Por que e como higienizar sua lista de contatos?
Você concorda que uma lista de contatos é um ativo de grande relevância e valor para a sua empresa, certo?
Ao refletir e discutir sobre os caminhos para obter sucesso no mercado, não tenha dúvidas, um dos passos mais recomendados é contar com uma lista de contatos.
Não importa o tamanho, volume e segmento do seu negócio, dispor de uma listagem de consumidores é indispensável para vender mais.
Mas, será que uma lista de contatos não possui validade?
Será que você só deve aumentar essa lista?
Ou seja, será mesmo que o ideal é apenas acrescentar contatos, deixando de lado a reciclagem dos dados?
Respondendo os questionamentos acima: a lista possui sim prazo de validade.
Se você se prende a uma mesma lista de contatos, apenas adicionando contatos, ao invés de realizar uma atualização integral, os resultados não serão os mesmos.
Logo, você irá reparar, possivelmente, menos entregabilidade, bloqueios, spam, menos cliques, etc.
Mas, onde está o problema disso?
Está justamente no fato de você não higienizar sua lista de contatos.
Se você não não fizer essa higiene e olhar para a sua listagem, irá encontrar certamente contatos inválidos.
Logo, contar com um banco de contatos não é tudo.
É preciso higienizar sua lista de contatos para mantê-la saudável!
Neste post, iremos ajudar você a entender a importância de higienizar sua lista de contatos e como deve ser feito.
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Para começo de conversa, você sabe o que é uma base de contatos?
A base de contatos do seu negócio nada mais do que o conjunto de todos os contatos que em algum momento já demonstrou interesse em serviço/produtos ofertados pela sua marca ou que consumiram conteúdos em troca de suas informações.
Ou seja, estamos falando de uma base de contatos que podem ou não ser convertidos em leads.
Logo, essa base de contatos é o que justamente formula a sua lista de contatos, que estamos tratando aqui neste artigo.
Porém, existem empresas que constroem essas listas de maneira orgânica e outras que cometem o erro de comprar listas prontas, pensando no imediatismo e na falsa ilusão de sucesso breve, sem entender os impactos negativos de tal aquisição.
Saiba por que você não deve comprar listas de leads de acordo com a LGPD
Em face disso, ressaltamos a importância de você não comprar lista de leads, visto que a intenção é ajudar você a higienizar sua lista de contatos para assim otimizar suas informações e a compra de listas prontas possui o efeito totalmente inverso, ou seja, polui sua base de contatos.
Mas, por que uma lista “suja” faz mal para uma empresa?
Se a sua empresa não possui uma lista de contatos não higienizada, isto é, “suja”, alguns impactos negativos podem ser evidenciados.
Assim, alguns malefícios podem ser observados, como problemas de reputação.
Como assim?
Se a sua organização conta com uma lista suja, com muitos contatos inválidos, por exemplo, vários e-mails vão cair em caixas de spam, por exemplo. Do mesmo modo, muitos contatos via WhatsApp ou telefonemas podem ser considerados spam.
Diante disso, essa prática constante pode impactar negativamente a reputação do seu remetente e, consequentemente, as tentativas de realizar novos contatos.
Outro impacto está no desperdício de dinheiro.
Jogar dinheiro no lixo é algo que ninguém quer, mas que muitas empresas cometem com má práticas.
Uma delas está associada à lista de contatos e o envio de e-mails marketing, por exemplo.
Se a sua empresa utiliza plataformas de e-mail marketing, é importante saber que poderá haver a cobrança pelo número de contatos. Logo, se você inclui contatos inválidos na sua lista para o envio de mensagens, estará pagando por e-mails que não estão engajados e/ou que são inválidos.
Ou seja, é dinheiro jogado fora.
Você sabe o que quer dizer “higienizar sua lista de contatos”?
A sua lista de contatos é muito preciosa. Sempre lembre disso.
Com a riqueza de informações que essa lista possui, você consegue alinhar uma comunicação eficaz e planejar estratégias de marketing e vendas cada vez mais assertivas.
É justamente devido à tal preciosidade que é necessário zelar por essa lista.
Portanto, ao higienizar sua lista de contatos, você está buscando limpar sua lista e remover todos os “ruídos” e “impurezas”, como contatos desengajados e inválidos.
Naturalmente, como dito, qualquer lista de e-mails e telefone se desgastam. Logo, é preciso higienizá-la.
Se você não higienizar sua lista de contatos, você deixa a invalidez tomar conta da sua base de dados e, além disso, pode permitir que uma boa oportunidade vá embora. Por exemplo, um contato engajado pode trocar de telefone ou e-mail e essa atualização não ser captada pela sua empresa. Logo, o contato com essa oportunidade pode se encerrar por falta de atualização da lista.
Qualidade vale mais do que a quantidade
A máxima de que a qualidade é muito melhor do que a quantidade se aplica muito bem nesse contexto.
De fato, com uma lista de contatos, pelo fato de ser uma riqueza do seu negócio, vale muito mais a pena zelar pela qualidade dos contatos do que pela quantidade.
Obviamente que muitos gestores querem uma lista bem volumosa de contatos.
É um desejo, não é mesmo?
Mas, do que adianta uma lista bem volumosa se muitos contatos são inválidos/spam?
Logo, a ideia de “quanto maior a lista de contatos, melhor”, é uma ilusão.
O melhor, na verdade, é contar com uma lista de contatos otimizada e engajada.
Ter uma lista pequena, porém produtiva, vale mais do que uma lista gigantesca com muitos contatos inválidos e desengajados e com baixos índices de cliques, aberturas e respostas.
Por que higienizar sua lista de contatos?
Diante desse contexto, em virtude do processo até mesmo natural-temporal de depreciação da sua lista de contatos, realizar o processo de higienização é essencial para evitar prejuízos.
Assim sendo, é importante higienizar sua lista de contatos para remover da base e-mails e telefones que não são válidos e/ou engajados/relevantes para sua empresa.
Assim, você está otimizando sua lista pensando na execução de ações mais assertivas.
Benefícios de higienizar sua lista de contatos
Agora que você já sabe o que é uma lista de contatos, a sua importância, os malefícios de uma lista suja e o porquê de higienizá-las, que tal conhecer os principais benefícios de higienizar a sua lista de contatos?
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→ Redução de custos
Este ponto já foi mencionado neste post ao nos referirmos ao desperdício de dinheiro ao contar com listas sujas, lembra?
Logo, vale a pena reiterarmos essa realidade.
Muitas das plataformas de e-mail marketing contratadas por empresas para automatizar o disparo de mensagens cobram a partir do quantitativo de contatos presentes na lista.
Logo, quanto mais contatos, mais caro.
Desse modo, ao higienizar sua lista de contatos, você economiza, na medida em que retira do banco de informações contatos inválidos aos quais a mensagem não chegará ou não será aberta.
Do mesmo modo, seja em envio de e-mail ou mensagem via WhatsApp, você concentra a sua atividade unicamente nos contatos com potencial para a sua empresa. Portanto, não apenas economiza financeiramente, como também otimiza tempo e trabalho.
→ Mais aberturas e cliques
Se você realiza uma limpa na sua lista de contatos, deixa apenas os contatos que realmente demonstram interesse nos conteúdos que sua marca envia ou até mesmo nos produtos/serviços ofertados.
Aliás, mesmo que ainda não haja um interesse explícito, você mantém, também, contatos que apresentam hábitos que se encaixam na persona do seu negócio e, desse modo, pode ter benefícios com sua empresa.
Com essa ação de limpeza, associada à boas práticas no envio de mensagens via e-mail e WhatsApp e ao processo de segmentação de contatos, você consegue preparar um lista que gerará um quantitativo maior de aberturas e cliques.
→ Menos spam
Certamente você não deseja que suas mensagens sejam classificadas como spam, não é mesmo?
Mas, ao prospectar com uma lista suja esse problema tem grandes chances de ocorrer.
Saiba que caso o seu endereço ou contato caia no filtro de spam, a sua marca torna-se “indesejável” para futuros consumidores e reverte o spam nem sempre é tão fácil.
Logo, é melhor evitar cair como spam do que ter que correr atrás posteriormente.
Assim, higienizar sua lista de contatos e mantê-la atualizada é a melhor solução, mantendo na sua base contatos reais e que demonstram potencial para a sua empresa.
Além disso, é fundamental realizar segmentações, para, dessa forma, você entregar mensagens para as pessoas certas.
→ Maior engajamento
Este ponto tem até certa igualdade com o de aberturas e cliques.
Assim, ao limpar sua lista de contatos, o resultado poderá ser mais aberturas e cliques, certo?
Visto que você mantém contatos potenciais e aumenta a porcentagem de entregabilidade.
Portanto, apesar de reduzir o número total de contatos, você agrupa apenas aqueles que podem gerar um impacto positivo e aumentar a entregabilidade geral.
Logo, quanto mais entregabilidade, maior o engajamento.
→ Mantenha-se à frente da rotatividade
Um fenômeno natural é a perda de contatos ao longo do tempo.
É certo que você não irá manter os mesmos contatos para sempre.
A rotatividade é justamente o número de contatos que rejeitam, cancelam inscrições ou ficam desengajados na sua lista de contatos.
Logo, se você realiza a atualização da lista de contatos, analisa o caso de cada contato desse, os classifica como inativos e, por fim, os remove da sua lista, está reduzindo os contatos que podem impactar negativamente o seu remetente.
→ Permite maior assertividade nas estratégias de marketing
Ao passo que você garante uma lista de contatos engajadas, é muito mais fácil o seu time de marketing (bem como o de vendas) elaborar e executar campanhas muito mais assertivas.
Assim sendo, a entregabilidade é muito maior e a sua empresa só tende a ganhar.
Como higienizar sua lista de contatos?
Pois bem, agora você já conhece os benefícios de higienizar sua lista de contatos, certo?
Mas como fazer essa higienização?
Para ajudar você, trouxemos algumas dicas importantes!
Confira!
#1 Analise os resultados
Se você lança campanhas entrando em comunicação com sua lista de contatos, observe as métricas e faça comparativos com outras campanhas. Dessa forma, você consegue analisar a taxa de rejeição, a entregabilidade e o engajamento da sua lista.
#2 Limpe suas listas
Este ponto é o objetivo maior deste artigo, incentivar você a higienizar a lista de contatos da sua empresa.
Você pode utilizar para isso, por exemplo, ferramentas do mercado que fazem essa limpeza.
Mas, independentemente da forma que a higienização será realizada, é preciso limpar sua lista.
Portanto, faça um mapeamento/levantamento dos contatos inválidos e/ou inativos, que não interagem, que realizaram cancelamentos ou que marcaram seu remetendo como spam e os excluam.
Pode também, por outro lado, segmentar listas, criando uma exclusiva para contatos inválidos, outra para contatos que não abrem mais a mensagens, etc.
Assim, você consegue ter essa dimensão e tomar a melhor decisão, que é tirá-los do seu banco.
Assim sendo, exclua os hard bounces, que são os e-mails incorretos, utilizando, por exemplo, ferramentas, como Data validations e SafetyMails.
Além dos hard bounces, exclua também os contatos descartáveis. Ou seja, jogue fora aqueles contatos de e-mail, por exemplo, que um usuário pega o remetente de maneira temporária/descartável e utiliza muitas vezes para baixar recursos onlines.
Ademais, exclua também os contatos suspeitos, os quais indicam não serem realmente de consumidores interessados na sua marca.
#3 Coloque em prática ações para reengajar
No processo de segmentação dos contatos, você pode analisar contatos que apesar de inativos ainda assim apresentam potencial para serem consumidores da sua marca.
Assim, estude colocar em prática estratégias de reengajamento, buscando resgatar tais contatos.
Um exemplo de campanhas de reengajamento são as mensagens saudosas, informando ao cliente que sua empresa está sentindo falta dele pelo fato de não existir mais interação.
Outro exemplo, são os e-mails com mensagens “Ainda quer receber nossos e-mails/conteúdos?”.
Dependendo da estrutura da sua campanha, muitos contatos podem ser recuperados.
Mas, aqueles que não forem novamente engajados, devem, sem dúvidas, ser descartados.
#4 Fique de olho na reputação
É importante você ficar de olho na reputação da sua marca. Logo, vale a pena verificar a integridade do seu domínio, a fim de constatar se o seu remetente/contato está em listas negativas ou não.
Se as práticas de comunicação da sua empresa forem ruins, há mais chances de entrar em listas negativas, a exemplo do spam.
Logo, enviar mensagens para contatos inválidos aumentam os riscos do seu domínio ficar negativado, o que interfere diretamente na reputação da marca.
#5 Cuidado com as fontes de dados
Essas listas falam muito, mas entregam pouco e o pouco que entregam podem trazer uma série de impactos negativos para a reputação da sua empresa, bem como para as finanças.
Não caia na falsa ilusão do imediatismo, procure elaborar listas de contatos de maneira orgânica, a partir de conteúdos, por exemplo.
#6 Facilite as saídas
Não “sequestre” o seu lead/cliente!
Se um contato não quer mais receber suas mensagens, ele tem todo o direito, concorda?
Mas, por que parece ser tão difícil muitas empresas entenderem isso e parar de encher o saco do contato?
Não cometa esse erro!
Se o lead não quiser mais, pare de encher o saco dele e facilite a desativação/cancelamento.
Ele pode deixar as interações de lado quando quiser, está respaldado pela LGPD.
Logo, nada de esconder links e palavrinhas miúdas, deixe claro como ele pode deixar de receber contato seu e se ele demonstrar desinteresse pela sua comunicação, respeite.
Se você complica, seu remetente pode se tornar spam.
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Com o Meets, você conta com a melhor estrutura do mercado, com servidores escaláveis com suporte e tecnologia da Amazon.
O CRM da Meets possui sua estrutura adaptada e organizada de acordo com a LGPD, buscando, assim, garantir segurança e transparência para você e seus clientes.
Com o Meets, você dá um upgrade no registro e armazenamento de dados de leads/clientes da sua empresa, centralizando tudo em um único lugar.
Assim, você e seu time conseguem acessar informações riquíssimas para tomar as melhores decisões.
Com o Meets, você realiza uma série de segmentações, podendo analisar indicadores e métricas fundamentais para avaliar o sucesso das estratégias.
Assim, nunca foi tão fácil ficar por dentro do relacionamento dos consumidores com sua marca, sabendo quais contatos interagem mais, quais contatos deram churn, bem como verificar a entregabilidade de suas campanhas.
Com o suporte do Meets CRM, você otimiza sua lista de contatos, realizando a higienização ideal.
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