O que é Business Experience?

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O que é Business Experience?

O que é Business Experience?

O mundo está em constante processo de transformação. Algumas dessas mudanças são forçadas por situações eventuais que trazem uma série de impactos para diversos âmbitos da sociedade, ou até mesmo para todos.  

Na atualidade, estamos vivenciando uma pandemia, iniciada em março de 2020, em decorrência do Coronavírus. Em vista deste cenário, diante da necessidade de adotar novos hábitos que modificaram certas dinâmicas do mercado consumidor, a pandemia da COVID-19 mudou o modo de consumo das pessoas, bem como as formas de trabalho e de interação entre os seres humanos.

Business Experience meets

Tomando como foco o primeiro ponto, que menciona a mudança no modo de consumir dos indivíduos, queremos que você entenda que o consumidor, hoje, não é mais o mesmo.  

Ao longo dos anos, é natural que a postura do consumidor mude, uma vez que em uma era de grandes avanços tecnológicos, comunicacionais e informacionais, o mundo está em constante movimento. Inclusive, quando aprendemos sobre Globalização e assuntos afins, fica evidente o peso dessas mudanças na nossa sociedade. Sociedade esta que conhecemos, nos dias atuais, como “sociedade de consumo”. E se sugere-se que as pessoas estão cada vez mais “especialistas” no tocante ao consumo, percebe-se que os clientes dos mais diversos nichos estão muito mais exigentes.  

No cenário pandêmico, iniciado há cerca de dois anos, as mudanças ocorreram em um volume ainda maior e mais rápido. Os consumidores não são mais os mesmos e as empresas, nessa rede conflituosa, precisam colocar os dois pés no chão e voltar para olhar ainda mais para os clientes. É necessário se aprofundar no entendimento do cliente. 

Em face de um mundo corporativo também bastante fluido e veloz, influenciado pela dinâmica global, com mudanças comportamentais do consumidor, é fundamental que as empresas se adaptem. 

Na linguagem corporativa, se fala muito em Customer Experience (CX), ou seja, na experiência do cliente. A CX, trata-se de fornecer uma experiência pensada a partir e para o cliente. O cliente aparece como peça-chave de qualquer negócio, visto que ele é o responsável pelo retorno tão aguardado pelas marcas. 

Entretanto, hoje, uma outra forma de atuação vem ganhando força e a tendência do momento agora é Business Experience (BX)

Adequando-se às exigências dos clientes

A sua marca não deve ficar esperando os resultados positivos emergirem, ignorando os fatores que importam para o cliente. Lembre que este é o foco do seu negócio

Quando se fala nos “fatores que importam para o cliente”, não nos restringimos apenas em criar condições que facilitem a experiência do consumidor, mas que a sua marca, de fato, redirecione o foco da organização, das campanhas e estratégias na busca de criar soluções em produtos e serviços que se encaixem cada vez mais com os desejos do público

Contudo, inserir esse pensamento nas organizações nem sempre é uma missão fácil, porém, é necessário.

Em face de tantas transformações no mundo, no mercado consumidor a experiência do cliente também mudou. O que antes tratávamos como CX, hoje, incrementamos e pensamos como BX.

Vamos conhecer mais sobre Business Experience (BX) e se aprofundar em suas estratégias? Continue a leitura deste artigo! 

Afinal, como podemos definir “Business Experience”?

Business Experience meets

Business experience (BX) é compreendido como uma evolução do Customer Experience (CX), sendo uma prática centrada na experiência que a marca proporciona ao cliente

O principal objetivo de uma empresa ao refletir e praticar o BX, é se adaptar ao mercado atual, em face das mudanças de comportamento frequentes dos consumidores. Desse modo, o BX busca solucionar as dores e atender os desejos do público a partir das soluções que uma marca tem para oferecer

Você pode encontrar o termo usado como “Business to Experience”, “Business of Experience” ou mesmo “Business Experience”. O importante é entender que o BX vem se tornando uma exigência para as empresas. 

Do mesmo modo que o CX brilhou, o BX assumiu posição de destaque nos negócios para se encaixar nos padrões da marca, além de atender às necessidades dos clientes. 

Uma empresa, hoje, ao pensar na formulação do seu produto/serviço, não deve focar apenas no fato de que ele deva ser simples prático de utilizar. Isto, obviamente, também importa. Todavia, a principal reflexão e ação deve estar assentada na criação de uma solução final que o cliente necessita. Ou seja, o BX concentra os esforços da marca na solução final que o cliente precisa. 

Por isso é fundamental conhecer cada vez mais. Para isso, muitas empresas lançam mão de soluções que auxiliam nas estratégias de atendimento e marketing, na busca de aprofundar seus conhecimentos sobre os clientes e os modos comportamentais. Uma dessas soluções, é o CRM, como o Meets, que centraliza uma série de dados de clientes com segurança e qualidade para que as empresas consigam ser utilizá-los de modo otimizado e organizado para elaborar e executar as suas ações de modo mais assertivo. 

Com a análise de dados, insights e informações comportamentais dos consumidores, a sua marca pode construir uma experiência completa para o cliente de modo que tenha sintonia com os objetivos dele. A finalidade, portanto, é deixar o cliente cada vez mais satisfeito e confortável com os seus serviços/produtos. 

Busque sempre tornar a vida do cliente mais simples, prática e produtiva. 

Portanto, podemos resumir que muito mais que permitir uma ótima experiência do cliente com a marca, o BX centraliza os esforços, também, para identificar as necessidades dos clientes. Assim, torna as empresas mais flexíveis para atender as demandas e necessidade do consumidor com base em seus comportamentos. BX, logo, é uma evolução do CX. Mas, vamos entender um pouco das diferenças entre BX e CX? Continue a leitura para saber mais! 

Qual é a diferença entre Business Experience e Customer Experience?

Para nos aprofundar no que é business experience, é importante, a princípio, compreender as diferenças entre CX e BX. Como mencionamos, de uma maneira geral podemos entender este último como uma evolução do primeiro. 

No entanto, em um primeiro momento, no CX, de fato as empresas já estavam colocando o cliente como peça-chave das suas estratégias, sendo um diferencial de mercado. Agora, com o BX, isto não é apenas um diferencial das empresas, mas digamos que seja uma obrigação, o mínimo. 

Com o Business Experience, a ideia está além de satisfazer os consumidores com uma boa experiência, pensando em otimizar a relação marca-cliente ao longo da jornada de consumo. A ideia, hoje, com o BX é pensar a experiência e ajustá-la de acordo com as demandas do público, trazendo soluções para as pessoas diante das suas necessidades.

Por um lado o Customer Experience centra as suas práticas nos CMOs (Chief Marketing Officer ou diretor de marketing) ou COOs (Chief Operating Officer ou diretor de operações). Por outro lado, o BX se pauta muito mais nas funções dos CEOs da empresa, tendo em vista que trata-se de todas as ações de uma empresa. 

No tocante aos termos de desenvolvimento de produtos e/ou serviços, encontramos mais distinções. Enquanto no CX o objetivo principal é tornar esses termos fáceis de usar, na estratégia BX a preocupação está em desenvolver meios que estejam abertos sempre para atualizações e adaptações, de modo que atenda às necessidades dos clientes. 

Ainda diferenciando essas duas formas, o Customer Experience estabelece o foco do time de vendas nos produtos/serviços a serem vendidos, enquanto que no BX o foco está nos resultados esperados pelo cliente, ou seja nas expectativas que são criadas e que ele gostará de vê-las sendo supridas com a sua solução. 

De uma maneira resumida, no campo de marketing as duas estratégias são diferentes, visto que o Business Experience está atrelado à conexão do cliente ao que ele deseja, não somente em conectar este cliente ao que a empresa quer que ele deseja. 

Business Experience: uma evolução do Customer Experience 

Como visto nas primeiras partes deste artigo, o conceito de BX se desenvolveu, sobretudo, em face do cenário de transformações da dinâmica de mercado e, consequentemente, do comportamento dos consumidores. 

Esta tática vem surtindo efeito para as empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, as marcas que tomam como base o BX cresceram cerca de 6 vezes mais do que as que usam o CX de modo isolado. 

Portanto, entende-se, nessa realidade, que o BX vem como uma forma de evolução da CX, colocando ainda o cliente como foco do negócio, mas, dessa vez, buscando se adaptar à ele. Ou seja, se adaptou ao mercado, às transformações e, consequentemente, ao consumidor. 

Foco no cliente: 7 estratégias que você precisa conhecer

Para essas ascensão do BX, podemos destacar duas tendências básicas que a explicam: 

Demanda dos clientes: o modo de agir dos consumidores mudou. Eles estão ainda mais “puxados”, exigentes e críticos. As expectativas deles estão cada vez mais altas. Além disso, eles fazem comparações entre marcas, por isso é importante sempre estar em destaque no mesmo espaço.

Fuga da zona de conforto: se os clientes estão mais exigentes e criando ainda mais expectativas, você precisa sair da estagnação e ir muito além de apenas colocar o foco no cliente. Mas, como é este foco? Será que a experiência da sua marca, mesmo colocando o cliente no centro, se destaca mais do que a da concorrência? Qual atrai mais? Qual garante mais benéfico? O mercado exige cada vez mais que você se diferencie, e se tornar flexível aos gostos do público é uma boa pedida! 

Inovação e Business Experience: qual a relação?  

Business Experience meets

Um primeiro ponto, é que o BX já é fruto de inovação. Só pelo fato de buscar sair de uma dinâmica mais tradicional de operações e buscar se adaptar ao mercado atual, evidencia o seu caráter inovador.

As empresas começaram a notar a mudança no comportamento dos consumidores e a perceber que as suas estratégias já estavam um pouco ultrapassadas, que o que fazia não estava sendo suficientemente diferencial em seu nicho. Diante disso, em um mundo fluído, inovar tornou-se necessário. A inovação atrai mais clientes, até pelo fato de mostrar criatividade e o diferencial daquela empresa. Somando essa inovação com uma solução que realmente se encaixe nas dores/desejos do consumidor, as chances de alavancar os resultados e se destacar no mercado são ainda maiores. 

Captação de Clientes: 8 dicas de como fazer e ter resultados

Como pensar em uma estratégia eficaz de Business Experience (BX)?

Ao longo das seções anteriores, podemos entender que o foco no BX é a necessidade do cliente, a qual é ponto de partida para as estratégias. 

Para se ter sucesso com um BX, é necessário estabelecer uma série de práticas para implementá-lo. Vamos entender como? Listamos alguns passos fundamentais para você contar com essa estratégia, confira: 

#1 Foco no cliente

O sucesso do Business Experience tem como foco central o cliente. Mas além disso, o foco do cliente está na fidelização. Com assim? A marca conhece o consumidor e busca saber os seus objetivos, dores e necessidades. Sabendo disso, fica mais fácil oferecer soluções para ele que se encaixam, de fato, naquilo que ele busca. Você passa a entender o que o seu cliente precisa e como você poderá ajudá-lo.  

Portanto, os problemas, as dores, necessidades e desejos dos clientes devem estar no centro das ações realizadas pelos times da sua empresa. 

Nessa missão, contar com um CRM de qualidade, como o Meets, ajuda bastante o seu negócio a conhecer os clientes e a focar as energias naquilo que realmente importa. Com os dados dos clientes centralizados, você fica por dentro de toda a jornada de consumo e das necessidades do público, podendo implementar estratégias focais e segmentares. 

Ainda não tem uma conta no Meets? Comece aqui.

#3 Inovação na experiência

Para praticar o BX, é essencial que a sua marca tenha uma cultura focada no constante processo de inovação. Nunca é demais inovar.

As equipes devem sempre ser estimuladas a buscarem novas alternativas para refletir e pôr em prática. Para isto, é interessante a construção de espaços horizontais na empresa, com um ambiente aberto o qual garanta a liberdade de sugestões e criação por parte dos profissionais. 

Além disso, a integração entre os times é peça fundamental. Com o uso do Meets, por exemplo, as diferentes equipes conseguem se comunicar e ter acesso aos dados dos clientes, de modo que, em conjunto, possam implementar ações assertivas que se adequem a necessidade do público, saindo da mesmice. 

Saiba como aumentar a produtividade de sua equipe com um CRM

#3 Trabalhe com dados e informações relevantes

As ações de BX na sua empresa devem sempre focar em dados relevantes e que, de fato, levem à resultados. Aqui, não se deve trabalhar com informações inconsistentes ou achismos, mas com dados reais, concretos e bem avaliados.  

Saiba que tipos de dados são tratados e cruzados por uma plataforma de CRM

#4 Expanda a experiência para o todo negócio

Business Experience meets

A experiência não fica apenas sob encargo do líder, mas deve trazer uma integração na empresa. Cada colaborador da sua organização deve se concentrar e focar no cliente, visando fornecer a melhor experiência para o público, seja no atendimento, no suporte ou nas ações de comunicação e marketing. 

Além disso, o BX deve ter consonância com a cultura organizacional do seu negócio. Em outras palavras, a sua equipe deve estar empenhada em executar as estratégias de BX

#5 Saiba investir de forma inteligente e prática

Na prática BX, os investimentos devem acontecer de modo inteligente, não de qualquer forma. Os tiros devem ser certeiros.

Você sabe quais as soluções de mercado que vão ajudar o seu negócio ou está apenas seguindo tendências para se manter competitiva?

Enfim, são uma série de reflexões que devem ser levadas em conta antes de investir.

Para isso, o uso de ferramentas que otimizem o trabalho dos colaboradores da sua empresa e os processos realizados é essencial para as ações serem assertivas. 

Com o uso do Meets, por exemplo, você fica por dentro das ações que devem ser tomadas para otimizar a gestão de clientes e potenciais clientes do seu negócio, tomando como base uma variedade de dados armazenados de modo centralizado. O nosso CRM é a solução ideal para você gerir o seu negócio em um cenário de grandes mudanças no mercado. 

#6 Sincronia e tecnologia 

Quando uma empresa consegue otimizar os dados e gerenciá-los de modo mais organizado, a exemplo do uso de um CRM como o Meets,  faz uso de tecnologia e de pessoas qualificadas e em sintonia para realizar a suas demandas, conseguem investir em inovação e novas oportunidades de crescimento. 

Na era da tecnologia, é indispensável a presença dela no seu negócio. No mercado, existem uma série de soluções para que você otimize as práticas de gestão e a tarefas realizadas pelos diversos times da sua empresa, de modo que alavanque os resultados e assume uma posição de destaque no mercado.

Neste texto, mencionamos em algumas oportunidades o CRM Meets, que elimina práticas tradicionais e prioriza uma gestão do negócio focada na assertividade das ações e na integração entre dados e equipes. Com o nosso CRM, a sua marca fica mais alinhada internamente e isto se reflete no externo, na posição de destaque no mercado que você pode alcançar, sobretudo diante do uso inteligente das informações de clientes e negócios que chegam em suas mãos a partir da nossa plataforma. 

Confira as vantagens do CRM para o Business Experience

Ficou evidente a importância de se focar na experiência do cliente no cenário atual e mercado. Aliás, a importância de focar em uma excelente experiência, com base em estratégias que busquem adaptar o que a sua marca oferece às necessidades do público. 

Para isso, o uso de uma solução, como o CRM do Meets, agrega bastante na elaboração e implementação de estratégias BX. Saiba como: 

Melhora a relação da sua marca com os cliente

Com um CRM, as empresas conseguem fortalecer a sua relação com os clientes. As informações e insights que você obtém com um CRM ajudam no entendimento dos desejos, necessidades e desafios dos clientes da sua empresa. Com base nisso, fica fácil qualificar o atendimento, planejar ações focais e assertivas, realizar ajustes e atender as expectativa dos consumidores. 

Eleva o ticket médio dos clientes

Sabendo dos hábitos e necessidade do público, fica mais fácil para a sua marca se posicionar. Quando você conhece o cliente, as chances de entregar uma experiência satisfatória elevam exponencialmente, o que agrega valor a sua empresa no tocante aos produtos e serviços ofertados. 

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Com o uso dos dados do CRM, você consegue ser mais assertivo e essa otimização nas práticas permite um aumento no ticket médio dos clientes, além de aumentar, consequentemente, as chances de fidelização dos mesmos. 

Otimiza as ações de marketing

Com um CRM, você tem em mãos informações valiosas sobre os clientes para criar campanhas de marketing que realmente resultem em resultados. Sendo assim, fica mais fácil direcionar as campanhas de acordo com perfis, o que eleva as chances de conversões na sua empresa.  

Centraliza todas as informações

Para pensar em adaptar a sua marca às necessidades do público, é importante conhecer os consumidores. Isto é viável tendo em mãos uma série de dados pessoais, comportamentais e de consumo dos clientes. Com um CRM, como o Meets, você consegue contar com essas informações e armazená-las de maneira centralizada, deixando à disposição para toda a sua equipe. 

Agora que você sabe o que é Business Experience, que tal começar a adaptar o seu negócio e alinhá-lo à dinâmica de mercado atual?

Para isso, é importante contar com uma solução que possa auxiliar você nessa tarefa e torná-la muito mais simples. 

Você já conhece o Meets? Saiba mais sobre a nossa solução e faça um teste aqui.

Fale com os nosso especialistas: 

Thomáz Pinho

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