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Saiba o que é Core Business e como identificar na sua empresa

Saiba o que é Core Business e como identificar na sua empresa

Alavancar os resultados positivos e se destacar no nicho de atuação é o principal objetivo de grande parte das empresas. Dentre tantas ações e estratégias para alcançar o que se espera, é fundamental que a empresa (envolvendo gestores e demais colaboradores) saiba de forma clara qual é o seu core business

Este termo, a princípio, pode causar estranheza para alguns, no entanto, ele possui grande difusão e importância no meio corporativo, tendo em vista que está ligado ao núcleo de um negócio

Falando em núcleo, se lembrarmos dos tempos de escola, na disciplina de Ciências/Biologia, vimos que o núcleo da célula é considerado o centro de controle de todas as atividades celulares, sendo, também, o local onde estão armazenadas as informações genéticas. O núcleo aparece, de outro modo, na Geografia, sendo uma das camadas internas do nosso planeta, o centro da Terra.

No campo empresarial, o núcleo de um negócio também possui o aspecto central, sendo o core business justamente a atividade principal desenvolvida por uma organização, ou seja, a essência dessa empresa.

Core Business meets

Por mais que, para algumas pessoas, ter conhecimento sobre o foco central da sua empresa seja um requisito básico e obrigatório, muitas organizações acabam se distanciando da sua essência inicial e/ou desconhecendo o seu propósito original. O prejuízo disso é significativo, na medida em que possuir domínio do negócio principal da sua empresa é fundamental para impulsionar a presença dela e da sua imagem no nicho de atuação, assim como para planejar e executar as estratégias de forma cada vez mais assertiva. 

Conhecer a essência do seu negócio é o ponto de partida para que a sua marca possa crescer com constância. 

Ficou na dúvida se você realmente compreende o negócio principal do seu negócio? Quer entender mais sobre o que é core business? Quer saber como você pode identificar o core business da sua empresa?

Continue a leitura deste artigo! 

O que é Core Business? 

Como já mencionamos, o core business está associado ao núcleo de um negócio, ou seja, a atividade central ou principal negócio de uma empresa.

O termo core business pertence a língua inglesa, sendo traduzido ao português como “núcleo do negócio”, a parte central e essencial de toda empresa, que rege todas as decisões. Alguns ampliam a sua percepção sobre o conceito, considerando-o, também, como a parte mais forte da empresa, a qual deve ser explorada de maneira estratégica como vantagem competitiva, assim como nas campanhas de marketing, reforçando, assim, o principal valor da empresa.

O ponto-chave do core business está associado à identidade de uma empresa

Como assim? 

É só você pensar na visão e nos valores do seu negócio, os quais são estabelecidos no planejamento estratégico. 

Vamos para um exemplo!

Uma clínica médica definiu como missão, inclusive utilizando nas campanhas de marketing como o slogan, o atendimento com a alma. Sendo assim, qual seria o core business desta clínica?

Relacionando o atendimento e o “com a alma”, podemos deduzir que o core business da clínica é um atendimento humanizado, em todos os setores do negócio, desde o atendimento na recepção, até o atendimento clínico. 

Para conhecer o core business da empresa, ou seja, a sua essência, algumas perguntas são essenciais, confira: 

  • Qual a contribuição do meu negócio para a sociedade? 
  • Quais as necessidades que a minha empresa satisfaz e as dores que ela sana? 
  • Qual atividade é o diferencial da minha empresa? 
  • Quais fatores vão alavancar as vendas da sua empresa? 
  • Quais são os meus principais parceiros?
  • Qual o meu público? 
  • Quais canais de atendimento são utilizados de modo predominante?
  • Como a minha empresa está projetada no mercado? 

Enfim, esses são alguns questionamentos que ao serem respondidos permitem com que você entenda de forma nítida qual o real core business da sua empresa e possa traçar estratégias, mantendo os princípios da organização no foco de modo paralelo ao seu crescimento. 

Entender o negócio central é essencial para você e para todas as áreas da empresa tomar as ações necessárias para buscar os melhores resultados possíveis no mercado. Por isso, é de grande importância perceber o core business como a verdadeira alma do seu negócio

É importante não confundir o core business com o modelo de negócio da empresa. O core business seria a atividade principal, a área, produto ou serviço na qual a sua empresa é especialista. Por outro lado, o modelo de negócio é a forma como a organização vai pôr em prática o que estabeleceu enquanto atividade central

Por que o core business é tão importante? 

Core Business meets

Com a definição do que é core business, fica claro que todo o planejamento do seu negócio parte da atividade central. Sabendo do core business, fica muito mais fácil crescer e alcançar as metas e objetivos estipulados. 

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Além disso, dominando o seu core business e deixando evidente este negócio central, todas as partes interessadas ligadas ao seu negócio, como acionistas, funcionários, colaboradores, etc, passam, também, a entender, de fato, o que define a sua marca. Consequentemente, você consegue ter a melhor relação possível extraindo o máximo que conseguir de forma positiva e otimizada, o que, em conjunto com boas estratégias, melhor posiciona a sua empresa no nicho de atuação. 

Portanto, quais as principais vantagens de você saber o core business da sua empresa? 

Entre os principais benefícios, destacamos três, confira:

#1 Maior assertividade na tomada de decisões

Ter em mente o core business da sua empresa, o ajuda a tomar as melhores decisões acerca de investimentos a serem realizados, na escolha de ações de gestão do negócio, no planejamento e execução das estratégias nos diferentes setores e departamentos da empresa, etc. 

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Sabendo o que está no foco, as decisões se tornam mais estratégicas, na medida em que você tem ciência dos caminhos que devem ser seguidos.

#2 Otimização no uso dos recursos da sua empresa 

Core Business meets

Fazendo gancho com o tópico anterior, vamos nos questionar:

Se você conhece bem a área central da sua empresa, o principal negócio, e utiliza disso para elaborar estratégias, alcançando maior assertividade, a tendência é otimizar o uso dos recursos ou o contrário? 

Naturalmente, se você se tornar mais assertivo nas ações, a aplicação de investimentos também se tornará mais assertiva e otimizada

Assim sendo, o seu negócio alcança melhores resultados de maneira mais eficiente. 

#3 A sua empresa se torna referência no mercado

Iniciamos este artigo falando sobre se destacar no mercado.

Estar em evidência no seu nicho é se tornar uma referência.

Se você estiver na estrada e o seu carro quebrar, você irá procurar uma padaria para o conserto ou uma oficina? 

Do mesmo modo, se você leva uma queda e fratura o dedinho você procura um ortopedista.

Se precisar de um empréstimo, vai atrás de um banco. 

Se está com dificuldades para enxergar, procura um oftalmologista. 

Enfim, existem especialistas para suprir diferentes necessidades. 

Mas, o que isto tem a ver com o conteúdo?

Tudo!

Definir o core business da sua empresa o ajuda a tornar a sua marca (considerando a sua atuação e a da sua equipe) especialista, ofertando as melhores soluções para o público e garantindo excelentes experiências de compra, o que melhora o índice NPS, que mensura o quanto os clientes indicariam o seu negócio a outras pessoas.

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Uma vez evidenciada atividade central da sua empresa, destacando-se no nicho, a sua marca torna-se referência de mercado, fazendo com que o público procure por você quando precisar. 

Como identificar o core business da empresa?

Core Business meets

Antes de mencionar alguns pontos que irão lhe ajudar a identificar o core business do seu negócio, é válido ressaltar que apesar deste termo está associado à atividade central da sua empresa, não impede que a sua marca diversifique seus serviços e produtos. Tudo isto é possível na medida em que você define a atividade principal e, a partir deste ponto, organize as estratégias de crescimento. 

Agora que você conhece o que é core business, a sua importância e vantagens, vamos saber como identificar o core business da sua marca em 6 passos

Passo 1: Defina as características do seu negócio 

Tenha definido quais são as principais características e particularidades do seu negócio e das soluções/produtos ofertados.

O que você oferece ao seu público?

Além disso, o que você oferta de diferente no mercado e que a concorrência não faz com a mesma qualidade do que você?

A sua empresa é do ramo de energia solar, por exemplo. Os planos ofertados, os painéis fotovoltaicos, o processo de instalação, etc, possuem qualidade à frente de outras empresas do nicho? 

Por falar em energia solar, confira o artigo do nosso blog e conheça os benefícios do CRM Meets para empresas de energia solar.

O preço de um serviço prestado pelo seu negócio pode ser mais baixo do que a concorrência; a qualidade pode ser maior; o preço pode ser mais alto e qualidade também…Enfim, são detalhes de grande relevância que podem contribuir na definição mais concreta acerca do núcleo da sua empresa. 

Passo 2: Conheça a sua concorrência 

Core Business meets

Caso a sua marca ainda não tenha clareza enquanto ao core business e quer finalmente definir um, avaliar o mercado pode ser um ótimo começo. Esse diferencial da oferta do seu negócio em comparação à concorrência pode compor o core business. Se destacar e fazer diferente também é um fato de relevância que está presente em uma atividade central da empresa!  

Portanto, o que você pode oferecer de diferencial para a persona da sua empresa? 

Em um mercado cada vez mais competitivo, independente de nicho e do porte do seu negócio, o seu cliente vai estar sendo “atacado” por todos os lados. Assim, é importante alcançá-lo de modo consciente e certeiro

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Dessa forma, já sabe o que pode fazer de diferente no mercado? Saber disso é um ótimo indicativo para elucidar o que a sua marca realmente faz e qual a essência da sua empresa. 

Por exemplo: 

A sua empresa atua na venda de artigos de cosméticos e pode ter como atividade principal uma entrega de qualidade e com grande rapidez, o que eleva a satisfação dos clientes. Portanto, este ponto é o diferencial da sua marca e o que pode destacar o seu negócio em relação à concorrência. 

Passo 3: Defina um foco para as suas atividades

Tendo todas essas informações e definições em mente e em mãos, fica muito mais prático definir a atuação da sua empresa. Isto ajuda diretamente na construção do seu core business.

A definição do foco do seu negócio ajuda a determinar, de modo concreto, qual a atividade principal da sua empresa. 

Minha empresa atua no segmento X, vende as soluções W, Y e Z. Portanto, você se concentra em um caminho, o caminho do seu negócio, que se encaixa na essência da sua marca, a partir do qual você vai trilhar os rumos do seu negócio.

Passo 4: Identifique as oportunidades

Outro modo de identificar o core business do seu negócio é verificar as brechas do mercado e as oportunidades que são oferecidas a partir disso

Algumas empresas que já estão no mercado podem identificar novas tendências e necessidades e, desse modo, investir nelas para criar sua atividade principal, ou seja, o seu core business.

Passo 5: Do mesmo modo, explore as oportunidades do mercado

Como já mencionamos, não é só porque a sua empresa já tem uma atividade principal (core business) definida que ela não pode atuar em outro campo, com outras atividades.

Com o sucesso da atuação da sua marca, você pode expandir os seus nichos, mas, o melhor a se fazer é expandir somente quando a atividade principal estiver sendo realizada com eficácia. Ao contrário, foque em organizá-la. 

Essas oportunidades podem ser uma excelente opção para encontrar novos diferenciais pouco explorados no mercado. Assim sendo, são abertas mais possibilidades de atuação da sua empresa e, consequentemente, novas fontes de lucro.  

Passo 6: Defina uma estratégia de crescimento 

A sua empresa quer se destacar no mercado e alavancar os resultados, independentemente do porte do seu negócio e do nicho de atuação. 

Isto não acontece de modo aleatório. Ou seja, é preciso ter uma estratégia de crescimento

Essa estratégia pode ser elaborada de modo amarrado na medida em que você toma como base o core business do seu negócio. Partindo desta atividade central, fica muito mais prático definir estratégias mais eficientes e, assim, alavancar os resultados do seu negócio. 

Portanto, saber do core business do seu negócio é o ponto de partida para o sucesso, respaldado pela tomada de estratégias assertivas.

 

Como fortalecer a sua marca com o Core Business? 

Identificar o core business da sua empresa além de ajudar na tomada de decisões mais assertivas em todos os setores da organização, agrega valor para sua marca, fazendo com que ela se destaque no nicho de atuação, deixando a concorrência para trás. 

Com o poder adquirido, o seu negócio está sempre pronto para alcançar novos objetivos. 

Quer saber como o core business fortalece o seu negócio? Confira alguns pontos: 

Diversifique as atividades com base no seu core business 

Se você quer expandir o seu negócio, leve sempre ao seu lado o seu core business e utilize as diversas possibilidades encontradas para agregar valor para a sua organização.

Na medida em que você quer ampliar a sua atuação, mantenha a coerência com a sua atividade principal e faça com que os novos serviços estejam alinhados aos objetivos e resultados-chave definidos (OKRs), permitindo que as soluções/produtos ofertados sempre tenham relação com a atividade principal da sua marca. 

Saiba o momento certo

Crescer cada vez mais sempre é um dos objetivos. 

No entanto, antes de diversificar e buscar novos caminhos, pense em manter o seu core business estável no tocante ao capital e recursos. O sucesso do seu negócio principal é o que ajudará a sua empresa a se expandir e diversificar suas ações. Portanto, realize a atividade central com excelência! 

Antes de se lançar, realize análises, projeções e tenha a certeza do momento certo para “ousar”. Diversifique apenas no momento ideal, para que a estratégia não falhe. 

Conte com uma boa tecnologia de gestão para inovar

Como visto, o core business é atividade central do seu negócio, ponto que você deve ter domínio para fazer com que a sua marca alavanque os resultados e, consequentemente, os lucros.

Para identificar ele e/ou fortalecer a sua marca a partir dela (visto que não adianta identificá-lo e não o considerar na tomada de decisões) você percebeu a importância de pensar estrategicamente no mercado, o que exige uma atuação eficiente da gestão e dos diversos setores da sua organização. 

Identificar como a sua empresa atua no mercado e, acima de tudo, saber como atuar, é de grande importância. Para isso, é preciso planejar e executar estratégias de modo assertivo e otimizado, de modo que o seu negócio se destaque e consiga alcançar os resultados desejados. 

Nesse contexto, contar com o suporte de tecnologias de gestão é essencial!

Nisso, o Meets CRM é um excelente opção para você ficar por dentro de tudo que acontece na sua empresa, acompanhar os negócios e gerir as demandas de modo ágil e prático

O que é CRM e para que serve?

Com a solução do CRM, você tem em mãos uma série de dados e ferramentas de grande valia para tomar as melhores decisões e se lançar no mercado rumo ao sucesso, sabendo exatamente onde quer chegar.  

Conheça o Meets e conte com a nossa solução para otimizar as ações do seu negócio, garantindo maior assertividade no mercado! 

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