2022 está chegando e você já observou quais serão as melhores estratégias para a gestão de clientes no ano que se aproxima? Que tal conhecer as essenciais e já se preparar para aplicar no seu negócio começando o ano com pé direito? Continue lendo esse post e fique por dentro de tudo!
Inicialmente, é preciso destacar que a gestão de clientes é fundamental no seu negócio para o bom andamento na equipe. Ela é definida como um conjunto de estratégias relacionadas à interação que o cliente terá com a sua marca.
A gestão de clientes traz para sua empresa recursos que buscam atrair, conquistar, fidelizar e até mesmo recuperar os antigos consumidores.
Lembre-se: Segundo a Bain & Company, aumentar as taxas de retenção de clientes em 5%, aumenta seus lucros em até 25%.
Então por que não trabalhar a gestão do cliente na sua empresa?
Por meio dessas estratégias, seu cliente consegue construir com seu negócio um relacionamento mais direcionado e personalizado. A fidelização também é um dos pontos importantes, pois um cliente fidelizado promove a divulgação gratuita e espontânea da sua marca e, por conta disso, 77% dos consumidores se sentem propensos a comprar um novo produto quando sua divulgação é feita no boca a boca.
Como fazer uma gestão de clientes da maneira ideal?
A primeira dica que você deve utilizar para aplicar na sua gestão de clientes é definir com clareza o perfil do seu consumidor ideal (ICP). Defina claramente sua persona e trabalhe nas estratégias mais centradas que podem atrair esse consumidor para sua marca. Observe quais os canais que ele mais usa, quais são suas dores/necessidades e como você pode resolver o problema desse cliente.
Dicas para definir seu ICP
O ICP, também conhecido como Ideal Customer Profile, está relacionado ao perfil dos clientes que apresentam características ideais para atendimento satisfatório da empresa. O seu ICP deve ser baseado em grupos específicos e bem segmentados, desta forma, seu negócio passa a tomar decisões relacionadas ao perfil do nosso cliente.
Para conseguir definir seu ICP, consulte algumas dicas importantes, como:
- Faça um levantamento dos seus clientes atuais;
- Mapeie as necessidades e dores das leads;
- Identifique os padrões, como por exemplo, localização, mercado de atuação, problemas apresentados;
- Teste os padrões e faça revisões periódicas sobre o seu ICP, se houver necessidade, faça alterações.
Invista sempre em um bom relacionamento com seu consumidor. O atendimento bem aplicado e com competência trará uma relação mais fácil com o cliente, válido apostar também na abordagem preferida do usuário.
Após isso, evite a paralisação de algumas leads no seu funil de vendas. Aposte na nutrição das leads e dê uma atenção especial àquelas que ficaram estagnadas para conseguir que seu ciclo de vendas opere bem e fluído.
Também não se esqueça dos clientes que estão em situação inativa. Busque o relacionamento novamente com aquele consumidor para entender os motivos que o fizeram parar de consumir seus produtos/serviços. Receba bem esses insights para melhorar as soluções oferecidas no seu empreendimento.
Não se esqueça de manter uma relação no pós-venda. Busque entrar em contato com o cliente para entender como foi sua experiência com a empresa, se o produto/serviço atendeu sua exigência e em que vocês precisam trabalhar para melhorar, apenas se houver necessidade. Lembre-se de sempre levar em consideração o feedback recebido pelo seu cliente! Aproveite esse momento pós-venda para tentar estreitar relações com o cliente na busca da fidelização.
- Para auxiliar no feedback, utilize ferramentas que medem a experiência do consumidor, como por exemplo, a NPS (Net Promoter Score) e a Customer Effort Score (CES).
Por fim, mas não menos importante, busque um CRM. O CRM irá atuar como seu principal aliado na gestão de clientes. É graças a ele que você terá dados e informações sobre leads, conhecerá o seu funil de vendas, aumentará a satisfação do cliente e ainda poderá trabalhar com atendimento personalizado.
Se você ainda não possui um CRM adequado para sua marca, entre em contato agora com o Meets ou se preferir, conheça já o teste gratuito no nosso site!
Qual a relação do CRM com a gestão de clientes?
Você já conhece o que é o CRM? Na tradução para o português, o Customer Relationship Management, já é voltado para a própria Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Graças ao CRM conseguimos desenvolver estratégias e práticas que trabalhem voltadas para a análise, gestão e contato com o consumidor. As métricas utilizadas abrangem desde o monitoramento de dados de possíveis leads até momentos finais da compra, como o pós-venda e o processo de fidelização. Com o CRM, seus objetivos de alcance para novos clientes e aumento da sua receita, serão alcançados.
Como ele pode ser importante na minha empresa?
O CRM irá, inicialmente, trabalhar na segmentação do seu público-alvo. A partir daí, sua prospecção aumentará pois, só será possível atingir aquele público que tem interesse direto no seu produto/serviço.
Será que você não está desperdiçando o capital investido em anúncios para públicos que não buscam a relevância no seu produto/serviço? O CRM pode te ajudar na busca de clientes que estejam mais alinhados com a sua proposta, começando a estender propagandas e estratégias de marketing de relacionamento para os consumidores realmente engajados.
Ele também irá otimizar seu funil de vendas. Seu funil se manterá nutrido de leads qualificados e entendendo melhor os pontos críticos, os gatilhos inteligentes e a taxa de conversão.
É visto também a melhoria na retenção de clientes. Ele constrói laços ainda mais assertivos e de maior comunicabilidade com os consumidores, aumentando a taxa de fidelização e a experiência do cliente. No e-commerce, o CRM também é bem aplicado na resolução de problemas e na visão estratégica que seu negócio poderá ter.
Como está o comportamento do cliente após 2020?
Após entender melhor um pouco sobre gestão de clientes, que tal estudar como ele está se comportando nos últimos tempos?
No final de 2019 surgiu um novo vírus com potencial pandêmico. Ao se espalhar pelo mundo, o vírus da Covid-19 tornou o ano de 2020 e os próximos anos ainda mais difíceis, exigindo da população um isolamento social, um distanciamento e o uso de máscaras. Nós brasileiros, jamais acostumados a lidar com essa realidade, tivemos que nos adaptar em diversos setores da nossa vida pessoal e social para tentar “conviver” ao máximo com esse vírus perigoso.
É claro que no mundo dos negócios não foi diferente. Empresas observaram a necessidade de migrar para o mundo digital com uma escala de força maior e, consequentemente, o cliente também teve que se adaptar a essas novas mudanças.
Segundo uma pesquisa realizada pela EY Parthenon e publicada no site da Veja em setembro de 2020, como consequência do lockdown e fechamento do varejo considerado “não essencial”, 62% dos brasileiros estavam visitando menos as lojas físicas e migrando em cerca de 32% para compras online, principalmente de alimentos, setor que não era tão explorado no e-commerce.
Também segundo outro estudo da State of Commerce Experience, da Bloomreach, 50% dos consumidores estão utilizando canais digitais para comprar produtos que nunca haviam comprado antes de maneira digital.
Após a análise de dados e estatísticas, é notório que o consumidor passou a adquirir ainda mais produtos que estão disponíveis para compra digital. Isso só pode ser reiterado em uma tendência divulgada pelo Terra, tal qual, prevê um aumento do e-commerce no ano de 2022 em que 49% dos brasileiros gastem mais em operações de compras online.
Estratégias de gestão de clientes para 2022
Portanto, diante do que já foi exposto, nós indicamos para sua marca estratégias imprescindíveis na gestão de clientes para o ano de 2022.
A primeira está totalmente conectada ao desenvolvimento da sua empresa em plataformas de vendas online. Após análise de dados estatísticos, a tendência é de aumento em vendas no e-commerce, perspectiva que já foi mostrada até mesmo na Black Friday de 2021, realizada na última sexta (26), em que houve um aumento de 5,8% nas compras online comparadas ao mesmo período de 2020.
Ademais, também é importante o investimento em estratégias de Marketing Digital. Com o investimento nessas estratégias voltadas para o ambiente virtual, sua empresa consegue atrair novos clientes, personalizar suas ações, fortalecer seu relacionamento com o cliente e passar uma imagem mais “forte” da sua marca.
Outrossim, com o aumento das vendas no e-commerce, a aplicação no atendimento online é de extrema importância. Adaptando-se a perspectiva tecnológica e comercial, o atendimento vem para facilitar ainda mais a comunicação da marca com o cliente, a dinâmica e o aumento das taxas de conversão e prospecção.
Por fim, é indispensável a utilização de um CRM. Na aplicação de um CRM em conjunto com seu e-commerce, você conseguirá compreender melhor a jornada de compra do seu consumidor online e aplicar e-mails para aquele cliente que, por exemplo, deixou compras no carrinho mas não finalizou a venda. Ademais, ele otimiza sua produtividade, se mostra mais eficaz em processos, além de conseguir entender melhor seu público-alvo.
É válido ressaltar que quanto mais rápido sua empresa se adaptar para o mundo digital, mais flexível e desenvolvida ela será. Recentemente, foi descoberta uma nova mutação do Coronavírus, colocando novamente a possibilidade de uma quarta onda de transmissão por uma variante ainda mais poderosa. Portanto, podemos voltar para as medidas sanitárias de isolamento ou seguir com rotinas adaptadas para diminuir o contágio. Dessa forma, ainda temos a incerteza do que irá realmente acontecer, porém já é válido se preparar mercadologicamente para tal.
Compreendeu melhor sobre as estratégias de gestão de clientes para 2022?
Conseguiu ter uma visão ainda mais ampliada sobre a perspectiva de estratégias para gestão de clientes em 2022?
Então, já é o momento certo para conseguir adaptar seu negócio para essas prováveis modificações. Não se esqueça de investir em tecnologias, melhorar seu atendimento e estudar seu funil de vendas.
Outrossim, atente-se a aplicação de um CRM para auxiliar no aumento de conversões, vendas e desenvolvimento no relacionamento com o seu cliente.
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