Marketing no Facebook: 10 estratégias para você começar a colocar em prática

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Marketing no Facebook: 10 estratégias para você começar a colocar em prática. Meets.
Tempo de leitura: 7 minutos

Marketing no Facebook: 10 estratégias para você começar a colocar em prática

Você usa o Facebook no seu negócio e ainda não possui estratégias assertivas que visam alavancar o resultado da empresa na rede social? Sabia que a plataforma é uma ótima maneira de atrair leads e ganhar autoridade no seu mercado de atuação? Conheça abaixo algumas práticas essenciais para ter destaque na rede e fazer um marketing direcionado. 

O Facebook, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ainda é uma excelente plataforma para marketing digital. Comparando-se a outras redes sociais, o Facebook é a rede social com mais usuários ativos, chegando a mais de 2,4 bilhões mensais e mais de 1 bilhão de indivíduos ativos diários. Embora o Instagram e o YouTube mostrem que estão avançando, o Facebook ainda permanece no topo. 

Portanto, utilizar a rede social para empregar um bom marketing faz com que sua empresa diferencie-se dos concorrentes que acreditam que a plataforma não trás benefícios, potencializando assim o seu negócio e prospectando mais leads. Leia mais abaixo e observe as estratégias que são necessárias para ganhar destaque na mídia social. 

DICA DE LEITURA MEETS: Você sabe como seu negócio pode crescer em um mundo digital? Conhece a importância de estar no mundo digital? Clique aqui e leia mais sobre em um texto bem direcionado disponível no Blog do Meets! 

Facebook marketing. Meets.
Facebook marketing. Reprodução: www.pexels.com

Como funciona o marketing no Facebook? 

Antes de entender mais sobre as 10 estratégias, você precisa compreender um pouco do funcionamento do marketing no Facebook. A plataforma conta com ferramentas que facilitam o trabalho de divulgação, tanto na forma orgânica quanto na forma paga (Ads)

Organicamente, observa-se que há uma publicação normal no feed com imagens e vídeos que são curtidos e compartilhados quando os usuários se deparam com a postagem. Quando usa-se a forma paga, entretanto, há uma ampliação desse alcance para que as pessoas que ainda não conhecem sua página possam ter acesso ao conteúdo que você escolheu para ser patrocinado. Assim, indica-se que você, como gerente de marketing ou gestor, combine os dois tipos para alcançar mais pessoas. Contudo, invista em temas que sejam de interesse do público e que o direcione para outra página de teste ou newsletter, por exemplo. 

Recomendação de leitura – Instagram Ads: o que é, por que e como utilizar no seu negócio?

As vantagens de fazer Facebook Marketing são diversas, mas as principais estão ligadas a: 

  • Deixar a empresa mais próxima dos clientes e usuários; 
  • Melhoria na presença digital da sua marca; 
  • Gerar tráfego para seu Blog ou site/e-commerce
  • Analisar as ações da concorrência;
  • Oferecer suporte e atendimento ao consumidor quando integrado a um CRM que possui incorporação com o Messenger, como o Meets.

10 estratégias para você começar a fazer Facebook Marketing

1. Crie uma página, não um perfil 

Inicialmente, recomenda-se a criação de uma página para sua empresa e não de um perfil. Para entender a diferença, basta lembrar que o perfil é algo mais pessoal e que não deve ser usado para divulgação. 

Separando o pessoal do profissional, você cria a página e obtém as ferramentas liberadas pelo Facebook para uso comercial. Assim, você aplica um CTA, adiciona links e escolhe uma categoria específica de negócio para promover sua empresa

2. Complete sua página e crie uma identidade visual

Outrossim, você precisa completar sua página com informações a respeito do seu negócio na seção “sobre”. Dessa forma, você preenche as informações de contato (e-mail, WhatsApp), apresenta seus produtos e serviços na própria plataforma e informa o horário de funcionamento da sua marca. Todavia, lembre-se que as informações precisam estar sempre atualizadas, ou seja, se você mudou seu telefone para contato, modifique o dado na sua página do Facebook e nas outras redes. 

Também não deixe de criar uma identidade visual para chamar a atenção dos visitantes e diferenciar-se da concorrência. A identidade visual de uma marca será o “cartão de visitas” da sua empresa, portanto, você deve caprichar na escolha da logo, foto de perfil, capa e no esquema de cores para que sua marca “converse” visualmente. Com isso, você fortalece sua imagem e torna sua marca reconhecível onde quer que ela esteja

Você também deve personalizar sua URL para que ela seja amigável e fácil de ser promovida. Com isso, sua empresa terá uma página otimizada e boa para o SEO, já que você pode escolher uma URL pessoal que também pode ser encontrada no Google. A personalização também é feita na seção “sobre” em editar o nome de usuário da página.

3. Integre o Facebook ao seu site 

Ademais, você pode integrar seu site ao Facebook para alavancar as estratégias de marketing. Utilizando plugins e widgets, você possibilita essa conexão que aumenta o alcance e faz com que seu usuário interaja com sua marca. 

Indica-se também colocar o sistema de comentários do Facebook no seu blog para aumentar a sintonia entre seu site e a rede. O exemplo abaixo é da integração que o Meets tem em seu blog com o Facebook, podendo ser encontrado no final desse texto.

Facebook Marketing

4. Use os gatilhos mentais na legenda

Os gatilhos mentais são usados para que o comprador tome decisões e desperte sentimentos, muitas vezes comprando por impulso. O gatilho mental, portanto, será essencial para ser um facilitador na tomada de decisões. Dessa forma, observa-se que quando aplicados nas legendas ou até mesmo no design, as pessoas terão a tendência em tomar uma atitude

Quando você lê que um determinado produto está com estoque limitado, por exemplo, seu cérebro tende a analisar aquela situação como escassez e gerar um impulso para compra. O mesmo acontece quando você vê que aquele produto tão desejado está com desconto por até 24 horas, por exemplo.

5. Dirija-se a um público específico para aumentar o alcance dos anúncios

Quando optar por publicidade paga (Ads), sugerimos que você escolha sabiamente seu público para que o alcance seja maior e que ele atinja as pessoas certas. Do que adianta você vender produtos que são voltados para um público X e anunciá-lo para um público Y que não tem interesse algum no produto? Com toda certeza a conversão não será a esperada. Portanto, com base nos dados de idade, localização, interesses e até eventos cotidianos, você pode segmentar seu público e anunciar para quem realmente tem interesse

Assim, você analisa sua base de clientes e forma compradores. Quando você tiver ainda mais concepção do que seu público realmente gosta, os anúncios tornam-se melhores ao longo do tempo. 

Recomendação de leitura – Como definir a persona da sua empresa?

6. Responda todos os comentários 

Não deixe de responder todos os comentários feitos nas publicações do Facebook com respostas apropriadas para tal. É fato que ninguém gosta de ser ignorado, principalmente seu público, que é a razão pela qual sua página existe. Com isso, além de trazer engajamento para sua página, você faz com que seus usuários sintam-se ouvidos e tenham a certeza que existe alguém ali por trás preocupado com as reações e comentários acerca das postagens. 

7. Use hashtags

Assim como no Instagram, você também deve utilizar hashtags (#) com moderação e ciência para espalhar seu conteúdo na plataforma de maneira assertiva e servir para filtrar assuntos no Facebook. Desse modo, você aumenta seu alcance e sua exposição, direcionando pessoas interessadas pelo seu conteúdo à sua página

8. Responda as mensagens de maneira rápida

Ademais, sua empresa além de estar conectada ao Facebook, ela precisa estar integrada ao Messenger para que os contatos diretos nos chats possam ser respondidos de maneira rápida e assertiva. Assim, você aumenta as chances de fechar negócio com aquela pessoa, reforçando que sua empresa é a melhor escolha para atender as necessidades do prospect

Isso entra como uma questão de marketing quando a própria plataforma, na página inicial da empresa, informa o tempo médio de resposta da sua marca. Se sua reputação não for boa nesse quesito, por exemplo, pode ser que a lead fique desestimulada em entrar em contato. 

Como falado acima, você deve optar por sistemas de atendimento que integrem o Messenger, como o Meets. Nossa central de atendimento além de ter conexão disponível com o Messenger, também funciona para WhatsApp, Instagram e JivoChat, isso apenas no quesito Chat. Você pode clicar aqui e conhecer outras integrações realizadas pelo nosso CRM+central de atendimento.

Facebook e respostas rápidas. Meets.
Facebook e respostas rápidas. Reprodução: www.freepik.com

9. Faça posts em conjunto com o Instagram 

A estratégia de fazer postagens no Facebook alinhando-se ao Instagram também é uma boa maneira de aumentar seu alcance, atingindo ainda mais pessoas. Como o Instagram pertence ao Facebook, você pode integrá-los e fazer posts cruzados (a publicação é feita apenas uma vez, mas aparece em ambas as redes sociais). Por conseguinte, há um aumento no engajamento das redes, principalmente se você repostar a publicação nos stories, ótima tática para quem não viu a postagem no feed possa ter conhecimento do conteúdo. 

10. Analise o Facebook Insights 

Por fim, não deixe de analisar sempre seus insights para ver como anda o desempenho da sua página junto aos usuários. Com isso, você observa o engajamento, analisa métricas, observa quais são os posts com mais acessos e obtém informações relevantes sobre o comportamento da sua audiência.

Facebook Lead Ads + Meets CRM 

A integração do Meets CRM com o Facebook Leads Ads ajuda inteiramente nas suas campanhas de marketing para captação de leads. Com nossa integração, você recebe direto no sistema as Leads captadas a partir das publicações pagas. A partir daí, o sistema recebe os dados obtidos em tempo real, permitindo aos atendentes entrarem em contato com as oportunidades em momento oportuno.

Assim, você disponibiliza os contatos captados diretamente aos consultores/vendedores sem a necessidade de manuseio de planilhas e sem a perda de tempo que esse processo acaba gerando. Nosso documento de ajuda pode explicar mais da integração e como realizá-la, basta clicar aqui e conferir.

Pronto para fazer marketing no Facebook? 

Conseguiu compreender mais sobre o Facebook Marketing? Está pronto para colocar as estratégias em prática e aumentar seu alcance e engajamento? Então não perca tempo, crie sua página, integre o Facebook ao seu site e use os gatilhos mentais

Também não deixe de contar com o Meets CRM para integrar a plataforma Ads e o Messenger em um CRM conectado a uma central de atendimento. O Meets, atuante a mais de 9 anos no mercado, já auxiliou +2000 empresas a integrarem seus serviços em ferramentas que aumentaram – e muito – a conversão e a captação de novas leads. 

Faça já um teste gratuito do nosso software ou, se preferir, converse diretamente com nossos consultores pelo WhatsApp para entender qual o melhor plano para as necessidades da sua empresa. Comente abaixo sobre o que achou do nosso texto e siga as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades do mundo do CRM e soluções.

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Carol Rodrigues

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