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UCaaS: você sabe o que é Unified Communications as a Service?

UCaaS: você sabe o que é Unified Communications as a Service?

Uma plataforma de UCaaS é uma estrutura que propõe otimizar a comunicação da sua empresa, apostando no armazenamento em nuvem. Na plataforma, você reúne em um só lugar os mais diversos canais utilizados pela sua empresa na interação com o consumidor, desde telefone, e-mail e SMS, até WhatsApp, Messenger, plataformas de videoconferência, chats, entre outros. 

Como é executada a comunicação da sua empresa com o público, parceiros e até mesmo com os colaboradores?

Nos dias atuais, em face de um mundo cada vez mais digitalizado, o seu negócio se prende em práticas de comunicação ainda tradicionais ou buscou diversificar as possibilidades aliando-se à tecnologia?

A realidade é que, hoje, a comunicação de uma empresa não se limita mais ao uso do telefone e de mensagens por e-mail.

Ao menos, não deveria se limitar. 

Atualmente, a comunicação empresarial se faz por meios mais ágeis e, sobretudo, mais práticos, os quais facilitam a vida de todos os envolvidos.

A exemplo do que foi falado, temos o uso de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, que garante a rapidez e instantaneidade na comunicação, outras redes sociais, como o Instagram, chatbots, entre outros que se somam ao uso de telefones e e-mail.

Além desses, existem as plataformas de videoconferência, as quais garantem uma comunicação mais prática entre colaboradores e parceiros.

Enfim, são inúmeras ferramentas e diversos meios que otimizam tempo e trabalho e melhoram a rotina de trabalho.

Mas, como lidar com tantos meios de comunicação?

É daí que surge a comunicação unificada, visando a administração de todos os recursos comunicativos em uma única plataforma.

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Praticidade e rapidez em um só lugar

Contar com um rico acervo de meios de comunicação é excelente, não é mesmo?

Mas, de nada adianta essa riqueza se a comunicação da sua empresa apresenta vários ruídos.

Ou seja, temos uma comunicação defeituosa, a qual pode levar a erros, ao não fechamento de parcerias e, acima de tudo, à uma péssima promoção de experiência ao cliente.

Entretanto, se a sua empresa coloca em pauta a unificação da comunicação, tende a ganhar naquilo que já mencionamos, isto é, em praticidade e agilidade, além de contar com um diferencial competitivo. 

Com a ascensão da comunicação unificada, as organizações ganharam opções de simplificar a administração dos meios de comunicação para garantir maior eficácia e evitar erros que podem gerar impactos negativos, como a perda de clientes.

A comunicação unificada é, sem dúvidas, uma das grandes tendências do mercado, sendo, portanto, uma excelente escolha para o seu negócio alavancar os resultados e garantir melhor presença em um mundo corporativo bastante acirrado.

Neste artigo, trouxemos os principais pontos para você entender o que é a comunicação unificada e qual a importância dessa prática para a sua empresa?

Ficou interessado no tema? Continue a leitura e aproveite o nosso conteúdo!

Comunicação unificada: o que é o UCaaS?

UCaaS Meets

Primeiramente, saiba que este tema traz mais uma sigla de mercado para você aprender: UCaaS.

UCaaS nada mais é do que a sigla para “Unified Communications as a Service”, que traduzido ao português significa “Comunicações Unificadas como um serviço”.

Ou seja, estamos utilizando, neste post, a comunicação unificada para nos referirmos à sigla supracitada.

Mas, afinal, o que significa UCaaS?

A comunicação unificada é um formato de entrega na nuvem que engloba uma diversidade de funções comunicacionais, tais como telefonia corporativa, reuniões via áudio, vídeo e internet, mensagens unificadas e instantâneas, mobilidade, processos empresariais ativados por comunicações, entre outros.

Assim, atua como uma plataforma que integra em um só lugar áudio, vídeos, dados em nuvem, mensagens de texto e telefone.

Com o UCaaS, a expectativa é que as empresas tenham um sistema completo para tornar a comunicação corporativa muito mais simples e rápida, o que otimiza o cotidiano de qualquer empresa.

Portanto, em linhas gerais, uma plataforma de UCaaS é uma estrutura que propõe otimizar a comunicação da sua empresa, apostando no armazenamento em nuvem. Na plataforma, você reúne em um só lugar os mais diversos canais utilizados pela sua empresa na interação com o consumidor, desde telefone, e-mail e SMS, até WhatsApp, Messenger, plataformas de videoconferência, chats, entre outros. 

Um exemplo de sucesso do conjunto de serviços que chamamos de UCaaS, são as ferramentas que muitas empresas utilizam no dia a dia, como Google Meet, Zoom e Microsoft Teams, por exemplo.

Possibilidades com o UCaaS

Com o UCaaS, sua empresa tem em mãos diversas possibilidades para qualificar a comunicação, como:

  • Melhorias na comunicação de voz, com um serviço de telefonia que engloba gravações de chamadas, encaminhamento de ligações e roteamento avançado.
  • Tecnologias de videoconferência, o que é ideal para reuniões a distância.
  • Mensagens instantâneas, com conexão em tempo real, seja de maneira individual ou com todo o grupo.
  • Ferramentas de agendamento, mensagens e gestão de projetos, para melhorar a execução de tarefas no dia a dia. 
  • Cloud computing, com ricos recursos em nuvem privada ou em um data center.

Como funciona o UCaaS?

O UCaaS está pautado nos recursos da computação em nuvem. Desse modo, a sua empresa pode otimizar as soluções de comunicação em todos os setores, sem precisar investir em outros hardwares de VoIP.

Do mesmo modo, com o armazenamento em nuvem, o UCaaS ainda garante segurança, configurações de back-end e telefonia.

Apesar de não necessitar de outro serviço de VoIP a base da comunicação unificada está, basicamente, no próprio VoIP, na medida em que o sistema UCaaS possibilita a  realização de chamadas sem ser necessária uma infraestrutura robusta. Ou seja, a simplicidade é ponto-chave.

A comunicação unificada possui armazenamento em nuvem e pode ser acessada em qualquer lugar pelo seu time, o que facilita o trabalho remoto, inclusive. Ademais, no seu painel, é possível administrar todos os recursos disponíveis para cada usuário e aqueles que melhor se encaixam no seu negócio.

O UCaaS atua nos serviços de voz, videoconferência, mensagens, ferramentas rotineiras e armazenamento em nuvem, facilitando a execução de processos da sua empresa e alinhando a comunicação interna e externa.

Vantagens do UCaaS

Agora que você já sabe o que é a UCaaS, vamos conhecer as principais vantagens da comunicação unificada? 

Redução de custos 

Em vista que os serviços de UCaaS não requerem que você invista em instalações mais complexas, como hardwares, você concentra os gastos apenas no investimento da plataforma, reduzindo, assim, os custos.

Os custos vão girar em torno de taxas de assinaturas e outras, a depender do serviço que você contar, o que acaba barateando o serviço.

Maior flexibilidade 

Uma maior flexibilidade é percebida na medida em que plataformas de UCaaS combinam elementos da computação em nuvem para operar, dando, portanto, maiores possibilidades de trabalho dentro da sua empresa.

O UCaaS tem como uma de suas grandes virtudes a possibilidade de uso em qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. Logo, você tem acesso em qualquer lugar.

Aliás, o uso do sistema é uma excelente oportunidade para desenvolver o trabalho home-office e remoto, que ficou evidente, sobretudo, durante o período da pandemia da Covid-19, emergindo como uma das soluções que permanecem com o fim do momento pandêmico. 

Comunicação e informação concentradas em um só lugar

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O UCaaS traz a possibilidade de otimizar a comunicação na sua empresa, como já mencionado.

Um dos exemplos desse processo é a concentração de todos os canais de comunicação em um só lugar. Assim, você e sua equipe não precisará ficar utilizando e alternando diversos aplicativos e perder tempo e informações ao longo dessa alternância.

Em só lugar, você tem tudo concentrado e todos os históricos de interação armazenados. 

Otimização do coletivo 

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Com uma gama de ferramentas de comunicação, a comunicação unificada auxilia na melhoria do trabalho coletivo da sua empresa, o que, consequentemente, tende a representar um ganho na produtividade do seu negócio.

Os recursos integrativos de comunicação, permitem uma maior conexão entre os colaboradores, não apenas nas videoconferências, mas no compartilhamento de telas e no acesso aos dados para toda a equipe ficar por dentro do que acontece. 

Assim, este último ponto, melhora o fluxo de trabalho e a tomada de decisões nos mais diversos departamentos da sua empresa. 

Alta confiabilidade e segurança

Por fim, mas não menos importante, é preciso destacar a alta confiabilidade e segurança do UCaas.

Um primeiro ponto, é que os provedores de UCaaS inviabilizam períodos de inatividade de maneira prolongada. Isto é, o sistema utiliza “geo-redundância”, o qual separa os data centers em mais de um lugar. Dessa maneira, caso um servidor apresentar falha, outro pode ser utilizado para que o serviço não pare. Ademais, os data centers possuem sistemas de energia adicionais para casos de paralisação, assim como medidas para prevenção e recuperação em caso de perdas.

Ainda no tocante à segurança, o UCaaS tem um nível de segurança elevado, na medida em que oferece diversos meios de proteção, como criptografia de dados, protocolos de segurança nas chamadas VoIP, autenticação de usuário de dois fatores, prevenção de fraudes, etc. 

Mercado em expansão

É evidente que o mercado voltado à comunicação unificada está em crescimento.

O mercado de UCaaS registrou um aumento de 11,4% entre o segundo trimestre de 2021 e o segundo trimestre de 2022, além de um crescimento de 2,9% do primeiro para o segundo trimestre do ano passado

Com a crescente, o mercado chegou à casa dos US $14,8 bilhões, com uma expectativa que o mercado continue em ascensão em todos os nichos e com investimentos de todos os portes de negócio.

Geograficamente, na América Latina o crescimento foi de 20,9%, de 2021 para 2022 e de 3,8% entre os dois primeiros trimestres de 2022, alcançando a marca de US $551, 5 milhões no segundo trimestre.

As informações foram tiradas do estudo Worldwide Quarterly Unified Communications and Collaboration Tracker, da IDC. 

E agora, o que achou da comunicação unificada?

Nos dias atuais, é inviável pensar no crescimento da sua empresa e ficar distante da tecnologia.

Na verdade, a tecnologia deve ser a principal aliada do seu negócio!

Nesse contexto, contar com uma plataforma de comunicação unificada é uma ótima solução para o seu negócio, qualificar e otimizar a comunicação copottava da marca, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida para os colaboradores e, concomitantemente, melhorando a experiência do cliente.

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