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Como fazer a geração de leads e automação no WhatsApp

A geração de leads é uma atividade essencial para as empresas, com o objetivo de encontrar e envolver usuários interessados em um produto ou serviço e convertê-los em clientes.

Segundo a Hubspot Research, a geração de leads é a principal prioridade dos profissionais de marketing em 2020, mas também um dos seus maiores desafios.

Há muitas razões que dificultam a aquisição de leads de alta qualidade e outras para a gestão de leads.

Em particular, são duas:

  • O alto custo da publicidade e
  • A eficiência decrescente das páginas de destino tradicionais.

Por um lado, o custo da publicidade está aumentando devido à maior concorrência pela atenção dos consumidores on-line: mais de 60% dos profissionais de marketing entrevistados afirmam que os custos de aquisição de clientes aumentaram nos últimos 3 anos. Esse aumento tem impacto direto na geração de leads de qualidade.

Vale ressaltar que, durante a pandemia, muitos preços dos anúncios caíram. Porém, a alta do dólar está impactando fortemente os anunciantes brasileiros, já que a concorrência digital é no mundo todo. Esse fator também influencia na estratégia de geração de leads.

Por outro lado, os anúncios on-line tradicionais que enviam usuários às páginas de destino (landing pages) estão se tornando obsoletos: a navegação móvel assumiu o controle, representando mais de 50% do tráfego da web em todo o mundo, e os consumidores desejam uma experiência de navegação sem atritos.

É muito irritante para a maioria das pessoas digitar suas informações pessoais em formulários longos de assinatura em seus smartphones, afetando a geração de leads.

O Google é uma das principais plataformas de publicidade do mercado, com receita de publicidade de quase 134 bilhões de dólares em 2019, provenientes da Pesquisa, do YouTube e de toda a sua rede. O Facebook é outra superpotência da publicidade e dona do Instagram e WhatsApp.

Para combater esses desafios, o Google mantém uma estratégia que falo mais em outro artigo aqui no blog.

Enquanto isso, o Facebook está correndo com vários novos formatos de anúncio com o objetivo de auxiliar as empresas na geração de leads a partir de dispositivos móveis e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência do usuário.

Neste artigo, exploramos o funcionamento das possibilidades dos anúncios do Facebook Messenger e o WhatsApp e, mais importante, abordaremos algumas estratégias importantes de atendimento que podem melhorar a qualidade de seus leads.

Como gerar mais leads com o Facebook e para o WhatsApp Ads?

O que é a automação do WhatsApp Business e como ela pode ajudar sua empresa?

Automação com WhatsApp e Messenger ajuda na geração de leads de forma mais eficaz. / Imagem: Freepik.

A automação do WhatsApp Business é um modelo de chatbot que atualmente está em fase acelerada de expansão. Com a automação do WhatsApp Business, se torna cada vez mais importante a gestão de leads por parte das empresas, melhorando o processo de geração de leads de maneira mais eficiente.

Otimização de anúncios líderes do Facebook

Existem muitos setores que podem se beneficiar desse formato de anúncio, de finanças a seguros, automotivo, ONGs, educação on-line, clínicas, agências de marketing e muito mais.

Para dar alguns exemplos, uma pequena agência pode usar um anúncio para o Messenger ou WhatsApp (veja aqui como montar sua central de atendimento via WhatsApp) para adquirir novos leads digitando “agência de marketing perto de mim”, oferecendo a primeira consultoria; uma escola on-line pode oferecer código de desconto para participar de seus cursos on-line; e um revendedor de carros pode usar para registrar mais pessoas para um test-drive.

Otimização de anúncios do Facebook

Esse é um assunto bastante dinâmico e que certamente você encontrará diversos profissionais que irão te orientar nesse aspecto. Mas, com os novos formatos de anúncios aparecendo, verifique que enviar seus leads tanto para o WhatsApp quanto para o Messenger tem um custo relativamente mais baixo do que anúncios tradicionais. Isso pode melhorar significativamente os resultados de geração de leads.

Simplesmente porque você está trafegando em ambientes da mesma empresa.

As conversas deixam de ser automáticas para serem mais assertivas e personalizadas. Nesse aspecto, temos vários artigos que trazem algumas ideias a respeito de uma abordagem mais pessoal. Isso permite que a geração de leads seja mais assertiva.

Aqui mesmo no Meets, testamos muitos modelos de abordagem e encontramos um modelo híbrido bem interessante que disponibilizamos para nossos usuários Enter prise em nossos webinários.

Como melhorar seu ROI do Facebook Ads?

Durante muito tempo, no processo de aquisição de novos leads, os anunciantes tiveram que se comprometer entre a qualidade e a quantidade dos leads adquiridos.

Por um lado, pedir muitas informações pessoais no formulário de inscrição desencorajaria alguns visitantes a reservar um tempo para preenchê-los, reduzindo a quantidade total de leads adquiridos e, consequentemente, a geração de leads.

Formulários simples aumentam as chances de conversão e melhoram a geração de leads. / Imagem: Freepik.

Por outro lado, solicitar menos informações pessoais aumenta o número de leads adquiridos, mas também diminui a capacidade do anunciante de qualificá-lo. Esse equilíbrio é essencial para uma boa geração de leads.

É por isso que, para 69% dos representantes de vendas, o principal objetivo é converter em clientes mais leads provenientes de atividades de marketing, e metade deles acredita que a chave está na melhoria da eficiência do seu funil.

Soluções como a integração do Meets com o Messenger e o WhatsApp são boas soluções para preservar ambas as características: quantidade e qualidade.

Com efeito, facilitando o envio de um formulário e a qualidade das pessoas, pois os usuários estão demonstrando intenção e interesse em sua pesquisa.

No entanto, existem algumas práticas recomendadas de otimização do Facebook Ads que as empresas devem implementar em sua estratégia de funil para aumentar seus retornos e melhorar a geração de leads.

Em particular, as empresas devem criar:

Acompanhamento imediato

A aquisição de leads é apenas o primeiro passo do funil de marketing. O trabalho de pesquisa de referência da Universidade de Harvard, chamado “A vida curta dos leads de vendas on-line” mostrou que a qualidade de um lead está diretamente relacionada à rapidez com que as empresas os acompanham após a sua aquisição.

Acompanhamento rápido após a captura de leads é essencial para a conversão e eficiência na geração de leads. / Imagem Freepik.

Até 76% das pessoas esperam receber uma mensagem de boas-vindas, via e-mail ou SMS, logo após assinar uma lista, e as empresas que respondem prontamente a novos leads têm 7 vezes mais chances de convertê-los em vendas. Essa agilidade também influencia positivamente a geração de leads.

A única maneira de as empresas acompanharem novos leads em questão de minutos após o envio de um formulário é automatizando seu funil de marketing.

Na prática, as empresas devem sincronizar os leads coletados com o software de e-mail ou CRM por meio de uma integração.

A integração de leads do Facebook com o CRM ajudará as empresas a sincronizar novos leads em tempo real e iniciar seu funil de marketing imediatamente, aumentando a probabilidade de convertê-los em vendas e aprimorando o ciclo de geração de leads.

Mas como fazer isso se pelo Messenger e WhatsApp você não tem as informações necessárias como: nome, e-mail, etc.?

No Meets, criamos uma condição que, quando seu lead entra, seja de forma orgânica ou por aquisição, ele entra como se fosse um chat.

E aí você consegue:

  • Fazer o atendimento.
  • Criar um lead com oportunidade.
  • Criar apenas um lead.
  • Automatizar as mensagens de entrada e outras

A alavancagem de um software de gestão de leads (como o Meets) para a integração garantirá não apenas uma tecnologia de integração robusta e segura, mas também que os formulários continuem a funcionar sem problemas após a instalação da integração.

Acompanhamento de conversões

Outra etapa importante para aumentar a qualidade de seu lead é rastrear conversões que ocorrem offline ou externamente com o acompanhamento de conversões offline do Facebook e WhatsApp, que rastreia as vendas iniciadas com uma interação online, mas concluídas offline, talvez por meio de uma loja física ou por telefone.

Otimização de anúncios do Facebook

A ferramenta de conversão offline do Facebook funciona atribuindo um píxel para cada clique que ocorre em um site de um anúncio do Facebook e, em seguida, correspondendo ao mesmo ID, posteriormente, se o mesmo usuário fizer uma conversão, on-line ou desligado.

Esse tipo de informação sobre conversões está presente e cabe a cada empresa importá-lo em sua conta do Facebook para otimizar suas campanhas e para aumentar o ROI de seus anúncios.

Remarketing

Por fim, para aumentar o ROI, as empresas devem aproveitar as campanhas de remarketing. É pouco provável que um novo lead se torne um cliente dentro de algumas interações, a realidade é que a jornada de compra consiste em várias etapas diferentes.

Um lead pode entrar em contato com sua empresa enviando suas informações de contato por meio de formulário, mas pode precisar de mais ações para entrar em contato com um de seus representantes de vendas, por exemplo, ou iniciar uma avaliação gratuita de seu serviço.

No entanto, o fato de eles já estarem familiarizados com a sua marca aumenta as chances de conversão mais abaixo no funil.

Otimização de anúncios do Facebook

Nesse sentido, o remarketing é uma maneira muito poderosa de gerar novos leads para avançar ainda mais no funil de marketing com menos esforços de publicidade. 

O remarketing é particularmente poderoso porque, assim como no rastreamento de conversões de anúncios do Facebook/ Instagram, o Google permite que as empresas façam melhor sua gestão de leads e uso possível dos dados primários em seus CRMs. 

As empresas podem criar campanhas de remarketing com o Facebook Custom Audience para direcionar seu público-alvo com uma mensagem personalizada com base nos atributos / estágios dos usuários na jornada de compra, mostrando um anúncio no Facebook e Instagram.

De fato, o Customer Audience oferece aos anunciantes a capacidade de fazer o upload nas listas de usuários primários de suas contas de anúncios do Facebook e segmentá-los (ou excluí-los) em suas campanhas.

Um estudo de caso mostrou que o remarketing pode aumentar a taxa de conversão em 160% e as vendas em 22% em comparação com as campanhas normais de SEM.

Para remarketing de segmentos personalizados de contatos existentes com base em seu estágio no funil com uma mensagem personalizada, as empresas devem conectar seu CRM para otimizar e automatizar o processo. 

A integração de ferramentas de CRM com campanhas de marketing otimiza a geração de leads. / Imagem: Freepik.

A geração de leads é um ativo essencial para as empresas, e o Facebook — com sua enorme rede de publicidade — é uma das plataformas mais importantes que eles podem aproveitar. Assim como a outra parte da equação, a gestão de leads é tão ou mais importante que a primeira.

Para melhorar a qualidade e geração de leads novas e dominar a otimização do Facebook Ads, as empresas devem adotar estratégias importantes, como acompanhamento imediato de novos leads, rastrear conversões que ocorrem on-line e off-line por meio de medição em circuito fechado e listas específicas de remarketing de pessoas que já demonstraram afinidade ou interesse por sua marca.

Combinadas, essas estratégias auxiliarão as empresas a enviar mensagens oportunas e personalizadas que levarão a conversões econômicas e, finalmente, a maiores lucros.

A utilização de um CRM de forma sincronizada ajuda sua empresa a fazer uma gestão de leads. 

Entenda que são 3 passos importantes para você conseguir otimizar seu trabalho:

  1. Geração de leads (por campanhas pagas ou leads orgânicos)
  2. Gestão de leads (via um CRM com perfil simples e robusto)
  3. Remarketing (Utilizando os públicos alvos e filtros de seu CRM como fonte de qualificação e base de seus anúncios)

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