Por que você precisa de um CRM para sua empresa de cobrança?
Você possui uma empresa de cobrança mas não conta com um CRM? Sabe por quê o software é essencial no seu negócio e como ele beneficia seus processos? Leia mais e prepare-se para conhecer as vantagens dessa plataforma rica em automações e integrações que dispensará suas planilhas e aumentará sua produtividade.
O CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, ou em tradução para o português, a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse conceito que pode ser desconhecido para alguns, refere-se a uma plataforma digital que contém aplicações completas para gerenciamento de empresas e será responsável por empregar práticas, ferramentas e estratégias que vão automatizar o relacionamento com o seu consumidor, tendo como principal foco o cliente e sua satisfação.
Portanto, todo e qualquer negócio que não utiliza a plataforma está perdendo vendas e produtividade. Se sua empresa de cobrança está sendo uma dessas marcas, está na hora de modificar sua perspectiva e sair das planilhas que não dão bons resultados e conversões. O CRM será seu aliado para facilitar sua rotina e ampliar seu destaque na área.
Observe abaixo os benefícios do sistema para sua empresa de cobrança.
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Vantagens do CRM para sua empresa de cobrança
1. Facilidade no relacionamento com os clientes inadimplentes
Inicialmente, sabe-se que as empresas de cobrança não possuem um bom relacionamento com os consumidores que estão com um status de inadimplência. As marcas muitas vezes tratam esses clientes de maneira rude ou desrespeitosa, o que não resolve o problema e ainda atrela uma péssima imagem a empresa.
A gestão no relacionamento é essencial para que você possa otimizar a manutenção e fidelização dos consumidores que já estão “dentro da casa”. Os inadimplentes, por exemplo, não merecem um péssimo tratamento porque assim eles provavelmente não voltarão a fazer negócios com sua marca. Nesse caso exemplificado, o fato deles não quitarem as dívidas pode significar que eles estão com problemas pessoais ou profissionais e você deve descobrir a melhor maneira para ajudá-lo no processo de quitação. Quando ele resolver suas dívidas, certamente pode voltar a sua empresa por ter recebido atendimento respeitoso e igualitário.
No relacionamento com o cliente os fatores de atenção, comunicação e fidelização contam muitos pontos para que sua empresa de cobrança saia na frente de outras. Assim, você consegue aprimorar sua relação com os consumidores, tornando-os promotores da marca, gerando ganhos no seu ticket médio e alavancando a frequência de compra. Lembre-se sempre que um cliente fidelizado custa de 5 a 7 vezes menos que conquistar um novo usuário.
2. Otimização no atendimento
Inteiramente ligado ao tópico anterior, essa temática também é um dos grandes calos nas empresas de cobrança. Muitas organizações da área relatam que há uma dificuldade na construção de um bom relacionamento sem oferecer um atendimento de qualidade. Portanto, o CRM servirá como facilitador da integração de canais e alinhamento das equipes, oferecendo assim uma acessibilidade no relacionamento e um aumento na excelência dos serviços.
Além disso, o software também emprega métricas de satisfação do usuário que ajudam as organizações a analisarem os pontos que precisam de melhorias e novas estratégias. Dessa forma, haverá uma diminuição na sua taxa de Churn e um aumento na conversão.
Recomendação de leitura – Response time: o que é e como ele gera mais vendas
3. Acessibilidade para negociações e propostas
Ademais, sua empresa de cobrança observará uma maior acessibilidade no controle de negociações e propostas com o CRM. As organizações da área relatam que há uma dificuldade de encontrar soluções para negociações e que não conseguem obter a organização necessária para as propostas. Um CRM acessível, como o Meets, terá dentro da sua plataforma a disponibilidade de criação e envio ágil de proposta para o usuário, além da facilidade de acompanhamento da sua equipe junto ao cliente. O sistema gera o arquivo em formato PDF e o envia pela central de atendimento ou por e-mail.
Para que a empresa chegue a uma negociação boa para ambas as partes, o software contribuirá para que você realize um contato após o envio da proposta para que esclareça eventuais dúvidas que também são registradas no sistema. O monitoramento será proporcionado pelo CRM para que você visualize assim cada etapa do funil de vendas.
4. Maior controle interno
Outrossim, o CRM ajuda a sua empresa de cobrança que ainda não consegue organizar os processos internos. Grande parte das organizações desse nicho revelam que há um impasse das equipes para atingir a otimização na identificação e separação de consumidores. Se um cliente que está inadimplente, por exemplo, deseja negociar sua dívida e suas equipes não conseguem organizar as propostas, dados e informações sobre o consumidor, isso é claramente um problema interno que dificulta o andamento do serviço e provoca atrapalhos.
Portanto, o CRM será atuante na ordenação e facilidade no controle para entendimento do consumidor e sua situação na empresa. Dessa forma, você otimiza o processo de vendas e aumenta os resultados.
5. Variedade de automações e integrações
Sua empresa de cobrança ainda possui processos não automatizados como planilhas ou cadernetas? O CRM ajuda negócios de diversas áreas a se livrarem dos meios que não protegem os dados e que desperdiçam tempo e dinheiro.
O software disponibiliza para seus usuários uma gama de automações para que as equipes (financeiro, atendimento, vendas, marketing, gestão) não percam tempo na busca de informações que estão descentralizadas. A equipe de vendas também ainda mais proveito pois conseguem, através do CRM, manter os dados referentes aos consumidores/leads atualizados, obtendo acesso ao estágio que o usuário se encontra, seu nome/razão social, qual canal ele utilizou para entrar em contato e se já foi enviada uma proposta.
Além disso, com as integrações do Meets por diversos canais e redes, você gerencia a comunicação externa e melhora a comunicação interna. O Meets é o primeiro CRM que disponibiliza uma integração com o WhatsApp, funcionando com um número para vários atendentes, além da nova união com o Instagram, funcionando para atendimento imediato dos directs da plataforma na nossa central de atendimento.
6. Aumento na retenção de clientes
Sua empresa de cobrança também será beneficiada com o aumento na retenção de novos clientes. Com o CRM aplicado ao dia a dia das suas equipes, você observará uma gestão no controle de cobranças e no relacionamento, fatores essenciais para fidelizar e reter consumidores mais facilmente.
A questão comunicacional, bem trabalha em um sistema de CRM que está integrado a uma central de atendimento, é um dos aspectos principais, visto que, com o software o vendedor/consultor possui informações a respeito do histórico da negociação daquele consumidor. Assim, empregando a plataforma de gerenciamento, seus colaboradores conseguem ter conversas mais assertivas adequadas ao perfil daquele usuário e ao canal de sua preferência. Esse diferencial tecnológico ligado a comunicação da sua empresa, por exemplo, será um tópico identificador da sua marca em relação às outras.
7. Aplicabilidade de um funil de vendas e atendimento
Como visto no tópico acima, a comunicação e o atendimento são diferenciais em uma empresa de cobrança que utiliza o CRM. Esse ponto também é reforçado quando observa-se a aplicabilidade de um funil de vendas e atendimento. O funil de vendas é utilizado para entender mais da jornada que um potencial cliente faz com a organização. Nele, o prospect é acompanhado desde o primeiro contato com a empresa até a realização da compra ou contratação do serviço. Ele será essencial, portanto, para gerar dados sobre as leads, a duração do ciclo de vendas e o número de negócios conquistados.
Já o funil de atendimento, será usado para manter o processo de atendimento da sua empresa esquematizado, auxiliando a gestão operacional e melhorando o Customer Experience (experiência do cliente).
Ambos os funis são essenciais na sua empresa para garantir o bom funcionamento do serviço para os clientes e entregar qualidade no atendimento. Atrelados a uma central e o CRM, eles funcionam de maneira assertiva na tratativa de dados do cliente e no gerenciamento da relação.
8. Evita perda e vazamento de dados
Por fim, o CRM na sua empresa de cobrança evita a perda e vazamento de dados dos seus consumidores. As informações são valiosas para que a marca entenda mais sobre o cliente, suas necessidades, o mercado e até mesmo a si própria. Por conseguinte, os dados gerados devem ser armazenados em um local seguro que baseia-se na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), não em folhas que podem ser facilmente perdidas ou planilhas. Com eles tratados em um CRM, podem ser coletados e transformados em relatórios otimizados para servirem na criação de estratégias.
Você também pode, a partir da análise desses dados, ajustar sua linguagem, conhecer melhor seu público e rever/aprimorar seus processos.
Pronto para integrar sua empresa de cobrança em um sistema de CRM?
Compreendeu melhor as vantagens de um CRM para sua empresa de cobrança? Observou as aplicabilidades e benefícios que ele trará no dia a dia da sua equipe? Então não perca tempo e vendas, prepare sua equipe para integração do sistema e prepare-se para dispensar processos manuais.
Conte com o Meets CRM para ser a solução ideal na sua empresa. Nossa plataforma, atuante a 9 anos no mercado de tecnologia, já auxiliou +2000 empresas a alavancarem a conversão e ampliando a produtividade. Dessa forma, elas passaram a observar um crescimento na geração das leads e um acompanhamento detalhado das oportunidades, aumentando a receita e o destaque da marca no mercado.
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