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Qual a importância da comunicação por mensagens para o sucesso do seu negócio no mercado português?

Qual a importância da comunicação por mensagens para o sucesso do seu negócio no mercado português? 

O mercado portugês vem recebendo bons olhares de gestores em diversos setores, em vista das boas perspectivas para investimentos.

Para se ter uma ideia, a União Europeia (UE) registrou uma queda em relação ao registro de novos negócios, ao passo em que o quantitativo de empresas que decretaram falência se elevou.

Todavia, Portugal vem apresentando uma dinâmica distinta de outros países da  UE, visto que vem recebendo cada vez mais empresas.

Os dados da Eurostat evidenciam que o surgimento de novos negócios vem se mantendo em níveis elevados, sobretudo ao comparar com o período pré-pandemia. 

Diante das boas perspectivas, independentemente do nicho, a concorrência vem apertando cada vez mais.

Logo, em face disso, é crucial para as empresas apresentarem diferenciais competitivos para se destacarem frente aos concorrentes, de modo que consiga ter uma performance que conquiste e fidelize mais clientes.

Hoje, o cliente deseja desfrutar de experiências satisfatórias ao comprar um serviço/produto. Ou seja, muito mais do que produtos e serviços de qualidade, o consumidor espera ser cativado pela sua marca e perceber que a solução oferecida realmente pode solucionar suas necessidades e/ou dores.

Nessa perspectiva, é fundamental investir no relacionamento com o cliente, adotando, assim, estratégias e ações que garantam experiências positivas entre marca e cliente.

Tal necessidade torna-se ainda mais evidente na atualidade, diante de um mundo cada vez mais digital.

Em face das transformações digitais, os clientes se tornaram muito mais exigentes, o que dobra a necessidade de a sua marca ser muito mais assertiva na comunicação.

No entanto, muitos gestores ainda insistem em manter práticas obsoletas…

Se você se vê nisso, pare agora mesmo!

Em um período de importantes transformações digitais, é PRECISO investir em uma comunicação alinhada com o cliente e marcar presença em diversos canais.

Mudanças são precisas e necessárias para que a sua empresa possa promover excelentes experiências.

É justamente no cenário de mudanças que este artigo irá abordar a importância da comunicação por mensagens, dentro de uma comunicação alinhada, para o sucesso do seu negócio. Ficou interessado no conteúdo? Continue a leitura!  

A importância da comunicação por mensagens entre empresa e clientes

Comunicação por mensagens Meets

A sua empresa utiliza canais de mensagens para se comunicar com os clientes?

Ou, na verdade, ainda fica restrita a telefonemas e e-mails?

Saiba que se você não opta pela comunicação por mensagens a sua empresa está perdendo muitas oportunidades!

Um estudo da Gartner trouxe uma previsão de que até 2022, cerca de 70% das interações com os clientes estarão envolvendo mensagens móveis e ferramentas de comunicação.

Essa transformação não se relaciona simplesmente ao fato de as empresas estarem mudando suas operações, mas que os clientes estão, também, inseridos em um mundo de transformações digitais. Logo, o mercado precisa se adaptar às demandas dos clientes, os quais estão cada vez mais presentes em diversos canais de comunicação.

Hoje, vivemos uma era do imediatismo.

Assim, os consumidores, muito mais exigentes, querem retorno o mais rápido possível. Além disso, o cliente quer praticidade, por isso buscam canais que cotidianamente já utilizam, como o WhatsApp e o Instagram. 

Dessa forma, o cliente não gosta muito da ideia de esperar para entrar em contato com sua marca e pode se chatear facilmente caso a comunicação seja demorada e cheia de obstáculos. 

Na busca por estabelecer a melhor comunicação com os clientes, a comunicação por mensagens é uma estratégia essencial que pode somar bastante nos resultados do seu negócio.

Essa comunicação por mensagens faz parte do contato da sua empresa com o público.

A intenção, portanto, é transmitir mensagens para os interessados, oferecendo conhecimento, credibilidade, conteúdos, etc. 

É a comunicação da sua organização com os clientes mediante os canais de comunicação disponíveis.

Impactos da comunicação por mensagens e da presença da sua marca no meio virtual 

Como já foi mencionado, mas vale reiterar, deixar de lado a comunicação por mensagens e focar em uma comunicação inflexível é perder oportunidades e, consequentemente, vendas.

Os canais de mensagens, mais do que vias para suporte e compartilhamento de informações, são importantes alternativas para vendas.

Canais de vendas: saiba o que são e quais as melhores opções para o seu negócio

Ou seja, em um canal, você pode concentrar várias atividades. 

O relatório de 2020 da LivePerson, sobre as preferências do consumidor para comércio conversacional (Consumer Preferences for Conversational Commerce) apontou que 85% dos consumidores que participaram da pesquisa destacaram que gostariam de trocar mensagens com as marcas como uma forma de comunicação.

Assim, percebe-se que o consumidor atual tem esse desejo de alinhar a comunicação com marcas de maneira que se assemelhe a comunicação realizada no  seu dia dia, com amigos, família, colegas de trabalho, etc.

Desse modo, se os clientes estão nesses canais de comunicação, a sua empresa precisa trabalhar com mensagens para alinhar uma comunicação eficiente com o público. 

Se você deseja ter bons resultados no setor de marketing e em vendas, é preciso estar envolvido nos canais de comunicação onde o seu público está e trabalhar com as mensagens corporativas, de modo que o público perceba que é possível se comunicar facilmente com a sua empresa.

O uso do WhatsApp

Tomando como exemplo o WhatsApp, o aplicativo conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo, sendo, portanto, uma das redes sociais mais usadas e o mensageiro mais popular.

Em Portugal, por exemplo, cerca de 5 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp, ou seja, quase metade da população absoluta do país europeu.

Com o uso bastante difundido do aplicativo, as empresas que passam a utilizá-lo como canal de comunicação só tendem a ganhar.

Adotar o WhatsApp para servir como um canal das mensagens corporativas traz praticidade para seu negócio e, sobretudo, para os clientes, o que melhora a experiência deles expressivamente.  

Uma pesquisa, que apesar de ter sido realizada com brasileiros serve de base para reflexões a nível global, trouxe pontos importantes para discutir sobre a importância da troca de mensagens entre empresa e cliente.

Conforme o estudo, 80% dos entrevistados utilizam o WhatsApp para entrar em contato com as marcas, seja para colher informações, contatar o suporte técnico ou para realizar compras. 

Comunicação por mensagens Meets
Em Portugal, cerca de 5 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp, ou seja, quase metade da população absoluta do país europeu.

Além do WhatsApp, outras redes também aparecem como importantes canais de comunicação para o cliente entrar em contato com sua empresa, como o Instagram, o Facebook Messenger e o Telegram. 

Transformações em Portugal

Entre os mais de 10 milhões de habitantes em Portugal, cerca de 85% da população possui acesso à internet. É o que mostra os dados do relatório da We Are Social em parceria com a Hootsuite

Desse quantitativo, mais de 83% utilizam redes sociais, com destaque para Facebook, Instagram e o próprio WhatsApp.

Sendo assim, percebe-se que os portugueses estão marcando presença na internet e nas redes sociais, o que evidencia que ficar de fora do meio virtual é se distanciar dos consumidores.

Portanto, utilizar canais digitais para uma comunicação por mensagens não é mais um diferencial de mercado, mas uma necessidade para atender às demandas do público. 

Como a comunicação por mensagens ajuda o seu negócio a obter melhores resultados? 

Como vem sendo discutido, a comunicação por mensagens ajuda você e seu time na exceção de diversas atividades, entre elas, a de vendas.

Logo, alinhar a comunicação por mensagens e optar pelo uso de canais digitais que trazem maior agilidade e praticidade no atendimento ao cliente ajuda o seu negócio  a obter melhores resultados no processo comercial.

Inicialmente, marcar presença em diferentes canais, isto é, naqueles que o seu público está, é uma possibilidade para aumentar a taxa de conversão e captar cada vez mais leads.

Além disso, prezar pela comunicação por mensagens é uma maneira de acelerar o seu processo de vendas, visto que a sua empresa torna as etapas muito mais rápidas e práticas.

Assim, você alavanca as vendas, tornando os canais em verdadeiras máquinas de vendas, e melhora a experiência do cliente.

Um exemplo da facilidade e agilidade no processo comercial em canais de vendas online é o WhatsApp Commerce, o qual permite que empresas comercializem seus produtos diretamente da plataforma.

Ou seja, o cliente pode entrar em contato e logo fazer uma compra no próprio WhatsApp, em pouco tempo e passando por poucas etapas.

Ademais, a comunicação por mensagens potencializa a construção de um bom relacionamento com os consumidores, visto que permite que você esteja mais próximo à eles e promova uma experiência muito mais humanizada e, como falado, prática e rápida. 

A comunicação por mensagens desde o primeiro contato com o cliente já é uma semente plantada para uma boa relação. 

Assim, você pode sempre estar à disposição para sanar dúvidas, enviar ofertas, mandar mensagens personalizadas em datas especiais, realizar pesquisas de satisfação sobre a marca e produto/serviço adquirido, etc.

Tudo isso, ao final, ajuda a manter o seu cliente satisfeito.

Logo, se o cliente está satisfeito, ele tende a permanecer por mais tempo ao seu lado, o que garante, assim, a sua fidelização e a realização de novas compras.

Otimize a comunicação do seu negócio com uma Central de Atendimento 

Diante da necessidade de investir na comunicação com o cliente, objetivando promover excelentes experiências e, assim, fortalecer o relacionamento da sua marca com os consumidores, uma das melhores soluções é contar com uma Central de Atendimento.

Uma Central de Atendimento, como o próprio nome já sugere, centraliza todos os atendimentos realizados pela sua empresa em um só lugar, garantindo maior praticidade para você e seu time.

No entanto, é importante destacar que usar canais de comunicação digitais e uma central significa que o sucesso está garantido. 

De nada adianta contar com esses recursos e não utilizá-los de maneira eficiente.

Você pode ter múltiplos canais e/ou uma central, mas contar com uma equipe desalinhada, por exemplo.

Pode ter uma central, mas demorar para responder o seu cliente.

Ou seja, você pode ter a estrutura, mas a operação pode ser péssima.

Por isso, é fundamental contar com o suporte de um CRM.

O que é CRM e para que serve?

Qual a função de um CRM?

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Entre as opções, o Meets CRM conta com uma Central de Atendimento integrada que permite que você tenha dois mundos em um só, isto pem um software CRM e uma central.

Comunicação por mensagens Meets
A central de atendimento é uma das melhores soluções para o seu negócio alinhar a comunicação com o público e obter melhores resultados.

Conheça a Central de Atendimento do Meets CRM

E quais vantagens disso?

O CRM da Meets vai permitir que você tenha em mãos dados valiosos sobre leads, clientes e negociações, bem como históricos de interações do consumidor com a sua marca. Tais informações, registradas e centralizadas no sistema, estão à disposição da sua equipe, organizados a partir de diversas ferramentas e recursos que o Meets conta, como os funis personalizados.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil tomar decisões na elaboração de estratégias e no contato com o público.

Com a Central de Atendimento do Meets, todos os contatos chegam diretamente no sistema, para que a sua equipe possa rapidamente atendê-los e inseri-los como oportunidades. 

Portanto, se um lead entra em contato via WhatsApp, por exemplo, canal integrado ao Meets, a comunicação ocorre pela central.

Omnichannel

Um dos maiores diferenciais da central do Meets é a sua estrutura omnichannel.

Assim, há uma concentração de todos os canais utilizados em um só lugar.

E como isso funciona?

Simples.

Todos os contatos do seu público com sua empresa, seja de qual canal for, chegará na central do Meets.

Assim, em um único lugar, você e sua equipe acessa todas as mensagens.

Chatbot

Comunicação por mensagens Meets

Além disso, explorar as potencialidades da comunicação por mensagens, associado ao mundo digital, permite que você jamais deixe o seu cliente sem resposta.

Como isso é possível?

Através do chatbot, recurso presente na central do Meets.

Imagine um cliente em outro fuso horário que entra em contato com sua marca fora do horário comercial. Do mesmo modo, ele pode ter entrado em contato com outras empresas.

Um chatbot pode antecipar a comunicação ou até mesmo atender à demanda do consumidor, fornecendo informações úteis, como por exemplo a data de entrega de um pedido. 

O bot é um robozinho que simula a comunicação da sua marca com o cliente, como se fosse, de fato, um atendente.

Logo, você programa mensagens que são enviadas de maneira automática, seguindo alguns comandos, para que o consumidor não fique sem ser respondido.

Evolua em suas práticas 

Em um momento de grandes transformações digitais, não dá para ficar preso em práticas obsoletas, não é mesmo?

Por isso, pensando em melhorar a experiência do consumidor e fortalecer o relacionamento, é preciso lançar o uso da comunicação de mensagens e explorar todos os benefícios dos canais digitais.

Diante disso, se você deseja alinhar a comunicação da sua marca e alcançar ótimos resultados, está na hora de investir no primeiro  CRM online com Central de Atendimento integrada, o Meets.

O Meets dispõe das melhores soluções para gestão de leads, atendimento digital e vendas, garantindo que a sua empresa tenha uma melhor performance e se destaque no mercado português.

O Meets CRM é uma empresa brasileira que está a cada dia se expandindo, chegando em Portugal para ajudar empresas de todos os segmentos e de diversos portes com sua estrutura flexível e adaptável.

Ainda não tem uma conta no Meets? Comece agora mesmo clicando aqui.

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