecer e aumentar a sua rede de contatos, por meio da qual podem, inclusive, surgir novos clientes.
Invista no CRM da Meets e melhore suas estratégias de captação de clientes
Sem dúvidas, a principal estratégia de captação de leads que a sua empresa pode optar é investir no CRM da Meets!
Com o Meets CRM, você tem as melhores soluções em vendas, gestão de leads e atendimento digital, para empresas de todos os segmentos de diversos tamanhos.
O Meets oferece os melhores recursos e ferramentas do mercado, unindo a versatilidade e adaptação ao seu tipo e volume de negócios.
O nosso CRM permite um gestão 360º, auxiliando sua empresa em todas as áreas. No marketing, você consegue atrair e envolver mais os clientes. Nas vendas, você organiza melhor e promove mais vendas. No suporte, sua equipe consegue solucionar as demais de maneira mais rápida e prática, o que impacta positivamente o sucesso do seu cliente.
Não perca mais tempo, conte agora mesmo com o Meets, o sistema CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot.
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