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Como criar e integrar um Google Forms em seu site?

Ao criar e executar o site da sua empresa, é certo que o foco sempre estará na organização do conteúdo dele e na melhor forma de deixá-lo otimizado, de modo que os usuários tenham uma boa experiência e explorem o seu domínio sem dificuldade.

Com um site, a sua marca busca se lançar para o público, explorando diversas possibilidades, como a divulgação da sua empresa, informações e comercialização de produtos/serviços, formas de contato com os clientes, captação de leads, etc. 

No seu site, você pode inserir alguns elementos adicionais que ampliam as possibilidades de influência, a exemplo de formulários, os quais podem ser usados para uma variedade de finalidades. Com o uso de formulários, você permite que o cliente entre em contato com você, envia pesquisas de satisfação, trabalha na captação de leads, permite inscrições, interage com o público, disponibiliza infoprodutos, entre outras opções. 

Na gama de opções, você pode usar o Google Forms (Formulário Google), uma excelente ferramenta para encaixar no seu site para envolver os seus usuários. 

criar e integrar um Google Forms meets

A alternativa é totalmente gratuita e permite a criação de formulários ilimitados, com diversos formatos de perguntas (abertas, fechadas ou escalas de avaliação), inclusive com o estilo da sua própria marca. 

Mas, o Google Forms é um ponto e o seu site é outro ponto. Contudo, eles podem se encontrar e você pode integrar o primeiro no seu website. 

Quer saber como?

Neste artigo, trataremos sobre o Formulário Google, destacando o passo a passo para a criação de um formulário e como integrar a ferramenta ao site do WordPress

De fato, você pode utilizar o seu formulário em outros sistemas, mas entendemos que o WordPress é um dos principais CMSs (Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos) disponíveis e utilizados no mercado. 

O WordPress é gratuito e bastante flexível, contando com uma série de funções que o coloca à frente de outros CSM. Inclusive, hoje, o WordPress domina o mercado de CMS, compreendendo cerca de 61% dos websites.

Continue a leitura para saber mais!  

Primeiramente, vamos conhecer mais sobre o Google Forms?

O Google Forms é uma ferramenta semelhante ao Google Docs e ao Google Sheets, outras aplicações do G Suite, que tem como função a criação de questionários para serem destinados aos usuários.

Bem como os demais aplicativos da Google, com a ferramenta de formulários você pode armazenar tudo no seu Google Drive e utilizar a função de compartilhamento. Neste último caso, essa funcionalidade ajuda o trabalho em equipe, caso outras pessoas da sua empresa colaborem na construção e controle dos formulários. 

Usando o Google Forms, você pode escolher um entre vários modelos já pré-elaborados ou criar o seu próprio formulário. Para isto, você pode escolher uma variedade de temas e adicionar a logomarca da sua empresa. Com isso, as cores dos formulários serão ajustadas de acordo com a logomarca, garantindo um visual único e adequado ao seu website. 

criar e integrar um Google Forms
O Google Forms permite a criação de um formulário próprio ou aproveitamento de modelos prontos.

Com o suporte do Google Formas, você tem acesso aos resultados e à gráficos em tempo real, coletados na conta Google vinculada, ou podem exportá-los para o Google Sheets para análise posterior. 

Google Forms Meets
Acompanhe os resultados e os gráficos que são gerados com base nas respostas.

Você aplica pesquisas com clientes ou disponibiliza formulários para outras finalidades e fica com medo de perder os dados ou misturar tudo? 

Com o Google Forms, tudo se torna mais simples e organizado, o que possibilita uma análise otimizada dos resultados por você e por sua equipe. 

Por que utilizar o Google Forms no seu site? 

Você que está buscando saber mais sobre como o Google Forms pode otimizar a experiência dos usuários do site, talvez já tenha testado algum plugin de formulário no WordPress. Essas ferramentas podem ser úteis para uma série de possibilidades, mas, ainda assim, o Formulário Google leva vantagem e se destaca como uma melhor opção

Como já mencionamos acima, o uso do Google Forms permite que você explore as funcionalidades de armazenamento e compartilhamento, o que já são importantes funções para organizar dados de clientes e leads. Além disso, integrar o Google Forms ao seu site evita a adição de outro plugin, o que, caso fosse feito, poderia causar certa lentidão e afetar o desempenho do seu site.  

Outra função é a possibilidade de maior controle que você passa a ter sobre o Google Forms, sabendo quem está colaborando no seu conteúdo e convidando pessoas específicas para isto, garantindo maior segurança e evitando uma série de falhas. 

O Google Forms impulsiona, também, a presença da sua marca. O formulário elaborado na solução da Google permite o compartilhamento dele em qualquer plataforma, por mídias sociais e/ou e-mails marketing. Independente de onde os seus leads e clientes terão acesso aos formulários criados no Google Forms, todas as respostas serão registradas em um só lugar, otimizando o acompanhamento das informações. 

3 Passos para você integrar formulários do Google no seu site WordPress

Agora que você conhece o Google Forms e sabe que a ferramenta pode ser a melhor solução para o seu site do WordPress, saiba como integrar ele em 3 passos

#1 Crie o seu formulário do Google 

Obviamente, a primeira etapa que você deve seguir é criar o formulário no Google Forms. Para isso, você deve acessar uma conta Google e ir até a ferramenta Google Forms, no menu Aplicações Google.

Formulários Meets
Acesse o Google Forms, no menu Aplicações Google.

Se você já utiliza o G Suíte, contando com outras entre as diversas possibilidades de aplicações da Google, você irá perceber que a interface do Google Forms é bastante semelhante à de outras ferramentas, como Google Docs, o que já permite uma maior facilidade para explorar a solução. 

criar e integrar um Google Forms Meets
Interface do Google Forms.

Para criar o seu formulário, você pode escolher uma das opções de formulários preexistentes na plataforma, já que existe uma variedade de modelos que você pode adaptar, ou criar o seu formulário do zero, selecionando o bloco em branco.

Escolha se vai iniciar um formulário do zero ou se irá utilizar um modelo pré-definido.

Independentemente se você irá aproveitar um modelo disponibilizado ou elaborar o seu próprio, ao abrir o formulário você deverá adicionar um título e uma descrição, para melhor orientar os usuários, e, posteriormente, partir para a elaboração das perguntas e as opções de respostas.  

Captação de leads meets
Adicione um título e uma descrição ao seu formulário. Tenha em mente que esses dois elementos são a porta de entrada do seu formulário, ou seja devem ser atrativos e objetivos.

Você tem à disposição diversas configurações e formatos de respostas para que o público interaja com você, como pode ser notado na imagem abaixo: 

captação de leads meets
Você pode receber diversos formatos de respostas, como múltipla escolha, resposta curta, parágrafo, etc.

Na página de criação dos formulários, à direita você encontra uma barra de ferramentas que possibilita a adição de novas perguntas, importar questões de outros formulários do Google, inserir imagens e vídeos, além de criar seções adicionais.

formulário de captação meets
Você pode enriquecer o seu formulário acrescentando uma série de itens às perguntas.

Estas funcionalidades ampliam a eficiência do seu formulário, enquanto garantem a presença de novos elementos. 

Além disso, na parte superior direita do formulário você encontra os ícones de palete e um olho, e ao lado de “Perguntas” e “Respostas”, abaixo, acessa “Configurações”. Dessa forma, você pode alterar o tema do formulário, garantindo um layout que combine com a sua marca e otimize o aspecto visual da ferramenta, visualizar produtos e acessar outras configurações mais avançadas. Com esses recursos, você pode elaborar os formulários do modo que você imagina ser melhor para chamar mais a atenção dos usuários. 

criar e integrar um Google Forms meets

E o trabalho de criação e acompanhamento dos formulários pode ficar ainda melhor se for em equipe, certo?

Nos três pontinhos verticais encontrados ao lado de “Enviar”, você pode selecionar a opção “Adicionar Colaboradores”, caso queira mais alguém trabalhando com você ou caso exista uma equipe da sua empresa responsável por esse recurso. 

Trabalho em equipe meets
O Google Forms permite que você adicione outros colaboradores ao formulário.

Você pode convidar os membros do seu time para colaborar no formulário digitando seus endereços de e-mail ou compartilhando o link, habilitando a função de editor. 

Ao concluir a criação do formulário e a edição da forma que você preferir, o seu formulário do Google está pronto para ser incorporado ao seu site do WordPress. 

Quer saber mais?

Continue a leitura e confira os próximos 2 passos! 

#2 Acesse o código incorporado ao seu formulário criado no Google Forms

Agora que você elaborou o seu formulário, chegou a hora de incorporá-lo ao seu site no WordPress. Para isso, você precisará de um código!

Para conseguir é fácil demais. 

Você deverá clicar em “Enviar”, no canto superior direito do editor. 

E-mail marketing meets
Clique em “Enviar” para conseguir o código para incorporar o seu formulário ao site WordPress.

Ao clicar em Enviar, você perceberá que existem cinco vias para compartilhar o seu formulário, sendo elas: e-mail, link, HTML, Facebook e Twitter, como visto na imagem abaixo: 

mídias sociais meets

De fato, qualquer opção disponível pode ser útil para você inserir o formulário do Google no seu site ou até mesmo compartilhar com os seus clientes por outras mídias. 

Mas, iremos nos atentar à incorporação via HTML, até pelo fato de ser um formato que utilizamos aqui no nosso blog. Se você der uma pausa aqui e rolar a tela até o final, irá perceber que disponibilizamos um formulário. Este recurso é inserido no nosso blog, que utiliza o WordPress como CMS, via HTML. 

Sendo a saída HTML, selecione a seção < >. Ao clicar, você irá encontrar um código Embed HTML e, abaixo, uma opção para mudar as dimensões do código, como uma forma de otimização. Clique em copiar e guarde o código HTML para utilizar no próximo passo.

HTML meets
Escolha a via de compartilhamento. No caso do HTML, copie o código de incorporação.

#3 Adicione o código do Google Forms no seu site do WordPress

Agora que você já tem o formulário que deseja incorporar ao seu site, WordPress e o link HTML, chegou a hora de partir para a ação. 

Você está preocupado com a quantidade de leads que está chegando à sua empresa, notando que o quantitativo está abaixo do esperado mês. Com isso, estipulou a meta de aumentar a captação de leads em 20% nos próximos três meses e um dos recursos a se utilizar é um formulário do Google na página do blog da sua marca. 

Aumento de conversão: entenda como otimizar resultados e gerar mais leads

Portanto, vá até a página de edição desta seção para incorporar o formulário. 

Na página de edição, caso esteja trabalhando no editor de blocos, você deve inserir um bloco HTML personalizado.

criar e integrar um Google Forms meets
O WordPress disponibiliza um bloco para HTML personalizado.

Ao clicar na opção HTML, você deverá inserir o código coletado no editor do Google Forms.

Ao inserir, você pode visualizar como irá ficar o formulário, ao clicar em em Visualizar > Pré-visualizar em nova aba, como pode ser conferido abaixo: 

criar e integrar um Google Forms meets

formulários meets

Caso esteja utilizando o editor Clássico, o passo a passo muda um pouco.

Inicialmente, mude para o editor de texto, clicando em Texto, na parte superior da barra de ferramentas. 

criar e integrar um Google Forms meets

Em seguida, insira o código incorporado no local onde quer que apareça no seu site

Insira o código HTML no lugar exato onde quer que ele apreça na página do seu site.

Exemplo de Formulário HTML

Se você retomar para o editor Visual, conseguirá visualizar o seu formulário no campo de edição.

criar e integrar um Google Forms meets
Visualize como o formulário irá aparecer no seu site.

Semelhante a edição em blocos, você pode visualizar a página para ver como ela ficará disponível para os usuários. 

Disponibilizando o formulário do Google na sua página, você receberá todas as respostas em um só lugar!

Recebe as respostas do formulário Google como oportunidade no Meets CRM

Contando com o suporte do CRM Meets, o formulário adicionado em seu site ou blog para captar cadastros e/outras ações são registrados diretamente no CRM.

O Meets conta com uma integração com o Google Forms, a qual permite que as submissões de um formulário sejam encaminhadas como uma oportunidade para uma etapa de funil específica. Confira aqui mais informações sobre esta integração. 

Com a integração no CRM Meets, as oportunidades serão geradas de modo automático.  Essa integração permite que você se desprenda de práticas não muito eficientes, como o manuseio direto de planilhas, eliminando riscos de danificar os dados originais e recebendo esses dados de forma limpa e clara diretamente para os operadores de seu CRM.

Além disso, apesar de o Google garantir proteção dos dados dos formulários, a integração com o CRM já envia diretamente as respostas à plataforma, o que auxilia você e a sua equipe a executar funções disponíveis no CRM que otimizam a gestão de clientes e leads. Os dados chegando ao CRM como oportunidades, contam com maior organização e proteção. E você sabe que, hoje, os dados de clientes e leads possuem ainda mais relevância. São inúmeras as possibilidades de uso desses dados para a sua marca poder progredir.

Saiba que tipos de dados são tratados e cruzados por uma plataforma de CRM

Contar com a proteção e a organização dessas informações é essencial para uma gestão otimizada. 

Portanto, com este artigo, ficou evidente que o uso do formulário do Google é a melhor solução para incorporar ao seu site. A captação e análise de resultados fica ainda melhor caso você trabalhe com um CRM de qualidade, como o Meets, no qual você armazena os dados que chegam como oportunidades de modo centralizado e seguro, inserindo os usuários que respondem em funis e tendo em mãos informações riquíssimas para elaborar e executar estratégias assertivas para conversão de clientes, o que consequentemente, alavancar os resultados e o lucro da sua marca. 

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