9 benefícios de utilizar o Chatbot na sua empresa

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9 benefícios de utilizar o Chatbot na sua empresa 

O chatbot é uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, operando como um robozinho que interage com o público através de meios diferentes e com diversas finalidades.

Com base na inteligência artificial, o chatbot traz bastante eficácia e agilidade na comunicação da sua marca com o cliente, auxiliando também no processo de vendas.

Diante tantas vantagens, o chatbot caiu no gosto dos gestores, os quais, atualmente, passaram a adotá-lo de maneira mais expressiva nos diversos nichos de mercado e nos mais distintos setores de uma empresa.

Com uma estrutura robusta, simulando o atendimento humano, o chatbot atua por texto e até mesmo por voz, sendo, portanto, uma escolha certeira pelas empresas que desejam melhorar o relacionamento com o cliente e ter maia assertividade nas negociações.

Diante disso, você conhece os benefícios de utilizar o chatbot na sua empresa?

Neste post, listamos 9 vantagens do uso do chatbot no seu negócio.

Ficou interessado? Continue a leitura e aproveite o nosso conteúdo! 

Aproveite e não deixe de conferir os nossos artigos sobre chatbot. Você pode saber mais sobre a ferramenta acompanhando os posts do nosso blog

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Você conhece os benefícios de utilizar o Chatbot?

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Afinal, o que é chatbot?

O termo chatbot traz a união entre as palavras inglesas “chat”, que significa conversa, e “bot”, que traduzida ao português significa “robô”.

Logo, o chatbot é um software com base na inteligência artificial que possui a capacidade de interagir com o público em tempo real através de texto e voz.

Na interação com as pessoas, o chatbot mantém uma linguagem natural, destacando-se pelo uso da interface conversacional.

Quais são os tipos de chatbot e onde são utilizados? 

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Os benefícios de utilizar o chatbot não se limita ao suporte ao cliente.

Sua empresa pode melhorar diversas práticas fazendo uso do robozinho de conversação.

Assim, o bot pode ser utilizado no setor de marketing, para ampliar o engajamento do público, aumentar a conversão, disparar campanhas, etc.

O software se destaca, também, como chatbot de vendas, utilizando, como o próprio nome sugere, para aumentar as vendas de uma empresa.

Assim, o bot é utilizado desde a etapa de prospecção até o pós-venda, otimizando e tornando mais eficiente o ciclo comercial do seu negócio.

Outra função bastante corriqueira do bot é no atendimento e/ou suporte ao cliente.

Aliás, sem dúvidas, é para tais finalidade que o chatbot é mais solicitado, na medida em que a sua utilização otimiza o atendimento, tornando-o mais ágil e eficaz.

9 benefícios de utilizar o Chatbot

Agora que você conhece o chatbot e suas principais aplicações, que tal conhecer 9 benefícios de utilizar o chatbot na sua empresa?

Para isso, trouxemos dicas valiosas para você explorar as potencialidades do robozinho e caprichar no atendimento e em toda a interação com o público.

Quer saber mais?

Siga lendo! 

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9 benefícios de utilizar o Chatbot.

#1 Agilidade no atendimento

Sem dúvida alguma, um dos principais benefícios de utilizar o chatbot na sua organização é no setor de atendimento ao cliente.

Hoje, o perfil de cliente é pautado no imediatismo. Portanto, o seu consumidor quer ser atendido rapidamente, independentemente do canal que ele utiliza para se comunicar com sua empresa.

Assim, torna-se trabalhoso e custoso manter uma equipe para dar conta de toda a demanda, ainda mais sem cometer (tantas) falhas.

Como solução à isso, o chatbot de atendimento surge como uma excelente alternativa, na medida em que contempla um grande quantitativo de atendimentos em um espaço de tempo reduzido.

Assim, o seu robozinho estará sempre na ativa, sem se cansar, dando conta do atendimento ao público.

Portanto, o chatbot de atendimento irá descongestionar os canais e agilizar o atendimento ao consumidor, atendendo um número quase que ilimitado de indivíduos.

#2 Geração de dados

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Uma vez que o chatbot consegue dar conta de uma quantidade maior de atendimento, a sua empresa pode utilizá-lo para gerar dados sobre leads/clientes, os quais são fundamentais para traçar estratégias.

Você sabe que os dados sobre consumidores ajudam a sua empresa a se antecipar às demandas, certo?

Ao armazenar informações, é possível conhecer o seu público e, assim, colocar em prática ações focais que ganham em assertividade.

Com o chatbot, a interação do robô com o público já é uma excelente forma de coletar informações.

Além disso, com um chatbot robusto, é possível analisar os padrões do seu cliente e seus  comportamentos.

Mas, não basta apenas coletar informações. É preciso, também, armazená-las de maneira otimizada. Para isso o CRM da Meets é a melhor solução, visto que armazena todas as informações de maneira segura e centralizada no sistema, podendo ser acessada pelo seu time em qualquer lugar e a qualquer momento.

O Meets, inclusive, já possui o chatbot integrado, o qual ajuda no levantamento de dados e a potencializar os resultados da sua empresa.

#3 Mais leads sendo gerados

 

Digamos que este tópico tem ligação com o annerior. Contudo, aqui, iremos focar na geração de leads.

Um chatbot pode ser utilizado especialmente para tal finalidade.

Mencionamos o potencial da ferramenta para levantar dados do consumidor, certo?

Pois bem, com esse potencial, você pode alinhar suas estratégias para gerar informações de contato de potenciais clientes, aumentando a sua base de leads.

Desse modo, o robozinho pode ser programado para executar a função, assumindo uma demanda bem maior do que uma pessoa poderia dar conta.

Além disso, a geração pode ser de leads qualificados, na medida em que o chatbot pode ser programado para responder dúvidas, interagir de maneira personalizada e entregar conteúdos de qualidade ao consumidor.

#4 Ativo por 24 horas todos os dias 

O seu cliente nunca estará sozinho.

O seu cliente jamais ficará sem resposta.

Hoje, você sabe que a experiência do cliente é valiosíssima, não é mesmo?

Nesse contexto, o atendimento ao cliente é um dos pontos de maior relevância para satisfazer o seu consumidor.

Nisso, um dos grandes erros cometidos por muitas empresas é deixar o lead/cliente sem resposta.

Como a sua empresa vai promover boas experiências se dá vácuo no consumidor?

É inviável, certo?

Com o chatbot, você configura o seu robô para atender dúvidas frequentes, para alterar cadastro ou realizar, conferir pedidos ou até mesmo fazer um, rastrear objetos, reportar algo, entre outros serviços. Tudo isso e muito mais pode ser resolvido apenas com o contato com o bot.

Caso a demanda não esteja ao alcance do chatbot, o consumidor é avisado e transferido para o atendimento humano. Caso esteja fora do horário de atendimento, é feito o comunicado.

Mas independente de qual cenário entre os descritos acima o seu cliente estiver, ele jamais ficará no vácuo.

 O chatbot, portanto, trabalha todos os dias durante 24 horas.

#5 Suporte de qualidade

Com o chatbot, o serviço de suporte ao cliente da sua empresa tem um grande ganho.

É fato que o setor de suporte ao cliente de muitas empresas não consegue dar conta de uma alta demanda, sobretudo em momentos de pico. 

Diante disso, a quantidade de solicitações sem retorno e o tempo de espera são maiores.

Assim, a insatisfação dos clientes é muito mais evidente e as chances de falhas no atendimento também aumentam.

Entretanto, a partir do momento em que o chatbot entra em ação, o serviço de suporte do seu negócio deixa de ser uma dor de cabeça.

Com o recurso, o seu cliente logo será atendido pelo bot, o qual precisa estar preparado para responder dúvidas frequentes. Dessa maneira, muitas demandas serão resolvidas logo pelo robô, sendo passado para o atendimento humano apenas casos mais complexos.

Portanto, sintetizando, sua empresa terá uma redução de tráfego no serviço de atendimento ao cliente, o tempo de espera vai reduzir e os atendimentos ganharão em fluidez.

Você consegue perceber que tudo isso impacta positivamente na experiência do consumidor?

#6 Melhoria no relacionamento com o cliente

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O relacionamento com o cliente deve ser, sem dúvida alguma, um dos pontos de prioridades da sua empresa.

Ao investir na relação com o consumidor, você está plantando para colher muito mais lá na frente, sobretudo na forma e lucro.

Hoje, em face da realidade do mercado contemporâneo e do senso cada vez mais crítico do seu consumidor, é difícil uma empresa obter sucesso sem ter foco no cliente.

Portanto, investir no relacionamento com o cliente é desenvolver um relacionamento sólido, no qual o cliente se sinta abraçado por sua marca.

Para isso, é crucial focar na experiência do cliente, visto que boas experiências influenciam uma boa relação.

Mas, se no quesito atendimento ao cliente e suporte ao cliente a sua empresa peca, demorando para responder, dando vácuos ou não solucionando situações, fica difícil o consumidor se sentir satisfeito, certo?

A sua empresa precisa investir em praticidade e o chatbot é o recurso ideal

O chatbot consegue lidar com o imediatismo do consumidor atual, ponto que nem sempre as empresas dão conta.

Além disso, o chatbot não dá vácuo, nem muito menos demora a responder.

Todos esses pontos facilitam a relação entre empresa-consumidor, melhorando a imagem do seu negócio e proporcionando uma melhor experiência ao cliente.

Logo, toda essa combinação de elementos é suficiente para o desenvolvimento de um relacionamento sólido.

#7 Redução de custos

Com o chatbot a redução dos custos é uma das melhores consequências.

Tendo em vista que o robô é multifuncional, ele reduz os gastos com equipe, cumprindo diversas operações ao mesmo tempo.

Assim, a implementação do chatbot, por mais que seja, de primeira, custosa, indica economia em curto e longo prazo, o que supera facilmente o investimento inicial.

#8 Diferencial de mercado 

Você deve sentir todos os dias que a concorrência está cada vez mais acirrada, não é mesmo?

A dinâmica atual do mercado é complexa e marcada pela intensa disputa.

Porém, essa disputa não é igualitária, obviamente.

Portanto, sai na frente a empresa que conquistar melhor o cliente.

Mas, como conquistar o consumidor?

Entre tantas dicas que possamos dar, uma das principais é oferecer diferenciais.

Se a sua empresa oferece algo a mais, ainda mais quando esse algo supera a expectativa do consumidor, saiba que estará um passo (ou até vários passos) à frente da concorrência.

Com o chabot, com base na inteligência artificial, você opta por inovação dentro da sua empresa.

Assim, deixa de lado práticas que antes tomavam mais tempo e davam mais trabalho e insere a tecnologia no cotidiano, elevando o patamar do seu negócio.

Logo, além de facilitar a vida da sua equipe, você, sobretudo, torna as operações mais fáceis, práticas e satisfatórias para o seu cliente.

Hoje, com o chatbot, é possível comercializar produtos/serviços, enviar recados, tirar dúvidas e muito mais.

Com tudo isso, a reputação da sua empresa melhora, sua marca, portanto, ganha mais credibilidade no mercado e passa a ser reconhecida pela inovação.

#9 Ajuda na retenção e fidelização de clientes

A partir do momento em que sua empresa utiliza um recurso que atende o consumidor 24 horas por dia durante todos os dias, que torna a comunicação da sua marca mais rápida e eficiente e que, ainda, pode realizar uma comunicçaõa perosnalinzaldas, não tenha dúvidas que sua empresa ganhará mais clientes satisfeitos.

Assim, quanto mais satisfeito o cliente estiver, mais engajado também estará.

E você sabia que esse engajamento é muito bom para a retenção e fidelização

Com o seu consumidor engajado, satisfeito com a experiência de marca, fica muito mais fácil ele realizar novas compras.

Portanto, torna-se mais curto o caminho para fidelizá-lo.

Além de novas compras, você potencializa o marketing boca a boca, na medida em que, de modo espontâneo, o seu cliente fiel tende a indicar a sua marca para outros consumidores, em vista da confiança dele.

Conte com um chatbot integrado à um serviço de qualidade, invista no Meets CRM!

O Meets é o sistema CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot

Com o nosso CRM você tem sua gestão de leads completa em um único software.

Ao utilizar o Meets, você pode contar com o chatbot integrado ao CRM 24 horas por 7 dias na semana. 

Com o bot integrado do Meets, voce não deixa o seu lead/cliente esperando atendimento.

Além disso, você consegue automatizar seus atendimentos, configurando quantas mensagens quiser do jeito que quiser.

Assim, você pode montar o bot com a cara da sua empresa para um atendimento personalizado e assertivo.

O chatbot do Meets, ademais, funciona como multicanais, visto que está integrado às principais ferramentas de atendimento.

Integre os principais canais como o WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger ao chatbot. Use de forma integrada uma central de voip com a ura de atendimento e vendas do meets.

O seu atendimento pode ser, ainda, híbrido. Assim, caso necessário, transfira o atendimento do bot para um atendimento humano para que a conclusão seja satisfatória para ambas as partes.

Ah, e claro, o nosso CRM está integrado!

Tenha um poderoso CRM rodando, automatizando e melhorando o fluxo do seu atendimento!

Além de todo o poder de um bot de atendimento/vendas sua empresa vai contar com um CRM completo auxiliando desde a captura do lead até a última etapa do funil de vendas.

Utilize nossos gatilhos inteligentes para envio personalizado de mensagens aos seus clientes/leads.

Use e abuse dos multiplos funis de vendas e atendimento onde você pode visualizar de forma fácil todas as etapas que seu cliente/lead percorre.

E mais:

Ações automáticas (Leads e Campos personalizados): Permita que o bot solicite os dados de seus clientes/leads e já crie automaticamente uma oportunidade dentro do seu CRM.

Vários formatos de arquivos: Além de textos o bot trabalha com diversos outros tipos de arquivos como, audio, pdf e imagens, aumentando assim o leque de opções e deixando o atendimento mais dinâmico.

Painel visual/Chatbot Flow:  Edite o flow de forma simples do seu bot sem interferência de terceiros ou se necessitar com o apoio de nosso time de especialistas.

Bot por departamentos: Encaminhe seu cliente para o departamento correto.

Multibot: Crie vários bots para cada canal ou linha do WhatsApp.

Ainda não tem uma conta no Meets? Não perca mais tempo, comece agora mesmo clicando aqui.

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Thomáz Pinho

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