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Por que e como usar um CRM para sua empresa B2B?

“Por que eu deveria ter um CRM na minha empresa B2B? Como eu usaria esse software e conseguiria extrair o melhor da plataforma na minha organização?” Estes são alguns questionamentos que os empresários têm sobre a utilização de uma ferramenta de CRM. Nesse texto, explicaremos melhor por que você deveria investir imediatamente nessa plataforma de gestão de relacionamento com o cliente e como sua marca só terá benefícios com o sistema operacional.

Inicialmente, as organizações B2B (Business to Business ou empresas que vendem para empresas) devem compreender que é imprescindível a utilização de um CRM em sua empresa. A plataforma deverá ser mais robusta, já que o ciclo de venda é bem determinado e as vendas ocorrem em grande volume. Por essa razão, o processo de vendas também se torna mais complexo, a clientela é mais exigente e o mercado é mais exclusivo.

Modelo de negócio para empresa B2B e CRM. Meets.
Modelo de negócio para empresa B2B e CRM. Reprodução: www.pixabay.com

Importância de investir em um CRM B2B

O CRM B2B (CRM para empresas B2B) necessita de um desenvolvimento maior e uma clara visão do funil de vendas e atendimento. Dessa maneira, o CRM torna-se necessário em empresas B2B para realizar a tratativa de dados da organização e dos colaboradores envolvidos, a centralização de informações e interações para facilidade de acesso dos setores (financeiro, atendimento e comercial), além da aplicação de tags para lembretes e reuniões agendadas.

Outrossim, será possível armazenar históricos de negociações, aumentar a produtividade da sua equipe de vendas e automatizar ações.

Observe mais abaixo sobre os benefícios do investimento em CRM B2B.

1. Funil de vendas

Se temos diferenciações na criação de conteúdo, no marketing e na geração de leads B2C, o desenvolvimento de leads e a estruturação do funil de vendas também será outra dessemelhante nas empresas B2B.

O funil de vendas B2B deve apresentar as negociações em andamento, de maneira clara, e as etapas em que a lead se encontra. Especificamente no caso das empresas B2B, a negociação pode durar meses ou dias e podem gerar relacionamentos mais duradouros.

Por isso, faz-se necessário esse funil mais bem “preparado” e desenvolvimento, facilitando ações e o encaminhamento de etapas. As proporções de cálculos de métricas feitas diretamente no CRM, como a de ticket médio, ROI e ROAS e Lifetime Value (LTV) são disponibilizadas e trabalhadas com mais facilidade pela equipe.

2. Marketing e monitoramento

O CRM também auxilia o seu setor de marketing B2B. Nesse modelo de negócio, o marketing precisa ajudar na decisão de compra que, geralmente, são mais cuidadosas em B2B para que os gestores tenham certeza de estarem tomando a decisão certa.

Dessa forma, o marketing B2B precisa ser eficaz para facilitar o processo de vendas, oferecendo conteúdo relevante e iniciando esse relacionamento com o prospect (primeira etapa do funil). O custo de venda será elevado e o valor da marca deve ser percebido nesse relacionamento a longo prazo.

O CRM deve se debruçar na automação de marketing realizada por integrações, facilitando o acompanhamento de métricas e o dia a dia da equipe. Além disso, como já falamos, o relacionamento externo e a imagem da marca também são construídos através do marketing. Por essa razão, o CRM aliado a uma central de atendimento irá trabalhar nessa extensão e na centralização do atendimento, focando nos problemas dos gestores e oferecendo soluções que podem fazer a diferença em seu negócio.

3. Relação com gestores

Como já falamos no tópico acima, o relacionamento com os gestores e a imagem externa da marca serão de extrema importância na conclusão de contratos B2B e nas relações de confiança.

Por isso, o relacionamento que sua empresa terá com outras precisa estar registrado e armazenado, ação alcançada pelo CRM. Com o software, ficará ainda mais fácil compreender as necessidades dos gestores e da empresa em questão, além do oferecimento de uma “proposta certa” de acordo com o estágio do funil e o conhecimento dos desejos do cliente.

4. Automação de propostas e geração de contratos

As empresas B2B sentem uma necessidade maior na automação de propostas e geração de contratos para outras empresas. A burocracia para negociação com outras empresas, o fluxo de dados e informações e a resolução final serão ainda maiores se compararmos ao modelo B2C (Business to Consumer).

Dessa maneira, o CRM vem para auxiliar o seu time comercial a preencher automaticamente informações de propostas e gerar contratos mais rapidamente, aumentando a produtividade e fazendo com que seu vendedor dedique mais tempo a sua prática realmente mais visada, as vendas.

5. Gestão de contas

A gestão de contas em empresas B2B são complexas e com muitas nuances. Porém, o CRM já vem preparado para atender suas demandas financeiras e facilitar essa gestão. Com a plataforma, você irá conseguir gerenciar sua carteira de clientes e, consequentemente, conquistá-los a cada dia, garantindo satisfação em suas necessidades de forma organizada e bem estruturada.

O software irá contemplar o relacionamento com o cliente e facilitar a troca de informações e propostas comerciais, alavancando o engajamento externo e a fidelização.

Como posso usar um CRM B2B na minha empresa?

Para utilizar um CRM B2B na sua empresa, algumas ações são recomendadas para implantação e total aproveitamento da plataforma. Confira abaixo.

1. Treine sua equipe

Inicialmente, para aderir facilmente ao sistema e extrair as diversas vantagens, sua equipe precisará de um treinamento para aprender mais sobre seu funcionamento. O sistema CRM B2B será ainda mais complexo e, para não desperdiçar seu investimento, concentre-se na capacitação de seus colaboradores.

Atualize seus funcionários sobre as melhorias periódicas e como isso modificará o funcionamento de alguma ação.

2. Analise detalhadamente seus dados

Neste tópico, salienta-se a importância de analisar detalhadamente seus dados. O CRM trabalha muito bem a organização e centralização de dados, diversos deles são coletados e tratados na plataforma. Por isso, trate bem os seus dados, já que os CRMs bem estruturados, como o Meets, vem com métricas que auxiliam e fazem a análise automaticamente, dando resultados que permitem a criação de estratégias através dessa observação.

Análise de dados em empresa B2B.  Meets.
Análise de dados em empresas B2B. Reprodução: www.pexels.com

3. Foque no uso para melhorias no relacionamento externo e interno

O CRM B2B também vem para alavancar o relacionamento externo e interno da sua organização. Com ele, a comunicação externa (utilizada com os clientes e leads) estará otimizando estratégias e acompanhando o ciclo de venda do cliente, personalizando a comunicação através da etapa do funil e usando-se da integração de marketing e vendas (também alcançada pela plataforma).

Já no âmbito da comunicação interna, a plataforma será utilizada para melhoria no compartilhamento, centralização por todos os funcionários da equipe, conhecimento da jornada do consumidor, suas informações e dados. Dessa maneira, as informações sobre determinado cliente discorrem entre os colaboradores, entregando autonomia para que o funcionário obtenha mais força de vendas e celeridade.

4. Usufrua dos benefícios da automação para diferentes áreas

Por fim, não deixe de usufruir dos benefícios da automação para aplicação em diferentes setores da sua empresa. Se, por exemplo, o financeiro precisar rapidamente de um contrato ou proposta, você já encontrará uma construção salva no CRM, sendo necessário apenas o preenchimento das informações.

Se sua equipe de marketing necessita enviar e-mails para clientes da Tag Y, você já consegue fazer essa tratativa dentro do programa e criar esses e-mails personalizados para determinada situação, enviando rapidamente para os clientes desejados.

No Meets, contamos com uma central de atendimento integrada ao CRM, disponível para um número com vários atendentes no WhatsApp. A rapidez na busca de informações e no atendimento é extremamente significativa, além da facilidade de obtenção de dados de leads e clientes já alcançados no próprio CRM. Além, é claro, de você conseguir trabalhar muito bem ambos os funis, tanto o de vendas como o de atendimento.

Pronto para utilizar um CRM B2B e transformar sua empresa em uma máquina de vendas?

Conseguiu compreender melhor como utilizar o CRM B2B para transformar sua empresa em uma máquina de prospecção e vendas? Então não fique de fora das maravilhas da IA (Inteligência Artificial) e encontre o CRM ideal para sua empresa B2B, independente do nicho de atuação.

Não se esqueça de preparar sua equipe para a utilização da plataforma, analisar e tratar bem os dados, além de compreender a melhoria do relacionamento interno e externo. Por fim, não deixe de contar com o Meets para ser o CRM ideal na sua empresa B2B.

Nosso CRM integrado a central será uma ferramenta essencial para sua empresa, principalmente na centralização de conversas e históricos quanto no armazenamento de dados e informações. Além disso, a comunicação e a rapidez na trativa com o cliente será alcançada e organizada em um único local. Contamos também com a personalização dos funis, a automação de marketing, o cálculo automático de métricas (ROI e ROAS) e o envio de e-mails marketing.

Sua empresa B2B não consegue muita notoriedade em seu nicho? Não centraliza bem seus dados? Tem dificuldades com controles de propostas e gerenciamento de contas? Não trabalha com fluxo de informações e rapidez na equipe?

Então está na hora de conhecer o Meets e modificar sua perspectiva comercial. Faça já o teste gratuito na nossa plataforma ou, se preferir, converse diretamente com nossos consultores e faça já uma demonstração.

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