É importante contextualizar antes de mais nada o momento da economia para podermos entender um pouco como esses 3 passos que iremos abordar são muito importantes para aumentar seus resultados não apenas em 2020, mas ao longo dos anos.
Num cenário de juros baixo, dólar alto (acima de R$ 4,00) e economia em curva crescente existe uma silenciosa revolução acontecendo no Brasil. Essa pequena revolução digital é muitas vezes invisível.
Já devidamente massacrados pelos anos de crise que se estabeleceu no país, com milhões de desempregados e empresas quebradas, hoje, mesmo que timidamente, a economia mostra sinais de melhoras. São novas alternativas e muito empreendedorismo que estão mudando a realidade das grandes e principalmente das pequenas cidades país afora.
As empresas foram obrigadas a se tornarem mais eficientes. Isso significa menores custos e mais produtividade.
Em qualquer setor hoje as margens estão cada vez menores e os custos precisam ser cortados todos os dias.
As empresas com capital mais intensivo são as que mais demandam de investimento e estão sempre atentas às essas pequenas mudanças. Porém, muitas vezes dormem no ponto. Os pequenos e médios empresários muitas vezes demoram a perceber as sutilezas e mudanças de rumo de seus negócios e mercado.
No começo de cada ano, especialistas e gurus fazem previsões da economia e de tendências.
Muitas previsões não se concretizam e muitas tendências demoram a se consolidar.
Porém, existe hoje uma forte necessidade como nunca existiu de uma maior produtividade e mais resultados por parte das empresas. Enquanto o governo continua sempre querendo arrecadar mais, o lado eficiente tem obrigatoriamente de ficar por conta do empresário. É aquela relação conjugal que uma parte gasta muito enquanto a outra economiza.
Considere ainda que segundo a pesquisa da ONU sobre a humanidade, chegaremos a 9,7 bilhões de pessoas e noutro relatório publicado pelo fórum econômico mundial sobre o futuro dos empregos que aborda as mudanças no contexto da quarta revolução industrial: a era da robótica avançada, automação dos transportes, inteligência artificial e aprendizagem automática.
Agora em 2020 e nos próximos anos esses fatores terão impacto significativo e direto no mundo do trabalho e das empresas.
Profissionais dos setores de mídia e entretenimento, consumo, saúde e energia, segundo o relatório, têm sido mais afetados desde já pelas novas exigências de suas atividades. Por outro lado, áreas de finanças, infraestrutura e mobilidade deverão ter transformações mais profundas nos próximos anos.
Nesse contexto é importante você perceber e se perguntar no seu negócio ou o seu trabalho, quais transformações diretas, ou indiretas ele está sofrendo.
E como essas transformações estão afetando seus resultados?
Sabemos que é muito difícil contextualizar e entender racionalmente essas mudanças e impactos.
Porém, o que sugiro é que fique atento aos pequenos sinais de mudança, que muitas vezes se tornam imperceptíveis.
1- Passo: Enxergar e observar
Esse é, na verdade, o primeiro passo para que você melhorar e aumentar seus resultados.
“Se você não consegue enxergar as pequenas mudanças no tempo, quando chega a tempestade, já é muito tarde pra retornar para a praia.”
Já dizia um pescador amigo meu da praia de Tamandaré em Pernambuco. Eu costumava sair nos finais de tarde com ele em seu barco para recolher a rede em alto mar e ficava perguntando sobre o mar suas nuances…
Observe o que está acontecendo ao seu redor e para isso tem 4 perguntas bem simples que você deve se fazer:
1- De onde está vindo meus clientes hoje?
2- Por que decidiram usar o meu produto ou serviço?
3- O que eles amaram?
4- O que eles odiaram?
Esse é o primeiro passo para aumentar seus resultados: Observar
2- Passo para aumentar seus resultados: Entender as mudanças
Entender o que está acontecendo com seu mercado e com seus clientes. Esse é o próximo passo para aumentar seus resultados.
Veja aqui o exemplo dos bancos:
Existe uma revolução acontecendo em todo o sistema bancário e principalmente no Brasil. Aqui eu vou citar apenas um dos serviços bancários que está em mudança.
Existem muitos temas como o novo PIX (novo sistema de transferência) o qual eu deixarei para outro artigo.
O serviço de depósito em dinheiro.
Até bem pouco tempo atrás, se você fosse depositar qualquer valor em espécie no banco, você precisaria se dirigir a uma fila. Fila para tirar senha e fila para ser atendido.
Veja que coisa sem sentido. Você já podia fazer depósito com cheque nos caixas eletrônicos, porém com dinheiro nem pensar.
O Bradesco foi o pioneiro aí veio Brasil, Santander e Itaú já oferecem esse serviço agora. Faça você mesmo o seu depósito.
Mais simples, rápido e confiável. Menos tempo, mais produtividade e menos funcionários nas agências.
Mais seguro, menos transporte de dinheiro em espécie, menos custos de transporte e aboliram de vez o envelope (menos papel).
O Bradesco desde 2014 entendeu que esse seria o caminho necessário. Apesar de uma forte reação dos sindicatos.
Ou seja: menos funcionários, mais produtividade e resultados.
Enxergar o futuro não é fácil. Mas tente.
3- Passo Ação: Automatizar o máximo que puder seus processos internos e externos
Não precisa ser um visionário para enxergar uma mudança na forma como as coisas estão acontecendo.
As mídias tradicionais estão passando por dificuldades e as novas mídias cada dia mais ocupando novos espaços.
Nesse contexto, quanto mais corretas forem suas informações, mais assertivas serão suas abordagens em vendas.
A gestão de leads se tornou uma peça fundamental na sua estratégia para aumentar seus resultados.
Se sua empresa ainda não faz uma gestão de leads eficiente, isso pode estar lhe causando o que chamo de prejuízo oculto. O tipo de prejuízo que você não consegue enxergar.
Quando você não consegue enxergar de onde vem seus leads, você não consegue entender coisa básica. No passo 1 falamos de 4 perguntas que você deveria se fazer. A primeira é:
De onde vem meus clientes?
Com uma gestão de leads adequada, você encontra rapidamente a origem de seus leads, encontra os canais de onde elas estão vindo, qualifica e acompanha todo o seu histórico na sua jornada dentro de sua empresa.
Para que você automatize o máximo seus processos de vendas, é importante que você tenha dois elementos fundamentais:
1- Simplicidade
2- Custo
Nesse sentido, você precisará de:
Uma ferramenta de automação de emails como o Lead Lovers que irá facilitar os disparos e sequências de e-mails de sua empresa.
Uma ferramenta de CRM que possa integrar suas diversas fontes de tráfego (inclusive os de Facebook e Instagram) e fazer de forma centralizada a gestão de seus leads.
Na versão 2020.1 do Meets você já conta com a possibilidade de receber as mensagens do Facebook Messenger direto no seu painel do Meets CRM.
A automação do robô do Messenger com AI é o próximo passo da Meets Tecnologia para você aumentar seus resultados.
Fique atento a essa novas mudanças e atualizações, pois isso pode te ajudar muito no futuro próximo no seu negócio.
Concluindo
Ninguém está livre dessa mudança que estão acontecendo no mundo.
São mudanças acontecendo a cada dia de forma mais rápida e disruptiva. Para que você consiga sobreviver nesse mundo e se manter vivo com seus negócios, você precisará seguir esses 3 passos de forma incansável.
1- Enxergar e observar
2- Entender
3- Automatizar
Meets é o primeiro sistema de CRM integrado a uma central de atendimento Omnichannel com chatbot + IA.
Não perca mais tempo, clique aqui e comece agora mesmo com a Meets Tecnologia!
Deseja falar com os nossos especialistas? Entre em contato conosco via WhatsApp ou preencha os seus dados no formulário abaixo que a nossa equipe entrará em contato.
👀 Fique por dentro também dos nossos conteúdos e novidades através das redes sociais da Meets:
📝Ah, não deixe de acompanhar nosso blog e conferir os melhores conteúdos sobre marketing e vendas, bem como sobre as tendências do mercado. Clique no banner abaixo e confira nossos artigos!