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Canais de vendas: saiba o que são e quais as melhores opções para o seu negócio

Canais de vendas: saiba o que são e quais as melhores opções para o seu negócio

Os canais de vendas são ferramentas a partir das quais pessoas e negócios comercializam os seus produtos e/ou serviços. Esses meios podem ser tanto online, quanto offline, possuindo uma grande variedade. 

De início, pensa na realidade do mercado atual…

A dinâmica de mercado impõe a necessidade de você e sua equipe constantemente buscarem estratégias para colocar a marca em destaque, não é mesmo?

Isto é, uma busca frequente por apresentar diferenciais competitivos

O contexto no qual nos inserimos, no começo deste artigo, é justamente o mercado atual, marcado pela forte competitividade que cresce cada dia mais. 

Assim, a geração e gestão de leads, bem como a fidelização de clientes, apresentam-se como obstáculos para muitos gestores, os quais veem suas taxas de conversões em níveis baixos e suas vendas estagnadas.

De fato, conquistar clientes se tornou mais difícil. O consumidor atual está muito mais exigente. Por exemplo, um cliente, hoje, consegue ser muito mais ativo na decisão de compra. Ou seja, com a circulação massiva e mais rápida de informações, fica muito mais fácil realizar comparações e avaliar qual marca oferece a melhor experiência.

Portanto, o público atual é, de fato, multicanal, isto é, estão em circulação nos mais diversos meios. Quando mencionamos o fator “melhor experiência”, nos referimos à oferta de diferenciais de mercado, que vai desde preços ao atendimento, os quais são capazes de prender a atenção do consumidor e fazê-lo escolher o seu negócio ao invés de outro. 

Dessa forma, em face disso, se você busca captar cada vez mais clientes e obter sucesso na performance do seu negócio, é importante, além de promover um bom customer experience, estar presente (bem presente) em diferentes canais de vendas

Como melhorar o seu Customer Experience com o Meets?

Mas, quais canais utilizar? Como iniciar? Como colocar em prática as estratégias? 

Esses são alguns dos pontos que iremos abordar neste post. Ficou interessado? Continue a leitura! 

Canais de vendas: como podemos definir? 

Canais de vendas Meets

Começando este tópico de maneira direta, podemos definir que os canais de vendas são ferramentas a partir das quais pessoas e negócios comercializam os seus produtos e/ou serviços. Esses meios podem ser tanto online, quanto off-line, possuindo uma grande variedade. 

Assim, com a presença em diferentes canais de vendas e de estratégias bem alinhadas, o seu negócio se difunde e tende a aumentar suas conversões

Sem dúvidas, esses canais de vendas são os principais meios de contato marca-cliente, sendo crucial, portanto, pensar de maneira estratégica sobre quais utilizar. 

Para isso, a definição e análise da persona é essencial, tendo em vista que você passa a traçar quem é o seu público e onde ele está. 

Atualmente, você encontra diversas possibilidades de canais disponíveis no mercado. Contudo, isso não significa que a sua empresa vai se lançar em todos, visto que alguns deles podem não surtir o efeito esperado, já que sua persona não marca presença neles. 

Qual o ponto de partida?  

Agora que você já sabe o que é um canal de venda, lançamos as perguntas: como você escolhe um canal de venda? Indo além, por onde você começa as suas estratégias?

O erro cometido por muitas empresas é simplesmente se lançar em canais digitais, por exemplo, que estão em alta no momento, mas, sem alinhar as estratégias. 

Como assim?

Vamos pensar a partir de um exemplo:

Uma plataforma digital X está em alta, o que poderia ser uma boa vitrine e espaço de comercialização para o seu negócio, que já utiliza a plataforma Y.

Devido o destaque da ferramenta X, você decide adotá-la em seu negócio. No entanto, antes de adotar você e sua equipe não faz uma análise da plataforma para saber se a sua persona está realmente ali e se vale o investimento de tempo e de recursos nela. 

Assim sendo, você apenas se lança na plataforma pelo fato de todos estarem nela, mas adota estratégias que não são compatíveis com a mesma.

É como se uma empresa utilizasse a mesma linguagem engessada que utiliza no LinkedIn no Twitter, que possui uma dinâmica mais descontraída.   

Diante disso, escolher estrategicamente quais canais utilizar para comercializar serviços/produtos da sua marca é um primeiro passo

Para isso, é importante tomar como base a persona do seu negócio, a qual precisa ser definida. Além disso, é necessário levar em consideração o nicho no qual o seu negócio está inserido e os tipos de produtos/serviços vendidos

Alinhando esses pontos, fica muito mais fácil lançar-se nos canais para prospectar e alavancar suas vendas. 

Quais canais de vendas utilizar?

Como já foi destacado, existe, hoje, no mercado uma gama de opções de canais de vendas para o seu negócio fazer uso.

Entre eles, você consegue encontrar ferramentas no mundo digital, o qual se expande a cada dia e constantemente fornece novas possibilidades.

Além disso, apesar da era digital, os canais de vendas não se restringem unicamente ao mundo virtual, na medida em que existem também os canais de vendas offline, isto é, fora da internet. 

Vamos conhecer os principais canais de vendas online e offline? 

Quer saber mais sobre as principais opções para o seu negócio? 

Acompanhe a leitura!

Canais de vendas Online

Na era de difusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), ficar de fora das plataformas online significa perder oportunidades e dinheiro. É fato.

Nos últimos anos, especialmente com a pandemia do Coronavírus, iniciada em 2020, o universo de possibilidades de canais de venda online aumentaram exponencialmente.

Os canais online são aqueles a partir do qual a sua empresa pode comercializar produtos/serviços através da internet. Assim, é possível explorar toda a agilidade, comodidade e economia que as plataformas online oferecem. 

Além disso, você pode alcançar o público de maneira surpreendente, ultrapassando barreiras geográficas e chegando nele a qualquer momento e em qualquer lugar

Confira os principais canais de vendas online!

Redes sociais

Canais de vendas Meets

Como primeiro exemplo, é quase inviável não citar as redes sociais

Sem dúvidas, as redes sociais são as principais marcas do mundo digital. São inúmeras delas, as quais contam com a presença massiva de pessoas de todos os cantos do mundo. 

Muitas das redes, com o propósito inicial de garantir a socialização dos indivíduos, troca de mensagens, publicação de frases, fotos, etc, foram apropriadas pelos negócios. Ou seja, se as pessoas estão nessas redes, por que não lançar a marca nelas? 

Portanto, o mundo dos negócios encontrou grande viabilidade e potencial nas mídias sociais, as quais auxiliam na visibilidade da empresa e dos seus produtos e serviços, no engajamento da marca, nos múltiplos recursos, bem como nas possibilidades de campanhas pagas. 

Assim, no universo das redes sociais as empresas encontram um excelente meio para construir uma relação com os seus consumidores, o que é de extrema importância em um mercado que exige foco no cliente. Ademais, as marcas exploram o grande potencial que as redes oferecem para a estratégias de marketing mais assertivas, bem como para alavancar as suas vendas, visto que muitas plataformas permitem isto.

Em relação às vendas, vale mencionar o exemplo do Instagram Shopping e do WhatsApp Commerce!  

Instagram

O Instagram possui cerca de 1,45 bilhão de usuários em todo o mundo, dos quais mais de 122 milhões estão no Brasil. Percebe a expressividade dos números?

Com a difusão da rede social e das inúmeras possibilidades fornecidas por ela, como os diferentes formatos de posts e interação com o público, bem como a possibilidade de você contar com um perfil comercial e de fato comercializar na própria plataforma, as empresas vêm, cada vez mais, investimento na rede.

Dessa forma, apostar nessa rede social, que vem se tornando flexível para qualquer tipo de negócio, é crucial. Vale, portanto, alinhar bem as estratégias e oferecer diferenciais competitivos ao seu público, alavancando, portanto, as vendas no Instagram

Separamos alguns artigos no nosso Blog para você compreender mais como o Instagram pode ajudar o seu negócio a crescer mais. Confira: 

Como potencializar o seu negócio com o Instagram?

Instagram Ads: o que é, por que e como utilizar no seu negócio?

Como funciona a integração do Meets com o Instagram?

Instagram Shopping: como ativar e alavancar as vendas no seu negócio?

WhatsApp

O WhatsApp já deixou faz tempo de ser apenas uma rede social.

Aquela única função de trocar mensagens já ficou para trás, na medida em que o aplicativo de mensagens tornou-se um dos principais canais de venda da atualidade.

Assim, além de ser um excelente canal de atendimento ao cliente, o aplicativo permite que a sua empresa venda diretamente produtos na própria plataforma, o que traz otimização para o seu negócio, bem como para o seu público. 

A versão do WhatsApp Business se expande cada vez mais. Com a conta comercial você pode criar, realmente, uma vitrine no aplicativo, bata observar a possibilidade de inserção de links e catálogos de vendas, por exemplo. 

Além disso, mais recentemente, o aplicativo passou a permitir que todo o processo comercial seja executado dentro da plataforma. Estamos falando do WhatsApp Commerce, a partir do qual o seu consumidor pode iniciar e finalizar uma compra sem sair do aplicativo

O que é WhatsApp Commerce e como isso pode ajudar seu negócio?

WhatsApp para e-commerce: moda ou algo definitivo?

Regras de etiqueta para conversas no WhatsApp

Não dá para deixar de mencionar a possibilidade de usos de mensagens automáticas, não é mesmo? Com elas, você consegue manter a qualidade no atendimento, converte e vende mais. 

Uma excelente maneira de conquistar cada vez mais leads e clientes, vendendo mais, é contar com uma Central de Vendas e Atendimento via WhatsApp. Isso você pode encontrar no Meets CRM, parceiro oficial do WhatsApp que transforma o aplicativo em um poderoso canal para gerar vendas.  

Facebook

Por último, mas não menos importante, destacamos o Facebook como mais um exemplo de rede social. Vale mencionar que essas não são as únicas possíveis de comercializar. Contudo, destacamos-as como principais exemplos.

Apesar da chegada de novas redes sociais que de certa maneira “capturaram” a preferência de muitas pessoas que antes passavam a maior parte do tempo no Facebook, esta rede ainda está viva, firme e forte!

Portanto, o Facebook assume um importante papel como canal de venda. Destacamos a possibilidade da Loja do Facebook, na qual você pode comercializar diretamente na plataforma. Além disso, tem o Facebook Ads, que são os anúncios pagos que você pode utilizar, segmentando o seu público, para alcançar mais pessoas e vender mais. 

Marketing no Facebook: 10 estratégias para você começar a colocar em prática

Ecommerce

Canais de vendas Meets

Um outro canal de venda de grande impacto, atualmente, são as plataformas de e-commerce.  

O e-commerce é uma loja virtual.

Ou seja, do mesmo modo que uma empresa pode ter uma loja física, colocando os seus produtos nas prateleiras, pode ter online.

A partir de uma plataforma de e-commerce, é possível que você personalize o seu negócio na internet, deixando-o mais atrativo.

Com um e-commerce você traz grande comodidade e facilidade na gestão de vendas.

Contudo, tudo pode ficar ainda mais fácil caso você contar com um CRM aliado, como o Meets.

Assim, você automatiza a gestão e faz o controle de estoque com maior agilidade e praticidade; melhora todos os pontos de contato com o cliente, estabelecendo uma comunicação impecável; integra com outros canais de venda e de atendimento, assim como com outras plataformas, etc. 

E-mail Marketing

O Email Marketing também é um excelente canal de venda. Com o recurso, a sua marca pode estar em contato de maneira periódica com os clientes e potenciais clientes para comercializar produtos

Hoje, uma das grandes dores de cabeça das vendas virtuais, sobretudo em e-commerce, é o abandono de carrinhos. Quem nunca adicionou produtos no carrinho e não finalizou a compra por algum fator? 

Assim, você pode, com o e-mail marketing, dar aquele empurrãozinho que o consumidor precisa para efetuar a compra.

Esse empurrãozinho, portanto, pode ser através da oferta de vantagens e descontos, por exemplo. 

Contudo, para que a estratégia de e-mail marketing seja eficiente é preciso contar com uma base de leads.

Não dá para seguir mandando e-mails para todos. Você está perdendo oportunidades e vulnerável a se tornar Spam. 

Contar com uma boa base de leads segmentados, fica muito mais fácil ser assertivo no envio das mensagens, enviando conteúdos de maneira personalizada. 

Vale destacar a importância de contar com um CRM, como o Meets, o qual descomplica todo o processo de geração e gestão de leads fornecendo as melhores ferramentas para você alinhar a comunicação com os potenciais clientes e registrar os dados deles da melhor maneira, analisando-os com precisão. 

3 motivos para você integrar um CRM na sua estratégia de Marketing Digital

Não esqueça de nos e-mails marketing convidar os potenciais clientes para conhecer suas redes sociais e o blog, caso conte com um! 

Marketplace

Para falar o que é o Marketplace, podemos compararmos com um shopping.

Como assim?

Simples: o marketplace é uma grande loja virtual que possibilita que outros lojistas virem parceiros de vendas.

No shopping, temos um grande ambiente no qual diferentes lojas comercializam diferentes produtos/serviços, certo?

No marketplace, esse shopping são as grandes lojas virtuais, que permitem que lojistas dos mais distintos segmentos anunciem seus produtos/serviços em um só lugar

Uma das maiores vantagens é o fato de lojistas de pequenos negócios podem aproveitar a credibilidade das plataformas, ganhando, assim, maior visibilidade. 

De modo resumido, o marketplace é a vitrine do produto/serviço e garante a infraestrutura do pagamento, ficando sob responsabilidade da loja vendedora enviar o que foi comercializado.

Google Ads

Canais de vendas Meets

O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google, o maior buscador do mundo. Além disso, configura-se como uma excelente forma de sua marca vender produtos e serviços. 

Através do recurso, você consegue elevar o seu negócio a patamares maiores, na medida em que garante maior visibilidade.  

Com o Google Ads, você aumenta o tráfego para o seu negócio, tendo em mãos maiores chances de aumentar suas conversões

Isso é possível a partir das suas redes de pesquisa e de display, sendo a primeira também conhecida como links patrocinados que surgem mediante palavras-chave ligadas ao seu nicho. Ou seja, você adquire algumas palavras-chave, as que desejar, e na medida em que os usuários buscarem por elas no Google, a sua página aparecerá. 

Por outro lado, a rede de display funciona a partir de propagandas em sites parceiros. 

Com o Google Ads, você consegue segmentar o público-alvo, levando em consideração aspectos como localização, idade, gênero e interesses, por exemplo. Desse modo, tomando como base a sua persona e os dados de leads registrados, potencialmente em um CRM, como o Meets, você consegue ser muito mais assertivo nas suas estratégias, melhorando, assim, os resultados. 

Google Shopping

Apesar de apresentar ligação com o Google Ads, o Google Shopping merece, também, destaque. 

O Google Shopping é justamente a vitrine na qual os produtos anunciados no Google Ads irão aparecer

Assim, os usuários têm acesso aos produtos em formato de carrossel, logo em uma posição de destaque na página de resultados do Google, com imagem, nome, preço e loja que comercializa. 

Para anunciar no Google Shopping basta ter um e-commerce ou formatar as informações sobre produtos comercializados e enviar para o Google, através do Google Merchant Center.

Programas de afiliados

Os programas de afiliados são outros canais de vendas bastante utilizados.

Mas, o que é um afiliado?

Um afiliado trata-se de uma organização ou até mesmo pessoas que usa o próprio site ou outras páginas, como redes sociais, para vender produtos/serviços de outros, ganhando comissões para isso

Portanto, é como se fosse um vendedor online, que manda links de vendas e divulga marcas.

Muitas empresas acabam ganhando mais visibilidade com os programas de afiliados. 

Canais de venda offline

Apesar da alta dos canais online, temos os canais de vendas offline. Confira os principais:

Ponto físico

Canais de vendas Meets

Ponto de venda físico?

Isso mesmo!

Quer um canal de venda mais tradicional do que um ponto físico?

Os famosos pontos de venda são os espaços físicos nos quais os clientes vão para olhar e comprar produtos/serviços. 

Hoje, com o sucesso da internet, muitas empresas estão buscando conciliar um ponto físico com uma presença no mundo virtual

Venda direta

A venda direta é outro canal de venda bastante tradicional. Nele, o vendedor entra diretamente em contato com o consumidor, indo até mesmo na residência

Um exemplo bastante comum são as pessoas que revendem produtos de cosméticos. 

Telemarketing

O telemarketing apresenta-se também como um importante canal de venda. Trata-se de vender pelo telefone.

Além desses mencionados, podemos destacar ainda outros canais de vendas offline, como veículos midiáticos, como TV e jornal, assim como as próprias franquias de grandes lojas. 

Como escolher os melhores canais de venda?

Primeiramente, a sua empresa não precisa trabalhar com todos os canais de vendas existentes. Do mesmo modo, não precisa se prender apenas a um único canal. Portanto, diversificar os canais é uma excelente estratégia para atrair mais pessoas.

Contudo, isso não significa que você deve sair se lançando em todos os canais possíveis e disponíveis no mercado.  

Mas, como saber quais são os melhores canais? 

Destacamos 6 pontos para você levar em conta, confira: 

1. Conheça o seu cliente

Sempre destacamos este ponto em nossos conteúdos:

Se você quer ser assertivo em suas estratégias, conheça bem o seu público! 

Saber detalhes sobre seus clientes, com base na definição de uma persona, permite o desenvolvimento de estratégias que realmente sejam assertivas.

Como definir a persona da sua empresa?

E nada melhor do que contar com um CRM de qualidade, como o Meets, para ajudar a sua empresa a conhecer o seu cliente. Com o nosso CRM, você registra, organiza e acessa dados sobre leads e clientes, bem como históricos de interações, para saber direito quem é quem e como o seu público se comporta. 

2. Em quais canais o seu público está? 

A partir do momento em que você conhece o seu público com profundidade, você sabe dos hábitos de consumo e preferências.

Com base nisso, você define quais canais utilizar, sabendo onde seus clientes estão presentes. 

Do que adianta apostar em canais de venda nos quais o seu público não marca presença?

Seria jogar dinheiro no lixo e perder tempo! 

Portanto, esteja onde o seu público está

3. Quantos canais de venda você pode dar conta?

Será que ter mutos canais é a melhor opção?

Depende.

Se você avaliou que os seus clientes estão presentes nele, certo, primeiro passo dado.

Mas, para dar outro passo você precisa refletir: “eu e minha equipe damos conta de gerencia-los?” 

De nada adianta estar presente em inúmeros canais e não conseguir gerenciá-los de maneira otimizada. O que seria uma estratégia para captar mais clientes e vender mais, pode ter o efeito contrário. 

Sendo assim, tenha cautela, comece aos poucos e respeite sempre os limites do seu negócio.

4. Tenha uma equipe preparada

Canais de vendas Meets

Para gerenciar os canais de venda, é crucial contar com um time afiado e preparado para lidar com as demandas.

Você precisa, portanto, contar com uma equipe que saiba estabelecer uma comunicação de qualidade, executando boas práticas de atendimento.

Lembre-se que o contato da sua marca com o cliente vai ser o momento de conquistá-lo e convencê-lo que o seu negócio oferece o que ele está precisando. Assim, se o seu time não possuir preparo suficiente para convencer os clientes, os resultados não serão tão bons.

Portanto, capacite a sua equipe para o atendimento e vendas

5. Qual o investimento necessário?

Você precisa saber, também, qual o investimento que deve ser realizado em cada um dos canais de vendas que você decidir adotar.

Será que vale o investimento?

Vai ter prejuízo?

É preciso trabalhar com números, análises e previsões. 

Você pode investir em um CRM omnichannel, como o Mets, o qual oferece integração com diferentes canais para você incluir na sua estratégia. 

6. Fique por dentro dos indicadores das vendas

Você está adotando canais de vendas como estratégias, certo? 

Como qualquer outra estratégia, você precisa mensurar os resultados e avaliar se as estratégias estão obtendo bons resultados ou não

Para isso, acompanhe os principais indicadores e métricas das vendas em cada canal utilizado.

Entre as métricas, têm o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), taxa de conversão, Retorno sobre o Investimento (ROI), Receita Recorrente Mensal (MRR), Taxa de Churn Rate, o Lifetime Value (LTV), etc. 

CRM com Central de Atendimento e Vendas integrada 

Pensou em qualificar o atendimento ao cliente e torná-lo ainda mais eficiente?

Está se perguntando como vender mais?

O Meets CRM é a solução ideal para o seu negócio!

O nosso CRM oferece soluções em vendas, gestão de leads e atendimento para empresas dos mais diversos ramos e portes.

Com o Meets, você organiza dados sobre leads, clientes e negócios e promove cada vez mais vendas.

Tudo isso graças aos dados registrados de maneira segura e centralizada no nosso sistema, a partir dos quais você conhece mais profundamente o seu cliente. Sabendo mais sobre ele, você otimiza o relacionamento da sua marca com ele.

Para alinhar a sua comunicação, o Meets possui uma central de vendas e atendimento omnichannel, permitindo a chegada de oportunidades dos mais diversos canais utilizados pelo seu negócio.

Por que trabalhar com CRM e Central de Atendimento integrada?

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