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Descubra o que é Lead Tracking e qual a sua importância

Descubra o que é Lead Tracking e qual a sua importância

A gestão de leads é uma grande dor de cabeça para o seu negócio? Já imaginou se fosse possível identificar como os leads navegam em suas páginas e qual a origem deles? Você sabia que isso é possível?

Contar com uma base de leads consistente é cultivar grandes oportunidades de vendas para o seu negócio.

Contudo, sem dúvida alguma, realizar o gerenciamento dessas oportunidades é uma das maiores dores de cabeça de gestores e de seus colaboradores.

Pelo fato de não possuir estratégias bem alinhadas e assertivas, bem como uma estrutura favorável, muitas empresas perdem diversos leads, o que, consequentemente, atrapalha os resultados e o faturamento. 

Mas, por outro lado, uma boa gestão de leads indica bons resultados.

Para gerenciar bem as oportunidades, contudo, é de grande vantagem monitorá-las.

Assim, quando falamos em monitoramento de leads, ou acompanhamento, estamos nos referindo ao “lead tracking”, recurso do marketing que apresenta-se como um grande diferencial para você acompanhar seus leads.

Lead Tracking Meets

Na busca de novas oportunidades de vendas, compreender o comportamento do seu público e as interações em cada etapa do funil são passos fundamentais para ser cada dia mais assertivo.

É justamente com o Lead Tracking que você e sua equipe conseguem identificar as ações que um lead realiza ao longo da  jornada na sua empresa.

Assim, torna-se mais prático e rápido personalizar o relacionamento e promover excelentes experiências.

O conceito parece complicado? Não ficou claro as vantagens do recurso? Pode ficar tranquilo, porque neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre Lead Tracking. 

Ficou interessado?

Continue a leitura conosco!

Para começo de conversa, relembre o que é um lead 

Antes de nos aprofundarmos no tema desta publicação, é preciso que não reste nenhuma dúvida sobre o que é um lead, certo?

De modo objetivo, o lead é o potencial cliente do seu negócio.

Como assim?

É aquela pessoa que procura determinado produto/serviço no mercado, o qual a sua empresa oferece, sendo, portanto, uma possibilidade de consumidor para sua marca.

Assim, estando ao alcance do seu negócio, pode-se estabelecer um relacionamento com ele, o qual torna-se mais estreito na medida em que o lead começa a demonstrar interesse pelo que você oferece. Para se tornar um lead, esse consumidor fornece dados relevantes, geralmente, em troca de algo, como por exemplo um conteúdo ou até mesmo um cupom de desconto

Afinal, o que é Lead Tracking?

Lead Tracking Meets
Lead Tracking trata-se do processo desempenhado por uma empresa para acompanhar as atividades de leads ao longo da sua jornada até o fechamento de uma compra.

Agora que você já sabe o que é um lead, vamos entender o que é Lead Tracking?

O termo “Lead Tracking” ao ser traduzido ao portugês pode ser entendido como rastreamento de leads, ou monitoramento ou acompanhamento.

Assim, o Lead Tracking trata-se do processo desempenhado por uma empresa para acompanhar as atividades de leads ao longo da sua jornada até o fechamento de uma compra.

Hoje, o Lead Tracking apresenta-se como uma importante estratégia de automação de marketing, monitorando as interações de um lead com a sua marca e agrupando essas informações para que você e seu time as utilizem.

O Lead Tracking pode ser utilizado de maneira mais simples, como um acompanhamento da origem, para saber por onde aquela oportunidade chegou ao seu negócio, bem como de modo mais complexo. Neste último caso, é inserido um código de acompanhamento em páginas conteúdo de um sistema para que seja possível acompanhar as ações de um lead durante a jornada de compra.

Esse acompanhamento vai desde a conversão em lead até o momento em que ele se torna cliente da sua empresa.

Desse modo, com o Lead Tracking o seu time de vendas e marketing pode analisar a origem dos leads e estudar as melhores estratégias para estabelecer propostas comerciais assertivas

Tomando como referência a inserção de códigos, geralmente o Lead Tracking é instalado em páginas de maior importância, como aquelas que dão maior direcionamento aos produtos/serviços ofertados.

Para propor campanhas de marketing assertivas e propostas de vendas eficientes, o Lead Tracking é uma importante arma para o seu time, na medida em que disponibiliza informações de grande valor. Logo, tendo em mãos esses dados, é possível criar os melhores gatilhos e permitir uma integração mais expressiva entre marketing e vendas.

Por que é importante acompanhar os leads? 

Existem diversos pontos que podemos abordar para falar da importância de acompanhar leads.

Contudo, basta partir de uma reflexão e se perguntar se é mais fácil elaborar e executar estratégias assertivas voltadas para leads que você pouco conhece e não sabe como chegaram até o seu negócio ou para oportunidades que você e seu time monitoram até aqui.

Com certeza a segunda opção é a mais provável. 

Acompanhar o seu lead possibilita entender mais sobre suas necessidades, desejos e/ou dores, bem como o momento no qual ele está na jornada de compra.

Com o Lead Tracking, você consegue dar um melhor fluxo ao seu funil de vendas e reunir informações valiosas para tornar aquele potencial cliente em cliente de fato. 

Então, se você esteve ao lado do seu lead, identificando de onde ele veio, o que ele consome, como se comportar, etc, fica muito mais fácil propor algo de maneira assertiva, de modo que ele venha se tornar cliente da sua empresa.

Com o Lead Tracking, você pode focar muito mais em leads que estão prontos para comprar, otimizando tempo, esforços e recursos.

Como o Lead Tracking pode ser utilizado? 

Lead Tracking Meets
O Lead Tracking pode ser utilizado para diversas finalidades e a partir de diferentes objetivos, como analisar a interação dos leads com sua marca, a origem de cada oportunidade, o sucesso de landing pages, etc.

O monitoramento de leads pode ser utilizado para diversas finalidades na análise das interações de um potencial cliente em diferentes momentos da jornada de compra.

Entre os principais acompanhamentos que você pode executar, podemos destacar as seguintes:

  • Interação do lead com conteúdos: você pode acompanhar o acesso a conteúdos divulgados pela sua empresa, a exemplo das publicações em blog.

  • E-mails marketing: em campanhas de e-mail marketing, o Lead Tracking permite que você acompanhe o recebimento, a abertura e cliques em links de campanhas realizadas.

  • Fluxos de nutrição de leads: aqui, você e sua equipe podem acompanhar a entrada, saída, abertura e cliques em e-mails, bem como a finalização dos fluxos de nutrição. 

  • Funil de vendas: o Lead Tracking possibilita que você acompanhe a trajetória do lead no funil de vendas, ou seja, o avanço pelas etapas do funil (de visitante para lead, de lead para lead qualificado, por exemplo).

Agora que você já sabe o que é Lead Tracking, sua importância e como pode ser utilizado, vamos entender as suas principais vantagens? 

Saiba mais no tópico a seguir!

Vantagens de acompanhar os leads

Lead Tracking Meets
Siaba quais são as principais vantagens do Lead Tracking para uma gestão de leads de sucesso.

Neste artigo, já falamos brevemente sobre a importância do Lead Tracking. No entanto, são tantas vantagens que vale a pena destrinchar mais um pouco sobre algumas delas.

Para isso, trouxemos neste tópico os principais benefícios do Lead Tracking. Nos acompanhe e saiba como esse recurso pode ajudar o seu negócio!

Entenda o momento do seu lead 

O Lead Tracking permite que você analise melhor a jornada de compras e o momento que o seu lead se encontra

Assim, tendo a possibilidade de acompanhar o lead, você pode analisar toda a jornada dele e, consequentemente, suas interações.

Nisso, fica muito mais fácil entender o estado atual do lead dentro do seu funil e direcionar estratégias adequadas para a etapa em questão.

Segmente seus leads

Hoje, fala-se bastante da importância de promover experiências satisfatórias para construir um bom relacionamento com o consumidor, atraindo-o e tornando-o, lá na frente, um cliente fiel ao seu negócio.

Para isso, é fundamental atender às expectativas do seu consumidor e entregar o que ele realmente está precisando. Aliás, diante de um mercado acirrado, o ideal é superar essas expectativas e se antecipar às dores dele.

Mas, para que seja possível promover, de fato, experiências satisfatórias que atinjam em cheio o seu lead/cliente, é fundamental, a princípio, conhecê-lo.

Saber quem é o seu consumidor é um passo importante para tomar caminhos mais eficientes na construção de um relacionamento e dentro do próprio processo comercial.

Nessa perspectiva, o Lead Tracking permite que você reúna informações importantíssimas para que, juntamente com o time de marketing, possam realizar a segmentação dos potenciais clientes e estruturar um excelente follow-up.

Ao monitorar o seu lead, você pode identificar comportamentos, captar necessidades/desejos, entre outros aspectos, que ajudam a traçar perfis e definir quais estratégias tendem a dar mais certo com dado perfil. 

Do mesmo modo, com essa segmentação, seu time de marketing cria campanhas personalizadas que ajudam na maturação e transição do lead pelo funil de vendas, assim como na captação de novos leads.

Ao final, a consequência será mais leads qualificados sendo repassados para o time de vendas, o qual tem a mãos a munição ideal para ser certeiro no alvo. 

Identificação de leads mais quentes 

Pegando gancho no que foi tratado acima, você percebeu que o Lead Tracking permite identificar os leads que estão mais avançados no seu funil, certo?

Assim, você e seu time podem monitorar as interações dos potenciais clientes, delimitar quais estão mais prováveis de fechar uma negociação e/ou avançar de etapa e, assim, dedicar mais esforços.

Abordagens mais direcionadas 

Na medida em que você acompanha a jornada dos seus leads, fica mais fácil conhecê-los melhor e, assim, realizar segmentações. 

Logo, ao passo que você tem em mãos esse diferencial, você consegue tomar um rumo melhor nas propostas e estabelecer estratégias de vendas mais específicas de acordo com o lead e a etapa na qual ele se encontra

Logo, une-se a isso a personalização das ofertas.

Une-se, também, a personalização do atendimento, fator que potencializa a promoção de excelentes experiências para o seu público. 

Maior assertividade nas propostas

Lead Tracking Meets

Vamos partir do fato de que você e seus times de vendas e marketing passam a monitorar os leads na jornada de compra.

Assim, uma série de dados sobre o comportamento e as interações são produzidos.

Qual é uma das maiores vantagens disso?

Podemos responder: os dados subsidiam estratégias.

Sair atirando no escuro não é a melhor opção, o melhor é tomar base em informações reais do lead.

Com o acompanhamento, você pode, ainda, constatar as possíveis objeções de vendas e obstáculos que existem na jornada do lead.

Somando esses fatores, é possível aprimorar o discurso de vendas e ser muito mais assertivo no processo comercial.

Encurtamento do ciclo de vendas

Ao analisar a jornada de compras de maneira mais precisa, com base no Lead Tracking, você consegue reunir informações suficientes para melhorar a experiência dos seus consumidores e vencer os obstáculos e objeções de vendas que deixam o andamento pelo funil de vendas lento.

Logo, a sua marca ganha mais propriedade no processo comercial e isso garante uma redução no ciclo de vendas.

A lógica é simples: se você é muito mais assertivo, a tendência é fechar negociações muito mais breve

Lead Tracking e CRM

Contar com a automatização dos processos é, sem dúvidas, um dos maiores aliados do Lead Tracking.

Ainda mais quando falamos do CRM.

Um CRM de qualidade, como o da Meets, ajuda você a nunca mais sentir dor de cabeça com a gestão de leads.

O que é CRM e para que serve?

Qual a função de um CRM?

Solução em CRM: quais são as soluções que o CRM traz à sua empresa?

Como implantar um sistema de CRM?

Mercado de CRM: crescimento e perspectivas

Ferramentas e recursos de CRM da Meets: descubra qual é a melhor para seu negócio

Possivelmente, um dos maiores desejos seu é alavancar as vendas e conquistar cada vez mais clientes, certo?

Lógico que podem existir outros e toda uma ordem de prioridades.

Mas, se você pretende obter sucesso com sua empresa, é improvável que esses dois desejos não estejam inclusos. 

Um CRM ajuda, justamente, o seu negócio a potencializar os resultados e garantir uma boa performance no mercado.

Com o Meets CRM, você registra, organiza e gerencia uma variedade de dados de leads, clientes, negócios e gestão.

Ao contar com um CRM, você pode armazenar históricos de interações com os leads em todos os pontos de contato, acompanhar sua jornada ao longo do funil de vendas e reunir informações de grande valia que podem ajudar você e seu time a conquistá-lo.

Acompanhamento de leads com o Meets CRM

Com o Meets CRM, você consegue identificar a origem de entrada dos leads

Nada melhor do que começar a qualificar um lead sabendo de onde ele chegou, não é mesmo? 

Por exemplo, se o lead chegou através do WhatsApp, esse canal fica identificado. O mesmo acontece se ele chegar através do direct do Instagram, caso você utilize a integração do Meets com a rede social.

De outra forma, se você utiliza o Facebook Lead Ads para estruturar campanhas, é possível identificar de qual campanha o lead chegou.

Ao traçar essa origem, é possível delimitar suas preferências e alinhar uma comunicação ideal para aquele lead. 

Um outro exemplo, é se você utiliza formulário HTML. Se você utiliza diferentes formulários, é possível identificar de qual formulário o lead foi originado, isto é, de qual campanha.

O mesmo se aplica ao uso de landing pages. Ao construir landing pages diferentes, basta inserir formulários diferentes, que cada lead ao ser gerada virá com a identificação de sua origem, ou seja, de qual formulário. 

Desse modo, o acompanhamento é possível a partir do momento em que o visitante vira lead.

Utilize o CRM da Meets para monitorar seus leads de maneira mais eficaz 

O Meets é a solução ideal para otimizar a gestão de leads do seu negócio.

Com o nosso CRM, você armazena e gerencia dados sobre leads, clientes e negociações de maneira segura e centralizada.

Com o volume de informação em mãos, você utiliza os mais diversos recursos e ferramentas do nosso CRM para gerir suas oportunidades e tomar as melhores decisões.

Está esperando o que para melhorar o desempenho do seu negócio?

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