Instagram Shopping: como ativar e alavancar as vendas no seu negócio?
Realizar compras pelas redes sociais, tornou-se, hoje, algo bastante comum para os consumidores. Isto é consequência da popularização desses meios, os quais são uma das principais marcas da era digital.
Em face disso, vender virtualmente ficou muito mais rápido e fácil, na medida em que as redes sociais ampliam as possibilidades de divulgação dos seus produtos/serviços por parte de uma marca.
O WhatsApp, por exemplo, atualmente, é uma das redes que possibilitam a comercialização de produtos por meio da própria plataforma, com o WhatsApp Commerce, função que explora toda a popularidade e potencialidade do maior canal de mensagens do mundo.
Sugestão de leitura do nosso blog sobre WhatsApp Commerce: WhatsApp para comércio eletrônico: quais são as vantagens e desvantagens?
Nesse mesmo caminho, o Instagram também marca forte presença no cotidiano dos negócios. O aplicativo possui mais de 1,45 bilhão de usuários em todo o mundo, estando mais de 122 milhões no Brasil, o que evidencia, assim, o seu potencial para o comércio digital se expandir.
A rede social, no seu surgimento, caracterizava-se, de fato, como um espaço digital a partir do qual as pessoas publicavam fotos, mais para fins de socialização. Porém, sua expansão foi significativa e diante de tantas pessoas reunidas em uma única rede, acessando-a em vários momentos do dia em em qualquer lugar, as empresas encontraram uma maneira de crescer o seu negócio fazendo uso da plataforma.
Cada dia crescendo mais…
Dessa forma, com o passar dos anos, diante da dinâmica mercadológica em seus domínios, o Instagram tornou-se um meio mais rebuscado para as empresas, desde a possibilidade de criação e manutenção de contas comerciais, até a ativação do Instagram Shopping.
Portanto, se você tem um e-commerce e ainda não conhece o Instagram Shopping, saiba que você está perdendo muitas oportunidades!
Mas, ainda dá tempo de se expandir. Para ajudar você, neste artigo iremos tratar sobre o Instagram Shopping e trazer dicas importantíssimas para você vender mais na rede social.
Ficou interessado? Continue lendo!
O que é o Instagram Shopping?
Com o potencial cada vez mais evidente do Instagram como plataforma para o comércio, as marcas, de diversos nichos e porte, foram tomando conta do meio, de modo que a rede social perdeu o foco exclusivo de rede para conteúdo fotográfico.
No entanto, este meio comercial se confirmou com o Instagram Shopping, função com a intenção de ser um local para vendas. Desse modo, essa funcionalidade reúne um conjunto de ferramentas que permite que uma marca venda seu produto através da plataforma e que o seu seguidor e/ou outro usuário possa, consequentemente, realizar a compra sem sair da rede social.
Para fins de definição, o Instagram Shopping é, portanto, um recurso o qual possibilita que as empresas criem uma verdadeira vitrine virtual na própria rede social, onde os usuários conseguem explorar e comprar os produtos sem necessitar acessar outras páginas. Tudo é feito no Instagram, com praticidade e velocidade.
Uma maneira fácil de acessar uma loja do seu interesse, por exemplo, é acessando o feed da marca, onde pode ser encontrado, entre as abas, um ícone de uma sacola de compras, o qual direciona ao Instagram Shopping. Porém, isso só será possível caso a marca em interesse tenha o recurso ativado e em uso, visto que muitas empresas ainda não fazem uso da função, perdendo, assim, oportunidades de negócios.
Por que usar o Instagram Shopping?
A resposta para este questionamento é muito simples: o Marketing Digital necessita de meios que otimizem o processo de compra, certo? Pois bem, o Instagram Shopping possibilita essa otimização!
Além disso, a rede social, antes disso, já é um ótimo ambiente para uma empresa divulgar os seus produtos/serviços, sendo incrementada com a possibilidade da compra instantânea.
Para evidenciar os porquês de se utilizar o Instagram Shopping, destacamos mais duas vantagens:
Recursos avançados e com total segurança
Uma das maiores preocupações de realizar transações online é, sem dúvidas, a segurança, tendo em vista que é necessário informar dados pessoais e financeiros.
Todavia, tratando-se do Instagram, é importante ter em mente e deixar evidente aos consumidores da sua marca que o Instagram Shopping é um recurso totalmente seguro, permitindo que o processo comercial ocorra sem nenhum tipo de risco.
Isto é possível através do checkout do próprio Instagram Shopping, o qual passa uma maior impressão de segurança.
Otimização do processo de compras
Se formos pensar direitinho, comprar pela internet é, geralmente, muito simples: estamos na página do e-commerce de uma dada marca, nos interessamos por um produto, o adicionamos no carrinho e, quando acharmos suficiente, finalizamos a compra.
Entretanto, o Instagram Shopping achou uma maneira de tornar a compra virtual ainda mais rápida.
Um usuário, por exemplo, está rolando o feed, de forma despretensiosa, e encontra um produto que o chama a atenção. Ele, portanto, pode realizar a compra ali mesmo, sem precisar sair do Instagram.
Como funciona o Instagram Shopping?
Se você está convencido (ou quase isso) que vender pelo Instagram é uma oportunidade que o seu negócio deve agarrar, é importante saber que existem diferentes maneiras de explorar os produtos e vendê-los.
Vendas através do feed
Neste formato, a divulgação dos produtos/serviços é realizada de modo convencional, com postagens no feed. Contudo, é possível adicionar etiquetas de produtos nas publicações, da seguinte forma:
- Clique em “Adicionar foto”;
- Adicione uma legenda;
- Clique em “Marcar produtos”;
- Toque na foto;
- Pesquise o produto divulgado e o selecione;
- Clique em “Concluir” e depois em “Compartilhar”.
Sendo assim, os usuários podem clicar nas tags com nome e preço do item, sendo direcionados para uma outra sessão, ainda dentro do Instagram, com mais informações e fotos do produto.
Vendas nos Stories
De modo semelhante ao funcionamento no feed, você pode marcar etiquetas de produtos também nos Stories, da seguinte maneira:
- Clique em “Adicionar foto”;
- Clique em “Marcar produtos”;
- Toque na foto;
- Pesquise o produto e selecione o produto desejado;
- Toque em “Concluir” e em “Compartilhar”.
Dessa forma, ao clicar sobre eles, o cliente será direcionado para a página do produto, bem como acontece na divulgação pelo feed.
Vendas por filtros de realidade aumentada
Uma novidade é a possibilidade de explorar as compras no Instagram através da realidade aumentada.
Como assim?
Esse recurso de realidade aumentada é exclusivo para os Stories e possibilita que o consumidor use filtros para testar um produto.
Por exemplo, se o seu e-commerce vende óculos de sol, o usuário pode aplicar os filtros com os modelos disponíveis. Ou seja, trata-se de um provador virtual, o que aumenta a interação do público com a marca e, do mesmo modo, torna a experiência mais satisfatória.
Compilado das formas de vender pelo Instagram
De forma resumida, existem diferentes formas de comercializar e adquirir produtos pelo Instagram Shopping. Primeiramente, tem-se as próprias lojas, a principal forma de vender pelo Instagram Shopping, onde as empresas criam a sua loja online dentro da própria rede social. O acesso às lojas fica viabilizado através da aba “Loja”.
Ademais, o uso de etiquetas de preço, como já foi destacado é uma outra maneira de se acessar um produto e adquiri-lo no Instagram Shopping. Essas tags são adicionadas as publicações no feed, stories ou em anúncios, permitindo que o consumidor seja rapidamente informado acerca do valor.
Outra forma, é através das páginas de detalhamento dos produtos. Ou seja, um consumidor ao clicar nas tags ou em um dado produto na loja, acessa uma página de detalhamento do item, ainda no Instagram.
Nesta página, é possível acessar uma descrição do produto, informações sobre ele, sobre frete, devolução, imagens, etc. Além disso, sabendo das informações, o consumidor poderá, também, efetuar a compra.
Quais são os requisitos para vender no Instagram?
Para que a sua marca possa comercializar no Instagram Shopping, é necessário cumprir alguns requisitos, sendo eles:
- A sua empresa precisa estar na lista de mercados suportados pela ferramenta;
- A conta do seu negócio no Instagram precisa ser comercial ou de criador de conteúdo;
- O seu negócio precisa ter um produto elegível pela plataforma;
- É necessário cumprir o Acordo com o Comerciante e as Políticas de Comércio do Facebook;
Como ativar o Instagram Shopping?
Preparamos um passo a passo para que você saiba como realizar a ativação do Instagram Shopping e, assim, alavancar as vendas no seu negócio.
Quer saber mais? Continue a leitura!
Passo 1 – Confira a elegibilidade
No tópico acima, trouxemos alguns dos critérios no qual o seu negócio deve se encaixar para vender pelo Instagram. Portanto, você deve, primeiramente, conferir os pré-requisitos para vendas pelo Instagram Shopping.
Confira o que diz o Instagram:
Consulte os nossosRequisitos de Qualificação para Comércio para ter certeza de que você está vendendo produtos qualificados e de acordo com as nossas políticas, como as políticas de comércio, termos de uso, diretrizes da comunidade e muito mais.
Sua empresa deve ter um domínio do site próprio. Sua loja deve conter classificados de anúncios que estejam disponíveis para compra direta no site da empresa. Além disso, você deve representar o estabelecimento ou site associado com o domínio fornecido.
Confira se a sua empresa está em um mercado aceito.
Confirme se o seu perfil do Instagram é de uma conta empresarial ou de criador de conteúdo. Depois disso, conecte-o com a sua Página do Facebook.
Configure uma conta do Gerenciador de Negócios, caso ainda não tenha uma. Você precisará de uma conta do Gerenciador de Negócios para configurar a sua loja no Gerenciador de Comércio. O Gerenciador de Negócios permite que você gerencie as suas contas, as suas Páginas e as pessoas que podem estar trabalhando nelas.
Caso esteja tudo dentro dos critérios exigidos, siga adiante.
Passo 2 – Associe a sua página do Facebook ao seu Instagram
Para usar o Instagram Shopping, é preciso ter uma página comercial no Facebook e vinculá-la ao seu perfil no Instagram. Isto acontece pelo fato de os dois sistemas serem integrados.
Para seguir o passo 2, acesse o perfil do Instagram do seu negócio e clique para editar o perfil. Em seguida, vá nas informações comerciais e públicas e selecione a opção “Página”, escolhendo, posteriormente, qual página do Facebook você quer conectar ao seu negócio.
Caso você ainda não tenha nenhuma página, clique em “Criar uma nova página do Facebook”.
Ademais, vale destacar que você deve configurar uma conta no Gerenciador de Negócios, o qual é um recurso do Facebook que possibilita o gerenciamento dos perfis e das páginas da sua empresa.
Passo 3 – Carregue um portfólio de produtos
Se está tudo ok, siga em frente e cadastre os produtos.
Crie o portfólio de produtos que estarão à disposição dos consumidores, deixando todos os itens organizados e detalhados.
Escolha as postagens e siga o mesmo passo: sabe quando vamos publicar uma foto no Instagram e aparece o espaço para adicionar tags de marcação de pessoas e de local? Pois bem, aparecerá, também, a opção de adicionar tag de produto. Percebeu como é muito fácil?
Portanto, ao selecionar a opção de tag de produto, logo em seguida você consegue inserir o nome do produto, o preço cobrado, além das mídias adicionais que o recurso possibilita incluir na página de detalhamento do produto.
Nos stories não é diferente, bastando apenas escolher a mídia e nas opções de inserir gifs, stickers, entre outros recursos, você encontrará a opção de produto, com o ícone da sacola de compras. Ao clicar nele, você cadastra o item com as informações sobre ele.
Passo 4 – Revisão da sua conta
Agora que você cadastrou o seu catálogo de produtos, basta enviar a sua conta para análise do Instagram.
Para isso, acesse o perfil do seu negócio e acesse o menu, no canto superior direito. Em seguida, vá em “Definições” e cadastre-se para o Instagram Shopping, seguindo as etapas solicitadas.
Vale salientar que essa fase de revisão pode levar alguns dias, mas você pode acompanhar o seu pedido de revisão a qualquer momento indo nas definições e clicando em “Compras”.
Além disso, antes mesmo de liberar a sua conta para vendas, o Instagram pode precisar verificar se você é mesmo dono do domínio do seu site, enviando, assim, uma notificação para seguir passos de confirmação.
Dessa forma, assim que a sua conta for revisada e aprovada, você poderá acessar novamente as configurações do seu perfil, ir em “Empresas e Compras”, escolher o catálogo de produtos que deseja conectar ao perfil e, portanto, concluir o processo.
Então, o seu Instagram Shopping está liberado e ativo na sua conta, estando livre para você utilizar.
Sendo assim, chegou a hora de colocar em prática o que já mencionamos no passo 3, inserindo etiquetas de preços em fotos, usando o stickers de vendas nos stories, promovendo até mesmo lives para lançamentos de produtos, bem como podendo criar guias reunindo coleções de itens.
Dicas para alavancar o seu negócio usando o Instagram Shopping
Recentemente, publicamos no nosso blog o artigo “Como potencializar o seu negócio com o Instagram?“, no qual você confere uma série de dicas sobre como vender mais utilizando o Instagram, não restringindo-se somente ao recurso Instagram Shopping.
Por que destacamos o “não restringindo-se somente ao recurso Instagram Shopping“?
É simples!
É importante destacar que não basta apenas adicionar produtos no Instagram Shopping e esperar a venda deles. Ou seja, o Instagram conta com outros recursos que também devem ser utilizados para divulgar e potencializar as vendas.
Ademais, é necessário, também, otimizar as suas publicações, de modo que o alcance ao público seja impactante e aumente as conversões.
No artigo mencionado, destacamos uma série de dicas, mas é válido realçar alguns pontos, confira!
A bio do seu perfil é muito importante
Muita gente pensa que não, mas a bio é um dos espaços mais relevantes do Instagram. Caso você não conheça, a é um local do perfil onde é possível inserir informações sobre o negócio, assim como links.
Portanto, ajuste a sua bio, colocando dados do seu negócio, o que você comercializa, o endereço físico (caso houver), contato, site…
Torne a sua bio um local acolhedor, visto que a primeira impressão pode ficar no consumidor…
Esbanje criatividade nas publicações
Você dispõe de vários formatos de posts, como as tradicionais fotos no feed, stories, vídeos e reels. Ou seja, são múltiplas possibilidades as quais devem ser, portanto, exploradas.
Não esqueça de criar conteúdos atrativos, criativos e que apresentem claramente a sua marca e/ou os seus produtos.
Utilize CTAs nas publicações
Primeiramente, CTA é a sigla de Call-to-Action, termo em inglês que traduzido ao português significa chamada à ação.
Dessa forma, ao realizar uma publicação, seja via feed ou stories, adicione um CTA, convidando os seguidores a conhecerem um produto, comprarem o mesmo ou até mesmo visitarem o seu site.
Você pode inserir, também, um CTA na própria bio, no espaço que permite inserir links.
Coloque hashtags nas suas publicações
As hashtags não servem de enfeite, mas sim como ferramentas de indexação.
Ao utilizar hashtags, você consegue alcançar mais usuários, os quais ao pesquisarem ou acessarem uma determinada hashtag pode “cair” de paraquedas na sua publicação.
Logo, ao publicar, utilize as hashtags, optando por aquelas que realmente tem ligação com o produto ofertado.
Compartilhar os bastidores pode ser muito interessante…
Como destacamos, é importante que você utilize a criatividade para vender mais no Instagram. São várias marcas concorrentes querendo captar a atenção do cliente para elas e você deve fazer o mesmo. Estar no Instagram não é apenas para nutrir quem já é o seu cliente, mas para gerar cada vez mais leads e conquistar clientes.
Por isso, por mais que o Instagram seja uma ótima plataforma para divulgar os seus produtos, ela não deve ser utilizada apenas para isso.
Você precisa interagir com o seu público e humanizar a sua marca, e uma das formas de alcançar isso pode ser, por exemplo, mostrando os bastidores.
Como assim?
Sabe os comércios que vendem tortas e doces, que muitas vezes mostram sua produção? Isso é um exemplo de mostrar os bastidores.
Faça stories e posts no feed mostrando um pouco do que acontece no cotidiano do seu negócio, permitindo, assim, uma aproximação da sua marca com o público.
Explore as possibilidades do Instagram ADS e dos anúncios em catálogo
O Instagram ADS permite que se veicule anúncios em posts no feed, nos stories, no reels, no explorar, etc. Esses anúncios são inseridos em posts de fotos, vídeos ou carrossel, ajudando a sua marca a gerar mais cliques, conversões e, consequentemente, vendas.
O tráfego pago na rede social permite que a sua marca alcance uma maior audiência, ampliando, dessa forma, as chances de encontrar consumidores mais qualificados para a conversão.
Além disso, maneiras de anunciar pelo Instagram, incentivando as vendas pelo Instagram Shopping, é o uso de coleção ou catálogo.
Assim, com esse recurso, o usuário encontra uma imagem ou vídeo e logo abaixo três produtos da sua marca que você tenha cadastrado no Facebook. Logo, ao clicar nos produtos, o cliente encontra um catálogo com outros produtos oferecidos que, do mesmo modo, possam interessar a ele.
Portanto, além de permitir que o consumidor conheça mais do seu portfólio de produtos, o anúncio por catálogo torna possível que ele compre algo sem precisar sair do Instagram.
Humanize a sua marca
Nesse ponto sobre “humanização” da sua marca, entre em questão o relacionamento com o cliente.
Na dinâmica atual de mercado, o cliente está no centro de todas as ações, assumindo o protagonismo em diversas etapas.
Isto se explica por diversos fatores, desde as múltiplas possibilidades encontradas pelos consumidores, o que exige, portanto, que as empresas se desdobrem cada vez mais para atraí-lo, até uma mudança comportamental. Sobre esta última, o consumidor, hoje, não se contenta mais apenas com um produto de qualidade. Esse produto de qualidade ele pode encontrar em várias lojas, certo?
O cliente quer um serviço completo. Que uma excelente experiência. Quer entrar e sair sorrindo. Logo, é necessário que sua marca promova excelentes experiências ao cliente, inclusive através do Instagram.
Sugestão de leitura do nosso blog: Como melhorar o seu Customer Experience com o Meets?
Assim sendo, além de ofertar produtos de destaque, o fato de contar com o Instagram Shopping ativo já se configura como um diferencial, visto que você está facilitando a vida do cliente, deixando o processo de compra mais fácil e rápido.
No entanto, como já foi mencionado, não basta apenas cadastrar produtos. As publicações devem ter qualidade, as informações sobre os produtos devem ser completas, claras e bem detalhadas, os posts devem seguir diferentes formatos… Enfim, você deve colocar em práticas estratégias de marketing digital que torne o seu Instagram uma verdadeira máquina de vendas e, sobretudo, torne a experiência dos seus seguidores e demais usuários satisfatória.
Além disso, foque na interação!
Um dos destaques para o uso de diferentes formatos de posts, é chamar o público para interagir com você.
Portanto, crie conteúdos para feed chamando os usuários para comentarem, compartilhadas, etc.
Poste stories utilizando caixinhas de perguntas, enquetes, entre outros recursos de interação.
Além disso, explore as potencialidades do direct para responder dúvidas e solucionar demandas, ampliando as possibilidade de contato e de captação de leads.
Enfim, interaja com o seu público!
Explore as potencialidades da integração do Meets com o Instagram
O Meets é o primeiro CRM com central de vendas e atendimento, sendo uma solução omnichannel que possibilita que você e sua equipe atendam todos os clientes em única central.
É uma boa transformar o banco de dados de clientes em CRM?
Como implantar um sistema de CRM?
Que tipos de dados são tratados e cruzados por uma plataforma de CRM?
Independentemente do canal disponibilizado pela sua marca a partir do qual o seu cliente entre em contato com eles, todas as conversas chegam de maneira centralizada na nossa central.
Sendo assim, você pode receber todos os leads e clientes de canais diferentes, tudo em uma única tela, a partir da qual é possível criar oportunidades, personalizações, adicionar tags, realizar agendamentos, inserir em funis, entre outras ações permitidas pelo nosso CRM.
Com isso, a gestão de leads, clientes e negócios fica muito mais fácil e rápida, aumentando a produtividade da sua equipe e, consequentemente, os resultados obtidos.
Uma novidade é a integração do Meets CRM com o direct do Instagram. Entre os benefícios da integração, tem-se a centralização dos contatos e dados em um único só lugar, o que fortalece todos os pontos de contato com o cliente.
Além disso, com a integração, todas as mensagens do direct chegam diretamente na central, o que permite um atendimento mais organizado e eficiente.
Saiba mais sobre a nossa integração acessando o nosso arquivo de suporte clicando aqui.
Para saber mais sobre os benefícios da integração, leia também o artigo do nosso blog: “Como funciona a integração do Meets com o Instagram?”
Portanto, potencialize o seu Instagram utilizando o Meets CRM!
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