spot_img
HomeGestãoCPaaS: conheça a Plataforma de Comunicação como Serviço

CPaaS: conheça a Plataforma de Comunicação como Serviço

CPaaS: conheça a Plataforma de Comunicação como Serviço

Vivemos a era da comunicação. 

Logo, ao se pensar no sucesso da sua empresa, é indispensável uma comunicação de qualidade.

Nos dias atuais, traçar uma jornada estreita com o cliente exige uma comunicação eficiente e no time certo.

Nisso, quando mencionamos comunicação de qualidade, abarcamos a importância da rapidez, praticidade e na entrega de informações certas para as pessoas certas.

Na busca por aprimorar a comunicação da marca, o mundo corporativo vem conhecendo a cada dia a sigla CPaaS.

A CPaaS é uma plataforma de comunicação como serviço que possibilita às empresas um contato mais eficaz com os seus clientes, fazendo uso dos canais certos, de modo que facilite a promoção de ótimas experiências aos consumidores.

Você conhece a sigla CPaaS?

Já ouviu falar em comunicação como serviço?

Neste post, iremos apresentar a CPaaS. Ficou interessado? Continue a leitura e conheça a plataforma que pode ajudar o seu negócio a aperfeiçoar a comunicação e garantir melhores resultados.

O que é CPaaS?

CPaaS Meets

No post anterior, trouxemos a sigla UCaaS. Agora, mais uma sigla do mundo corporativo surge: CPaaS.

Leia o nosso conteúdo: UCaaS: você sabe o que é Unified Communications as a Service?

Notou alguma semelhança entre elas?

Pois bem, de fato ambas as siglas podem aparecer caminhando juntas, muitas vezes, inclusive, sendo confundidas. Mas, UCaaS e CPaaS são conceitos distintos.

Mais à frente você irá entender a diferença entre as duas siglas.

No entanto, primeiramente, vamos conhecer a CPaaS, tema do nosso artigo.

De maneira objetiva, CPaaS é a sigla para o termo em inglês “Communication Platform as a Service”, que traduzido ao português significa “Plataforma de Comunicação como Serviço”

A CPaaS permite que as empresas possam integrar diferentes canais de comunicação aos seus aplicativos web e móveis, tudo em tempo real.

Assim, ao passo que uma ação é iniciada, a plataforma de comunicação como serviço aciona o contato desejado por meio do canal de comunicação prioritário, ou seja, aquele mais utilizado pelo consumidor.

O CPaaS nada mais é do que um sistema ancorado no armazenamento em nuvem, o qual possibilita que as organizações otimizem sua comunicação com o público. Logo, as empresas fazem uso de diversos meios de comunicação em suas ações, desde canais por voz, vídeo ou até mesmo mensagens, utilizando APIs que permitem personalização.

Hoje, com a multiplicidade de canais e com a densa presença dos consumidores neles, a CPaaS permite que as empresas assegurarem aos seus clientes multicanais que podem ser fácil e rapidamente ser integrados e potencializar as estratégias com foco no cliente.

Ao aproveitar o potencial da multicanalidade, as empresas conseguem refinar o relacionamento com o cliente, parceiros e até mesmo entre os colaboradores, graças ao poder da integração e automação de ferramentas de comunicação

UCaaS e CPaaS 

Voltando um post, você conhece a UCaaS, sigla para Unified Communication as a Service. Logo, enquanto a CPaaS se refere à Plataforma de Comunicação como Serviço, a UCaaS é a Comunicação Unificada.

Mas, as siglas são sinônimos?

Não!

Por mais que possam ser confundidas, cada sigla possui um significado e função diferente no que tange à operação.

UCaaS, ou a comunicação unificada, trata-se de um sistema integrado de ferramentas, sobretudo para comunicação interna, através do cloud computing, isto é, a computação em nuvem.

Por outro lado, a CPaaS é a plataforma de comunicação como serviço, tendo como objetivo geral permitir que desenvolvedores consigam implementar seus recursos e ferramentas próprias de comunicação em aplicativos integrados à nuvem, mas sem precisarem desenvolver um sistema back-end, ou seja, um código que conecta a internet com o banco de dados, próprio para gerenciar tais ferramentas.

Mesmo que ambas as siglas se refiram a sistemas de comunicação baseados em nuvem e possam ser amplamente utilizados na comunicação interna de qualquer negócio, eles possuem objetivos e peculiaridades distintas um do outro.

Por exemplo, a UCaaS reforça os serviços de comunicação em uma única plataforma, certo? Assim, torna-se mais difícil e custosa a integração de UCaaS de maneira direta a um aplicativo.

Em contrapartida, a CPaaS utiliza APIs e outros recursos e ferramentas, como dito, para facilitar e auxiliar a construção de recursos de software, além de possibilitar uma rápida e prática integração em aplicativos já existentes.

Além disso, enquanto a UCaaS, geralmente, são serviços mais convencionais de comunicação integrados, a CPaaS opera em função da demanda de cada empresa.

Ou seja, a CPaaS possibilita a personalização dos recursos com base no perfil do seu público, além da criação da própria API para realizar as integrações. 

Como ele opera?

CPaaS Meets

A CPaaS funciona a partir da combinação de APIs e de SDKs, isto é, o kit de desenvolvimento de software. Assim, essa combinação garante o desenvolvimento de um modelo de comunicação com base em nuvem para a sua empresa. Logo, na medida em que há a integração com os aplicativos já existentes em uma empresa, cria-se uma ponte e/ou caminho para se dirigir os esforços e alcançar melhores resultados.

Portanto, torna-se mais viável e fácil promover uma comunicação adequada com o seu público a partir de recursos mais digitais, a exemplo do uso de dispositivos de voz, mensagens instantâneas, chatbots, vídeo e etc, tudo com base nas aplicações já existentes.

Assim, você integra para entregar mais ao cliente. 

A CPaaS soma bastante semelhante às formas comunicativas já existentes, trazendo maior eficiência e rapidez no alcance ao cliente

Como exemplo de integração, a CPaaS vai garantir uma infraestrutura totalmente virtual, garantindo maior conveniência. Isso é possível graças ao armazenamento em nuvem, que permite integrar esforços das equipes remotas com as presenciais.

Logo, tudo é revertido em melhores resultados.

O mercado da Plataforma de Comunicação como Serviço 

Em face da necessidade atual de promover melhores experiências aos consumidores, os investimentos em comunicação vem aumentando exponencialmente nos mais diversos nichos de mercado.

Alguns dados evidenciam tal crescimento

No mercado mundial de CPaaS, o ano de 2020 trouxe uma avaliação de US$ 4,54 bilhões, valor este que deve ultrapassar a casa dos US$ 26 bilhões até 2026

A expectativa é que ao longo desse período da previsão, seja observado um CAGR (taxa de crescimento anual composto) de cerca de 34,30%.

O crescimento do mercado de CPaaS se explica pela grande utilidade da plataforma, visto que auxilia as empresas a melhorarem seus resultados e otimizar os investimentos, sobretudo no desenvolvimento de tecnologias.

Por exemplo, uma empresa que não possui condições material, humana ou até mesmo financeira de desenvolver uma ferramenta própria, pode apostar na CPaaS para conectar seus clientes e ofertar recursos de grande valor, ainda mais explorando o potencial dos canais preferidos de cada.

Benefícios da CPaaS 

CPaaS Meets

Por falar na grande utilidade da Plataforma de Comunicação como Serviço, são inúmeros os benefícios que podem ser listados para a sua empresa.

Mas, sem dúvidas, entre os principais temos: 

  • Otimização dos gastos, uma vez que você só irá pagar pelo recurso que será utilizado;
  • maior produtividade com a redução do tempo gasto utilizando a CPaaS;
  • escalabilidade com a flexibilidade da CPaaS, que se adequam às necessidades;
  • comunicação mais ampla, com a integração com diferentes canais digitais, ainda mais os que são mais acessados pelos seus consumidores;
  • comunicação incorporada diretamente no aplicativo da sua empresa. 

Usos da plataforma 

Com tantas vantagens, a CPaaS vai possibilitar distintas formas de uso, o que pode ser avaliado de acordo com a real necessidade e objetivos da sua empresa.

Assim, a CPaaS pode ser utilizada para enviar lembretes para sua equipe sobre compromissos; garantir maior segurança, visto que existe os serviços de autenticação de dois fatores para as transações e comunicação; envio de mensagens para comunicação, marketing e vendas; potencializar o relacionamento com o cliente; prospecção; potencializar e incrementar o serviços de CRM; comunicação interna, com maior conexão entre os departamentos da empresa e levando informações em tempo real; e muito mais. 

Tendências de mercado para CPaaS

Como visto, o mercado da CPaaS está em crescimento, prometendo um boom ainda maior nos próximos anos.

Diante disso, quais são as principais tendências do mercado que explicam tal crescimento?

Pensando nisso, é possível notar que o varejo é um dos pontos-chave desse crescimento de mercado.

Nos últimos anos, as tendências de compra e novas dinâmicas do público e do mercado de varejo tiveram como consequência a saída de um único ponto de comunicação/interação entre empresa-cliente para estratégias multicanal ou omnicanal, como a presente na Central de Atendimento oferecida pela Meets, estando integrada ao nosso CRM.

Assim, a nova busca e o fator experiência do cliente exigem uma nova realidade de uso de múltiplos canais, sobretudo partindo-se da automatização do atendimento ao cliente e das ações.

Os dados da pesquisa da Accenture expõe que mais de 70% dos consumidores esperam que o atendimento seja mais rápido, prático e conveniente do que é hoje. Assim, nada melhor do que apostar na multiplicidade de meios de comunicação para ganhar força em um mercado acirrado e não perder mais consumidores.

Aliado a isso, emergiu a preocupação na qualidade do atendimento, visto que não adianta ocupar espaço em todos os canais se essa ocupação é defeituosa.

Com a CPaaS, diante da estrutura em nuvem, as empresas conseguem sincronizar a comunicação via voz, com vídeo e mensagens de texto, tudo em tempo real. 

Assim, no mercado de varejo, os varejistas encontram no uso das APIs amigáveis ao desenvolvedor a possibilidade de utilizar tais recursos em seus sites e aplicativos

Integração com o CRM 

CPaaS Meets

Você sabe que um CRM, como o da Meets, é indispensável para o seu negócio, não é mesmo?

O CRM da Meets, integrado a Central de Atendimento omnichannel e chatbot, ajuda o seu negócio a se destacar no mercado, melhorando o relacionamento com os clientes e gerando mais vendas.

Com o potencial do CRM, você pode integrar suas interfaces de CRM com a CPaaS. Desse modo, você agrega mais vantagens ao relacionamento com o cliente, sabendo agir com maior assertividade com a demanda de cada consumidor.

Você já conhece a CPaas, conheça também o nosso CRM!

Está esperando o que para escolher o melhor para a sua empresa?

A Meets oferece o melhor e mais completo CRM do mercado.

Com a nossa solução, você tem um sistema de CRM integrado a central de atendimento Omnichannel e Chatbot

Assim, tenha sua gestão de leads completa em um único software.

Com o Meets CRM, diversas atividades podem ser automáticas, aumentando assim a produtividade de sua equipe e empresas.

O Meets traz as melhores soluções em vendas, gestão de leads e atendimento digital, para empresas de todos os segmentos de diversos tamanhos.

Não perca mais tempo, comece agora mesmo no Meets CRM clicando aqui.

Deseja falar com o nosso time de especialistas? Entre em contato conosco através do WhatsApp ou preencha o formulário abaixo com seus dados: 

Fique por dentro também dos nossos conteúdos e novidades através das redes sociais da  Meets:

Instagram

Facebook

LinkedIn 

Twitter

Nos acompanhe também no Youtube, acesse o nosso canal clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Posts Populares

spot_img

Posts Relacionados